Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -


Posts recomendados

A OCZ Freeze Extreme é condutora de eletricidade? Ou posso passar nos mosfets tambem?

valeu

Não existe pasta termica condutora elétrica, acontece que para voce usar nos mosfets a pasta termica não pode ter potencial elétrico, e somente as pastas de ceramica não possuem potencial elétrico...

Pistola, tira uma dúvida ae!

Estou querendo comprar o gabinete CM Elite 333, mas eu fiquei preocupado com aquele quadrado embaixo. Ele vai me atrapalhar na colocação do fan da VGA e NB? E ae? O que fazer?

file1183981679334sx1.th.jpg

Olha muito bom o gabinte no seu caso aquela grelha ali vai sim atrapalhar o local de por o fan de 120mm em cima do chipset da placa mãe e VGa logo o ideal é voce fazer ainda mais bonito :D é cortar toda a lateral e deixar só uma borda de fixação para uma janela de acrílico e fazer os locais de por fan na janela de acrílico... para prender a janela de acrilico na chapa use FIXA FORTE AMBIENTE EXTERNO, é uma fita de espuma resistente a vibração e calor de dupla face adesiva... assim voce usa o acrílico com uma borda de 22mm a mais que a janela no latão para passar a fita... muito boa, recomendo inclusive voce botar nas quinas dos fans para retirar a vibração e pregar eles...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PistolãoBR, antes de mais nada, meus parabéns pelo excelente tutorial, graças a ele pude comprar fans que realmente fazem a diferença. Depois de tudo comprado, restaram algumas dúvidas, e espero sua ajuda (e de todos) para esclarecelas. Comprei o gabinete Ferrari Clone e os quatro fans da Cooler Master. O PC que estou montando terá um CPU E8400, VGA HD4850, DDR2 800 Patriot Extreme, MB Gigabyte GA-P35-DS3, PSU Corsair VX450W e 2 HD Sata2 250 GB (Raid 0). Não pretendo fazer overclock (exceto alterar a tensão das memórias, que é 2.3V). Um fan é para o processador, um será o exaustor traseiro.

O gabinete Ferrari já tem inclusive o espaço para o fan para do Chipset e da VGA, só que ele fica uns dois centímetros abaixo do fan do processador.

1 - É necessário que ele fique imediatamente abaixo do Fan da CPU, ou no local marcado já é suficiente.

2 - Acha que é necessário colocar aquele exaustor que você recomendou abaixo da VGA (será uma Sapphire, e alguns reviews que li sobre ela dizem que ela é meio esquentadinha)

3 - Quanto ao quarto Fan, você recomeda que ele fique ao lado do da CPU, ou seria melhor colocá-lo na parte superior do gabinete como exaustor (tem muita poeira aqui em casa).

4 - Como pretendo fazer Raid 0, acha que o fan frontal que vem com o gabinete é suficiente para ajudar a resfriar o gabinete?

Peço desculpas pelo tamanho do post, mas como não vou estar presente quando fizerem as modificações no gabinete, não tenho outra alternativa a não ser perguntar tudo de uma vez.

Mais uma vez parabéns pelo Tutoria, e desde já obrigado por qualquer resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PistolãoBR, antes de mais nada, meus parabéns pelo excelente tutorial, graças a ele pude comprar fans que realmente fazem a diferença. Depois de tudo comprado, restaram algumas dúvidas, e espero sua ajuda (e de todos) para esclarecelas. Comprei o gabinete Ferrari Clone e os quatro fans da Cooler Master. O PC que estou montando terá um CPU E8400, VGA HD4850, DDR2 800 Patriot Extreme, MB Gigabyte GA-P35-DS3, PSU Corsair VX450W e 2 HD Sata2 250 GB (Raid 0). Não pretendo fazer overclock (exceto alterar a tensão das memórias, que é 2.3V). Um fan é para o processador, um será o exaustor traseiro.

O gabinete Ferrari já tem inclusive o espaço para o fan para do Chipset e da VGA, só que ele fica uns dois centímetros abaixo do fan do processador.

