Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como reinstalar o Windows sem formatar


Fernando Mercês

Posts recomendados

Postado Originalmente por fjdossantos@14 de fevereiro de 2006, 13:09

meu problema e quase parecido, tenho dois hds ligados em uma maquina, gostaria de zerar o outro e compiar o windows de um pro outro. como eu faço?

alguem aí pode me dar uma ideia?

valeu.

Use o drivecopy da powerquest bem mais fácil que usar o patition magic

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por xpservicos@18 de março de 2005, 01:49

Para reinstalar o Windows98 sem formatar é simples demais, trabalho com informática e faço sempre dessa forma... vou descrever 3 passos simples e com explicações:

1º Verifique se existe uma pasta WIN98 com os arquivos de instalação em C: se não existir copie os arquivos para lá, para que fique da seguinte forma C:\WIN98

EXPLICAÇÃO: Eu recomendo sempre instalar a partir de uma pasta no seu propio micro, é mais rápido e fica vinculado o caminho C:\WIN98 ao sistema operacional depois de instalado, então qualquer alteração de hardware nunca pede o Cd de instalação.

2º Peço para reiniciar o computador em modo MS-DOS e faço o seguinte:

Renomeio o arquivo C:\WINDOWS\WIN.COM para VWIN.COM

Renomeio o arquivo C:\AUTOEXEC.BAT para VAUTO.BAT

Renomeio o arquivo C:\CONFIG.SYS para VCONFIG.SYS

Renomeio a pasta C:\WINDOWS para VWINDOWS

Renomeio a pasta C:\ARQUIV~1 para VARQ

EXPLICAÇÃO: Você deve renomear o arquivo WIN.COM para qualquer outro nome, eu geralmente coloco um V na frente pra saber que é o arquivo velho, você deve renomear por que se não quando for instalar o Windows vai dizer que já existe um sistema operacional no micro. Renomeio os arquivos AUTOEXEC.BAT e CONFIG.SYS por que podem ter programas vinculados a eles na inicialização. Renomeio as pastas WINDOWS e ARQUIV~1 (arquivos de programas) para não misturar com os novos arquivos do Windows que você vai instalar.

3º Vou em C:\WIN98 e peço para instalar assim: instalar /s (colocando o /s não execulta o scandisk) caso durante a instalação informe ou peça o nome de uma pasta para instalar coloque C:\WINDOWS depois que você instalar pode ir em C: e deletar as pastas VWINDOWS e VARQ e os arquivos VAUTO.BAT e VCONFIG.SYS

Com essa dica você reinstala o seu Windows preservando tudo o que tem no micro.

:palmas:

aamigo essas dica funcionam no xp???????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera, li todas as paginas e todos os meios de reinstalar sem formatar q foram propostas, só me ficou 2 duvidas:

1 - un colega copiou o smartdrv para o disquete de boot para roda-lo antes de começar a dar o comando deltree, para ficar mais rápido....porém quando vou copia-lo não entra no disquete de boot (já com o deltree copiado), o q posso remover

2 - qual o comando no dos para renomear pastas e arquivos (arquivos de programas, windows, win.com, autoexec.bat, etc...), dêem um exemplo para mim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
1 - un colega copiou o smartdrv para o disquete de boot para roda-lo antes de começar a dar o comando deltree, para ficar mais rápido....porém quando vou copia-lo não entra no disquete de boot (já com o deltree copiado), o q posso remover

Bom, no disquete de boot do Windows 98, que eu lembre só há o DRVSPACE.BIN de inútil (pelo menos para mim). Então este poderia ser apagado por você. Este arquivo é um driver para o DriveSpace (software de compressão de arquivos/discos inteiros da MS).

2 - qual o comando no dos para renomear pastas e arquivos (arquivos de programas, windows, win.com, autoexec.bat, etc...), dêem um exemplo para mim

É o comando REN. Ex.:

ren windows vwin

Isso renomeará a pasta "Windows" para "vwin".

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu quero postar uma coisa aqui eu tenho os arquivos de instalação do windwos98se -pt- br mas do win98_ 60.cab pra la ta corrompido que eu copiei do cd mas não copiou por danos, não tem como consertar isso não ?? sera que alguém de vocês não me envia esses arquivos não, mas tem que ser em zip ou rar !!!! se alquem me enviar eu vejo se da pra da um jeito aqui

e que esses arquivos cab não te permite copiar e colar para substituilos eu to pesando em extrair tudo e depois converter todos em zip de novo jogar em uma outra pasta copiar os outros aquivos de instalação e ve no que da, sera que funciona !!!!

