Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Esse é meu primeiro post aqui, apesar de usar o site há um bom tempo, principalmente há umas 3 semanas quando comprei meu novo equipamento.

A configuração é a seguinte:

MB Intel DQ35MP Executive

Core 2 Duo E4500 (2.2Ghz)

2x 1GB Kingston 800Mhz (em dual channel)

HD Samsung 250GB SATA II

DVD-RW LG SATA

Fonte 420W Reais

Teclado e Mouse USB

Eu que montei o micro, e apesar de ter passado uma dor de cabeça enorme na instalação do Windows XP (descobri depois de pesquisar muito que era necessário o CD com SP2 compilado por causa do PCI-E, o meu era SP1), agora a máquina está perfeita, estou muito satisfeito mesmo com o video onboard, sendo utilizada para trabalho.

Porém, ocorreu algo hoje que me assustou um pouco, ao ligar o PC ele congelou, ligaram todos os leds, coolers, monitor, etc., menos o "NumLock" do teclado (que acende ao iniciar o "splash" do setup) e a tela ficou preta com um "risquinho" branco no topo esquerdo, nem chegou no "splash" do setup. Não deu nenhum "bip", simplesmente para.

Deixei um tempo, e apertei reset. Então foi normal. Após algums horas, tive que reiniciar a máquina pelo windows e novamente o mesmo problema. Só que dessa vez apertei reset umas 4 vezes e nada. Desliguei, liguei e foi normal. Aí para testar, dei um reset no windows e o mesmo problema ocorreu, reiniciei no "botão" mais uma vez e entrou no windows. Ou seja, é algo aleatório.

Alguem tem alguma ideia de porque isso está ocorrendo?

Algumas informações que podem ajudar:

Desde o primeiro dia, achei muito esquisito o setup dessa placa, ele é muuuuiito lento para mudar de uma tela para outra, você aperta 2 ou 3 vezes a seta do teclado apra o lado e demooooora para passar de uma para outra. Mas até então pensei que era algo normal da BIOS. Outra coisa curiosa é que ao ligar o PC, ficam uns 5 ou 10 segundos sem sinal de vida, até que o monitor liga e começa o boot... também achei estranho mas parece que é normal.

As temperaturas e voltagens estão dentro da área "verde" do Desktop Utilities da Intel, sendo cerca de 40° para processador e MB, 80° para ICH e 70° para MCH, a unica tensão um pouco acima mas ainda no verde é a +3.3V que está em +3.43V.

O PC as vezes fica ligado por 3 ou 4 dias direto, o que acredito não deve ser problema uma vez que a placa inclusive é recomendada para servidores locais, que ficariam ligados sempre...

Quando não conseguia instalar o windows, usei o MEMTEST, ficou quase 6 horas de testes e perfeito, passou em tudo. Acredito então que as memórias estão ok.

Um detalhe importante: tem 2 HDs de 40GB cada IDE instalados que usei para backup. Estão ali há vários dias e não deram problema, mas achei o comportamento estranho pois apesar de o HD SATA ser o C: (pois o windows foi instalado nele) os IDE estão acima na sequencia. Eles estão como "Cable Select" no jumper. Pretendo deixar 1 deles pelo menos no PC, mas se isso estiver sendo uma possível causa de problemas vou remover os dois.

Também tinha um cabo USB de um celular plugado na placa, mas SEM O CELULAR, ou seja, teóricamente não deveria interferir em nada, certo? De qualquer forma removi ele.

Como disse, o funcionamento está perfeito, só esse problema ao ligar que me deixou preocupado.

Agradeço a todos que puderem dar alguma dica.

Valeu!!

:joia:

Postado

Opa, update: andei pesquisando sobre atualização de BIOS. Descobri que minha BIOS é a padrão, sem nenhuma atualização.

Nesse link, tem todo o histórico de updates da BIOS:

http://downloadmirror.intel.com/15860/ENG/JO_0882_ReleaseNotes.pdf

Logo na primeira atualização (la no final do documento) tem isso:

"Flashing a large BMP Logo caused inability to reflash and

possibly not boot."

Se eu entendi bem pode estar relacionado ao problema citado no tópico, certo?