1 - É necessário que ele fique imediatamente abaixo do Fan da CPU, ou no local marcado já é suficiente.

2 - Acha que é necessário colocar aquele exaustor que você recomendou abaixo da VGA (será uma Sapphire, e alguns reviews que li sobre ela dizem que ela é meio esquentadinha)

3 - Quanto ao quarto Fan, você recomeda que ele fique ao lado do da CPU, ou seria melhor colocá-lo na parte superior do gabinete como exaustor (tem muita poeira aqui em casa).

4 - Como pretendo fazer Raid 0, acha que o fan frontal que vem com o gabinete é suficiente para ajudar a resfriar o gabinete?

Peço desculpas pelo tamanho do post, mas como não vou estar presente quando fizerem as modificações no gabinete, não tenho outra alternativa a não ser perguntar tudo de uma vez.

Mais uma vez parabéns pelo Tutoria, e desde já obrigado por qualquer resposta.

1- no farrari tem 2 locais laterais para fans de 120mm um em cima do processador e outro em cima do chipset e vga, pode colocar nos 2 que está traquilo, não se preocupe se ficar 2 cm fora, o fan é grande...

2- no seu caso não.

3 - o fan da chapa superior só deve ser colocar se acompanhado do fan na lateral que fica em cima das memórias... no seu caso não será necessário.

4 - O que vem no gabinete é do tamanho certo mas de baixa rotação, troque por mais um de 90cfm...

sobre os dissipadores, só serão necessário se voce for fazer overclock em memórias de 800mhz para clocks acima de 1000mhz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa pistolão

parabéns mesmo cara não por esse mas por outros tópicos seus que venho acompanhando e aprendendo bastante nessa parte em que sempre quebrei a cara

e é por isso que venho pedir sua ajuda

acabei de comprar um Centurion 532 :wub:

o computador é esse da assinatura que estou fazendo um UP bem tranquilo

e to meio perdido em relação a como organizar a questão dos coolers

ele ja vem c/ um de 120 (sou muito perdido com relação a tamanho ..rs)

se não for bom me avise porque ai já troco

quero não ter mais problemas com minhas temperaturas

cooler do processador tenho um Zalman 9700NT

comprei já faz um tempo

se tivesse mais ativo como estou no forum com certeza não teria comprado mas também não deixa na mão e estou utilizando a pasta termica que veio com ele da própria Zalman

se você puder me ajudar agradeço

ai ja vejo direitinho e compro certo os coolers fazendo um pedido no kabum de uma só vez

obrigado pela atenção e paciência

EDIT: tenho um ADDA aqui não sei se ele é bom

modelo dele é AD1212MF-A73GL

se for aproveitável já ajuda :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então pistolão

queria saber como vou fazer a instalação dos coolers, quantos são necessários, e se os cooler master de 19db que indica é adequado

me desculpe se a pergunta é iniciante mas é que sou muito perdido nessa parte e por isso estou pedindo ajuda

como disse ele ja vem c/ um de 120

na tampa do gabinete é necessário colocar um cooler ?

se puder ajudar agradeço pois estou meio perdido :D

obrigado ae pela atenção ! ! !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi muito bem a parte que voce explica das placas mae com muitos dissipadores, então resolvi perguntar:

Depois de muita procura decidi comprar um gabinete da cooler master (CM 690) q ja vem com os furos dos coolers no lugares q você indica.

Utilizando uma asus maximus formula:

Colocando, no gabinete, 2 exaustores em cima e um atras, 2 fans soprando ar no lado esquerdo, um na frente e um em baixo, dará conta do recado? Levando em conta que vou utilizar fans da cooler master, 3 que vem com o gabinete e vou comprar 4 dos q você recomendou: Cooler Master R4-L2R-20CK-GP.

Isso será suficiente pra manter minha maquina refrigerada? onde coloco os fans q você indicou para comprar? Vai de acordo com minha preferência?

PS: Todos sao coolers de 120mm como você disse q tem q ser hehehe

PS2: Minha placa-mãe não é a maximus formula mas é bem parecida, então resolvi usar como exemplo a maximus que tem varias fotos dela no topico ja.

