Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como reinstalar o Windows sem formatar


Fernando Mercês

Posts recomendados

Pessoal,

Estava seguindo o roteiro para instalar sem formatar, mas tive um problema: criei um disquete de boot com deltree.exe, renomei a pasta Meus Documentos, dei boot pelo disquete e mandei o comando Deltree/Y C:\Windows; aí deu pau: surgiu a mensagem "o diretório Windows está sendo apagado", acendeu o led do HD, só que a coisa não foi pra frente. Ficou uns vinte minutos assim, sem ir pra frente nem apagar a luz do HD. Aí tive que abortar.

A minha pergunta é a seguinte: se eu instalar o XP por cima de tudo agora- escolhendo aquela opção de instalação limpa, sem preservar os arquivos da instalação anterior-o conteúdo que está na pasta Meus Documentos (renomeada para Backup) será preservado?

De qualquer forma, o que pode estar causando o problema relatado acima? Como resolvê-lo?

Agradeço a quem puder ajudar!

Luciano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Desculpem, não sei se devo postar aqui.

Estou comum pro e preciso de ajuda.

Acontece que reinstalei o Windows 98, mas não foi do zero. Sei que o ideal é que seja do zero, mas tentei resolver uns probleminhas assim.

Bem, deu certo. Só que quando eu ponho um DVD pra rodar ele fica super rápido, como se tivesse pulando frames. Acontece o mesmo com VCDs, Avis, tudo que é vídeo. Aguardo ajuda. Obrigado.

Configuração:

placa-mãe: ASUS a7v266-mx (v/s/r)

Ram 256 ddr (compart. 64 p/ vídeo)

Athlon 2200+

Combo LG

Win98

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mjesus@19 jan 2005, 10:56

s for o caso o ultra dma do driver de DVD

Obrigado!

Com todos os players rola isso. Não só inserindo o DVD mas também rodando DVDs, AVIs, VCDs inclusive us que estão gravados no HD. Isso com vários players: Bsplayer, wmedia player, Power DVD etc.

Mas como faço pra mudar esse Ultra dma?

Alguma outra sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em vez de re-instalar tem como corrigir problemas restaurar padroes? Tentei instalar um prog. (thumbs 7.0) mas por estar sem o mda, não funcionou quando desintalei-o meus arquivos .jpg ficaram sem associaçao a programas, fiz a associacao manual, mas quando clico na imagem o windows não visualiza a miniatura...Agradeço se puderem me ajudar...Robson

ps: Tem como instalar o Microsoft Data acess, ond acho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@01 abr 2004, 11:33

Se sua partição é FAT-32 você pode fazer o mesmo processo. Agora, se você formatou em NTFS te de converter sua partição pra FAT-32 primeiro porque em NTFS só formatando pois o Windows 98 usa FAT-32 e além disso NTFS não permite acesso total pelo DOS.

Abraços,

Fernando Pinheiro

Bem Fernando tenho a mesmo dúvida;

Se uma pessoa quer voltar do XP pro 98 ela tem que converter de NTFS pra FAT-32 certo? Então como é o processo? É só formatar e depois instalar o Win 98 que ele já passa pra FAT-32?

Desde já agradeço pela ajuda! :)

P.S Se a pergunta for estúpida foi mal ai... É que eu sou iniciante mesmo... HEHE

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Cearense@23 jan 2005, 18:19

Se uma pessoa quer voltar do XP pro 98 ela tem que converter de NTFS pra FAT-32 certo? Então como é o processo? É só formatar e depois instalar o Win 98 que ele já passa pra FAT-32?

Exatamente. Creio que a maneira mais simples seja excluir a partição NTFS com o FDISK e criar uma nova com o próprio FDISK, já que ele só cria FAT mesmo.

