Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WaterBlock


Salsicha

Posts recomendados

*Eu* acho que quando fica variando assim e a fonte :)

minha cpu nunca fica com menos de 74° com o Vcore variando. :(

Nop... troquei a fonte, antes era uma generica, ai flaram q podia ser isso, botei uma huntkey 450w reais... Não funciono... Ai peguei emprestada a placa mãe de um amigo e botei no meu pc, ficou a 34°(com cooler box).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34º é bom, bem baixa a temperatura..

mas se ve assim que estiver tudo pronto posta ai o review do seu sistema...

34° foi em outra MB...

Vou comprar um Asus P5Q-E...

E ligar o sistema sem gambiarra... Ai vou limpar o radiador porque tá com um pouco d pó e bota pra rodar... Espero que fique temperatura ambiente em full, é o q eu quero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...
  • 3 semanas depois...

Na verdade o block da PV eu devo comprar separado, eu não estou muito confiante de desmontar minha PV para tirar as medidas, vai que eu erro uma medidazinha e torra tudo, além do mais, o outro projeto do block de vídeo que eu tinha era muito mais simples, e ninguém quis fazer, quem arriscou um orçamento ouviu uma gargalhada minha pelo telefone, um absurdo coisa de 600 o mais barata que encontrei (mais barato não, menos caro).

em relação ao block ser de cobre ou não, ainda estou meio na dúvida, o cobre é disparado melhor condutor de calor, mas como eu vou usar ele resfriado isso não deve interferir muito, talvez eu até compre um da Tt, ou outra marca qualquer, já estou nos finalmentes do "projeto" do resfriador, vai dar trabalho, mas vai ser bem mais fácil que o anterior, a ideia básica é usar capilares de cobre bem finos paralelos de um lado para o outro de tubos e uma massa de chumbo que encobrirá os capilares para realizar a troca de calor, o maior problema vai ser fabricar o gabarito qeu segurará as hastes de cobre nas suas posições e terá que aguentar o calor do chumbo derretido, eu não tenho muita experiência em usinagem, fora isso o resto é moleza.

resfriador.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já ouvi falar mal dos Tt...

A troca de calor entre proc e block pode matar um bom projeto... Mesmo se for resfriado, c o block n conseguir puxar calor rápido o suficiente do proc o desempenho pode ficar comprometido, ou seja, pelo menos a base acho bom ser de cobre, mesmo que o resto não seja.

E quanto a esse resfriador... parece tá ficando bem legal...

E experiencia c adquire assim, ngm nasce sabendo ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho certeza que o meu projeto do block seria o capeta, se eu conseguisse produzir o infeliz, mas a grana anda muito curta, se eu tivesse uns 2000 de bobeira eu ia enfiar nesse projeto eu enfiaria, até porque como é o primeiro não espero que fique phoda de primeira, mas a partir desse terei uma referência para poder aperfeiçoar os futuros projetos.

Nop... troquei a fonte, antes era uma generica, ai flaram q podia ser isso, botei uma huntkey 450w reais... Não funciono... Ai peguei emprestada a placa mãe de um amigo e botei no meu pc, ficou a 34°(com cooler box).

Cara, eu tenho uma teoria a respeito disso, a temperatura tende a subir e o desempenho cair pelo fato de não ter filtragem suficiente ou deficiênte, da uma olhada nos capacitores da sua MOBO e repara se eles não estão inchados, em cima ou embaixo, ja vi 3 MOBOs perderem desempenho por causa disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tenho uma teoria a respeito disso, a temperatura tende a subir e o desempenho cair pelo fato de não ter filtragem suficiente ou deficiênte, da uma olhada nos capacitores da sua MOBO e repara se eles não estão inchados, em cima ou embaixo, ja vi 3 MOBOs perderem desempenho por causa disso.