Obrigado dsd ja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha lá na sua placa mãe, além do dissipador do meio abaixo do processador, tem mais um perto do painel traseiro e outro perto da fonte de alimentação... se só tivesse o do meio, perto do processador, podia usar cooler tower ou padrão, mas na sua placa mãe o ideal é só cooler padrão... um gabinete bem mais barato que o cm690 era o clone ferrari, mas agora que voce comprou já era...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venho por meio desta agradecer ao PistolãoBR primeiramente pelo excelente tópico, e também por ter tirado as minhas dúvidas a respeito da forma mais interessante para organizar meu gabinete.

Aproveitando esta mensagem, e já que ele foi bem recomendado pelo Pistolão, informo também que o Ferrari Clone pode ser adquirido na InfoHouse (Recife) por 94 reais (é 99, mas avista tem 5%). Passei hoje pela manhã por lá e vi que eles ainda tem o Ferrari por lá, mesmo preço. Ele realmente não é muito bonito, mas dá para se acostumar. Mas para quem não gosta do vermelho eles já estão com o modelo igual ao Ferrari, mas com os detalhes na cor prateada (um prateado quase branco), só que um pouco mais caro, 120 rais.

Caso ainda não tenha comprado os fans, comprei na Upgrade (Recife) por 19,90, mas estes já tem mais de 20 dias, não sei se eles ainda tem. Na net você pode achar mais barato, mas o custo benefício vai depender do frete.

Trouxe estas informações aqui no Fórum porque recebi uma MP do Luciano1986, mas como eu ainda não posso mandar MP (ou responder) esta foi a única forma que encontrei. Caso esta via não seja a adequada, peço desculpas aos moderadores e usuários do Fórum. Caso não tenha problema, espero que ajude que está procurando pelos produtos recomendados pelo Pistolão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera.... preciso da ajuda de vocês!

to querendo trocar meu gabinete por um melhor (mais arejado), pra melhorar a temperatura do meu sistema! Só que como a grana ta curta queria pagar o minimo possivel.

moro numa currutela do interior do mato grosso e aqui as opções sao limitadissimas então o jeito é apelar pra internet. gostaria que me indicassem alguns gabinetes e onde sao vendidos com as seguintes especificações se possivel:

- fan de 120mm na frente e atras

- 5 baias

beleza nao importa muito pois pretendo modifica-lo aos poucos, e se for preto melhor pois meu sistemo todo é preto!

agradeço antecipadamente a ajuda de vocês, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oo pistolao, to postando aqui porque sei que é mais fácil pra você ver .. desculpa mais meu problema tá sério mesmo! meu proc. ta 70º Iddle ( Everest ~ Intel desktop Utilities ( acusa estar no máximo da capacidade e apita ), então gostaria de fazer uns mods no meu gabinete... pra melhorar o fluxo de ar! abaixo as fotos, fala o que eu preciso fazer , por favor .. vou seguir suas instruções! amanhã cedo pretendo ir até o serralheiro.. mas preciso saber o que fazer principalmente na parte lateral, já que o meu veio como padrão um de 80 bem no centro, que não fica NEM em cima do processador, NEM na vga... ele joga ar na placa mãe e memórias... +/- , já encomendei os coolermasters! -_- agora só preciso saber o que fazer com essa lateral mesmo...

encomendei também vários acessórios para que eu possa organizar esses cabos dentro do gabinete... tô ligado que estão horríveis.. encomendei na inocência um baia fan 120 também :S vai dar pra aproveitar?

dsc00041.jpg

dsc00039.jpg

dsc00038.jpg

dsc00036.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara Gostei Bastante Do seu tópico agora por sua culpa eu mudei de ideia e não vou comprar mais o gabinete xblade

como eu sou daquele tipo de pessoa que gosta de tudo "mastigadinho" ^^

tu podia coloca mais um a lista de gabinetes (se não for incomodo é claro ) baseando nesse site http://www.boadica.com.br/query04.asp?ClasseProdutoX=8&CodCategoriaX=45 se você colocar eu agradeço obrigado cara parabéns

