Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como reinstalar o Windows sem formatar


Fernando Mercês

Posts recomendados

Eu discordo com relação a formatar só em ultimo caso.

Sempre faço o seguinte.

Utilizo o fdisk e particiono o hd em 2 (c: e d:)

Instale o windows no c:

Grave todos os dados, tais como videos, doc´s e outras coisas importantes no d: , bem como uma cópia do windows.

Toda hora que o comp. comecar a travar é só  formatar o c:

pois os dados importantes estão no d:

simplesmente digite

c:>> format/s/q c:

e já era.

muito mais rápido que deltree ou qualquer coisa do tipo.

Dai é só reiniciar o comp. e instalar o windows a partir da copia feita no d:

não TEM ERRO

fácil E rápido.

Mesmo porque, você aprende a formatar e ve que não tem nenhum misterio nisto...

Obs: Use deltree pelo dos e vera o quanto ele demora pra apagar as pastas..

Sempre fiz deste jeito e sempre foi muito rápido e seguro.

Nunca tive problemas.

Espero que ajude

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só explicando /q = quick - formatacao rapida

                  /s = system  - copia os arquivos de sistema, para inicializacao do computador.

Pessoal, é logico que se você não tiver particionado o hd ainda, e você der format, ira perder tudo.

Mas vale a pena particionar antes e deixar em ordem o computador, mesmo porque li agora nas respostas e tem 300 comandos para não formatar e sim apagar e instalar novamente.

PO, pra que complicar se podemos simplificar.

Alguma duvida com fdisk aqui esta o link

FDISK

:bandeira:

aí brasil r0x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Zangrela@10 Nov. 2003,14:17

Eu discordo com relação a formatar só em ultimo caso.

Sempre faço o seguinte.....

Só que isso é o que você faz quando instala o Windows. Mas e para um PC com um Windows já instalado? Com um HD quase lotado de arquivos importantes, como você faria? Backup de tudo em CD-R e depois formatar? Outro HD para backup? Muito mais fácil reinstalar o Windows sem formatar não acha?!?  ?.?.?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fernando Pinheiro+11 Nov. 2003,01:59-->
Zangrela@10 Nov. 2003,14:17

Eu discordo com relação a formatar só em ultimo caso.

Sempre faço o seguinte.....

Só que isso é o que você faz quando instala o Windows. Mas e para um PC com um Windows já instalado? Com um HD quase lotado de arquivos importantes, como você faria? Backup de tudo em CD-R e depois formatar? Outro HD para backup? Muito mais fácil reinstalar o Windows sem formatar não acha?!?  ?.?.?

Não eu discordo, é bem melhor você criar um ponto de restauração no win xp e no 98 você restaura o registro, daí ele fica bem mais rápido, ou na via das dúvidas compra um gravador de dvd que resolve, você vai usar só uma mídia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

nossa cara valeu!

eu usei sua dica e deu tudo certo...

só não entendi uma coisa....uma hora q tem q digitar dir/ah e depois sys c:

eu num fiz esse procedimento e deu tudo certo....

ahhh e tambem não consegui usar o smartdrv, eu digito smartdrv, dai aparece uma tela com algumas informações e não acontece nada....e eu fui logo pro instalar.exe

hauehaeuaheu valeu mas deu tudo certo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O comando DIR/AH vai mostrar os arquivos ocultos pra você apagar, pois eles serão criados novamente pela nova instalação do Windows.

O comando SYS C: transfere o sistema do disquete de boot para o HD para o caso de você instalar o Windows depois, ou outro dia. Se for instalar na mesma hora, nem precisa.

Já o SMARTDRV pra digitar este comando você tem que estar na pasta com os arquivos de instalação do Windows. Você o digita e a linha do cursor desce. Não aparece mais nada mas o SmartDrive já está carregado.

