Ir ao conteúdo

[Review] Acer 5920-6080

Mynhow

Posts recomendados

Postado
Hum bom sabe, Mas agora tenho uma nova pergunta...meu note chego em casa com o xp, ae eu formatei ele e instalei o vista, ae semana pasada fui instala o xp, para tentar ficar com os dois mas na hora q coloquei o xp ele nao reconheceu um disco ridigo dise qeu nao era possivel, (um coelga meu falo que tenho que add uns arkivos O.o) Quero fazer dual Boot ter dois sistemas o XP e O vista que ja esta instalado e NAO QUERO tira =]

Tem duas questões aí:

1) Até onde sei, pra usar dual-boot, da forma correta, o XP deve ser instlado primeiro, e depois o Vista. Então você teria q tirar o Vista, pra instalar o XP antes. Mas é capaz de já haver alguma forma de burlar isso....

2) Pra usar hds sata, o ideal é usar no modo sata mesmo. Colocar pra IDE é apenas uma gambiarra, q não aproveita o ganho, mesmo q mínimo, dos hds sata.

Basta você procurar no site do fabricante, verificando o modelo do seu note, e procurar pelos drivers sata, AHCI, ou algo assim.

você vai precisar dos drivers, do seu cd do XP e do programa nLite.

Com esse programa, você cria um cd personalizado do XP, já com os arquivos sata para instalar normal o XP, sem problemas.

você pode pesquisar sobre o assunto, q é relativamente simples, e há inúmeros tutoriais pela net.

Nesse link, há um tutorial paa outro modelo de notebook, mas o proesso para você será o mesmo. A única coisa q deve mudar é o driver a ser embutido no cd personalizado:

http://soulpass.com/2007/11/10/installing-windows-xp-professional-sp2-on-acer-aspire-5315-2153-laptop/

OBS: a parte do tutorial q diz respeito ao q você quer é a Internet and CD burner Method

Se quiser ajuda quanto ao processo, eu fiz há poucas semanas, e posso ajudar também, caso interesse, ok.

• Membro VIP
Postado

Quando você coloca na bios para IDE, o xp passa a reconhece-lo, mas como ja citado tem uma pequena perda na performace. Quando você quisesse entrar no vista, você teria que mudar para padrão sata, que assumiria junto aos drivers o formato sata. Da mesma forma com o XP.

Mas para não ter este incomodo, baixa da net um pacotão de drivers sata e inclua no instalação do XP de preferência SP3, depois conclua criando uma .iso! Depois grave no cd e mande ve.

Postado

Mynhow, será q esses drivers sata pro Vista são os mesmos do xp? Ou no mesmo pacote também vem a versão pro XP?

A segunda opção acontece muitas vezes.

E DeadSaint, caso o driver q o Mynhow não funcione, tem outro aqui:

http://www.acerpanam.com/flex/acer/bin/acer.html#app=2766&9e7c-selectedIndex=0&3386-selectedIndex=2&bca4-selectedIndex=1&bf37-selectedIndex=1&4f90-selectedIndex=1

Basta escolher a série do seu notebook, e procurar a seção de drivers XP. O nome é intel AHCI.

Postado

Olha, tecnicamente sim, mas é bom pesquisar sobre isso, pois é capaz de já terem criado algo pra contornar isso.

Mas como eu disse antes, sem uso de nenhum artifício(eu desconheço algum), tem q ser o sistema mais antigo primeiro, e depois o mais recente(no caso, XP, depois Vista).

Opa, novidades!

Vou te passar 3 links muito interessantes e educativos sobre todo o processo q se refere a formatação e instalação com dual-boot. No terceiro link, há uma dica p resolver o "problema" de ter o Vista instalado anteriormente ao XP.

http://www.pcguia.xl.pt/0308/especial/200.shtml

http://www.pcguia.xl.pt/0807/especial/100.shtml#4

http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=30341&zoneid=271&resumo=

Boa sorte.

Postado
Olha, tecnicamente sim, mas é bom pesquisar sobre isso, pois é capaz de já terem criado algo pra contornar isso.

