Ir ao conteúdo

Como reinstalar o Windows sem formatar

Fernando Mercês

Posts recomendados

Postado
Postado Originalmente por casetex@19 dez 2003, 02:23

Obs como escrevi deltre/y  o mesmo apaga tudo

e a os arquivos são apagados um por um ...

crie um disco virtual e passe o seu arq.. e format e volte ... :muro:

para ser muito rápido use format/q

:blink: Como? ... não entendi, ainda... dá pra dizer como criar o -Disco virtual- ???

Preciso de algum Software? além do disco de boot do Windows?? :help:

tô no aguardo...

• 5 semanas depois...
Postado

Não sei não..mais ainda prefiro gravar arquivinhos indispensável para mim( icq, wmp 9,winamp) em cd, e formata tudo e instala de novo..pra mim é mais confiável...

HEHe..mas aí quem não tem gravadora fica difícil.!

Abraços! :D

• 3 semanas depois...
Postado

Bom todas essas dicas a respeito de formatação são muito legais e uteis para reinstalar o windows sem ter que perder os dados como documentos, videos, fotos etc... mas em relação aos programas ??? Quando se apaga as pastas de sistema e instala-se um novo a maioria dos programas num roda ou roda com problemas...principalmente aqueles programas mais "complexos" que utiliza o registro do sistema , que é subistituido quando reinstalado, e que tem "componentes" instalados por varias pastas. Existe algum modo para não perder os programas apos fazer uma reinstalação do windows? não me refiro aos programas tipo Office que se acha o cd de instalação com facilidade, mas aqueles programinhas que são importantes, mas que nunca temos o cd de instalação e nem copiamos os arquvos dos mesmo para a maquina por achar que nunca precisaremos reinstalar a porcaria do Windows :D

Postado
Postado Originalmente por Rodrigo_JP@08 fev 2004, 21:41

Bom todas essas dicas a respeito de formatação são muito legais e uteis para reinstalar o windows sem ter que perder os dados como documentos, videos, fotos etc... mas em relação aos programas ???  Quando se apaga as pastas de sistema e instala-se  um novo a maioria dos programas num roda ou roda com problemas...principalmente aqueles programas mais "complexos" que utiliza o registro do sistema , que é subistituido quando reinstalado, e que tem "componentes" instalados por varias pastas. Existe algum modo para não perder os programas apos fazer uma reinstalação do windows? não me refiro aos programas tipo Office que se acha o cd de instalação com facilidade, mas aqueles programinhas que são importantes, mas que nunca temos o cd de instalação e nem  copiamos os arquvos dos mesmo para a maquina   por achar que nunca precisaremos reinstalar a porcaria do Windows  :D

^_^ Eu mesmo fiz um backup de um programa instalado...

Era o YAMAHA S-YXG50, tinha ele em CD de instalação da Placa Mãe...

mas o CD já era :( rachou, é mole...

Fiz o seguinte:

no atalho do prgm, dir. do m~ , propriedades... observe a data e hora de criação!

[iniciar, pesquisar (localizar arquivos e pastas)]

arquivos criados e/ou alterados nessa data.

aí você verá uma lista do que foi instalado naquele dia, hora...

Copia tudo para uma pasta de backup, faça um doc. relacionando os arquivos encontrados, e seus respectivos diretórios.

Faça uma busca no registro do Windows, procure pelo nome do programa,

e exporte para um arquivo, faça cópia dos atalhos também.

Ps: Fiz e deu certo, talvez alguns como você mesmo disse não funcione...

Pois além de vários arquivos copiados, alterados, adicionados ao registro,

Vai depender do tipo de programa que quer fazer backup.

[]'s

Postado

Pessoal, essas dicas estão 10. Vai aí um complemente para poupar mais tempo, sem ter que parar em todas as telas de instalação do windows. Basta acrescentar no bat os parâmetros de instalação do windows, cfe. abaixo:

Opções de instalação: INSTALAR /im /id /is /iq /ie /ih /iv

/im Ignora a verificação de memória.

/id Ignora a verificação de espaço em disco.

/is Ignora a verificação do sistema de rotina.

/iq Ignora a verificação de arquivos com referência cruzada.

/ie Não cria um disco de inicialização de emergência.

/ih Não faz a verificação do Registro.

