Ir ao conteúdo

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado

Então não preciso ALARGAR os buracos ? nem os laterais, nem o traseiro ?

Porque meio que comecei a alargar o de trás ;/ , mas nada que não de pra consertar dando um desgaste... deixo em 10,5 cm as medidas mesmo ?

Vou postar as fotos amanhã ! (Não pintei a parte traseira como o Pistolao disse pintar, fica bom ? tem alguma foto ae ? Mas a parte 'vermelha tosca' se foi ! Fiquei feliz.

AUEHAUEHAEUHAE

Postado

Opa, fico no aguardo das fotos então!

E valeu por responder minha pergunta tosca, lord paladin. Agora to mais tranquilo </hipocondria> :lol:

Seguinte, gente. Tava lendo o review do coolermaster e notei no tópico gente reclamando que ele em alguns casos vibra bastante.

Li também a recomendação do Pistolão pra usar borracha de escola e fita adesiva pra evitar isso, mas, sinceramente, não entendi direito como fazer nenhuma das duas coisas. :P

Será que dava pra postar uma imagem de exemplo ou mesmo uma figurazinha feita no paint brush pra eu ter uma ideía de onde enfiar as borrachas e/ou fita?

Valeu XD

Postado

Carpa:

Esquenta não. ou melhor esquenta voce sim, mas não precisa se preocupar, o máximo que eu já ouvi falar é de algumas placas de circuitos da marca DFI que eram feitas de material que deixava voce estéril, coitada das bolinhas, mas somente em caso de contato direto, ou seja ingestão ou contato atraves da pele... fora isso não precisa se preocupar com o ar...

E sobre as borrachas é simples, é só voce cortar finas tiras com estilete, e fazer um buraco para passar o parafuso do fan no meio, e ai voce parafusa colocando essa tira de borracha entre a superfície do gabinete e o fan... ou voce pode comprar fita dupla face de espuma, que é tipo uma borracha com adesivo dos 2 lados... e ainda, voce pode comprar em casas de material de construção arruelas de silicone ou de borracha...

Rotieh:

qualquer coisa entre 110mm e 118mm está ótimo, se voce quiser alargar de 105mm para 110mm pode, mas sinceramente, não precisa não...

Postado
Carpa:

Esquenta não. ou melhor esquenta voce sim, mas não precisa se preocupar, o máximo que eu já ouvi falar é de algumas placas de circuitos da marca DFI que eram feitas de material que deixava voce estéril, coitada das bolinhas, mas somente em caso de contato direto, ou seja ingestão ou contato atraves da pele... fora isso não precisa se preocupar com o ar...

E sobre as borrachas é simples, é só voce cortar finas tiras com estilete, e fazer um buraco para passar o parafuso do fan no meio, e ai voce parafusa colocando essa tira de borracha entre a superfície do gabinete e o fan... ou voce pode comprar fita dupla face de espuma, que é tipo uma borracha com adesivo dos 2 lados... e ainda, voce pode comprar em casas de material de construção arruelas de silicone ou de borracha...

Nossa, agora você me animou com esse negócio das bolas XD

Enfim, é mais ou menos assim, Pistolão: (sim, eu tô à toa :D):

borrachaparacooleror0.jpg

Preto = Gabinete

Azul = Cooler

Rosa = Borracha da Barbie

Listrado = Grelha

Cinza = Parafuso

Bom, se essa minah obra de arte feita de qualquer jeito em 5 min (XD) estiver certa, o parafuso precisa ser bem grande pra perfurar, grelha, gabinete, boracha e cooler, não?

Qual a profundidade recomendada pra borracha da barbie anti-vibração?

Valeu.

• Membro VIP
Postado

No meu caso montar é mais rápido que desenhar, sou uma negação em desenho. :D

E você falou uma coisa interessante, pois os parafusos que normalmente vêm com os fans ou grills são pequenos, então você teria que colocar uma tirinha de nada da sua poderosa borracha da Barbie... não adianta colocar borracha e ficar com os parafusos frouxos, vai vibrar...

Postado
sou uma negação em desenho. :D

Caso você não tenha percebido pela "obra de arte" acima, eu também sou. hahahahahaah. :D

E você falou uma coisa interessante, pois os parafusos que normalmente vêm com os fans ou grills são pequenos, então você teria que colocar uma tirinha de nada da sua poderosa borracha da Barbie... não adianta colocar borracha e ficar com os parafusos frouxos, vai vibrar...

É, parece complicado. Principalmente em cima, onde tem que passar ainda por uma grelha extra. Será que da pra comprar parafusos maiores?