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara Gostei Bastante Do seu tópico agora por sua culpa eu mudei de ideia e não vou comprar mais o gabinete xblade

como eu sou daquele tipo de pessoa que gosta de tudo "mastigadinho" ^^

tu podia coloca mais um a lista de gabinetes (se não for incomodo é claro ) baseando nesse site http://www.boadica.com.br/query04.asp?ClasseProdutoX=8&CodCategoriaX=45 se você colocar eu agradeço obrigado cara parabéns

A melhor coisa que você vai fazer é sair fora do xblade! é CARO e a ventilação dele é péssima( experiência própria.. olha no post de cima ) ! xD os conselhos do pistolao não falham !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vicodin seguinte, voce vai ter de cortar a chapa lateral de forma a fica com uma janela assim (corte em amarelo, locais dos fans 120mm 90cfm em azul):

dsc00038.jpg

Lembre-se de por também um na traseira, use grelha em todos... e o da mem não é tão necessário, e se voce por ele voce deve por também um na chapa superior como exaustor, entre a fonte e as baias de CD/DVD...

A baia fan não vai ser necessária...

E não vá num serralheiro não, eles não sabem cortar acrílico, vá numa casa especializada em acrílico, eles vão fazer o corte no gabinete e na chapa de acrílico, assim pode aproveitar chapa de acrilico do seu Xblade ou comprar uma com eles na cor que voce quiser, eu recomendo espessura de 3mm, para fixar a chapa de acrilico na chapa lateral use fita dupla face FIXA FORTE AMBIENTE EXTERNO da 3M, voce encontra em casas de material de escritório ou casas de material de cronstução, é barato. por isso a chapa de acrílico deve ter uma borda de 20mm~25mm a mais que o tamanho da janela na chapa...

E j2f, qualquer gabiente que tenha fan traseiro de 120mm e barato serve para fazer o casemod...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo tópico. Gostei bastante. Está me ajudando muito na escolha do gabinete ideal.

Queria muito comprar um gabinete e personalizá-lo da forma que você descreveu, mas tenho 99% de certeza de que não consewguirei fazer isso, pelos seguintes motivos:

1) Não tenho conhecimento ALGUM em hardware ou montagem de micro. Sou completamente leigo. Tão leigo a ponto de não saber encaixar cooler no gabinete.

2) Duvido que eu ache estabelecimentos como esses (casa de acrilico, serralheria que aceita gabinetes, etc.) na minha cidadezinha do interior (Volta Redonda-RJ).

3) Mesmo que eu ache as tais oficinas, não vou saber especificar corretamente onde devo pedir para os caras fazerem os furos, pois, apesar de estar bem explicado para quem tem alguma noção de hardware, para mim, que sou leigo, está quase em grego. Instruções como "furar na altura do processador e outro na altura da placa mãe, puxando pra dentro, pra fora e pro lado" infelizmente não são boas o bastante pra mim -- ou melhor, eu não sou sábio o bastante para entendê-las. Talvez com um desenho fosse mais fácil, mas não poderia pedir para vocês terem esse trabalho por minha causa.

4) Mesmo que eu consiga um desenho mostrando detalhadamente onde devo fazer os furos e quantos furos são, não faço a mínima ideia de como fixarei a tampa de acrilico no gabinete depois. Você diz para usar uma cola, mas sou realmente muito lambão/desastrado e aposto que não consigo fazer direito. XD

5) Mesmo que eu consiga colar as tampas de acrilico e customizar todo o gabinete, não saberei encaixar os coolers, nem saberei quais comprar (aparentemente tem os que puxam e os que sopram, né?).

Enfim, por causa de tanta falta de cultura (aka burrice) da minha parte, acho que não poderei seguir suas dicas, mas gostaria muito que o senhor, por gentileza, me indicasse um gabinete já pronto na faixa de até 200 reais que seja bem ventilado.

Andei procurando bastante por aí e não encontrei nenhum com cooler lateral de 120 mm.

