Ir ao conteúdo

Review do Gabinete Cooler Master CM 690

Subrep

Posts recomendados

Postado
Acho que o milo quis dizer é que em momento algum a tampa superior foi retirada pra ser colocado qualquer cooler...

Se entendi errado desculpe o engano.

Abraço

Entendi, isso também é possível, apesar de ser bem mais difícil. Mas ainda assim o meu problema persistiria, pois dessa vez a parte de baixo do parafuso, e não a cabeça, ficaria para fora, tocando a parte de plástico.

Postado

Ah sim, essa grade metálica que você está falando é a grill :D . Olha, não sei se tem necessidade de colocar grill nessa parte de dentro, tanto com ela virada pra dentro do gabinete como na parte de cima entre o gabinete e a tampa.

Se não me engano, grill só compensa colocar em dois casos no CM 690: Na lateral para usar um cooler como fan, por que aí ele esfria o ar por conta da grill e joga direto na placa de vídeo e a outra opção seria colocar na parte de trás do gabinete caso tenha tirado a grade que existia e colocado uma grill junto de um cooler em forma de exaustor, a eficiência não mudaria nada mas serviria como proteção.

Colocar grill dentro do gabinete eu acho que nem vale a pena, por que uma hora ou outra ela vai acabar sujando, daí pra limpar vai ser uma trabalheira em dobro :(

Postado
Ah sim, essa grade metálica que você está falando é a grill :D . Olha, não sei se tem necessidade de colocar grill nessa parte de dentro, tanto com ela virada pra dentro do gabinete como na parte de cima entre o gabinete e a tampa.

Se não me engano, grill só compensa colocar em dois casos no CM 690: Na lateral para usar um cooler como fan, por que aí ele esfria o ar por conta da grill e joga direto na placa de vídeo e a outra opção seria colocar na parte de trás do gabinete caso tenha tirado a grade que existia e colocado uma grill junto de um cooler em forma de exaustor, a eficiência não mudaria nada mas serviria como proteção.

Colocar grill dentro do gabinete eu acho que nem vale a pena, por que uma hora ou outra ela vai acabar sujando, daí pra limpar vai ser uma trabalheira em dobro :(

Eu não ia colocar grill ali. Comprei 4 grills: um para o fan atrás, 2 para os fans na tampa lateral e um para o fan embaixo. Acontece que quando instalei os filtros de poeira embaixo e na lateral percebi que não era necessário/possível instalar a grelha também. Eu não sabia como eram os filtros, achei que iria precisar da grelha junto com eles.

Aí sobraram 3 grelhas metálicas, por isso que instalei duas delas no fan superior :lol:

Postado

Seus pc ja está funcionando?

É que eu queria fazer uns testes.

Quando fui a casa do hugoborges, ví que os fans no pc dele praticamente não fazem barulho, sendo que ele tem grill em quase todos os fans, isso por que ele tem vários sobrando na casa dele, então nesse caso realmente não foi prejuizo (apesar de que deve dar um trabalho louco pra limpar :wacko: ).

Minha teoria é de que o barulho foi reduzido por conta das grills. Se eu estiver certo, vou colocar duas na parte superior também ^_^ .

Teria como você analisar depois se minha teoria está correta? ^_^

Postado
Seus pc ja está funcionando?

É que eu queria fazer uns testes.

Quando fui a casa do hugoborges, ví que os fans no pc dele praticamente não fazem barulho, sendo que ele tem grill em quase todos os fans, isso por que ele tem vários sobrando na casa dele, então nesse caso realmente não foi prejuizo (apesar de que deve dar um trabalho louco pra limpar :wacko: ).

Minha teoria é de que o barulho foi reduzido por conta das grills. Se eu estiver certo, vou colocar duas na parte superior também ^_^ .

Teria como você analisar depois se minha teoria está correta? ^_^

Cara, é difícil eu dizer para você quanto ruído o meu computador faz porque não tenho métodos de medição. Mas posso descrevê-lo para você.

Assim que comprei o gabinete instalei alguns fans e fui testando. Percebi que as colméias do gabinete dificultam em muito a passagem do ar, reduzindo o fluxo e aumentando o ruído. Mandei o gabinete para uma serralheria e eles cortaram fora para mim as duas colméias superiores, as duas na tampa lateral, a traseira e a inferior (a do fan, não a da fonte).