[email protected] ou [email protected]

se der me deem uma força ai

valeu !!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Felipefpds@19 de abril de 2006, 17:16

arrã  você pode explicar esse comado format c:\q  ? olha se você entede meu hd e particionado tambem  qual eo melhor comado format  o mais completo que zera legal.

eu faço  o mesmo que você  formato e instalo  pela partiçao  ms uso o format c:

format c: /q (barra, a mesma de divisão - barra invertida "\" é pra indicar caminho de pastas e arquivos, no DOS)

/q é para formatação rápida. Sem o /q o disco será avaliado por inteiro em procura de defeitos (bad blocks), que serão excluídos da partição. Se você não tiver dados confidenciais e não suspeita de problemas no hd pode usar formatação rápida.

Quanto ao disco de BAT, é o disco de boot com um arquivo extra, que você vai criar no Notepad, escreva nele todos os comandos que você usaria no prompt, e salve com a extensão .bat (exemplo: APAG_WIN.BAT). Então basta dar boot pelo disquete e colocar o comando

APAG_WIN.BAT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@23 de outubro de 2003, 00:04

Todo o lixo se mantém desta maneira (os arquivos de programas, os arquivos .ini, enfim, tudo).

Na instalação por cima os arquivos responsáveis pelo funcionamento do windows ficam dobrados?

E se eu quisesse desisntalar os arquivos desnecessários que ficaram da instalação antiga ( retirar os arquivos problemáticoa ), deixandos somente os que o S.O. vai usar, comoeu faria isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eu tenho o Windows XP SP2 e não estou encontrando nem o arquivo DELTREE.EXE, nem a pasta

especificada no tutorial da primeira página.

Será que ele está com outro nome e em outra pasta.

Eu estou querendo voltar para o SP1, porque ouvi q o SP2 dá muito problema.

Espero uma resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem o disco de instalção original ou não, teve conseguir com amigo seu ou procurar na inter net.

eu reinstalei o meu micro que um K6 550 sem precisar formatar e funcionou muito bem.Se o problema for de travamento de sistema deve ser levado em alguém que entenda. Não sei se a minha resposta vai ajundar muito, sou novo no grupo estou iniciando agora espero ser util. :bandeira::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Tenho o Win 98 e o Win 2000 instalados no meu PC, o 98 uso para trabalho pois para entrar na internet é uma porcaria, fica lento e depois começa a entrar as páginas, alguém sabe o que poderia ser???Não é atualização pois já atualizei e nada, alguém sabe??? já o 2000 eu uso para ver a internet com o Norton Internet Security instalado.

Ontem liguei o computador e fui entrar no Win98, até ai tudo bem, quando eu clico em Win98 vem o problema:

Vários arquivos do sistema estão faltando.

Dei um reset nele e entrei no Win2000, entrou tudo normal. Fui ver a pasta do Win98 e ela havia sumido. :zoio::wacko:

Coloquei o CD do Win98 e não dava para fazer nada, e agora o que eu faço, formato o PC e reinstalo tudo???

A quem puder me ajudar eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...

em vez de re-instalar tem como corrigir problemas restaurar padroes? Tentei instalar um prog. (thumbs 7.0) mas por estar sem o mda, não funcionou quando desintalei-o meus arquivos .jpg ficaram sem associaçao a programas, fiz a associacao manual, mas quando clico na imagem o windows não visualiza a miniatura...Agradeço se puderem me ajudar...Robson

ps: Tem como instalar o Microsoft Data acess, ond acho?

Instala o Microsoft Ofice e tens

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

boa tarde pessoal...

tenho uma maquina compac antiga

ela tinha o windows 98 instalado

mas nao sei o q aconteceu desintalo

agora nao tem nada instala do

quando ligo a maquina aparece...

20890 ok

i só

ai deligo

e ponho o boot 98

e ligo

nao acontece nada

o q devo fazer ?????

por favor me ajudem

preciso dessa makina !!!!!

muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

duvida simples...

da seguinte maneira: preciso reinstalar o windows 98 mantendo todos os programas instalados e drivers e tudo mais...

nao quero ter q instalar nada novamente, assim como reinstalo o winsdows xp

sem perder nem as configurações de usuario...

reiniciando em modo dos e entrando na pasta C:\win98 e dando um "instalar"

eu estaria agindo da forma correta???

agradeço :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Poxa gente, eu faço um pedido e logo abaixo vêm três posts justamente fazendo o que implorei pra não fazer. Por favor, leiam o tópico antes de postar. É o mínimo.

Desculpe o desabafo, mas o assunto do tópico é um só. Posts sobre outros assuntos merecem novos tópicos (se já não houver tópico para tal).

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!