PS.: É uma ótima pergunta. ;)

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imfelizmente eu não reinstalei o windows 98 por minha vontade, não sei o que aconteceu, hoje teve umas quedas de energia devido à chuva e eu estava em meu win 98 e de repente travou, não consegui fazer ele voltar, resetei e quando reiniciou apareceu a tela de inicializações, aquela em que se escolhe modo seguro, prompt de comando etc... em baixo dessa tela havia um aviso dizendo que havia um problema de registro e que eu devia entrar em prompt de comando e usar o scanreg, foi o que fiz, quando ele terminou me deu uma mensagem que havia um erro de registro e que ele havia achado uma copia anterior para resolver o problema, reiniciou e quando entrou no windows....ai meu Deus o windows foi reinstalado, perdi todos os drivers e não posso usar meus programas nem meus games, isso não é problema pois posso começar tudo do zero, mas queria saber o porque disso e se tem como fazer os programas funcionarem, sabe eles aparem no meu iniciar/programas, mas não no meu adicionar/remover programas, isso quer dizer que não estão instalados?E é assim mesmo quando se reinstala o win 98 os drivers e os programas que estavam antes não funcionam depois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Luc2002br@02 Dec 2004, 12:33

Pessoal,

Estava seguindo o roteiro para instalar sem formatar, mas tive um problema: criei um disquete de boot com deltree.exe, renomei a pasta Meus Documentos, dei boot pelo disquete e mandei o comando Deltree/Y C:\Windows; aí deu pau: surgiu a mensagem "o diretório Windows está sendo apagado", acendeu o led do HD, só que a coisa não foi pra frente. Ficou uns vinte minutos assim, sem ir pra frente nem apagar a luz do HD. Aí tive que abortar.

A minha pergunta é a seguinte: se eu instalar o XP por cima de tudo agora- escolhendo aquela opção de instalação limpa, sem preservar os arquivos da instalação anterior-o conteúdo que está na pasta Meus Documentos (renomeada para Backup) será preservado?

De qualquer forma, o que pode estar causando o problema relatado acima? Como resolvê-lo?

Agradeço a quem puder ajudar!

Luciano.

Usando smartdrv.exe (ele é um programa) demora poucos minutos

no máximo

vá ao diretório: C:\windows\command\

e digite smartdrv

ou digite path c:\window\command

e digite depois smartdrv

Este é um programa de cache de disco no DOS.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Windows 98 / versão 2005

@echo off

cls

path=a:

smartdrv

c:

cd\

attrib -h -r -s

attrib -h -r -s recycled

ren windows lixo1

ren arquiv~1 lixo2

ren arquiv~2 lixo2b

ren progra~1 lixo3

ren recycled lixo4

ren meusdo~1 docs

ren install instold

ren cdrom cdromold

del .

cd\lixo1

del win.*

cd\

cls

sys a: c:

md install

cd\install

md cdrom

cd cdrom

copy a:\cdrom\. /v

cd\

md cdrom

cd\cdrom

copy a:\atapicd.sys /v

copy a:\mscdex.exe /v

cd\

copy a:\auto.bat /v

copy a:\conf.sys /v

ren auto.bat autoexec.bat

ren conf.sys config.sys

cls

echo pode reinicia

goto fim

Windows ME / versao 2005

@echo off

cls

path=a:

smartdrv

c:

cd\

attrib -h -r -s

attrib -h -r -s recycled

attrib -h -r -s _restore

ren windows lixo1

ren arquiv~1 lixo2

ren arquiv~2 lixo2b

ren progra~1 lixo3

ren recycled lixo4

ren _restore lixo5

ren meusdo~1 docs

ren install instold

ren cdrom cdromold

del .

cd\lixo1

del win.*

cd\

cls

sys a: c:

md install

cd\install

md cdrom

cd cdrom

copy a:\cdrom\. /v

cd\

md cdrom

cd\cdrom

copy a:\atapicd.sys /v

copy a:\mscdex.exe /v

cd\

copy a:\auto.bat /v

copy a:\conf.sys /v

ren auto.bat autoexec.bat

ren conf.sys config.sys

cls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Para reinstalar o Windows98 sem formatar é simples demais, trabalho com informática e faço sempre dessa forma... vou descrever 3 passos simples e com explicações:

1º Verifique se existe uma pasta WIN98 com os arquivos de instalação em C: se não existir copie os arquivos para lá, para que fique da seguinte forma C:\WIN98

EXPLICAÇÃO: Eu recomendo sempre instalar a partir de uma pasta no seu propio micro, é mais rápido e fica vinculado o caminho C:\WIN98 ao sistema operacional depois de instalado, então qualquer alteração de hardware nunca pede o Cd de instalação.