Desde já agradeço a ajuda e parabenizo-o novamente pelo tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara Valeu pela atenção

mais como o amigo ai de cima citou algumas pessoas são leigas no assunto

no meu caso é o contrario o que eu não tenho é tempo pra ir nessas casas

especializadas em acrílicos artesanais, mais você explicou que qualquer gabinete que tenha suporte para fan de 12cm é bom mais esqueceu de citar que é difícil de encontrar

você citou alguns gabinetes da marca argus mais eu não encontro ele no centro do rio

de Janeiro

abusando de novo da sua inteligencia em "refrigeração de micro" :lol: gostaria que você se poder é claro analisasse esses gabinetes para mim se eles forem razoáveis para mim estava bom

TORRE 1 http://www.clone.com.br/db/detalhes_prod.asp?detalhe=15076

TORRE 2 http://www.clone.com.br/db/detalhes_prod.asp?detalhe=15101

Ah queria saber também se aparelhos de ar condicionado ajudam

obrigado mais uma vez pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então desiste cara...

hahahaa...

vai que a galera indique um gabinete a tu e tu não saiba compra...

hahahahaa...

brinkadeira velho!

mas é facinho pow... só é você prestar atenção!

só é você anotar as principais informações, as que você tem mais dúvidas e levar até um amigo seu, ou um qualquer pessoa que você tenha contato e pedir pra ela por os fan, colar a chapa de acrílico...

e outra, o lugar de por os fan não tem erro, só é você saber onde fica o processador, memória e vga... e por os fan direcionados a eles, o desenho do pistolão ai em cima ja da pra ter uma noção. mas te pergunto uma coisa, você não tem cara de ter pc top nem de gosta de overclock... então na minha opinião você só deveria por 2 fans, um na parte traseira e outro em cima do processador!

espero ter ajudado, e espera um pouco que a galera diz o resto ai a você!

cara Valeu pela atenção

mais como o amigo ai de cima citou algumas pessoas são leigas no assunto

no meu caso é o contrario o que eu não tenho é tempo pra ir nessas casas

especializadas em acrílicos artesanais, mais você explicou que qualquer gabinete que tenha suporte para fan de 12cm é bom mais esqueceu de citar que é difícil de encontrar

você citou alguns gabinetes da marca argus mais eu não encontro ele no centro do rio

de Janeiro

abusando de novo da sua inteligencia em "refrigeração de micro" :lol: gostaria que você se poder é claro analisasse esses gabinetes para mim se eles forem razoáveis para mim estava bom

TORRE 1 http://www.clone.com.br/db/detalhes_prod.asp?detalhe=15076

TORRE 2 http://www.clone.com.br/db/detalhes_prod.asp?detalhe=15101

Ah queria saber também se aparelhos de ar condicionado ajudam

obrigado mais uma vez pela atenção

http://www.clone.com.br/db/detalhes_prod.asp?detalhe=15078

ótimo gabinete pra você, fan de 120mm atrás 2 fans de 120mm na lateral (um em cima do processador e outro em cima da VGA, não acompanha no produto).

com certeza ar condicionado ajuda, porque os fans vão levar o ar externo (frio) para dentro do pc, baixando a temperatura (mas aja energia)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então desiste cara...

hahahaa...

vai que a galera indique um gabinete a tu e tu não saiba compra...

hahahahaa...

brinkadeira velho!

mas é facinho pow... só é você prestar atenção!

só é você anotar as principais informações, as que você tem mais dúvidas e levar até um amigo seu, ou um qualquer pessoa que você tenha contato e pedir pra ela por os fan, colar a chapa de acrílico...

e outra, o lugar de por os fan não tem erro, só é você saber onde fica o processador, memória e vga... e por os fan direcionados a eles, o desenho do pistolão ai em cima ja da pra ter uma noção. mas te pergunto uma coisa, você não tem cara de ter pc top nem de gosta de overclock... então na minha opinião você só deveria por 2 fans, um na parte traseira e outro em cima do processador!

espero ter ajudado, e espera um pouco que a galera diz o resto ai a você!

Ajudou sim, obrigado ^_^

Na verdade não sei se meu pc precisa ou não de tanta refrigeração. Estou montando um pc novo, mas não pretendo fazer overclock. As configurações são essas:

Phenom 9750

ASUS M3A

2GB DDR2 800

Radeon HD 4850 ou HD 4870.