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Existem várias formas de fazer a formatação do Windows 98 e ME sem perder os Dados (Arquivos, Docs, Clips, Musicas, Emails, etc)... A que eu particulamente prefiro e costumo fazer na maioria das máquinas é o uso do Deltree.exe, para quem não está conseguindo utiliza-lo, lembre-se de copia-lo para o disquete de boot, ou então copie para a raíz (c:\) antes de excluir o windows. Quanto a criar duas partições também funciona, eu por exemplo uso quatro partições, uma para o windows Xp, outra para o win98, outra para Linux e Outra para todos os meus documentos e emails, e quando um de meus sistemas pifa eu formato e reinsta-lo, mas se você não tem as partições já prontas a opção melhor seria usar o esquema do Deltree, demora um pouco para excluir as pasta do windows e arquivos de programas, porém a instalação do windows fica zerada e os dados continuam no seu HD, quanto a renomear pastas, esse é um procedimento bem mais rápido, porém logo após a instalação você precisa apagar as pastas renomeadas, e mesmo apagando tive problemas, pois na hora da instalação tem alguns arquivos que acabam ficando em cima de outros gerando uma especie de conflito e depois quando você fizer o scandisk ele vai alegar que dois ou mais arquivos estão ocupando o mesmo espaço e dificilmente o scandisk resolve...por esses motivos utilizo o deltree, nesse procedimento nunca tive problemas, funciona em qualquer máquina...

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:tantan: A MELHOR MANEIRA QUE ENCONTREI E SIMPLES

EXP A MAQUINA ESTA COM VIRUS E OS MESMO SÃO CARREGADOS

COM SISTEMA O ANTI VIRUS já INVECTADO ( PRATICAMENTE SEM SOLUÇÃO)

DE BOOT VIA CD CRIAR UM PASTA NOVA E COPIAR OS CABS

DE COMMANDO ATTRIB -A -R -S -H ***.* NO RAIZ

E CRIAR PASTA RAIZ , USE MOVE ***.* RAIZ

CD WINDOWS ( REN WIN.COM WIN.TXT )

CD..

REN WINDOWS WINDXX

REN ARQUIV~1 ARQUIVO

REISNTALAR O SISTEMA ZERINHO E USAR UM NOVO ANTI VIRUS

E APOS FEITO A LIMPESA poderá ATE VOLTAR O SISTEMA ANTERIOR

:-BEER:muro::-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@01 dez 2003, 09:15

O comando DIR/AH vai mostrar os arquivos ocultos pra você apagar, pois eles serão criados novamente pela nova instalação do Windows.

O comando SYS C: transfere o sistema do disquete de boot para o HD para o caso de você instalar o Windows depois, ou outro dia. Se for instalar na mesma hora, nem precisa.

Já o SMARTDRV pra digitar este comando você tem que estar na pasta com os arquivos de instalação do Windows. Você o digita e a linha do cursor desce. Não aparece mais nada mas o SmartDrive já está carregado.

Abraços,

Fernando

Mas, quando instalamos o win, esses arquivos não são regravados? ou seja grava-se por cima deles? (arquivos de mesmo nome são gravados por cima)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por bielmooca@16 dez 2003, 12:33

Se eu não apagar uma pasta com o deltree ela continuará no mesmo lugar então apos instalar o windows ( qualquer versão, 98 , nt , 2000 e XP)???

valeuuuuuzaummm

:unsure: depende se não for pastas do Sistema... ou contidas dentro delas...

acho se você renomear não perderá, não... :wacko:

tipo [ren windows Janelas] hehee!

that's it<div class='bbimg'>%7Boption%7Dstyle_emoticons/<#EMO_DIR#>/chicote.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por bielmooca@16 dez 2003, 12:33

Se eu não apagar uma pasta com o deltree ela continuará no mesmo lugar então apos instalar o windows ( qualquer versão, 98 , nt , 2000 e XP)???

valeuuuuuzaummm

Teoricamente, para uma pasta pessoal, sim. Mas por questão de prevenção, prefiro mover todas as pastas que desejo guardar para uma (BKP2003 por exemplo) e depois do Windows já instalado eu as coloco no lugar devido. É mais confiável e rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por casetex@17 dez 2003, 02:46

CORRIGINDO A RESP ANT E MESMO QUE FORMATAR

E O USO DO COMMAND DELTREE **.*  E LENTO 

CUIDADO  NÃO USAR DELTREE/Y **.* O MESMO IRA APAGAR

TUDO E MUITO LENTAMENTE E PARA REVERTER E MELHOR  ANTES DE

APAGAR TUDO E RESET

:bandeira:  :tantan:

casetex, não estou conseguindo compreender muito bem as suas mensagens. :wacko:

Bom, se eu entendi bem você disse que o processo usando o DELTREE é o mesmo que formatar. Está errado. Usando o DELTREE você preserva suas pastas pessois e coloca um Windows novinho em folha. Formatando o HD você perde tudo, sem excessões, da partição atual.

O comando DELTREE/Y não é lento. O processo é demorado pois as pastas são grandes e têm muitos arquivos, muitos subdiretórios, por isso é demora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!