O negócio da fita também é uma opção, mas eu já li e rile ele umas 10 vezes e continuo não entendendo onde eu ponho a fita. É pra colar ela no gabinete e pregar o cooler em cima? Ou é pra pregar o cooler com a fita?

tava vendo de comprar o Clone Ferrari, que pra mim sai R$118,00 com frete.

mas navegando achei o novo modelo da casemall, o R120 que sai por R$218,00 ja com frete tambem.

gostei muito do R120, gostaria de saber se compensa os R$100,00 a mais do R120 ou pego mesmo o Ferrari?

Brigadao

Casemall R120

http://www.3rsys.com/english/products/view.asp?navi=case&idx_num=85

Realmente muito lindo o gabinete. ^^

Acho que é uma escolha pessoal, cara. Se você quiser seguir as dicas deste tópico e modificar o gabinete, vai ter que gastar pelo menos mais R$ 60 só com coolers. Então adicione isso ao preço final na hora de decidir qual comprar.

Se aqueles furos laterais forem de 12 cm ele é igual o Ferrari em termos de ventilação. Se não forem da pra cortar com a serra copo de boa, mas vai gastar mais com grelhas também.

Enfim, é uma questão de ver aí quanto você tem/quer gastar e o tipo de gabinete que você quer/precisa.

Eu comprei o Ferrari por R$ 75, vou comprar um painel de LCD por uns R$ 40 no Ebay (por pura frescura), 5 coolers c/ grelhas, um baia fan c/ cooler de 80mm e uma grelha em forma de dragão pra por na frente (também frescura) + alguns adesivos e um spray pra pintar a parte "tosca" (talvez).

Isso tudo deve sair por mais uns R$ 150,00 (no mínimo), então o preço total vai ficar perto do de um desses blades da vida, porém, muito mais bonito (na minha opinião) e MUITO melhor ventilado.

Postado

Bom carpa, a função da borracha é apenas ser algo mais "maleavel" que facilite o apoio do cooler na chapa do CPU, então pode ser bem fininha mesmo, é so pra nao ficar "material duro encostado em material duro".

Postado

Bom pessoal, como havia prometido, aqui estão as fotos de como ficou minha primeira aventura modificando alguma coisa ...

81448095rc8.jpg

29797268gu6.jpg

32731221cx3.jpg

Parte traseira quando eu tava tentando alargar, auehauehaea, ja foi corrigida, ta certinha de novo.

Ainda vou montá-lo, e ainda preciso achar as gradinhas para lateral e parte traseira :)

Postado

**, ficou bacana, cara. parabéns. :lol:

Gostei de ver que você não só tirou a parte vermelha tosca como passou o sprayzão por cima do logotipo tosco também! Tava crente que ia poder arrancar isso, mas só quando comprei que vi que é o botão de power hahaha.

Boa dica. Depois passo spray nele também.

Qual spray você usou?

Postado

Valeu Carpa !

Utilizei o spray ColorGin para Plásticos na cor Preto Fosco, saiu por R$ 18,00 a lata, e usei +ou- metade, passei umas 6 mãos, mas só umas 3 ja fica legal até.

Postado

Pistolão, Rotieh e todos os demais que já montaram o sistema,

Como fica o barulho??? E não fica "assoprando" muito??

Tanta ventoinha "poderosa" deve ficar parecendo um tufão!!! Rsrs

Postado

barulho é dB amigo, nas descrições dos fans falam o quanto eles fazem, e poder é CFM, silencioso é de 20dB para baixo, e poderoso é de 70CFM para cima... os fans coolermaster led azul que recomendo no tópico são de 19dB e 90CFM, super poderoso e suepr silencioso, aqui em casa eu ouço só o fan do processador mesmo que fica entre 25dB IDLE a 38dB Maxload... mas no idle é super silencioso...

Postado

Comprei o Casemall R120 na e-armazem, agora to esperando chegar mais cooler da coolermaster ma kabum pra encomendar.

quando chegar meu gabinete posto algumas fotos

valeu

Postado

Pistolão, é nesses lugares laranja entre um parafuso e outro que a gente coloca as tais das tiras de fita/borracha?

fitacl6.jpg

Qual é o nome completo da fita mesmo? Pra eu poder procurar por aqui e tal. Em papelaria que se acha isso?

Valeuzão. :)

Postado

Pistolao,

Gostei muito da sua sugestão e pretendo implementá-la.

Parabéns pela iniciativa de complartilha-la.

Aproveitando... Qual cooler você usa no processador?? Qual você recomentda para um E8400 numa placa P5e3 ou numa P5k-E??

(Desculpem o off-topic).

Obrigado.