/iv Não exibe as mensagens durante a instalação

Dá pra ganhar uns minutinhos preciosos.

Abraço a todos

Nilomau

:-BEER

Postado

A R3COM , Desculpe a demora em responder

com o proprio disco do windows poderá fazer do tamanho que a memoria

lhe permitir exp se o micro tem 128 MB poderá fazer disco virtual de 100 MB

tranquilamente basta editar o config.sis

segue um exemplo

no Autoexec.bat

@echo off

path=%RAMD%:\;a:\;%CDROM%:\

A:\MSCDEX /V /D:CD003 /M:10

KEYB BR,,A:\KEYBRD2.SYS /ID:275

a:\DOSKEY

no Config.sys

[menu]

menuitem= CD, MSDOS 98 CD ROM .

menuitem=8MB, MSDOS 98 8 MB VIRTUAL .

menuitem=24MB, MSDOS 98 24 MB VIRTUAL .

menuitem=30MB, MSDOS 98 30 MB VIRTUAL .

MENUITEM=BOOT, MSDOS 98 SO PRONT MSDOS .

MENUITEM=NORTON, MSDOS 98 NORTON 2004 SCANER VIRUS .

menudefault=CD,20

menucolor=2,0

[CD]

DEVICE=a:\ATAPICD.SYS /D:CD003

DEVICE=A:\HIMEM.SYS

DEVICE=A:\EMM386.EXE RAM

BUFFERS=30,0

FILES=100

DOS=UMB

LASTDRIVE=Z

FCBS=4,0

DOS=HIGH

[8MB]

BUFFERS=30,0

FILES=100

DOS=UMB

LASTDRIVE=Z

FCBS=4,0

DOS=HIGH

devicehigh=a:\ramdrive.sys /E 8192

[24MB]

BUFFERS=30,0

FILES=100

DOS=UMB

LASTDRIVE=Z

FCBS=4,0

DOS=HIGH

devicehigh=a:\ramdrive.sys /E 24576

[30MB]

obs para 100 mb

devicehigh=a:\ramdrive.sys /E 102400

Postado
Postado Originalmente por casetex@14 dez 2003, 23:45

:tantan: A MELHOR MANEIRA QUE ENCONTREI E SIMPLES

EXP A MAQUINA ESTA COM VIRUS E OS MESMO SÃO CARREGADOS

COM SISTEMA O ANTI VIRUS já INVECTADO ( PRATICAMENTE SEM SOLUÇÃO)

DE BOOT VIA CD CRIAR UM PASTA NOVA E COPIAR OS CABS

DE COMMANDO ATTRIB -A -R -S -H ***.* NO RAIZ

E CRIAR PASTA  RAIZ  , USE MOVE ***.* RAIZ

CD WINDOWS ( REN WIN.COM WIN.TXT )

CD..

REN WINDOWS WINDXX

REN ARQUIV~1  ARQUIVO

REISNTALAR O SISTEMA ZERINHO   E USAR UM NOVO ANTI VIRUS

E APOS  FEITO A LIMPESA poderá  ATE VOLTAR O SISTEMA ANTERIOR

:-BEER  :muro:  :-BEER

Depois se eu quiser reutilizar o arquivo de programas que havia sido renomeado como faço?

Postado

poderá recortar a pasta via explorer , e veja o executavel , caso não funcionar ,

da pasta renomeada para arquivos de programas se o mesmo não funcionara

reistalar , ou o mesmos poderá informat que arquivos ****.* não encontardo

va na pasta do windows que foi renomeado e passe para a pasta nova do windows , normalmente pede algumas dll .. en alguns casos ou

OBS CASO TENHA ALGUM PROGRAMA QUE TENHA PROTEÇÃO NO WINDOWS

NÃO FAÇA PORQUE poderá PERDER A LICENÇA

• 4 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@14 out 2003, 12:54

Não é novidade mas muita gente ainda pensa que reinstalar o Windows é sinônimo de formatar o HD, o que não é verdade. Você pode (e deve) perfeitamente colocar um Windows novinho em folha sem perder seus arquivos (documentos, músicas, vídeos, instalações de programas, etc). Gente, formatar só em último caso, quanto está impestado de vírus ou com problemas nas partições. Fora isso, qualquer problema com o Windows é resolvido com uma reinstalação apenas.