2º Peço para reiniciar o computador em modo MS-DOS e faço o seguinte:

Renomeio o arquivo C:\WINDOWS\WIN.COM para VWIN.COM

Renomeio o arquivo C:\AUTOEXEC.BAT para VAUTO.BAT

Renomeio o arquivo C:\CONFIG.SYS para VCONFIG.SYS

Renomeio a pasta C:\WINDOWS para VWINDOWS

Renomeio a pasta C:\ARQUIV~1 para VARQ

EXPLICAÇÃO: Você deve renomear o arquivo WIN.COM para qualquer outro nome, eu geralmente coloco um V na frente pra saber que é o arquivo velho, você deve renomear por que se não quando for instalar o Windows vai dizer que já existe um sistema operacional no micro. Renomeio os arquivos AUTOEXEC.BAT e CONFIG.SYS por que podem ter programas vinculados a eles na inicialização. Renomeio as pastas WINDOWS e ARQUIV~1 (arquivos de programas) para não misturar com os novos arquivos do Windows que você vai instalar.

3º Vou em C:\WIN98 e peço para instalar assim: instalar /s (colocando o /s não execulta o scandisk) caso durante a instalação informe ou peça o nome de uma pasta para instalar coloque C:\WINDOWS depois que você instalar pode ir em C: e deletar as pastas VWINDOWS e VARQ e os arquivos VAUTO.BAT e VCONFIG.SYS

Com essa dica você reinstala o seu Windows preservando tudo o que tem no micro.

:palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por xpservicos@18 de março de 2005, 01:49

Para reinstalar o Windows98 sem formatar é simples demais, trabalho com informática e faço sempre dessa forma... vou descrever 3 passos simples e com explicações:

1º Verifique se existe uma pasta WIN98 com os arquivos de instalação em C: se não existir copie os arquivos para lá, para que fique da seguinte forma C:\WIN98

EXPLICAÇÃO: Eu recomendo sempre instalar a partir de uma pasta no seu propio micro, é mais rápido e fica vinculado o caminho C:\WIN98 ao sistema operacional depois de instalado, então qualquer alteração de hardware nunca pede o Cd de instalação.

2º Peço para reiniciar o computador em modo MS-DOS e faço o seguinte:

Renomeio o arquivo C:\WINDOWS\WIN.COM para VWIN.COM

Renomeio o arquivo C:\AUTOEXEC.BAT para VAUTO.BAT

Renomeio o arquivo C:\CONFIG.SYS para VCONFIG.SYS

Renomeio a pasta C:\WINDOWS para VWINDOWS

Renomeio a pasta C:\ARQUIV~1 para VARQ

EXPLICAÇÃO: Você deve renomear o arquivo WIN.COM para qualquer outro nome, eu geralmente coloco um V na frente pra saber que é o arquivo velho, você deve renomear por que se não quando for instalar o Windows vai dizer que já existe um sistema operacional no micro. Renomeio os arquivos AUTOEXEC.BAT e CONFIG.SYS por que podem ter programas vinculados a eles na inicialização. Renomeio as pastas WINDOWS e ARQUIV~1 (arquivos de programas) para não misturar com os novos arquivos do Windows que você vai instalar.

3º Vou em C:\WIN98 e peço para instalar assim: instalar /s (colocando o /s não execulta o scandisk) caso durante a instalação informe ou peça o nome de uma pasta para instalar coloque C:\WINDOWS depois que você instalar pode ir em C: e deletar as pastas VWINDOWS e VARQ e os arquivos VAUTO.BAT e VCONFIG.SYS

Com essa dica você reinstala o seu Windows preservando tudo o que tem no micro.

