Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD não é reconhecido e não lê disco de boot.


Bebete

Posts recomendados

Montei uma máquina com:

placa mãe ASUS P5GC-MX;

Pentium D c/ cooler;

Hd Western 160 Gb - sata;

Gravador DVD LG;

1Gb DDR2 PC 4200;

Monitor AOC 17".

Quando ligo p/ instalar o sistema operacional, acusa "CPU temperature error" e desliga. Coloquei a pasta entre os dois e conforme havia lido no fórum, mudei a posição do cooler. Apesar de achar que não tem influência já que é circular, ele não desligou e consegui chegar até a bios e desabilitei o "thermal control". Agora ele não desliga, mas a cpu tá trabalhando a +/- 75° C, vou procurar ver se o cooler deve ser trocado por um mais possante.

O problema é que tento instalar o XP e o HD não é reconhecido. O drive do cd é reconhecido, mas o cd não é lido e ele pede um disco de boot.

Para instalar o cd da placa mãe com os drivers tenho que ter o S.O. instalado primeiro?

O que devo fazer?

Aguardo a ajuda de vocês.

Um grande abraço.

Bebete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

d uma olhada nos cabos flat dos driver e olhe o jampeamentos dos meso ok?

acho que nao da pra ela errar em colocar os cabos do hd errado isso seria bem difícil ja que o hd dela e sata .

e jampeamento acho que também nao hein....... .

tenta ver na bios si o hd ta funfando e posta aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...O problema é que tento instalar o XP e o HD não é reconhecido. O drive do cd é reconhecido, mas o cd não é lido e ele pede um disco de boot.

Na bios só aparece o drive de dvd e está configurado para 1° boot. Não tenho outra placa mãe p/ testar e saber em quem está o defeito.

O hd vou testar em outra máquina,no final de semana.

Mas não dá p/ entender por que ele não lê o cd. O drive é reconhecido, funcionava em outro equipamento, e o cd está bom.

Um grade abraço,

Bebete.

acho que nao da pra ela errar em colocar os cabos do hd errado isso seria bem difícil ja que o hd dela e sata .

e jampeamento acho que também nao hein....... .

tenta ver na bios si o hd ta funfando e posta aqui.

Realmente as conexões estão certas, mas o hd sata precisa ser jumpeado??

Bebete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá bebete, vi e li teu problema eu vou te ajudar, faça o seguinte, com o computador desligado, resete a bios, ou seja, tire a bateriazinha que se encontra na placa-mãe, se não der certo me passa todas as características do teu hd (marca, modelo, tecnologias e inclusive se ele é realmente sata I ou sata II) verifique se no seu hd tem algum tipo de jumper e tente remover com o pc desligado é claro e tente ligar ele novamente e entre na bios, pois hd's satas não necessitam de jumper, se tiver pino, denomine para mim em que pinos estava fechando contato, vai lá garotão, não amarela não!! Que a gente vai resolver.

Bebete, dê uma olhada aqui:

NCQ (Native Command Queuing): o NCQ é tido como obrigatório no SATA II, mas é opcional no padrão SATA I. Trata-se de uma tecnologia que permite ao HD organizar as solicitações de gravação ou leitura de dados numa ordem que faz com que as cabeças se movimentem o mínimo possível, aumentando (pelo menos teoricamente) o desempenho do dispositivo e sua vida útil. Para usufruir dessa tecnologia, não só o HD tem que ser compatível com ela, mas também a placa-mãe, através de uma controladora apropriada. Se a placa-mãe é compatível com SATA, é possível que exista o suporte ao NCQ (é necessário consultar o manual da placa para ter certeza).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saladino, não achei, no manual da placa mãe que é ASUS P5GC-MX, qualquer referência a NCQ; não tem jumper no hd; é sata mas não sei dizer se I ou II; e o que tem escrito nele é:

Western Digital

wd1600aabs

wd caviar

drive parameters:

lba312581808

160.0 Gb

5vdc --- 0.65A

12vdc --- 0.41A

master/slave jumper not required for sata

jumpered pins 3 and 4 enable coloquei. (Só tem a informação, os pinos estão livres)

Tirei e recoloquei a bateria e continua a mesma coisa. Ela parece estar boa pois conservou as informações.

Para tirar as dúvidas tenho que verificar todas as conexões, já troquei o cabo sata e o de força, tá tudo funcionando.

Quanto ao cd que não é lido é um outro mistério.

Com o cabo vermelho o sata é o master, não é? Então o drive de dvd tem que ser jampeado p/ slave?

Agradeço muito a sua ajuda, estou desempregada e venho comprando os componentes aos poucos para ter um equipamento um pouco melhor. Realmente tem horas que cansa nadar contra a correnteza.

Um grande abraço,

Bebete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui!!! Como disse, se tudo está conectado certo, tem que ser feita uma verificação passo-a-passo, e com isso descobri a chave de comutação da tensão de 127v que estava ligada em 235v. Que esse post sirva para ajudar alguém.

Agradeço a força e espero contar com vocês sempre.

Um grande abraço,

Bebete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!