Amigos,

Li todo a assunto, so q eu temnho uma duvida, eu so estou querendo reinstalar o WIN98 por dois motivo,

1- não consigo Desintalar o Reinstar o Norton (2000 ou 2002 ou 2003), ele sempre informa q já tem um instalado, e o sistema não deixa eu entrar nas opções o IE 6, informa que eu não tenho autorizacao para acessar esta area.

Seu apagar o USER.DAT e System.DAT, eu resolveria este Problema?

T+

Postado
Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@14 out 2003, 12:54

Não é novidade mas muita gente ainda pensa que reinstalar o Windows é sinônimo de formatar o HD, o que não é verdade. Você pode (e deve) perfeitamente colocar um Windows novinho em folha sem perder seus arquivos (documentos, músicas, vídeos, instalações de programas, etc). Gente, formatar só em último caso, quanto está impestado de vírus ou com problemas nas partições. Fora isso, qualquer problema com o Windows é resolvido com uma reinstalação apenas.

Instalei o Windows XP e me arrependí, gostaria de instalar o antigo win98. Como fazer sem ter que formatar ou particionar o HD? É possível?

Postado

Eu não sei, recentemente a empresa do meu tio que usa 98SE teve um problema de vírus que o Norton havia deixado passar, como eles não usavam nada de muito crítico e o programa de BD rodava em linux eles me chamaram para resolver.

Eram 10 computadores para funcionários e 4 para o pessoal de RH/contas, todos os clientes foram comprados de uma mesma empresa, então eram idênticos em hardware e a licença do windows foi comprada para todas as máquinas (1 CD 14 licenças).

Como eles tinham muita pressa, eu peguei um dos computadores formatei e deixei ele configurado da forma que eles usam em todos os computadores, incluindo programas, o processo todo levou cerca de 3 hrs. Tirei uma imagem deste computador com o Norton Ghost (cerca de 30min +-) a imagem compactada ficou com cerca de 600MB e compartilhei.

Preparei 1 (note bem, UM) disco de boot com suporte a rede para puxar a imagem do computador já preparado através da rede, criei um disquete no windows (format a: /s) e copiei o fdisk.

Em cada computador, usei o disco de boot do windows e usava o fdisk para remover a partição e criava outra igual, depois dava boot com o floppy do ghost preparava para carregar a imagem da rede (No Manual do Ghost procure por Ghost Peer-to-Peer) o processo todo não levou 10 minutos.

Para instalar as 10 máquinas levei +- 2hrs deixando-as já em estado perfeito para continuar o trabalho de escritório e notem bem, mesmo com o problema não houve necessidade de parar o trabalho para fazer a manutenção. Muitos podem dizer que seria mais fácil atualizar o antivírus e scanear, mas os computadores não são muito novos e para fazer isso leva cerca de 1 hora +- e teria que parar o trabalho para fazê-lo(notem o problema, computadores antigos).

A empresa que cuida dessa parte ia levar no mínimo dois dias e eu resolvi em +- 6hrs, eles cobram R$100,00 a hora, e tem uma vantagem no processo que eu fiz, agora sempre que for necessário reinstalar a máquina, seja lá qual for o motivo, basta aplicar a imagem do Ghost novamente para voltar o sistema completo + programas.

E o melhor da história, fui para lá duro, sabem como é esse negócio de família, nem dá para cobrar. Acabei voltando de lá com R$1.400,00 (R$100,00 por máquina) e deixei uma ótima impressão.

E só para citar a ideia do Fernando Pinheiro, não há necessidade nenhuma de fazer tudo aquilo apenas para restaurar o sistema, tem um processo bem mais simples e muito mais rápido.

Basta dar boot pelo DOS e fazer o comando:

ATTRIB -S -H -R SYSTEM.DAT

Renomear o seu arquivo SYSTEM.DAT(registro do windows) para SYSTEM.OLD e copiar o SYSTEM.1st (arquivo de registro criado quando você instalou pela primeira vez) no lugar do antigo SYSTEM.DAT e dar as devidas permissões:

ATTRIB +S +H +R SYSTEM.DAT

Ao dar o reboot, o sistema vai para a última etapa da instalação. Quando o sistema voltar use o SFC para restaurar os arquivos do sistema ou aplique o backup se for o caso (e se você tiver).