Então meu gabinete não tem mais colméias. No lugar delas estão essas grades cromadas:

01_01_16_25_21_index_m.jpg

Eu te digo que o ruído reduziu bastante com isso. Essas grades cromadas não aumentam o ruído em nada.

Outra medida importante foi remover o R4-L2R-20CK-GP que eu tinha colocado na frente (onde originalmente vem um fan com LED instalado). Eu percebi que ele sozinho fazia mais barulho do que todos os outros fans juntos (sem colméia), pois logo atrás dele há uma "parede" dificultando a passagem de ar. Para te falar a verdade, aquele é um lugar péssimo para um fan. Ele só refrigera (e olhe lá!) os HDs. Eu coloquei de volta o fan que veio com o gabinete (após remover o LED, é claro), pois ele é bem mais fraco. Como ele movimenta muito pouco ar quase não faz barulho, ao contrário do R4, que joga mais ar contra a "parede" causando muito mais ruído.

Mas somente colocar essas grades cromadas sem recortar fora as colméias não adianta de nada. Aliás, o melhor preço para elas eu encontrei na KaBuM! Estava 4,90 quando eu comprei, mas agora subiu um pouquinho.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:21

Postado

pessoal, eu esqueci de comprar os coolers 120mm pra instalar nele...

Eu iria comprar um kit desses http://www.e-coyote.com.br/produtos/detalhes/cooler-gabinete-cooler-master-120mm-kit-com-4-unidades-

Os que eu tenho pra usar são 01 Delta e 01 Vantec, mas não tenho especificações deles...

será que dá muita diferença usar esses da coolermaster?

minha ideia é usar todos os espaços para cooler q ele.. porque aqui faz muito calor!

Postado
pessoal, eu esqueci de comprar os coolers 120mm pra instalar nele...

Eu iria comprar um kit desses http://www.e-coyote.com.br/produtos/detalhes/cooler-gabinete-cooler-master-120mm-kit-com-4-unidades-

Os que eu tenho pra usar são 01 Delta e 01 Vantec, mas não tenho especificações deles...

será que dá muita diferença usar esses da coolermaster?

minha ideia é usar todos os espaços para cooler q ele.. porque aqui faz muito calor!

Os R4-L2R-20CK-GP não são 90CFM/19dB, como anunciado, mas são bem melhores do que esse aí.

Na Just Shop um R4-L2R-20CK-GP sai por R$ 16,00. Esse kit de 4 fans aí sai por R$ 40,00, dez reais cada fan. A diferença seria de R$ 24,00. Eu acho que o salto de eficiência vale essa diferença sim.

Sem contar que não sabemos se esse 4 em 1 aí é realmente o especificado. Pode ser pior.

Postado

Jack Stone, sobre o que eu disse sobre as grill, a minha teoria é de que colocando as grills o barulho na verdade diminui ao invés de aumentar. Quanto ao fato da colméia, eu ja sabia, tanto que ja cortei a parte traseira e as partes superiores, sendo que a lateral do CM 690 com janela pode ser retirada sem precisar cortar.

Se der, qualquer hora tire a grill da parte superior pra ver se o barulho aumenta, pois aqui eu considero o barulho elevado dos R4.

Postado
Jack Stone, sobre o que eu disse sobre as grill, a minha teoria é de que colocando as grills o barulho na verdade diminui ao invés de aumentar. Quanto ao fato da colméia, eu ja sabia, tanto que ja cortei a parte traseira e as partes superiores, sendo que a lateral do CM 690 com janela pode ser retirada sem precisar cortar.

Se der, qualquer hora tire a grill da parte superior pra ver se o barulho aumenta, pois aqui eu considero o barulho elevado dos R4.

Calma lá... Você já está SEM colméias e o ruído ainda está alto? Aí não pode ser essa a razão...

Certamente adicionando as grades o ruído não diminui. Isso não faz nenhum sentido para mim. As únicas explicações para mim são as seguintes:

1 - O que está causando o ruído alto é o fan frontal muito forte. Tente desligá-lo e veja o que acontece.

2 - Algum dos fans está batendo em alguma coisa.

3 - Os fans podem estar mal parafusados. Você abriu o buraco de parafuso deles antes de parafusá-los?

4 - Os fans podem estar fazendo alguma parte do gabinete vibrar.

Acho que a melhor forma de descobrir qual é o problema é ver se é um (ou dois, ou três) fan(s) específico(s) que está(ão) causando o problema. Para averiguar é só ligar o computador e, um a um, desligar cada fan. Desligue um superior, por exemplo. Veja se há redução substancial no nível de ruído. Se não houver, conecte-o de volta. Tente isso com cada fan e veja qual é o resultado.

