Ir ao conteúdo

Controle PWM para LED RGB

Gelson10

Posts recomendados

Postado

Estou tentando fazer um controlador pwm com PIC 16f628 mas, não estou conseguindo,:mad: tentei os destes sites:

http://tobe.nimio.info/rgb_mood_light.php

http://www.electronics-lab.com/projects/games/005/index.html

Não dá resultado não funciona. pego o arquivo em HEX, uso o Mplab o gravador e McFlash. Se uso outro arquivo que tenho para outra aplicação funciona:wacko:, o que não funciona são esses ou eu estou errando alguma coisa. Não sou bom em programar PIC.

Preciso de um que funcione se alguém conhece ou já fez, to precisando.

Postado

Testo no protoboard, as vezes pisca rápido, outras só acende.

Gravo e regravo nada muda, teve uma vez que tirei dos terminais RB6 e RB7 os resistores e coloquei um capacitor, os leds começaram a piscar lentamente. Aí não sei se estou configurando os bits corretamente, mas, já testei tudo.

Preciso de um que funcione ou alguém que saiba fazer esses funcionarem.

Postado

use o programa pic-basic e faça o programa em basic. Em geral eu uso o PWM para fazer teste de PICs para verificar se todas as portas estão OK.

sugiro que você use um driver nos leds, coisa simples.

O capacitor ele iria carregar enquanto há sinal e descarregar quando não há, tentando assim segurar a tensão na linha... sugiro apenas se você quer transformar sua saída PWM em uma saída de tensão regulada de 0 à 5 V.

Postado

Estou fazendo conforme o circuito sugerido. Programar não é meu forte. Por isso estou procurando uma rotina pronta, nesse sites parece tão fácil. Pego o arquivo em HEX e gravo.

Este é um que tentei

Schematic_th.gif

O outro

electronic_circuit_thumbnail.jpg

São muito parecidos.

Será que alguém poderia testa-los?

Ou sugerir um que funcione?

Postado
Testo no protoboard, as vezes pisca rápido, outras só acende.

Gravo e regravo nada muda, teve uma vez que tirei dos terminais RB6 e RB7 os resistores e coloquei um capacitor, os leds começaram a piscar lentamente. Aí não sei se estou configurando os bits corretamente, mas, já testei tudo.

Preciso de um que funcione ou alguém que saiba fazer esses funcionarem.

Mas, não vai nada ligado nos pinos RB6 e RB7.

Qual a tensão de alimentação que você está usando?

Eu tenho este PIC e vou testar este circuito no protoboard.

Aguarde...

• Membro VIP
Postado

Na programação do PIC não posso falar nada, já do seu 2° esquema posso dizer algo:

Com 5V você não vai acender nem 2 LEDs em série, ainda mais usando um NPN em coletor comum. Inicialmente tente apenas com 1 LED, depois você pode mudar a configuração do transistor para EMISSOR COMUM (emissor ao GND) e alimentar só os LEDs com 12V ou mais.

Postado

Testei o circuito dos LEDs em série.

Também não achei correto o esquema de ligação dos LEDs.

Liguei apenas 1 LED de cada cor, cada um com um transistor BC548 em emissor comum.

Na hora de gravar, no IC-Prog, na configuração do oscilador, selecionei IntRC I/O, pois, os pinos 15 e 16 são usados como entrada.

Liguei o circuito e os LEDs ficam acesos, porém, não variam o brilho.

Se não me engano, eles estão piscando muito rápido, (quase no limite do olho) ou seja, estão sendo alimentados por um sinal PWM, mas, falta eles variarem o brilho.

Mesmo ligando as chaves nada ocorre.

Estou partindo agora para o teste do outro circuito.

Postado

É justamente isso que ocorre.

Ficam acesos sem variação perceptível.

Sobre os leds realmente só estou usando um em cada transistor.

Ops coloquei errado o certo era RA6 e RA7 (term... 15 e 16)

Postado

Acabei de testar o programa do 2º link (o do electronicslab).

O programa deste segundo é diferente do outro, mas, também não funcionou.

O comportamento é o mesmo. Os LEDs ficam acesos direto.

Se ligar as chaves, eles chegam a piscar, mas, é de forma aleatória.