A pergunta que fica é: fiquei sabendo que atualizar a BIOS pode ser fatal e inutilizar a placa mãe. Vi todos os procedimentos de como atualizar aqui no forum e no site da Intel, parece simples, mas ao mesmo tempo estou com receio. Será que posso ter algum problema em acabar com a placa mãe??

E também é melhor atualizar simplesmente para a versão que tem a possivel solução para o BUG ou já atualizar direto para a versão mais recente? A mais recente provavelmente já deve ter todas as anteriores incorporadas, certo?

Valeu e desculpa a ignorância, nunca fiz isso.

Postado

Update 2: andei pensando também se poderia ser a fonte... eu comprei ela a parte, uma PSN-455S2 - C3TECH e tirei a original do gabinete... ela é de 430W reais, será que pode não estar aguentando os 3 HDs (1 SATA e 2 IDE)??

E se não aguentasse, deveria dar pau no Windows também, não apenas ao ligar, correto?

Putz, se alguem tiver alguma dica aê agradeço (já estou até falando sozinho aqui no fórum.. hehehe...).

Valeu!!

Postado

Olá Alex...você não esta falando sozinho...estou na mesma que você.

Adquiri esta mesma placa e com o mesmo defeito.

A minha placa liga 2x - dizem que a primeira é seria um sistema de segurança.

Ela também demora muito no Boot, principalmente para dar o sinal de video, em torno de 15s...e por ai vai.

Percebi que de vez enquando não dava boot, e parava nessa mesma tela que você disse acima, somente com esse riqueinho branco, percebi tb que as vx que dava isso era quando eu reiniciava com um pendrive acoplado ao micro, talvez fosse ele procurando boot no pendrive.

Vamos trocando ideias e tentar resolver nossos problemas...

Quanto a atualização da Bios, nunca fiz, por isso fico com um pé atras.

falou

• Administrador
Postado

A bios dessa placa mãe, tem que ser atualizada... Porém, é preferível, verificar esses travamentos, antes de efetuar essa atualização...

Postado

Opa, fala Riv! É bom ver que tem mais gente com mesmo equipamento mas infelizmente com mesmo problema. Vamos ver o que da pra fazer.. não sei no seu caso, mas no meu apenas na hora do boot tem esse problema (alias antes do boot né..), quando está no windows fica perfeito, tudo rápido, sem travamentos, uma maravilha.

Rayke, o jeito é atualizar mesmo a bios... vou ver se faço isso nesse fim de semana, mas fiquei preocupado por ter visto gente perdendo a placa mãe ao atualizar a bios.

Vou postar abaixo uma resposta que recebi da Intel quando questionei o problema, pelo jeito é isso mesmo, o básico, ver se os componentes estão ok e atualizar bios:

Thank you for contacting Intel® Technical Support.

We understand you are having freezing problems during boot up.

Here are our recommendations:

1. Unplug the power cord, remove all non-basic components, connect the power cord back in and try to boot up the system. If problem does not take place, try installing the other components one at the time until you find out which is the conflicting one.

Note: A basic computer configuration would consist of the following: keyboard, mouse, processor, memory, hard drive, CD-ROM, floppy drive, video card, and monitor. No other add-in should be installed.

2. If the problem continues, then, remove the RTC (Real Time Clock) battery and leave it out for 20 minutes. After this period of time, insert the battery back in and turn the system back on; if it displays POST messages, go into BIOS Setup Utility by pressing <F2> during the boot process. Once in the BIOS setup utility, press <F9> to restore BIOS default settings. Reset any customized BIOS settings. Clear all DMI event logs, which are located in the Advanced/Event Log Configuration section of the BIOS Setup utility. Press <F10> to save the new settings and reboot the system.

3. Test with a different power supply with at least 450 watts.

4. Please review the following website:

http://www.intel.com/support/motherboards/desktop/sb/CS-010254.htm#slowboot

5. If the issue persists, update your motherboard BIOS.

The latest BIOS version can be downloaded from the following web site:

http://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?agr=N&Inst=Yes&ProductID=2784&DwnldID=15860&strOSs=44&OSFullName=Windows*%20XP%20Professional〈=eng==

Please be sure to read and follow all accompanying instructions, which can be found at this link:

http://developer.intel.com/support/motherboards/desktop/sb/CS-022312.htm

• mês depois...
  • mês depois...
Postado
Estou com a mesma placa e os mesmos problemas, voce atualizaram a BIOS? Resloveram o problema?