Eu consegui resolver esse problema(a pouco tempo)... Tive q trocar a placa mãe... Era a oscilação da tensão... Algo fazia oscilar muito e a temperatura subia. Com a P5Q-E to com 36° com o cooler box(e dele deve tá sujinho, na 2ª quando chegar meu accelero S1 eu vou dar uma limpeza geral nele ;))

Mas eu olhei na placa antiga e não estavam inchados n...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

huahuahauhuahauhau, 36 com o box...

aqui com o box, fica no minimo no 1° core 32 e no sugundo uns 40, em baixa carga e com cool in quiet ativado, q a tensão fica 1.10, e quando esquenta tranquilamente passa dos 62, em dias quentes vai pra 66... heheheheheh, ja era pra mim ter comprado o ace age plus, mas tava esgotado em todas as lojas... dai comprei sei la o que... e so ia recebe esse ano, numa q eu vi... aqui na minha cidade nem tem esses tipos de cooler, meu pc tava fazendo muito barulho (uma britadeira huahauha), por ai ai meu pai falo pra mim compra um outro cooler dai fui numa loja, ai eles me deram esses cooler de semprom 3000+ eu ja havia dito ao meu pai isso não vai funciona e assim por diante, cheguei em casa abri a caixa, até confiei um pouco mais porque era lapidado, e da evercool, e de alta eficiencia, na verdade não dizia q processador q era, ai pus no meu beleza, mas dai nem queria inicia o windows, ai foi la na bios e vi 90° afff quase morri... agora to com o box, mas tenho q compra mais pasta, ele ta com uma mizeria... e por isso q se eu tivesse grana compraria um bom WC, uns R$500, ja estava bom...

acho q é só... hehehehe

galera acho q vou comprar um WC, em 500X(vezes) heheheh, eu vi um parece bom mas gostaria de q vocês me falacem se não vou comprar um bom cooler porque minhas temps estão muito altas, e quando o cooler da cpu começa a trabalhar ela começa a vibrar a cpu, (é q eu consegui quebrar o cooler, mas não se preocupem ja arrumei, com plastico derretido heheheh, dai pus um pouco do outro lado pra dar um equilibrio.. hehehe)

a o wc ja vem pronto, e não é muito caro, como não achei nenhum reviem sobre ele en topico nenhum (brasileiro)... ele é o Cooler a água para CPU e VGA WC-F117 ja vem com os 2 blocks...vga e cpu (pelo menos foi o que eu entendi) preço medio de R$500... o preço q falei acima hehhehhe

sera q conpensa.. eu não sei se compro um mais simples mas q faça um bom trabalho como o V8, e compro um monitor um pouco depois, ou isso ai q tera de me servir pra vida toda, pois o V8 vai ser assim pelo menos até lançarem um processador q não caiba nele e q eu compre esse bendito processador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, hoje de tanto queimar minha mufa afim de arrumar uma solução para fresar o block acabei conseguindo uma que com certeza vai ajudar a todos !!! alguém sabe a temperatura de fusão do cobre? eu respondo, algo em torno de 1085º! o que isso tem a ver com a fresagem do block? simples, eu nao vou mais usinar meu block, vou fundi-lo, isso mesmo, tive a ideia de usar gesso como forma para o block, e pesquisando na web descobri que existe gesso específico para isso! chama-se gesso refratário, o lance funciona da seguinte forma: você molda um punhado de cêra com as medidas do projeto original, ele será o seu positivo, daí você mergulha esse positivo em uma forma cheia de gesso refratário, após a secagem completa do gesso você pode fundir o seu metal que pode ser alumínio que funde a 660º ou o cobre que funde a 1085º, o importante é não ultrapassar a temperatura máxima do gesso refratário que está em torno de 1300º, após fundir o metal derrama-se ele em cima do positivo de cêra que se derreterá e dará lugar ao metal que por ser mais denso ha de ocupar todo o espaço do que a cêra antes ocupava!

mas você deve estar pensando: mas onde eu vou fundir o metal? se você for fundir cobre aconselho a você usar um recipiente de ferro (1538º), mas e o fogo??? no fogão não dá, nem adianta tentar o máximo que você vai conseguir é derreter chumbo, com certeza é mais fácil arruamar ou comprar um maçarico do que uma CNC para fresar o block!

andei pesquisando pela WEB e achei o gesso 2Kg no ML a R$10,00 a cêra ainda não sei se é alguma específica, mas acredito que não seja!

assim que eu consegui uma folga das contas do início do ano como material escolar e mensalidade, ipva, meu níver, etc. eu vou dar uma olhada mais a fundo nesse lance da cêra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você chegou a testar a fuga de corrente nos conectores?

Outra dúvida em relação à condutividade elétrica: (eu não sei de que maneira a água destilada desionizada funciona) o campo magnético provocado por todos os componentes e o constante atrito das moléculas entre si e contra a tubulação não causa potencial elétrico?

