Ir ao conteúdo

Travando jogos após instalar M2N-SLI

Rogerio.muk

Posts recomendados

Postado

Gente,

Estou já desesperado! Antes de tudo sou viciado em jogos!

Eu tinha um computador que rodava tudo, com limitações mas rodava! (Far Cry, Crysis, World in Conflict, NFS Pro Street, etc) usando Pentium Dual Core 2140, MB Gigabyte GA-946GM-DS2, HD Samsung 250GB SATA, Placa ECS 8600GT MX+, 2gb (1+1) de RAM DDR2 533 genérica e Fonte Genérica.

Fui inventar de fazer um upgrade que na verdade se tornou uma troca de quase tudo (vide assinatura) e simplemente OS JOGOS TRAVAM (só os jogos!) Por favor, vejam a sequencia dos fatos e me ajudem quem puder!!!

1 - Coloquei um Athlon 64 6000 X2 + MB Asus M2N-SLI e mantive o resto (memorias+HD+Fonte), resultado: Começou os travamentos acompanhado de telas azuis. Particularmente Far Cry (atualizado), ainda tinha zunido no som (li problemas semelhantes que outras pessoas relataram) Pensei que o problema seria a memória.

2 - Coloquei 1 pente DDR2 2Gb Kingston 800 (KVR800D2N5/2G), continuou travando com tela azul e som com zunido em Far Cry. Adicionei mais 1 igual e testei com Single e Dual Channel. Ainda Fonte Zalman 360B. Tudo na mesma!

3 - Li que era possivel conflito de som onboard desse chipset (nforce). Comprei uma placa de som Sound Blaster Audigy. Desativei o som onboard na bios. Continuou tudo na mesma. Foi quando resolvi colocar drivers de placas-mae da mesma "linhagem" M2N-E, Deluxe, etc. Alem disso o site da nVidia no detector de hardware para atualizar drivers, sugeriu um nForce da série 4!!! Perai? Mas a minha é 560 SLI, foi quando buscando manualmente no site, não existe 560 SLI, só 560 "puro". Enfim, testei um drive dessa 560 "pura" e o som parou de chiar (Far Cry) mas continuou travando (sem tela azul), congelava os jogos! Testei o driver sugerido da série 4, so piorou a situação.

4 - Já desolado, apelei para troca do Win XP Pro (32 bits) para o Win Vista Home Premium (original) para atualizar tudo. Resultado: após varios downloads, atualizaçoes de drivers, (menos o novo SP1), etc, continuou o problema!!! Com poucos momentos que funcionava misteriosamente tudo!

5 - Foi quando instalei o DEMO de Crysis, e no fim da instalação apereceu uma pagina da web, da microsoft, surgerindo um estranho download de menos de 1Mb, que falava sobre acesso a memória. Foi quando funcionou pela primeira vez a contento Farcry e o DEMO de Crysis. Nao deu pra testar outros jogos.

6 - Eu feliz da vida estava, quando resolvi instalar o SP1 do Vista... voltou tudo de novo! Tentei reinstalar a tal atualização citada no item 5, e apareceu q eu não precisava.

A sequencia dos fatos foi essa! A unica coisa que não tentei (porque nao sei os parametros) foi configurar a latencia da ram na bios, no max tentei colocar a tensão em 1,8V e tipo em 800, ao invés de deixar em "auto". Mas o resto tá tudo no "auto". Testei durante TODA esse processo contado aqui combinações de pentes de memória, poits tenho aqui disponivel 1 pente 1gb 533 markvision (pessimo), 1 pente 2gb genérico 533, tudo em dual e single channel.

Pois então colegas, alguma sugestão alem de trocar a MB??? porque não acho que seja o Processador nem Fonte fraca. Se alguem souber os parametros para alterar manualmente a latencia da Kingston KVR800D2N5/2G na Asus M2N-SLI eu seria extremamente grato!

Valeu!!!

Athlon 64 6000 X2 / Asus M2N-SLI / 4Gb 800 Kingston (2x2Gb - Dual Channel) / ECS Geforce 8600 GT MX+ / 2 HDs Samsung SATA (250 + 160Gb) / Sound Blaster Audigy SE / Fonte Zalman 360B/ Windows Vista Home Premium (original).

