Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Limitador de tensão 9,6v!!


marcosdepaula

Posts recomendados

Olá amigos , mais uma veiz , eu aqui pedindo algo , mais agora eu acho q é coisa simples..

tenho uma bateria 11,1v 14A e um motorsinho que não aguenta mais do que 9,6v, se passar disso , ele estraga..

preciso de um esqueminha para fazer um limitador de tensão , para não jogar todos esses 11,1v no motor .:D

(desprezando a corrente que o motor aguenta , ele aguenta mais do que a bateria pode fornecer)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se eu colocar diodos , elas vão esquentar de ++ , e resistores , vão diminuira Acorrente , uq eu não quero

a bateria fica sim nos 11,1v por quase 10min dando uma corrente de 9A eu disse 9A

´reciso só de limitar esses 11,1 para no maximo 9,6 , será q é tão impossovel assim?????????

obrigadoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mauricio , eu não entendo nada de nada em eletronica ,

para regular a tensão seria assim??? veja abaixo

esquemaza3.th.jpg

Tá certo o desenho.

Uqal o componente usaria em Q1 ??

2N3055

http://www.datasheetcatalog.net/pt/datasheets_pdf/2/N/3/0/2N3055.shtml

e qual resistor em R1 ??

470 ohms x 1/2W

para obter o resultado q quero , 9,6v..

Com um zener de 9V1, você vai ter 8,5V no emissor do transistor. Deve dar para o que você quer.

Mas, esse circuito precisa de um dissipador monstruoso no transistor, afinal, você vai consumir quase 100W.

O zener recomendado é o 1N4739A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se eu colocar diodos , elas vão esquentar de ++ , e resistores , vão diminuira Acorrente , uq eu não quero

a bateria fica sim nos 11,1v por quase 10min dando uma corrente de 9A eu disse 9A

´reciso só de limitar esses 11,1 para no maximo 9,6 , será q é tão impossovel assim?????????

obrigadoo

Ok

Se Você diz.

Estranho é como uma bateria de 800maH consegue isso , fornecer uma energia 2X superior e constante no tempo !!!!!

Veja alguma informação sobre essas baterias nestes sites :

http://www.flightpowerusa.com/index.asp?page=Technical/technicalArticles.asp

http://www.modelflight.com.au/flightpower.htm

Exemplo

"Lithium Polymer Batteries:

Voltages shown are "nominal" this means 3.7V per cell. In use, each cell will range between 4.2V and 3.0V in the charged and discharged states and will run somewhere between 3.0 and 3.7 V under load depending on the level of charge remaining and the Amp draw.

"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo o desenho.

Uqal o componente usaria em Q1 ??

2N3055

http://www.datasheetcatalog.net/pt/datasheets_pdf/2/N/3/0/2N3055.shtml

e qual resistor em R1 ??

470 ohms x 1/2W

para obter o resultado q quero , 9,6v..

Com um zener de 9V1, você vai ter 8,5V no emissor do transistor. Deve dar para o que você quer.

Mas, esse circuito precisa de um dissipador monstruoso no transistor, afinal, você vai consumir quase 100W.

O zener recomendado é o 1N4739A.

Maurício2006

Esse circuito não vai funcionar.

Mesmo que a bateria fornecesse 11,1V constante sendo a saída de 9,6 V daria um valor de Vce de 1,5V o que não é suficiente para o transistor funcionar correctamente.

(Vce sat= 3V para 10 A)

O ganho desse transistor para correntes de 10A é de 5 (HFE) logo a corrente de base fornecida com resistência de 470 ohm não seria suficiente.

Além disso a petência dissipada no transistor não seria a que indica .

Vce 1,5 V x 9A daria cerca 13,5 W e não 100 , isto claro se funcionasse.

A tensão Vbe (on) é maior que 1,5V neste transistor para esses níveis de corrente.

Isto é a tensão de base seria 11,1V logo = ao valor da tensão da bateria !!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou saje , tambm não tem como eu fazer um limitador de tensão que não nessesite de um dissipador grande....