Não funciona mesmo. :(

Estou testando com o PIC16F628A.

Se o programa estivesse em assembly, eu poderia analisar, mas, esta linguagem JAL eu não manjo.

Ou tem algum erro no programa ou não funciona com o PIC16F628A.

Postado

Eu estava procurando algo para fazer com PIC e acho que encontrei :wub:

Vou desenvolver meu próprio programa, em assembly, para esta função.

Pode demorar vários dias, pois, minhas férias estão terminando no dia 30 e depois, somente nas raras horas de folga.:huh:

Achei outro site do mesmo autor, ele diz que mudou a programação.

http://tobe.nimio.info/led_mood_lamp.php

Parece que as pessoas lá no site que montaram também não estão conseguindo.

vou testar esse outro.

Opa, vou testar aqui também.

O programa deste último link é o mesmo do do 2º link.

Comparei eles no ICProg

Postado

Uso o Mplab. com o McFlash. Percebo quando testo o primeiro Programa na placa McLab os leds fazem uma variação. Mas na placa é usado um cristal de 4MHz.

Penso que o program está configurado para tal. E não para oscilador interno, ou falei bobeira.

Postado
Uso o Mplab. com o McFlash. Percebo quando testo o primeiro Programa na placa McLab os leds fazem uma variação. Mas na placa é usado um cristal de 4MHz.

Penso que o program está configurado para tal. E não para oscilador interno, ou falei bobeira.

Mas, se fosse para usar cristal, ele constaria no esquema e seria ligado nos pinos 15 e 16.

Você define no momento da gravação se vai usar oscilador interno ou externo.

Postado

Descobri o o que está acontecendo.

Penso que é uma pegadinha do cara:

Como eu tinha notado que na placa do McLab os leds dependendo da configuração do bits na hora de gravar faziam os leds oscilarem. Mas oscilavam os leds dos terminas RB4, RB5, RB6 (10, 11, 12). No esquema esta RB1, RB2, RB3 (7, 8, 9). Então liguei esses terminais aos transistores com resistores de 680R, e os terminais RA2 e RA4 MCLR (1,4) ao nivel alto (RA4 que também não tem no esquema), e os terminais 15 e 16 e 18 ao terra.

Aí sim funcionou da maneira que estava procurando.

Agora eu pergunto será que o cara fez isso pra pegar bobo?

Postado

Se ele fez isto de propósito é lamentável.

Enganar assim as pessoas. :mad:

Se você não dispusesse desta placa com LEDs em todas as saídas, não teria tido como perceber o esquema verdadeiro.

Postado

No site dele tem pessoa questionando o não funcionamento.

Bom, por acaso descobri, mas aquelas chaves não tem função a não ser a RA1. Ficou legal estou usando a princípio um led rgb de 1W.

Valeu!!!!

Postado

Eu montei essa luminaria, ficou bem legal. Eu segui o comentario do usário dr.raghu falando para ligar ao invés do 10,11 e 12 no 7,8 e 9. Outra coisa é colocar os leds todos em paralelo e recalcular o resistor que vai ser usado.

Gelson10 onde você comprou o LEDs rgb, to procurando uns para melhorar a luminária.

• 3 anos depois...
Postado

Olá pessoal.

Vi a discussão do Gelson e tentei os mesmos procedimentos.

Uma dúvida que vi é a respeito da modificação

e os terminais RA2 e RA4 MCLR (1,4) (como está na resposta)

MCRL não é o pino 5???

Outra dúvida.... Aquela chave dip??? Se as ligações foram modificadas, como aciono os leds?

Grato e desculpe se falei alguma coisa errada.

Malereis

Postado

Olá amigos.

Vi uma discussão de 2 membros sobre o controle do led RGB através do PIC 16F628.

Tentei o que vi na discussão, mas sem resultado.

Preciso controlar as cores, manualmente, de modo a ter o espectro da combinação dessas 3 cores do led RGB.

Parece que há algo estranho no esquema que o pessoal baixou.

Como se controla esses leds?

Vi o código fonte e no PortA, tem 2 botões para cada cor, de incremento e decremento do PWM.

Mas e as saídas para os terminais do led?????

Se alguma santa alma puder enviar o esquema e o código correto, agradeço a força.

Grde abraço

Malereis

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!