O 3DMARK06 roda e não trava, e a temperatura está ok, GPU 52º-62°, CPU 31º-43°. A coisa pega apenas nos jogos!!!

Postado

Tive muita dor de cabeça com travamentos e tela azul! só resolveu quando eu troquei a fonte e melhorei a circulação de ar dentro do gabinete. Quando começava a dar estas travadas eu ja avisava o povo aqui e pra gravar os arquivos em dvd pois iria formatar a maquina!

Bom a fonte você já trocou, as memórias também você já atualizou a bios da placa mãe? pode ser isso.

As vezes é melhor formatar logo pc pra não ficar dando dor de cabeça!

Postado

Ja atualizai a BIOS pelo site da ASUS. A temperatura não está alta no gabinete. Até porque tem 2 ventiladores (frente e atras). As opções que pensei foram:

1 - Começar do começo, tirar Placa de Video e Som.

2 - Trocar de MB, esse chipser 560 SLI não consta no site da nVidia, so no da Asus (mas ai la vai mais dinheiro e comprar outra MB e ter mais problemas?)

3 - Configurar as latencias da RAM na bios, só que não sei e nao achei os parametros para preencher, nem no site da Kingston.

Postado

hahaha cara...a fonte pode ser zalman mas ela tem 360watts, e seu sistema consome 331w em load.

as vezes mesmo a fonte tendo potencia a mais, pode ser que ela gere ruido demais, e geralmente toda fonte seja ela qual marca for, tende a gerar mais ruido quando entrega sua potencia maxima ou valor proximo do limite rotulado, e muitas vezes o ruido faz tudo isso ai q você ta vendo.,..

Postado

Sera que é a fonte? Rapaz, eu comprei essa fonte baseado em informações de um artigo daqui do Clube do Hardware; é citado que essa fonte a Zalma poreia ter rotulado de 400W, enche de elogios essa fonte. Por isso nao investi numa Corsair 450W que tinha na mesma loja que comprei a Zalman.

Se eu testar ligando sem a placa de video, sem placa de som, 1 HD e 1 Memoria será que influenciará suficientemente para cosumir menos e vers e fica estável o sistema?

Postado

Só se você deu azar e pegou uma fonte com problema! eu no seu caso começaria do zero, tira a placa de som e formata o pc. ai instala tudo de novo. se o problema continuar tente testar com outra placa mãe!

Postado

Ulissesgap, estou começando a achar que é problema na fonte mesmo, fonte bichada, pois realmente a fonte é boa!

Vou testar amanha e terça, vou tirar esses dias pra testar as combinações, formatar, e inclusive a primeira coisa que vou fazer é colocar a fonte velha no lugar para testar. Hoje me lembrei que eu cheguei a rodar alguns jogos dias antes da nova fonte chegar, mas não tenho certeza de tudo. Vou tentar!!! Valeu pela força!

Postado

Acho que diagnostiquei o problema, porém não 100% resolvido.

Após formatar HD, reinstalar XP, TROCAR POR OUTRA FONTE e testar 3 drivers diferentes pro Chipset, o que surtiu melhor efeito foi instalar o Driver nForce 520/560. O site da nVidia sugeria um para a série 4/500 e o da Asus tambem. Mas baixei esse manualemente, já que meu chipset é o nForce 560 SLI (que não consta no site da nVidia, só no da Asus), resultado: Parou de travar sem retorno, dá pequenos travamentos (lags) quando tem entrada de algum efeito sonoro (tiro, vozes, etc). Mas nao tava mais em definitivo nem tela azul. Vou fazer outros testes com outros jogos e ir instalando as coisas aos poucos. Mas já defini que vou trocar de placa mãe assim que puder, Chipset Nvidia, nForce nunca mais! Vou de Intel ou AMD. O problema é que gosto de processadores AMD e a maioria dos chipsets que estão disponiveis sao nForce pelo que vi.

Athlon 64 6000 X2 :lol:/ Asus M2N-SLI :wacko:/ 4Gb 800 Kingston (2x2Gb - Dual Channel) :lol:/ ECS Geforce 8600 GT MX+ :lol:/ 2 HDs Samsung SATA (250 + 160Gb) :lol:/ Sound Blaster Audigy SE (_(/ Fonte Zalman 360B :lol:/ Windows Vista Home Premium (original) - AGORA DE VOLTA O XP.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...