Postado

não gostei desse "ferrari" da clone não...achei tosko...

alguém sabe de um case de até uns R$ 260~300 com

saída para fan 120mm traseiro;

entrada para fan 120mm frontal;

saída para fan 120mm topo (exaustão);

com 4 ou mais baias;

preferência para instalação de fonte em baixo.

Bom, nessas características, achei o coolermaster centurion 590 e o antec 900...sendo o mais em conta o coolermaster.

Obs.: só achei o casemall R120 pra vender no WAZ, alguem sabe outro lugar?!

Dica: vi em um pc de um amigo, e achei interessante, e logo vou compartilhar com vocês....meu amigo utilizou um feltro bem fininho (um tipo de tecido, que serve pra várias coisas) como filto de fan cooler, ele recortou e colou entre o fan e a grelha. Claro que estéticamente não fica tãaaao bonito, mas é 100% funcional e lavável! já vi preto e bege. Estou a procura aqui na minha cidade. valeu!

abraços e obrigado pela ajuda.

Postado
não gostei desse "ferrari" da clone não...achei tosko...

alguém sabe de um case de até uns R$ 260~300 com

saída para fan 120mm traseiro;

entrada para fan 120mm frontal;

saída para fan 120mm topo (exaustão);

com 4 ou mais baias;

preferência para instalação de fonte em baixo.

Bom, nessas características, achei o coolermaster centurion 590 e o antec 900...sendo o mais em conta o coolermaster.

Obs.: só achei o casemall R120 pra vender no WAZ, alguem sabe outro lugar?!

Dica: vi em um pc de um amigo, e achei interessante, e logo vou compartilhar com vocês....meu amigo utilizou um feltro bem fininho (um tipo de tecido, que serve pra várias coisas) como filto de fan cooler, ele recortou e colou entre o fan e a grelha. Claro que estéticamente não fica tãaaao bonito, mas é 100% funcional e lavável! já vi preto e bege. Estou a procura aqui na minha cidade. valeu!

abraços e obrigado pela ajuda.

Acabei de comprar um R120 na e-armazem, site muito bom e confiavel.

O R120 é muito bom, pras suas necessidades ele só nao tem o fan no topo, coisa que é fácil de adaptar. Assim que chegar o meu vou começar as modificações.:cool:

AE... por acaso alguem sabe as especificações (db e cfm) dos fans das fontes Greenstar da Huntkey de 450W?

tenho 2 de fontes queimadas em casa e queria saber se presta pra adaptar no gabinete.

valeu

• Membro VIP
Postado

Bem, tô de volta com meus dois coolermaster aqui e realmente vou gostar desse fan, tava com medo de ser uma voz pro coral aqui mas ele é silencioso mesmo e bem mais potente que o Akasa Amber Series que tenho aqui... só que só vai ficar bom se eu cortar mesmo a chapa, pois ele colado com os furinhos fez um barulhão e não rendeu nada.

Enfim, ainda não sei se vou numa serralheria ou se pego a serra copo do nosso amigo Pistolao emprestada, tô com medo de fazer cagada hehehe.

E por falar em fazer cagada, eu queria saber que tipo de serra é mais eficiente para serrar plástico. Seria a serra tico-tico mesmo? Eu queria serrar aquele plástico que vem nas baias fan, que é bem fino, pois eu comprei uma baia de acrílico na spon e não ficou legal não, encaixou muito estranho no meu gabinete e a tonalidade de preto é diferente, sobrou um pouco de espaço e tal, não ficou bom enfim. Então eu queria serrar minhas baias (corte circular ou semi-circular) porque sei que elas vão encaixar perfeitamente e não vou ter problemas com tonalidade (tudo bem que posso pintar, mas mesmo pintando não vai ficar bom).

Estou aberto à sugestões :D

PS: Pistola, vou ver aqui em casa se a furadeira tá beleza e se tenho as brocas, se tiver tudo OK pego emprestado com você a serra esse fds se não tiver problema pra você mano.

Postado

beleza mas olha baia fan não fica encaixada 100% na casa de ninguem, todos arrumam um jeito de usar... e serra tico tico é para cortar metais, com certeza corta plastico, mas voce tem que cortar isso submerso em agua para não derretar ao longo do corte... eu particularmente não recomendo voce a fazer isso não... agoa se voce estiver em vitória eu tenho a furadeira industrial aqui na garagem do prédio e 4 serras copos, 80mm, 90mm, 114mm e 121mm mas voce vai precisar de uma tora de madeira para por debaixo e a broca passar pela chapa e entrar na madeira para usar de centro de sustentação... melhor é eu te emprestar a serra e voce vai numa serralheria e eles fazem para tu...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...