Mas como eu disse antes, sem uso de nenhum artifício(eu desconheço algum), tem q ser o sistema mais antigo primeiro, e depois o mais recente(no caso, XP, depois Vista).

Opa, novidades!

Vou te passar 3 links muito interessantes e educativos sobre todo o processo q se refere a formatação e instalação com dual-boot. No terceiro link, há uma dica p resolver o "problema" de ter o Vista instalado anteriormente ao XP.

http://www.pcguia.xl.pt/0308/especial/200.shtml

http://www.pcguia.xl.pt/0807/especial/100.shtml#4

http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=30341&zoneid=271&resumo=

Boa sorte.

Muito obrigado pela ajuda..Bom vou tentar de prache o terceiro link caso eu tenha problemas vou aplicar os dois primeiros..Sao links exelentes e me ajudaram muito..Pelo que vi no terceiro sera qu vai se necessario muda pra IDE meu hd???para esse eskema funcionar???

Postado

Não, não, não.

O esquema é apenas pra você instalar o XP após já ter o Vista instalado. Não tem nada a ver com o modo de funcionamento do HD.

Mas qd for instalar o XP, vai precisar dos drivers q citamos antes, então não precisa mudar nada no setup sobre o HD[vai funcionar em AHCI(SATA) em ambos os sistemas sem problemas].

Vai precisar do cd do xp já com os drives sata, e após instalar o xp, fazer o processo q o cara fala lá, p corrigir o boot, p aparecer o Vista como opção também.

E sobre os links, os 3 são de conhecimentos q se se agregam, então o ideal é você ler todos, para aprendizado. E na verdade, o terceiro, apesar de muito importante no seu caso(Vista instalado antes do XP), é o artigo "mais pobre" de informações.

E a única coisa q acrescenta em relação aos outros, é a correção do boot(no momento não li os outros tópicos por completo, para saber se também continham tal informação)

Postado

Primeiro obrigado ao Myhow e ao Paulo!!Obrigado também ao "forum" =] ta sendo muito ultil..Eu vou Fazer uma formatação limpa e correta seguindo os passos dos links..Vai demora um pokinho mas asim que eu tive duvidas e e eu consegui eu posto aqui!! Pra finaliza so queria sabe dos drivers, sera que pode se aquelas do Do vista no site da acer pro meu sata????afinal vou instala e inseri eles no me cd do xp....Bom valeu pessoal =]!!!!!!!!!!!!

Postado

Tranqüilo, cara.

Espero q os drivers funcionem sim. Mas caso não funcionem, no link q te passei na outra página, tem a página da acer com os drivers pra xp, e lá também tem o driver AHCI.

Postado

So pra posta aqui Meu cd do nlite deu certo com os drivers do xp pro sata,agora so preciso do cd do vista pra recupera minha linda de boot no hd..=] em questão a duvida do davixbs meu note vem com ddr2 800(400) tenho 4 giga =] aguenta sim!

Postado

Como faço pois formatei meu note Acer 5920 e coloquei o windows XP proficional, porém falta alguns drives e ele não desliga, só pelo botão, alguem pode me ajudar

Postado

Como faço pois formatei meu note Acer 5920 e coloquei o windows XP proficional, porém falta alguns drives e ele não desliga, só pelo botão, alguem pode me ajudar.

Note:

hitachi hts542516k9sa00

tsstcorp cddvdw ts-l632h

sistem bios v1.3810

vga bios Santa Rosa 1478

Aspire 5920

• Membro VIP
Postado

@davibxs,

Sim suporta 4gb 800 sim, pois a placa mãe é 800, memoria e etc...

@DeadSaint,

Que bom que deu certo, agora sobre a linha de boot do vista é so reparar. Agora tem que ver se reparando o vista, não corrompe o XP.

Postado
@davibxs,

Sim suporta 4gb 800 sim, pois a placa mãe é 800, memoria e etc...

@DeadSaint,

Que bom que deu certo, agora sobre a linha de boot do vista é so reparar. Agora tem que ver se reparando o vista, não corrompe o XP.