Estou há quase 3 meses com a mesma MOBO (DQ35MP) e o processador Q6600 e tenho desligamentos constantes.

Já reinstalei o Vista Ultimate que tenho nas versões 32 e 64 e o problema persiste acho que vou enviar a placa e o processador para trocar na Intel pois não sei mais o que fazer.

Postado
Pessoal,

Esse é meu primeiro post aqui, apesar de usar o site há um bom tempo, principalmente há umas 3 semanas quando comprei meu novo equipamento.

HD Samsung 250GB SATA II

DVD-RW LG SATA

Fonte 420W Reais

Teclado e Mouse USB

Eu que montei o micro, e apesar de ter passado uma dor de cabeça enorme na instalação do Windows XP (descobri depois de pesquisar muito que era necessário o CD com SP2 compilado por causa do PCI-E, o meu era SP1), agora a máquina está perfeita, estou muito satisfeito mesmo com o video onboard, sendo utilizada para trabalho.

Porém, ocorreu algo hoje que me assustou um pouco, ao ligar o PC ele congelou, ligaram todos os leds, coolers, monitor, etc., menos o "NumLock" do teclado (que acende ao iniciar o "splash" do setup) e a tela ficou preta com um "risquinho" branco no topo esquerdo, nem chegou no "splash" do setup. Não deu nenhum "bip", simplesmente para.

Deixei um tempo, e apertei reset. Então foi normal. Após algums horas, tive que reiniciar a máquina pelo windows e novamente o mesmo problema. Só que dessa vez apertei reset umas 4 vezes e nada. Desliguei, liguei e foi normal. Aí para testar, dei um reset no windows e o mesmo problema ocorreu, reiniciei no "botão" mais uma vez e entrou no windows. Ou seja, é algo aleatório.

Desde o primeiro dia, achei muito esquisito o setup dessa placa, ele é muuuuiito lento para mudar de uma tela para outra, você aperta 2 ou 3 vezes a seta do teclado apra o lado e demooooora para passar de uma para outra. Mas até então pensei que era algo normal da BIOS. Outra coisa curiosa é que ao ligar o PC, ficam uns 5 ou 10 segundos sem sinal de vida, até que o monitor liga e começa o boot... também achei estranho mas parece que é normal.

As temperaturas e voltagens estão dentro da área "verde" do Desktop Utilities da Intel, sendo cerca de 40° para processador e MB, 80° para ICH e 70° para MCH, a unica tensão um pouco acima mas ainda no verde é a +3.3V que está em +3.43V.

O PC as vezes fica ligado por 3 ou 4 dias direto, o que acredito não deve ser problema uma vez que a placa inclusive é recomendada para servidores locais, que ficariam ligados sempre...

Quando não conseguia instalar o windows, usei o MEMTEST, ficou quase 6 horas de testes e perfeito, passou em tudo. Acredito então que as memórias estão ok.

Um detalhe importante: tem 2 HDs de 40GB cada IDE instalados que usei para backup. Estão ali há vários dias e não deram problema, mas achei o comportamento estranho pois apesar de o HD SATA ser o C: (pois o windows foi instalado nele) os IDE estão acima na sequencia. Eles estão como "Cable Select" no jumper. Pretendo deixar 1 deles pelo menos no PC, mas se isso estiver sendo uma possível causa de problemas vou remover os dois.

Também tinha um cabo USB de um celular plugado na placa, mas SEM O CELULAR, ou seja, teóricamente não deveria interferir em nada, certo? De qualquer forma removi ele.

Como disse, o funcionamento está perfeito, só esse problema ao ligar que me deixou preocupado.

Valeu!!

Oi alexx, Tente iniciar sua Máquina sem o mouse. talvez resouva o seu problema. Estava na mesma situaçâo troquei o mouse por outro e ficou tudo ok.

Postado

Galera depois de 3 meses enfrentando problemas de desligamento em pleno funcionamento desta placa troquei a mesma pela DP35DPM e estou muito satisfeito. Perdi as funcionalidades de TPM e Gerenciamento remoto porém meu micro está completamente estável.

A configuração é a mesma acrescentando duas portar firewire e sem interface gráfica onboard o que deixa a arquitetura mais otimizada.

Desejo sorte a vocês!!