Ah, qual é o cooler do seu processador e da sua placa de vídeo?

Postado
Calma lá... Você já está SEM colméias e o ruído ainda está alto? Aí não pode ser essa a razão...

Certamente adicionando as grades o ruído não diminui. Isso não faz nenhum sentido para mim. As únicas explicações para mim são as seguintes:

1 - O que está causando o ruído alto é o fan frontal muito forte. Tente desligá-lo e veja o que acontece.

2 - Algum dos fans está batendo em alguma coisa.

3 - Os fans podem estar mal parafusados. Você abriu o buraco de parafuso deles antes de parafusá-los?

4 - Os fans podem estar fazendo alguma parte do gabinete vibrar.

Acho que a melhor forma de descobrir qual é o problema é ver se é um (ou dois, ou três) fan(s) específico(s) que está(ão) causando o problema. Para averiguar é só ligar o computador e, um a um, desligar cada fan. Desligue um superior, por exemplo. Veja se há redução substancial no nível de ruído. Se não houver, conecte-o de volta. Tente isso com cada fan e veja qual é o resultado.

Ah, qual é o cooler do seu processador e da sua placa de vídeo?

Respondendo suas perguntas:

1 - Eu uso um fan control aqui, diminuindo a rotação o barulho diminui.

2 - Não, nenhum dos fans ta batendo em nada, o barulho não tem a ver com batidas nem nada, parece ser por conta da alta rotação mesmo.

3 - Abrir buraco de parafuso? :huh: . Não sei bem o que é isso, mas creio ter feito tudo corretamente, até cortei borrachas com tamanho por volta de 2mm pra colocar entre cada parafuso pra diminuir a rotação, então os coolers só estão encostando nas borrachas.

4 - Colocando na velocidade máxima eu não reparei muita vibração não, apenas uma vibração comum. Passei a mão na mesa aqui pra ver se ela esta vibrando também e não senti vibração alguma.

A solução que achei foi a de colocar uma porta pci com botão de liga e desliga para um cabo com 4 pinos, no caso que seria usado pra desligar o fan control e consequentemente desligar os coolers...

De qualquer forma eu acho que vou comprar kits de anti vibração na spon quando for comprar alguns produtos.

Postado
Respondendo suas perguntas:

1 - Eu uso um fan control aqui, diminuindo a rotação o barulho diminui.

2 - Não, nenhum dos fans ta batendo em nada, o barulho não tem a ver com batidas nem nada, parece ser por conta da alta rotação mesmo.

3 - Abrir buraco de parafuso? :huh: . Não sei bem o que é isso, mas creio ter feito tudo corretamente, até cortei borrachas com tamanho por volta de 2mm pra colocar entre cada parafuso pra diminuir a rotação, então os coolers só estão encostando nas borrachas.

4 - Colocando na velocidade máxima eu não reparei muita vibração não, apenas uma vibração comum. Passei a mão na mesa aqui pra ver se ela esta vibrando também e não senti vibração alguma.

A solução que achei foi a de colocar uma porta pci com botão de liga e desliga para um cabo com 4 pinos, no caso que seria usado pra desligar o fan control e consequentemente desligar os coolers...

De qualquer forma eu acho que vou comprar kits de anti vibração na spon quando for comprar alguns produtos.

O que eu quis dizer com buraco de parafuso é que ele vem "virgem". O parafuso não entra quase nada, por isso pode estar mal encaixado. Os parafusos entraram até o final? Se sim, então esse não é o problema.

Então se você diminui (desligue dessa vez) SOMENTE o fan frontal o ruído reduz bastante? Ele fica aceitável? Se sim, simplesmente remova esse fan (ou coloque um mais fraco em seu lugar). Ele não faz diferença mesmo.

Veja se não é o cooler da sua placa de vídeo ou do seu processador que está fazendo o barulho.

Postado

Ao criador do tópico;

Li todo seu review sobre o gabinete, o meu acabou de chegar hoje, só tenho uma colocação para fazer em relação ao gabinete lateral.

Realmente, percebemos imediatamente a ausência do filtro lateral, mas analisando, reparei também imediatamente a presença de filtro na parte superior...