Eu entendi que a água dos WC não prejudica em nada se vazar (o máximo que pode acontecer é o pc desligar por falta de refrigeração dependendo da gravidade do vazamento, eu imagino), mas minha dúvida é mais físico-química que sobre hardware.

Quantos watts você economiza com esse projeto em relação às convencionais soluções a ar? (se já tiver uma ideia disso, poste não apenas a diferença, mas a equaçãozinha toda, tipo A - B = C, na qual A é a quantidade de watts numa solução convencional, B é do seu projeto).

Sobre o óleo mineral: a viscosidade não prejudica a vazão? (Não é densidade, é viscosidade mesmo). Apesar d'eu ter lido que é bem "soltinho" como água, como fica essa diferença na prática?

Aliás, se vazar, você terá um case pra overclock + um x-egg. Óleo mineral. hmm. :D

Outra coisa: tudo bem, você testou a viscosidade aí no freezer da sua casa, mas com o bombeamento é diferente, pois imagino que a temperatura "pule" muito mais bruscamente e aí a preocupação fica por conta das transformações possíveis do material, no caso, o óleo mineral. Talvez você possa ignorar que, nesse processo de resfriamento/aquecimento, haja uma condutividade de calor heterogênea (e isso poderia dar problema de "incompatibilidade" na questão óleo fino-óleo grosso, acarretando uma vazão inconstante), pois já foi dito que a condutividade do material é excelente. Contudo, acho válido pensar nisso.

Li todas as páginas, mas como fui escrevendo uma resposta no bloco de notas, não lembro exatamente se -com todas as mudanças do projeto- meus comentários continuam sendo úteis (se é que os são, né :lol: ).

Muito legal o tópico, parabéns! Eu sou estudante de humanas e queria ver um pouco mais de números e teorias físico-químicas na minha vida (estranho, não? hehe).

Olha, essa sua última ideia de fundir cobre.. por mais estudioso e esforçado que você seja, Salsicha, melhor mandar fazer num local apropriado. Pelamor, isso é literalmente brincar com fogo. Acho que, se você fornecer o material, eles vão cobrar só a mão-de-obra e o tempo de uso do maçarico. Acredite: VALE A PENA, não se arrisque. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu na verdade nao estava pensando em fundir o cobre aqui em casa, eu iria fundir chumbo para fazer o corpo trocador de calor com capilares,

quanto à viscosidade acredito que não vai atrapalhar em nada, como você pode ver no esquema eu uso 100 tubos capilares de cobre de 0,042" isso dá menos de 1mm de diâmetro, eu fiz os cálculos para tubos de 3/8 se você reparar não haverá grande retenção mesmo que o óleo mineral fique um pouco mais denso por que superdimensionei a quantidade de tubos capilares e o tamanho deles é de 15 cm fiz isso pensando num possível "engrossamento" do óleo (ME LEMBREI QUE FIZ O TESTE COM O ÓLEO DIRETAMENTE COM CONTATO COM A PELTIER E NÃO HOVE MUDANÇA VISÍVEL).

quanto ao fato de fundir o cobre eu estou pesquisando muito a respeito de autofornos caseiros, inclusive um amigo acabou de me passar dois tutorias sobre como fazer autofornos, ele é dentista, realmente é válida sua questão sobre levar em algum lugar para confeccionar o block, cheguei a pensar nisso também, e acho que vou fazer isso eu queria fazer à fresa mas é muito caro.

quanto a questão do rendimento, em termos de potência, o oil freeze cooler com certeza há de gastar mais pois ele usará coisa de 2 ou 4 peltiers, e com certeza se tudo estiver dentro das minhas espectativas há de gelar bem o óleo, minha placa de vídeo esquenta horrores, e num dia quente fica impossível usar qualquer aplicativo 3D com ela, eu não pretendo ficar só no caseiro, quero arrumar uma grana com o projeto também.

obrigado pelo interesse, vou continuar rabiscando até conseguir fazer pelo menos o torcador para testar o desempenho, é so uma questao de *tempo.

* (Tempo é Dinheiro)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hm. Tá bem pensado isso aí, hem. Essa foi minha impressão desde o começo, quando eu estava lendo e questionando aqui sozinho, aí alguém sempre perguntava a questão com a qual eu estava preocupado.

O único problema é o custo disso: fazer encomenda desse material, em varejo, é complicado, porque metem a faca mesmo. Já tentou ver importação de material? Se der menos de US$50 (contabilizando produto + frete) não paga imposto, você deve saber disso.