Você terá que reinstalar todos os programas, mas caso haja necessidade de recuperar algum arquivo e o sistema nem dava boot mais, essa opção lhe oferece a oportunidade de restaurar o sistema, você terá acesso aos seus arquivos e nenhum tipo de instalação do zero será necessária.

Claro que sempre usando o bom senso.

[]'s

Wellington Terumi Uemura

• Membro VIP
Postado

Wellington,

Este processo que você citou apenas restaura o registro do ponto em que o Windows foi instalado, ou seja, sem nenhuma chave proveniente de programas de terceiros. É um processo excelente mas tem uma diferença básica para com o que eu citei: o lixo. Restaurando o registro, todo o lixo na pasta do Windows permanece (arquivos .INI principalmente, drivers mal instalados, etc).

Abraços,

Fernando Pinheiro

• Membro VIP
Postado
Amigos,

Li todo a assunto, so q eu temnho uma duvida, eu so estou querendo reinstalar o WIN98 por dois motivo,

1- não consigo Desintalar o Reinstar o Norton (2000 ou 2002 ou 2003), ele sempre informa q já tem um instalado, e o sistema não deixa eu entrar nas opções o IE 6, informa que eu não tenho autorizacao para acessar esta area.

Seu apagar o USER.DAT e System.DAT, eu resolveria este Problema?

T+

No seu caso sim. Leia o tópico no wellingtonuemura.

Abraços,

Fernando Pinheiro

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Sidney Pinheiro@29 mar 2004, 10:29

Instalei o Windows XP e me arrependí, gostaria de instalar o antigo win98. Como fazer sem ter que formatar ou particionar o HD? É possível?

Se sua partição é FAT-32 você pode fazer o mesmo processo. Agora, se você formatou em NTFS te de converter sua partição pra FAT-32 primeiro porque em NTFS só formatando pois o Windows 98 usa FAT-32 e além disso NTFS não permite acesso total pelo DOS.

Abraços,

Fernando Pinheiro

Postado
Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@01 abr 2004, 10:39

Wellington,

Este processo que você citou apenas restaura o registro do ponto em que o Windows foi instalado, ou seja, sem nenhuma chave proveniente de programas de terceiros. É um processo excelente mas tem uma diferença básica para com o que eu citei: o lixo. Restaurando o registro, todo o lixo na pasta do Windows permanece (arquivos .INI principalmente, drivers mal instalados, etc).

Abraços,

Fernando Pinheiro

Eu duvido que alguém faça backup no windows 98, mas...... se o problema é o lixo de programas de terceiros, dll corrompidas e supondo que a pessoa tenha feito o backup, basta fazer o processo que relatei do SYSTEM.1st e voltar o backup.

Você consegue restaurar o sistema sem precisar digitar instalar :D

• Membro VIP
Postado

Você se refere ao backup de que especificamente?

Esse lixo a qual me refiro são os famosos .INI no diretório do Windows, os drivers no diretório SYSTEM, ons .INF no diretório INF, etc. Isso não é pra ser restaurado e sim, apagado.

Abração!

Fernando Pinheiro

Postado

Me refiro ao backup do sistema quando ele está em bom estado ou da primeira vez que se dá boot, se voltar esse backup tudo volta ao normal.

Eu particularmente prefiro o ghost, particularmente, dessa forma também não há lixo, não precisa digitar "instalar" e o procesoo todo não leva 30 min. :D

• Membro VIP
Postado

Ah uma imagem completa de todo o sistema antes de qualquer programa ser instalado, aí tudo bem. Não há lixo nem nada. Mas aí precisaria de um segundo HD ou gravador de CD. Esse processo que eu recomendei é mais voltado pra quem não tem outro jeito senão formatar, mas não quer perder tudo, entende? É isso.

O Ghost é uma beleza mesmo! :P

Abraços,

Fernando Pinheiro

Postado

Eu entendi o tópico Fernando Pinheiro, vamos supor que você precisa ter acesso aos arquivos que estão em algum lugar no sistema (email, bookmark etc), usando a tática do SYSTEM.1st, você pode usar a própria interface do windows para fazer a cópia dos arquivos e até gravar um CD disso usando o próprio windows que tenha ficado modificado.

:D

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!