Ir ao conteúdo

Como reinstalar o Windows sem formatar

Fernando Mercês

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Mas, quando instalamos o win, esses arquivos não são regravados? ou seja grava-se por cima deles? (arquivos de mesmo nome são gravados por cima)?

Os arquivos de sistema (comando SYS C:)? Sim, são regravados. Mas se você não os trasferir e por acaso ocorrer falta de energia e o micro reiniciar, você ficará sem o interpretador de comandos (command.com). É só por preucação mesmo.

[]'s

Postado

meu hd ao desligar o windows trava, ou seja, o windows estava com aquele problema de não aparecer a mensagem que o computador podia ser desligado , consegui resolver, mas agora quando aparece a mensagem a luz do hd continua acesa e mais tarde quando volto a ligar o computador o relogio esta totalmente desconfigurado, o que posso fazer para resolver este problema?estou em um mato sem cachorro...

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por anderson.rosa@22 abr 2004, 21:00

mais tarde quando volto a ligar o computador o relogio esta totalmente desconfigurado, o que posso fazer para resolver este problema?

Não há relações entre os dois problemas. Para resolver o do relógio, basta trocar a bateria da placa-mãe.

Abraços,

Fernando

Postado

Achei legal o seu bat, mas não to conseguindo usar.

pode dar umas dicas ?

Dei os comandos e gravei em disket mas no boot não da certo.

não sei se é essa mesma a sequencia a ser usada. :muro:

se puder ajudar agradeço, pois nunca usei esse modo.

geralmente eu uso o deltree e por assim vai.

valeu

Postado

estou usando win xp..mas não tá legal. o Dos é muito restrito..e ele é incompativel com quase td o que eu tneho que usar. :muro:

A duvida é: se eu usar esse processo q o ferndo pinheiro citou ou o do wellington

vai dar certo ?

já que o win xp é totalmente diferente do 98Se

Bem estou aguardando

valeu.... :bandeira:

• 3 semanas depois...
Postado

Olá pessoal, já q o assunto é instalação do 98.

Eu gostaria de saber, estando de posse dos arquivos de instalação em uma pasta no hd, há como gravá-los no CD, mas de forma q no boot do micro ele dê partida na instalação???

Grato pela oportunidade. :muro:

Postado

Se eu precisar de instalar o meu RUWindos 98, mas não posso guardar meus dados numa pasta de backup, pois a maioria dos dados importantes sao de programas q ao serem removidos irão se perder.

Eu poderia instalar o bixim por cima ?

aí não perderia nada certo ?

qual os passos para isso ?

so colocar o cd e mandar instalar é isso ?

Obs: quero instalar por cima so pra agilizar com um probleminha aqui,mas depois vou formatar é tudo... para instalar do zero.

Postado

Caro Fernando, segui rigorosamente o procedimento por você indicado devido o meu micro estar muito lento e com alguns travamento. Já havia feito a reinstalação por cima e nada resolvia, foi quanto segui o seu conselho. Demorou um pouco para deletar com o deltree, porém o resultado foi excelente e compensou o trabalho. Agora o meu micro ta voando baixo. Valeu cara. :palmas:

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Los_pulgas@26 abr 2004, 11:03

estou usando win xp..mas não tá legal. o Dos é muito restrito..e ele é incompativel com quase td o que eu tneho que usar. :muro:

A duvida é: se eu usar esse processo q o ferndo pinheiro citou ou o do wellington

vai dar certo ?

já que o win xp é totalmente diferente do 98Se

Bem estou aguardando

valeu.... :bandeira:

Se você der um boot com o disquete de boot do Windows 98 e o sistema de arquivos da partição na qual o Windows XP está instalado for FAT-32, funcionará normalmente pois o prompt de comando será o do Windows 98 e não o do XP.

Abraços,

Fernando

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por D4nd3@12 maio 2004, 14:35

Olá pessoal, já q o assunto é instalação do 98.

Eu gostaria de saber, estando de posse dos arquivos de instalação em uma pasta no hd, há como gravá-los no CD, mas de forma q no boot do micro ele dê partida na instalação???

Grato pela oportunidade.   :muro:

Há sim. Basta você criar um disquete de boot que inicie o arquivo instalar.exe no diretório da instalação do Windows no CD.

Se preferir, faça uma imagem e grave esse boot num CD (o programa de gravação faz isso). Então você terá um CD de boot.

Abraços,

Fernando

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por sudeva1@17 maio 2004, 12:17

Se eu precisar de instalar o meu RUWindos 98, mas não posso guardar meus dados numa pasta de backup, pois a maioria dos dados importantes sao de programas q ao serem removidos irão se perder.