é isso??

achei aqui em casa , 4 diodos com nome semikron Sk3/08 não consegui axar eles no

datasheetcatalog.net , eles são grandes e gordos , maisor diodo q ja vi.. 7mm de diametro e 1cm de comprimento , sera que eles podem me ajudar a diminuir a tensão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou saje , tambm não tem como eu fazer um limitador de tensão que não nessesite de um dissipador grande....

é isso??

achei aqui em casa , 4 diodos com nome semikron Sk3/08 não consegui axar eles no

datasheetcatalog.net , eles são grandes e gordos , maisor diodo q ja vi.. 7mm de diametro e 1cm de comprimento , sera que eles podem me ajudar a diminuir a tensão?

marcosdepaula

Antes de complicar faça o favor de medir a tensão correcta da bateria com uma carga de 9A.

Note que tem de ligar uma resistência de 1,2 ohm (100 W ) .

Veja aqui os Sk3/08

http://www.datasheetarchive.com/specsheet/SK3%2F08.html

V(RRM)(V) Rep.Pk.Rev. Voltage=800

I(RM) Max.(A) Reverse Current=100u

@V® (V)(Test Condition)=800

I(FSM) Max.(A) Pk.Fwd.Sur.Cur.=180

@t(w) (s) (Test Condition)=10m

V(FM) Max.(V) Forward Voltage=1.25

@I(FM) (A) (Test Condition)=10

@Temp. (?C) (Test Condition)=25

I(O) Max.(A) Output Current=1.9

@Temp (?C) (Test Condition)=45

Status=Discontinued

Package=Axial-9

Military=N

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta

a tensão cai para 6v com 9A sendo puxado ..

e agora ..

Pois mas atrás disse que aguerntava 11,1v por 10 minutos.

Essa bateria não vai servir para lhe fornacer essas corentes que deseja.

Pode sim fornecer picos de corrente elevados mas por tenpos curtos e mesmo assim tem de estar muito bem carregada e equalizada.

valeu , pela ajuda , mais nesse site , não tem o datasheet do Sk30/8

só tem do Sk3085 , que é um transistor , e não diodo..

marcosdepaula antes de fazer afirmações como essas deve ver bem.

Foi desse site que tirei essa informação .

Mas se quer o caminho todo aqui tem :

http://www.datasheetarchive.com/S-236.htm

E depois vai ver o SK3/08.

SK3/08 Silicon Rectifier

Semikron SK3/08 Datasheet

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

brigadão pessoal , a ajuda de vocês esta sendo inevitacel , ..:D

bem , ligando 4 diodos Sk30/08 consegui de 11,1V cair para 10V a bateria em serie com o conjunto de diodos... agora , só uma pergunta , se eu ligar o motor que vai puxar uns 9A .. os diodos vão aguentar numa boa , ou vai esquentar até derreter as soldas??

nãp consegui datasheet desse diodo , por isso a pergunta..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e se eu usar um L7809, sera que esquentaria muito?a não é para 1,5 A:mad: rsrsr

Tem de perceber que para ter um regulador linear a funcionar a tensão de entrada tem sempre de ser superior a tensão de saída .

Como a tensão na bateria baixa para 6V como quer com un regulador desse tipo conseguir 9,6 V ?

Não pode usar o lm7809 pelo que dissa acima e tambem porque a corrente é superior ao permitido.

Alem disso pesses circuitos precisam de cerca que a tensão de entrada seja cerca de 3V superior à saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taun inventando cada coisa :eek:

Que tipo de motor é esse que puxa 9A? Deve ser desses motores que pesan vários kilos né?

Acho que você está viajando na maionese... não tem jeito de existir um "motorsinho" que use 9.6V e 9A. Isso é loucura, meus motores de passo aqui usam 40V e 800mA e já ficam super quentes.

E essa bateria ai não serve pra fornecer 9A, pra essa corrente mesmo que só por 10 minutos você teria de usar uma bateria de carro.

Mas o que você pediu no primeiro post é um regulador de tensão linear e para essa corrente só será possível com um arranjo de reguladores e transistores.

Procura na internet o datasheet do regulador 7812, ele vem de fabrica para fornecer 12V e 1A, mas com um arranjo de transistores e resistores você pode transformar ele numa fonte de vários valores de tensão e corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!