Esse seu teste com óleo direto nas células de Peltier durou quanto tempo?

Autoforno é igual autoclave?

POR ENQUANTO, dá pra resolver o problema de refrigeração no seu gabinete com o casemod do PistolaoBR (procure Air Cannon aqui no fórum). Achei animal, deve esfriar bem e custa menos de R$100. Assim você não arranca os cabelos pra terminar logo o projeto e deixa seu case bem ventilado. E seria interessante comparar as duas soluções. :D

(Cara, eu não preciso de watercooler ainda, só li esse tópico todo porque tá muito legal. Só pra você ter uma noção de que o tópico não pode morrer. Sem pressão, claro. :D )

Tô torcendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela sugestão old.venom, mas onde fica o prazer de "parir" o seu proprio WC? a proposito o teste com o óleo durou coisa de mais de 40 min.

o autoforno não é igual ao auto clave não, o auto forno serve para fundir metal, o auto clave é mais uma esterilizadora de utensilios.

E ai Luiz, beleza? nosso níver ta chegando, vou dar uma cantada na minha velha pra ver se ela dá uma adiantada no projeto, pelo menos com em termos de grana pra montar o resfriador.

Abraço irmão! faltam 4 dias !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu entendi que você quer PRODUZIR a sua solução WC, mas eu recomendei comprar air coolers só porque você reclamou que seu sistema está muito quente (e no RJ deve fazer um hyper calor também). Eu recomendei algo temporário, apenas. Só pra suas peças não serem prejudicadas enquanto você pensa num sistema perfeito.

Certo. Bom, não sei se 40min servem de amostra pra provar a validade da teoria, mas se não houve nenhuma mudança, é provável que seja tranqüilo por um bom tempo. Eu recomendaria algumas horas de funcionamento (de acordo com suas possibilidades em gastar na conta de luz, claro).

O autoforno deve usar uma energia absurda. Vai ter um Sol portátil aí? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje consegui comprar uma parada que eu queria há muito tempo, mas nunca tinha grana, alguém sabe o que é isso?

DSC00643.jpg

DSC00644.jpg

é uma turbina, mas ai você pergunta: o que uma turbina tem a ver com o projeto? e eu te respondo vai ser o ponto principal para o bom desempenho do sistema, como já mencionei antes, e se vocês procurarem por ai, quanto mais frio você deixar o lado quente da peltier, mais frio ainda será o lado frio, a diferença pode chegar até 75º em alguns modelos, e num dia quente, de por exemplo uns 40º, que de vez em quando rola aqui no RJ, se eu conseguir deixar o lado quente a uns 30º eu poderei ter até -25º do outro lado (hipotéticamente falando) isso vai depender muito, mas muito mesmo do desempenho do conjunto, nos meus testes eu usei uma simples ventoinha de um amplificador Machine 2500 que dáva quase metade do fluxo de ar da turbina, e eu cheguei a -10 como vocês pode ver na página 2, post 76, estava eu olhando pra turbina e pensando: o que eu posso fazer com essa maravilha que assopra igual ao lobo mal? e de repente eu vi um dissipador de alumínio e uma peltier agarrada nele com a turbina em baixo, e foi aí que eu desembolsei meus últimos 50 merreis e comprei a danada, acho que vou fazer uns testes nesse fim de semana com ela, eu queria fazer hoje, mas o meu multimetro está na loja em que eu trabalho e sem ele vai ficar impossível de verificar a temperatura, mas se Deus quiser e o diabo não atrapalhar, na sexta, ou no domingo, sábado nao dá porque é meu niver, estarei fazendo um teste com essa maravilha de fazer vento, ai eu posto mais resultados.

Valeu galera!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre quis montar um watercooler, mas quem disse que tenho dim-dim pra isso, mas sempre passou pela minha cabeça de montar o meu proprio, um pouco mais simples que o seu, claro, a ideia sempre foi: um radidor de carro com a ventoinha eletrica do mesmo, adaptado para uma mangueira mais fina, ou aquela parte do ar-condicionado que tem a "serpentina" (esqueci o nome disso) de cobre, uma bomba de aquario e sempre esbarei no problema do block, infelizmente nunca vou ter dinheiro pra mandar fazer no CNC, acho que só faltava o block pra montar meu sistema

Mas você está de parabens ,vai ficar ótimo seu WT :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!