Eu poderia instalar o bixim por cima ?

aí não perderia nada certo ?

qual os passos para isso ?

so colocar o cd e mandar instalar é isso ?

Obs: quero instalar por cima so pra agilizar com um probleminha aqui,mas depois vou formatar é tudo... para instalar do zero.

Exatamente, você não perderia nada. Mas o lixo não sai. Veja o problema do Hugo, que só foi resolvido após uma reinstalação do zero. Bom, com o Windows instalado e ainda funcionando, você pode copiar seus arquivos (favoritos, arquivos salvos de programas, links, e-mails, etc) para a sua pasta de backup e depois apagar o Windows, como no tópico.

Abraços,

Fernando

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por hugomedeiros@19 maio 2004, 13:52

Caro Fernando, segui rigorosamente o procedimento por você indicado devido o meu micro estar muito lento e com alguns travamento. Já havia feito a reinstalação por cima e nada resolvia, foi quanto segui o seu conselho. Demorou um pouco para deletar com o deltree, porém o resultado foi excelente e compensou o trabalho. Agora o meu micro ta voando baixo. Valeu cara. :palmas:

Pois é Hugo, para quem só tem uma única partição que contém o Windows mais os arquivos pessoais, esse método é ideal. Eu, particularmente, utilizo duas partições sempre: uma somente para o Windows e programas instalados e outra para meus dados pessoais (todos, sem exceção). Se preciso reinstalar eu formato a partição primária (que contém o Windows) e instalo um Windows novo nela. A secundária se mantém intacta.

Mas quando eu tinha um outro PC (com HD de menor capacidade e sem gravador de CD) e usava uma única partição, não tinha jeito. Só formatando. Aí pensei nisso. :)

Abraços,

Fernando

• 4 semanas depois...
Postado

Faço melhor ..

Ao instalar o sistema , os drivers etc..

Faço uma copia dos mesmo em pasta exp SISTEMA LIMPOC:\LIMPO

E COPIO TODOS OS ARQUIVOS DO RAIZ +ARQUIVOS DE PROG+A PASTA DO WINDOWS ( MENOS WIN386.SWP )

E QUANDO QUERO SO VOLTAR PARA O RAIZ , RENOMEIO ARQ.. PARA OUTRO

E O WINDOWS RENOMEIO ..

VOLTA 100% EM MINUTOS ..

Postado
Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@14 out 2003, 12:54

O que você tem que ter em mãos:

- O CD de instalação do Windows.

- Um disquete de boot do Windows 98 (copie o arquivo C:\Windows\Command\DELTREE.EXE para ele).

Pronto para reinstalar:

1 - Ainda no Windows, coloque o CD-ROM de instalação e copie seu conteúdo para uma pasta Win98 no diretório raiz C:.

2 - Mova todos os seus arquivos e pastas pessoais (vídeos, documentos, mp3, etc) para a pasta Meus Documentos e renomeie-a para BKP2003, ou qualquer outro nome.

3 - Reinicie o computador com um disquete de boot do Windows 98 e escolha "Iniciar o computador sem suporte a CD-ROM".

4 - Apague as pastas "Windows", "Arquivos de Programas" e a "Lixeira" com o comando DELTREE/Y. Assim:

DELTREE/Y C:\WINDOWS
DELTREE/Y C:\ARQUIV~1
DELTREE/Y C:\RECYCLED

5 - Apague os arquivos existentes no diretório raiz (C:), com exceção do command.com, assim:

DELTREE/Y *.BAT
DELTREE/Y *.TXT
DELTREE/Y *.SYS
DELTREE/Y *.EXE
DELTREE/Y *.LOG
DELTREE/Y *.CHK
DELTREE/Y *.NDD

Comande DIR/AH para ver todos os arquivos ocultos que existem no diretório raiz e apague-os como fez acima. Você deve deixar o diretório raiz apenas com as pastas e o command.com. Por exemplo, se ainda existir um arquivo chamado system.bak e um outro msdos.old você os apagará também:

DELTREE/Y system.bak
DELTREE/Y msdos.old

6 - Transfira o novo sistema com o comando SYS para o disco rígido. Assim:

SYS C:
Sistema transferido.