• 5 anos depois...
Postado

@Alexx Ares

@Riv78

@Dj Rayke

@hajvirtual

@PIPO70

@Hobert

Desculpem desenterrar um tópico tão antigo assim, até imagino que muitos de vocês nem devem possuir mais esta placa mãe, mas encontrei a solução para o problema apresentado.

Recentemente fiz algumas trocas de peças e juntei essa placa mãe Intel Desktop Board DQ35MP E e um processador Core2Duo E8400 3.0Ghz e o problema relatado por você Alexx Ares apareceu. O equipamento em questão servirá para um pequeno servidor em minha rede interna, já que a configuração é razoável, a placa mãe tem suporte para até 8GB de RAM e tbem possui Raid.

O problema descrito pelo Alexx Ares foi o mesmo encontrado por mim, e consegui resolver o problema da seguinte forma:

- Realoquei o jumper de forma a possibilitar o acesso ao SETUP da placa, desabilitando logo em seguida 1 dos núcleos (Alterando a opção existente na placa mãe);

- acessei o site da Intel (link: https://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?agr=Y&DwnldID=15250〈=por ) fiz o download da atualização do BIOS 0733 [JOQ3510J.86A] (em .ISO, facilitando assim a atualização, pois é só gravar um CD e rebootar );

- Grave essa ISO em um CD;

OBS: Como já tinha atualizado a BIOS para a versão mais nova disponível no site, a simples operação de downgrade da BIOS não funcionou. Um erro ocorreu ao concluir o processo. Devido a isso tive que executar a seguinte operação para realizar o downgrade. Remova o jumper da CMOS possibilitando assim o upgrade/downgrade da BIOS. (para mais informações vide http://www.intel.com/support/pt/motherboards/desktop/sb/cs-023360.htm#cd )

- Faça a atualização da BIOS (vide link http://www.intel.com/support/pt/motherboards/desktop/sb/cs-023360.htm#cd )

- Após a conclusão rebootar o PC e recolocar o Jumper na posição normal.

OBS: Todas as outras opções de atualização de BIOS disponíveis (principalmente as mais novas) não funcionaram para mim. Após a atualização para esta versão 0733, a navegação no setup e os problemas de congelamento de tela ao ligar com processadores dualcore, core2duo e quad foram solucionados. Vale ressaltar que com o processador Celeron 430 (1.8Ghz e SingleCore) este problema não ocorreu, levando a crer que o problema encontra-se apenas com processadores multi-core, por isso desabilitando a opção do setup, que possibilita o acesso a mais de um núcleo, o equipamento iniciar normalmente, possibilitando até mesmo o update da BIOS.

Mesmo após tanto tempo da abertura do tópico, achei interessante ressuscitá-lo porque este é um problema que deve ter ocorrido com outras pessoas.

Agora sim o equipamento com 8GB DDR2 vai rodar redondo o meu Debian :)

Até mais !!!

Paulinho Linux

Pessoal,

HD Samsung 250GB SATA II

DVD-RW LG SATA

Fonte 420W Reais

Teclado e Mouse USB

Valeu!!

Postado

Paulinho,

Que bom que conseguiu!

A minha, depois de quase 5 anos ligada 24 horas, passando por várias quedas de luz, sem no-break e com estabilizador meia boca, finalmente estourou os capacitores ao lado do socket do processador... estavam inflados, cheio de fuligem (fora o pó normal) e parou de ligar (começou esquentando demais, alguns resets automáticos, cooler "gritando"... até que parou de vez, desmontei, limpei, mas ao ligar saiu fumaça dos capacitores e cheiro de queimado).

Troquei por uma placa mãe beem meia boca, da SempToshiba / Itaútec (que se pá era usada... mas me "garantiram" ser nova...) e uma fonte nova também fraquinha só para aproveitar por um tempo as peças (processador, memória e HDs e winXP...) e logo comprar um bem mais atual que o bom e velho core2duo (que dá conta do recado até hoje!) com tudo novo e "top".

:lol:

• 6 anos depois...
Postado
Em 17/09/2013 às 22:49, paulinholinux disse:

@Alexx Ares

@Riv78

@Dj Rayke

@hajvirtual

@PIPO70

@Hobert

Desculpem desenterrar um tópico tão antigo assim, até imagino que muitos de vocês nem devem possuir mais esta placa-mãe, mas encontrei a solução para o problema apresentado.