:palmas:

Ai, muito boa sua dica com explicações tetalhadas, acredito q vale para o WinMe tambem e quanto ao XP e o 2000 você tem alguma boa dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bem, uso o Win98SE e nunca tive problemas, até que num belo de um dia eu liguei o PC e, antes de carregar o Win, aparecia uma mensagem de Erro de Segurança, mostrava infindáveis erros em infindáveis linhas do config.sys e mandava reiniciar. Ao reiniciar só dava para entrar no Win por Modo de Segurança, do contrário acontecia como acima. De tanto fazer isso, sem qualquer alteração, num belo de um dia, ele dava as mensagens de erro no config (mas não mostrava Erro de Segurança) e continuou a carregar o Win.

Pois bem, até hoje ele procede da mesma forma, cita os erros mas inicia. Então, ignorei o caso. Outro dia, fui abrir um texto PDF mas o Acrobat não abria, parava ao carregar o driver weblink.api... desinstalei e reinstalei o Acrobat mas o problema continuou. Tentei entrar na Net, mas o Internet Explorer não abre (o Outlook abre, o MSN abre, o IE aparece na janela do ctrl+alt+del...), então eu estou usando o Explorer, que é limitado na Net, não abre segunda janela, etc... Ah, sim, já desinstalei e reinstalei o IE, mas ele só abre antes de reiniciar o sistema, depois continua a mesma coisa.

Como tenho arquivos importantes e o CD do Win copiado em C:\ , resolvi que seria melhor reinstalar o Win da forma como diz este tutorial ... Entretanto, não sei qual é o melhor método para eu fazer isso: deltree (?), .bat (?) ou um terceiro método que apareceu no fim da discussão (?) ?

Agradeço antecipadamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Siegfried@27 de março de 2005, 23:08

Entretanto, não sei qual é o melhor método para eu fazer isso: deltree (?), .bat (?) ou um terceiro método que apareceu no fim da discussão (?) ?

Eu recomendaria o .bat pra poupar tempo, já estou qurendo reinstalar o win98se aqui, e acho que dessa vez vai ser por .bat, renomeando as pasta manualmente é a mesma coisa, mas demora mais.

Eu faço uma coisa muito louca:

1º faço um disco de boot do win98se

2º salvo todos os arquivos importantes numa pasta de backup (a única que não será apagada)

3º apago manualmente e dentro do windows todos os arquivos da raiz c: (autoexec.bat, command.com,etc)

4º apago manualmente o resto das pastas ainda dentro do windows :ahh: (milhares de arquivos manualmente)

5º termino de apagar alguns arquivos insistentes :devil:

6º uso o disco de boot pra transferir o sistema pra unidade C:

7º instalo normalmente o windows, ufa!!!! :D

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Aí Fernando beleza?

Parabéns pelo tópico,muito bom mesmo

Mas tenho um problema diferente e gostaria de uma ajuda

sou novato na área

Estou c/ um win 98 que quando ligo gera a mensagem numa janela explorer:

operação ilegal e será fechado

Explorer causou uma falha de página inválida no módulo SHDOC401.DLL

Depois dá uns numeros de registros

Então não tenho acesso a nenhuma pasta pois está sem o explorer,também não tenho o painel de controle.

Desculpa mas tem outro caminho p/ reinstalar sem perder os dados e evitar a formatação?

Obrigado pela atenção de todos

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

para falar a verdade, com o Xp o esquema é um pouco diferente, porque ele 'vasculha' o HD em busca de drievrs e tudo o mais. Pelo menos isso me foi informado, não posso confirmar. Aliás, aproveitando a oportunidade, pode ter sido CULPA do windows 98 o meu drive c: (NTFS) ter virado d:? já coloco o link aqui, por favor me ajudem....

LINK

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:muro: Galera, estou com o seguinte problema. Ao tentar reinstalar o win98 vem a mensagem que já existe o win98 instalado e tenho que arrumar uma atualização. Acontece que quando vou instalar o mesmo win98 em outra máquina ele instala normalmente. O que faço? Existe algum arquivo que barra esta reinstalação ou uma forma de instalar "a força"?

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!