Sendo assim, certamente eles não colocaram este filtro na parte superior para filtrar a saída de ar (exaustão), então, em minha concepção pode-se utilizar os coolers superiores para puxar o ar, sendo filtrados perfeitamente, e utilizar as saídas laterias para exaustão.

Essa foi minha ideia no mesmo segundo em que visualizei ele, também evitará menos poeira e umidade, haja vista que os citados ficam próximos ao chão...

Será ótimo utilizar 2 fans de 140mm jogando ar gelado de cima para baixo, refrescará bastante...

: )

Postado

Se você conseguir encontrar fans de 140mm decentes...

O únicio problema do seu esquema é que ele vai contra a "ordem natural das coisas", digamos assim :D Por convecção o ar quente sobe e o ar frio desce. No seu caso você estaria forçando a barra na direção contrária.

Eu só não sei quanto isso vai influenciar na sua refrigeração. Essa é a "teoria", digamos assim, mas na prática não sei os resultados reais desse tipo de instalação que você quer fazer.

E a parte superior não tem filtros de poeira, apenas uma grade ornamental.

Postado

pessoal por favor nao considerem como offtopic.

este é o unico FAN de 140mm que ja vi a venda aqui no Brasil.

http://www.e-armazem.com.br/loja/default.php?cPath=98_195_336

é muito relevante para quem tem um RC-690 com 3 slots para FAN de 140mm

então está ai. primeiro que vejo a vendo no brasil, so é meio carinho né.

[edit]

tai as especificações

http://www.thermaltake.com/product_info.aspx?PARENT_CID=C_00000555&id=C_00000558&name=14cm+TurboFan+&ov=n&ovid=

[edit]

pra concorrencia nao ser desleal...

achei o FAN em outra loja

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=92751

ae esta :)

Postado
pessoal me digam, com o que eu devo cortar as colméias? quero colocar grelhas, colméias fazem muito barulho, uma serra tico tico serve?

Eu mandei fazer o serviço em uma serralheria. Também só confiei o serviço a eles porque eles tinham uma certa experiência, já tendo feito cortes desse tipo em gabinetes várias vezes antes.

Eu não arriscaria cortar um gabinete caro como o CM 690 eu mesmo. Veja alguns relatos de marinheiros de primeira viagem e o que eles fizeram com o gabinete.

Mas se você quiser tentar eu sugiro que começe pela tampa lateral esquerda, porque, se não me engano, ela pode ser comprada separadamente. Assim você não perde o gabinete todo se errar.

Postado

só quero cortar as colméias dessa lateral mesmo, são as unicas que me incomodam com barulho, ja que o fan de 90CFM em cada uma é fortinho ^^

Postado
Se você conseguir encontrar fans de 140mm decentes...

O únicio problema do seu esquema é que ele vai contra a "ordem natural das coisas", digamos assim :D Por convecção o ar quente sobe e o ar frio desce. No seu caso você estaria forçando a barra na direção contrária.

Eu só não sei quanto isso vai influenciar na sua refrigeração. Essa é a "teoria", digamos assim, mas na prática não sei os resultados reais desse tipo de instalação que você quer fazer.

E a parte superior não tem filtros de poeira, apenas uma grade ornamental.

Sim, mas deve ficar pouca diferença. O ar de cima/baixo resfriará o processador bem, também com o central + frontal, bater um bom ar na VGA e Hd's. Os 3 restantes tiram...

Ontem abri ele, e realmente, é um barulho horrível e desgastante ao abrir a parte frontal... **** *****, muito mal feito, deu a sensação que havia quebrado... Estava até com dó de forçar.

Outro detalhe é sobre o fan central.

Pelo jeito terei que desparafusar aquele encaixe para colocar o fan, ou ele só aceita 140mm?..

Postado
Sim, mas deve ficar pouca diferença. O ar de cima/baixo resfriará o processador bem, também com o central + frontal, bater um bom ar na VGA e Hd's. Os 3 restantes tiram...

Ontem abri ele, e realmente, é um barulho horrível e desgastante ao abrir a parte frontal... **** *****, muito mal feito, deu a sensação que havia quebrado... Estava até com dó de forçar.

Outro detalhe é sobre o fan central.

Pelo jeito terei que desparafusar aquele encaixe para colocar o fan, ou ele só aceita 140mm?..

Fan central? Que fan central?

Postado
O inferior, onde tem o encaixe com filtro que vem com o próprio CM 690...

Ah, sim. Se não me engano dá para instalar esse fan sem o filtro que vem com ele, mas não tenho certeza.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...