Nao me assuste desce jeito huahuahuahuhauha...olha pelo que li em um dos tutoriais é que devo reparar a linha e em seguida entra pelo vista e coloca uma linha de comando pelo Prompt de comando ae recupero (espero que meu colega leve o vista hj mesmo ae manha ja tenho resposta pra vocês)..

Como faço pois formatei meu note Acer 5920 e coloquei o windows XP proficional, porém falta alguns drives e ele não desliga, só pelo botão, alguem pode me ajudar.

Note:

hitachi hts542516k9sa00

tsstcorp cddvdw ts-l632h

sistem bios v1.3810

vga bios Santa Rosa 1478

Aspire 5920

Explica pra nos exatamente o que voce quer!

Pelo que eu entendi voce que apertar o botao de desligar e o windows encerrar é isso??? :confused: :confused: :confused:

Postado

Alguem que tenha um 5920-6080 sabe se o cartao MS Pro Duo é compativel com o leitor de cartões que vem nele ????

• Membro VIP
Postado

@NaZ,

você deve ver no site do fabricantepara ver se é compativel com a entrada de cartão do note. Eu acredito que não tenha problemas, mas sempre é bom você verificar junto ao site do fabricante.

@DeadSaint,

hehehehehe, vai se entender né. Uma vez instalei o vista, mas ja tinha XP e rodava os dois de boa. Depois deixei apenas o vista e mais tarde coloquei o xp, dai corrompeu o vista, e ficou em lupin, arrumava um e corrompia outro. hehehehehehe

Mas beleza, depois que fizer poste aqui o que aconteceu. Valeu!

Postado

Mynhow, a título de curiosidade e comparação, você poderia me dizer qual a média de tempo q você leva pra ripar um dvd para o hd(DVD-9 para DVD-5, ou mesmo DVD-9 para DVD-9)? E a que velocidade de leitura o dive óptico trabalha nesse processo(1X,2X, 3X, etc... e quantos MB/s de tranferência) ? E ainda, qual o modo em q está operando seu drive óptico(ultra dma modo 2,3,4 ou 5)?

É q estou achando o processo no note q estou usando mt lento(porém é outro modelo). Eu não conseguia tirar do modo PIO, até q consegui, mas apesar de ter melhorado com ultra dma 2, ainda não está a contento, e creio q era p estar num modo superior(ultra dma modo 4 ou 5).

Aguardo e agradeço se puder passar as informações.

Até.....

Postado

Oi galera tenho um aspire 5920-6080 tbem comprei em junho, excelente notebook comprei um notepal pra melhorar a temperatura, agora gostaria de saber se posso trocar as memorias que sao 2gb ddr2-sdram 667 (nanya) para 4gb ddr2-sdram 800 (kingston ou corsair), essa placa-mãe suporta memorias ddr2 800mhz alguem sabe.

Sistema operacional win Vista x86 sp1.

• Membro VIP
Postado

@andersonneo,

Opa legal, da sim pra você colocar memoria 800, alias a placa e processador ja são 800, o que engargala é a memoria 667.

o que não vai suportar é o teu vista, pelo fato de ser 32 bits, apenas sistemas 64bits reconhecem 4gb ou mais.

@paulojunior,

Ja faz tempo que não ripo um dvd, no note fiz uma vez para teste. Acho que não botei no review, mas fiz pra isso.

Dvd de 9-9 faz em 2x, taxa não lembro. DMA ficava em 4.

Sera que não é da propria midia?

Postado

Valeu, mynhow.

Creio q não, pois copiei vários filmes, quase todos originais, e a demora foi alta.

Qd consegui tirar o modo PIO(só reinstlando, pois não alterava), ficou em ultra dma2, e vai ver é essa a diferença no tempo, pois creio q deveria ser pelo menos UDMA 4, para drive óptico.

Até...

• Membro VIP
Postado

paulo, assim que der faço um rip e posto alguns prints e informações.

também acho que o dma deveria ser 4, mas a casos e acasos. hehehehehe

você usa qual SO?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!