Ir ao conteúdo

Problemas com Estabilizador

mat_e_us

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, bom, estou com um problema no meu estabilizador. Há alguns meses eu mudei meu computador de lugar, e com isso o estabilizador começou a apresentar alguns problemas, ele fica "fazendo um barulho esquisito" por alguns minutos e depois para... depois começa de novo. Eu pensei que pudesse ser mal contato da tomada, ou no próprio estabilizador mesmo, mas confesso que sou um completo leigo no assunto. Se algum tiver alguma ideia de algo que possa ajudar agradeceria muito. ^_^

Postado

É como "clicks" , tipo "TEC TEC".

A entrada é de 115V~127V e a saída é de 115V

300VA e 60hz. Não estou fazendo uso de todas as entradas, só 3 de 5.

Obrigado aos que responderam!

Postado

Ah, esses click são normais,todo estabilizador faz isso,isso acontece quando tem uma queda de força ou aumento,o estabilizador fica chaveando para regular a tensão,ai faz esses tlec tlec......Falou.

Postado

aqui na minha casa de manhã, meu estabilizador parece uma metralhadora.Isso é normal quando tem variações na rede eletrica.

O que faz esses barulhos são os relés q tem dentro do estabilizador,eles ficam chaveando para manter a energia em 110 e fica estalando.

falou.

Postado

Quer solucionar seu problema ?

É só rancar esse estabilizador daí ;)

Estabilizador não é necessário, se quer proteção mesmo invista em DPS e bons filtros de linha.

Postado

Esses clicks são as maiores críticas em cima do estabilizador pelos simples fatos:

A faixa de trabalho do estabilizador, na qual ele regula a tensão de saída, é a mesma ou as vezes até menor do que a tolerância de uma fonte comum de PC, TV, DVD... Fontes que trabalham automaticamente de 100-240V então nem se fala! Nenhum estabilizador consegue trabalhar nessa faixa ai mantendo uma saida sem variações. Os novos da nova norma até conseguem, mas é preciso tirar e colocar da tomada pra eles reconhecerem a faixa 220V e a faixa 110V.

Depois do que foi dito acima vem a distorção na onda que esses clicks causam. À cada click metade da onda elétrica sofre quase um micro-corte de energia. A fonte só não desliga porque ela tolera esses micro-cortes muito bem. Mas se eles não tão fazendo nada de realmente de útil, pra que fazê-los?

Nessa parte qualquer estabilizador não serve de nada pra proteger. O importante é o filtro de linha integrado e proteção anti-surto, mesmo que básicos, mas sempre é desejável que essa linha seja o melhor dimensionada possível, já que é 1000x mais importante que a estabilização de tensão em si.

Pra quem não sabe, quem faz a estabilização da fonte é ela mesma! Afinal você tem saidas de 3.3, 12, 5V e outras que não devem variar mais do que 5% e o estabilizador deixa que a entrada varie até 6% numa faixa limitada de tensão de entrada. A fonte mantem esses 5% com variações de 80-140V numa boa, pra um valor nominal de entrada de 115V.

Postado

Acho que entendi um pouco. Como disse sou um completo desinformado. Obrigado pela ajuda :)

Então eu posso por meu computador pra funcionar mesmo sem o estabilizador, sem correr riscos? Já que a própria fonte faz a estabilização da tensão?

Postado

Correto,pode colocar sem medo.

Se quiser,compre um bom filtro de linha para ficar protegido de surtos na rede eletrica.falou

Postado
Acho que entendi um pouco. Como disse sou um completo desinformado. Obrigado pela ajuda :)

Então eu posso por meu computador pra funcionar mesmo sem o estabilizador, sem correr riscos? Já que a própria fonte faz a estabilização da tensão?

Olhe antes bem qual é a tensão da sua casa e regule sua fonte com ela.

Já teve casos de pessoas que na casa era 220V e usava estabilizador com a fonte em 110 e depois ligou direto e a fonte explodiu.

Veja isso certinho aí ;)

Postado

Você pode ligar o pc direto na tomada que ele vai funcionar, mas cuidado com a tensão (tensão) da tomada.

Mas o recomendado é usar um filtro de linha de boa qualidade para garantir a proteção do seu pc. Cuidado com filtros muito baratos, na maioria das vezes eles não tem boa capacidade de proteção.

Recomendo filtros da APC, como esse http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P7T, mas cuidado, esse filtro (e todos os outros da APC que são vendidos no Brasil) funcionam APENAS em 110V.

Se a tensão da usa residencia for 220v, você deve usar outros modelos de filtros, no momento não sei nenhum para recomendar, mas se for o seu caso, avise que os colegas do forum recomendarão um para você.

PS: Um filtro desses oferece muito mais proteção que qualquer estabilizador poderia oferecer.

Leonardo Hartmann

[email protected]

Postado

Sim mat_e_us, mas é recomendado nem que seja um filtro simples com varistor + fusivel, já que alguns estabilizadores constumam vir com varistor + fusivel e isso ai que da a proteção maior. Mas uma proteção mais completa é recomendavel, com varistores multiplos, capacitores, bobinas indutoras, etc. Se ai for 110-127V, recomendo você comprar filtro da APC - www.atera.com.br

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!