Pra esse PC eu preciso de um gabinete tão ventilado quanto o citado elo pistola ou um desses prontos servem?

Será que não existe um gabinete com tampa de acrilico barato e bonito que eu possa apenas mandar alguém fazer os buracos pros coolers?

Esse Ferrari parece ser bom, só não compro por pura frescura mesmo (não sou Flamenguista e queria uma lateral de acrilico com luzes azuis).

Obrigado e bom final de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de agradecer ao PistolaoBR pelo tutorial e contar como foi minha experiência.

Resolvi comprar um Ferrari da Clone pelo tamanho do brinquedo. Tentei achar um serralherio por perto mas ninguém fazia esse serviço com serra copo, nem os serralheiros de alumínio, pode? Fui ao Leroy Merlin comprar então a serra copo e descobri o motivo, uma serra copo pra metal/alumínio de 110mm custa R$40 + o adaptador R$30, total da brincadeira R$70... Desisti disso e fui no bom e velho formão e martelo cortando a traseira e lateral do gabinete, vale alertar que deve-se colocar uma madeira embaixo pra não amassar o gabinete. Limei as arestas (não ficou muito bom pois foi na mão mesmo) mas depois de colocar as grelhas (que alias só conegui comprar no Spon.com) ficou maneiro!

Depois de tudo montado a temperatura de meu brinquedo não passou de 33ºC, tudo bem que hj fez um dia ameno no Rio mas quando fizer aquele calorão eu digo de novo quanto fica.

Mais uma vez obrigado pela ajuda e dica, valeu mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pistolaobr eu n quiria comprarum chapa de acrilico, quiria usar a chapa de metal do meu gabinete, sera q se eu arrumar uma serra copo de 110 por ae, sera q consigo fazer os furos eu mesmo? sera n vai estragar td a pintura ou n tem como cortar? vlwwwww

Olha uma serra copo de 110mm a 118mm custa na faixa de R$50,00 :o se voce levar numa serralheria eles vão te cobrar só R$10,00 para fazer os furos, e eu recomendo que voce faça no latão mesmo, sem pro acrílico, é bem mais prático... agora se voce quer fazer voce mesmo, pode fazer, voce vai precisar de um superfício de madeira grossa para usar como suporte, a serra copo usa uma furadeira com uma broca no centro para ser o suporte e não vibrar muito enquanto roda, mantendo a broca sempre descendo sem ir muito para os lados... E cuidado, existem 3 tipos de serras copos, tem as universais, as espcializadas em cortes de madeidas (dentes redondos, parecem ondas) e as especialiadas em corte de ferro (dentes pontiagudos, parecem triangulos), se voce tentar cortar o gabinete com uma serra copo especializada em cortes de madeira, vai desbastar todo o gabinete, retirar a pintura, mas não vai cortar...

Gostaria de agradecer ao PistolaoBR pelo tutorial e contar como foi minha experiência.

Resolvi comprar um Ferrari da Clone pelo tamanho do brinquedo. Tentei achar um serralherio por perto mas ninguém fazia esse serviço com serra copo, nem os serralheiros de alumínio, pode? Fui ao Leroy Merlin comprar então a serra copo e descobri o motivo, uma serra copo pra metal/alumínio de 110mm custa R$40 + o adaptador R$30, total da brincadeira R$70... Desisti disso e fui no bom e velho formão e martelo cortando a traseira e lateral do gabinete, vale alertar que deve-se colocar uma madeira embaixo pra não amassar o gabinete. Limei as arestas (não ficou muito bom pois foi na mão mesmo) mas depois de colocar as grelhas (que alias só conegui comprar no Spon.com) ficou maneiro!

Depois de tudo montado a temperatura de meu brinquedo não passou de 33ºC, tudo bem que hj fez um dia ameno no Rio mas quando fizer aquele calorão eu digo de novo quanto fica.

Mais uma vez obrigado pela ajuda e dica, valeu mesmo!

De nada, mas que bando de serralheiro mais mal equipado :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!