Recentemente fiz algumas trocas de peças e juntei essa placa-mãe Intel Desktop Board DQ35MP E e um processador Core2Duo E8400 3.0Ghz e o problema relatado por você Alexx Ares apareceu. O equipamento em questão servirá para um pequeno servidor em minha rede interna, já que a configuração é razoável, a placa-mãe tem suporte para até 8GB de RAM e tbem possui Raid.

O problema descrito pelo Alexx Ares foi o mesmo encontrado por mim, e consegui resolver o problema da seguinte forma:

- Realoquei o jumper de forma a possibilitar o acesso ao SETUP da placa, desabilitando logo em seguida 1 dos núcleos (Alterando a opção existente na placa-mãe);

- acessei o site da Intel (link: https://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?agr=Y&DwnldID=15250〈=por ) fiz o download da atualização do BIOS 0733 [JOQ3510J.86A] (em .ISO, facilitando assim a atualização, pois é só gravar um CD e rebootar );

OBS: Como já tinha atualizado a BIOS para a versão mais nova disponível no site, a simples operação de downgrade da BIOS não funcionou. Um erro ocorreu ao concluir o processo. Devido a isso tive que executar a seguinte operação para realizar o downgrade. Remova o jumper da CMOS possibilitando assim o upgrade/downgrade da BIOS. (para mais informações vide http://www.intel.com/support/pt/motherboards/desktop/sb/cs-023360.htm#cd )

- Faça a atualização da BIOS (vide link http://www.intel.com/support/pt/motherboards/desktop/sb/cs-023360.htm#cd )

OBS: Todas as outras opções de atualização de BIOS disponíveis (principalmente as mais novas) não funcionaram para mim. Após a atualização para esta versão 0733, a navegação no setup e os problemas de congelamento de tela ao ligar com processadores dualcore, core2duo e quad foram solucionados. Vale ressaltar que com o processador Celeron 430 (1.8Ghz e SingleCore) este problema não ocorreu, levando a crer que o problema encontra-se apenas com processadores multi-core, por isso desabilitando a opção do setup, que possibilita o acesso a mais de um núcleo, o equipamento iniciar normalmente, possibilitando até mesmo o update da BIOS.

Mesmo após tanto tempo da abertura do tópico, achei interessante ressuscitá-lo porque este é um problema que deve ter ocorrido com outras pessoas.

Até mais !!!

Paulinho Linux

Em 17/09/2013 às 22:49, paulinholinux disse:

@Alexx Ares

@Riv78

@Dj Rayke

@hajvirtual

@PIPO70

@Hobert

Desculpem desenterrar um tópico tão antigo assim, até imagino que muitos de vocês nem devem possuir mais esta placa-mãe, mas encontrei a solução para o problema apresentado.

Recentemente fiz algumas trocas de peças e juntei essa placa-mãe Intel Desktop Board DQ35MP E e um processador Core2Duo E8400 3.0Ghz e o problema relatado por você Alexx Ares apareceu. O equipamento em questão servirá para um pequeno servidor em minha rede interna, já que a configuração é razoável, a placa-mãe tem suporte para até 8GB de RAM e tbem possui Raid.

- Realoquei o jumper de forma a possibilitar o acesso ao SETUP da placa, desabilitando logo em seguida 1 dos núcleos (Alterando a opção existente na placa-mãe);

Até mais !!!

Paulinho Linux

Alguém saberia me informar onde consigo a ISO do 0733?

• 2 semanas depois...
Postado
Em 05/12/2019 às 11:50, neopicolinux disse:

Alguém saberia me informar onde consigo a ISO do 0733?

@neopicolinux acho que sua busca vai ser bem difícil, pois na sexta-feira (22/11), a Intel fez uma limpa no seu site oficial, removendo todos os arquivos de drivers e BIOS mais antigas. Veja a matéria aqui: https://canaltech.com.br/software/intel-fara-limpa-em-seu-servidor-de-drivers-na-sexta-feira-22-155899/

infelizmente não tenho mais essa placa (se não me engano usei ela ela+processador+mem em um rolo por outros componentes de hardware que precisava ) 

Espero que consiga encontrar o arquivo.

até mais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...