7 - Agora entre na pasta Win98 criada no diretório raiz (C:) com seu antigo Windows, execute o SmartDrive e depois o Programa de Instalação:

CD\Win98
smartdrv
instalar

Pronto! Agora é só seguir a instalação normalmente, ela será rápida e eficiente! Quando terminada, apague as pastas antigas que estarão no diretório raiz (C:). Lembrando que os seus documentos e arquivos estão na pasta BKP2003 que era sua antiga pasta Meus Documentos, agora renomeada. Restaure-os da maneira que desejar e viva!!! :lol:

Boa Sorte, qualquer dúvida, estamos aí! ;)

Abraços!

só precisa apagar as pastas arquivos d programas,lixeira,windows??a pastas win98 não fica dentro da pasta windows,se eu deletar a pasta windows,irei deletar a pasta win98 tambén...

6 - Transfira o novo sistema com o comando SYS para o disco rígido. Assim:

CODE

SYS C:

digito: CODE SYS C:?CODESYSC:??

7 - Agora entre na pasta Win98 criada no diretório raiz (C:) com seu antigo Windows, execute o SmartDrive e depois o Programa de Instalação:

CODE

CD\Win98

smartdrv

só preciso escrever isso?depois disso o q acontecera???

• Membro VIP
Postado

A pasta Win98 deve ser criada no diretório raiz e não como subpasta de "C:\Windows".

Esse "CODE" é um comando aqui do Fórum (IPB) não é para digitá-lo no DOS.

Com esses últimos comandos você entrará na pasta "C:\Win98", carregará o SmartDrive e iniciará a instalação do Windows 98.

Abraços,

Fernando

Postado

Opa... Gostei do Tópico, existem algumas outras dicas que eu outro dia eu passo pra vocês na hora de fazer o backup etc. Mas o que eu acho mais importante nesse artigo é o seguinte....

1 - DELTREE : não vem incluso no cd de instalação

Em geral você tem que copiar esse arquivo da pasta C:\WINDOWS\COMMAND

COPY C:\BACKUP C:\WINDOWS\COMMAND\DELTREE.*

2 - SMARTDRV : antes de fazer qualqur operação 'pesada de disco'

Muitas pessoas apagam as pastas antes de carregar o smartdrv, o processo fica 5x mais lento.

Pra carregar o smartdrv você digita smartdrv dentro da pasta de instalação do Win98

3 - INSTALAR /IE /IS /IV

Na hoar de colocar o Windows pra instalar via comando digite com essa string

IS - Ignore Scandisk

IE - Não pergunta se quer fazer disquete de inicialização

IV - Ignore Verbose - Não fica mandando mensgans desnecessarias

Qualquer dúvida sempre utilizem /? na frente dos comandos.

Valeu pessoal,

-Darkout

msn: [email protected]

• 2 semanas depois...
Postado

Acho mais simples e rápido ter uma imagem em cd sistema uma partição de backup. Basta restaurar a imagem .gho...

falou!!!

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Luc2002br@08 jul 2004, 11:23

Volto a perguntar: fazer essa reinstalação sem formatação muda alguma coisa em termos de fragmentação do disco rígido?

Não. Para desfragmentar a partição só com um software desfagmentador.

Postado

Tenho uma pergunta meio *****, mas lá vai:

Como eu faço para criar um .bat? E como faço para usá-la?

Grato

Ercio Bamberg

Postado

Ai galera eu to querendo instalar no meu hd o windows 98 e windows xp

so que eu to com duvidas sobre o reinicio da maquina como eu vou poder escolher qual dos dois windows eu quero reiniciar

eu teria que por acaso fazer algum programa bat. ou então modifica o autoexec.bat e o config.sys

Se alguem puder me ajudar agradeço

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por ercio@15 jul 2004, 11:01

Tenho uma pergunta meio *****, mas lá vai:

Como eu faço para criar um .bat? E como faço para usá-la?

Grato

Ercio Bamberg

Um arquivo de lote (bacth file - .bat) pode ser feito a partir de qualquer editor de textos, Bloco de Notas por exemplo. Após a conclusão, basta salvar como xxx.bat onde "xxx" é o nome do seu arquivo.

Para executar um .BAT basta dar dois cliques (abrir o arquivo normalmente).

Abraços,

Fernando

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por sierra110@17 jul 2004, 21:05

Ai galera eu to querendo instalar no meu hd o windows 98 e windows xp

so que eu to com duvidas sobre o reinicio da maquina como eu vou poder escolher qual dos dois windows eu quero reiniciar

eu teria que por acaso fazer algum programa bat. ou então modifica o autoexec.bat e o config.sys

Se alguem puder me ajudar agradeço

Apenas instale o Windows 98 primeiro. Quando for instalar o XP, ele detectará o Windows 98 e criará uma tela de seleção de boot automaticamente.

Abraços,

Fernando

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!