Ir ao conteúdo

Como conectar 150 máquinas em rede wireless?

ajosemf

Posts recomendados

Postado

Lendo as especificações técnicas dos equipamentos wireless a venda, percebi que existe limitação de 40 a 60 usuários conectados por AP (router). Eu quero criar uma rede 100% wireless e gostaria de ter possibilidade de conexão de 100 a 200 máquinas. Alguém sabe o "pulo do gato" nesse caso?

Postado

conheço o microtik, que dependendo do modelo pode suportar bem mais clientes que esses que você precisa, procura por ele.é um servidor que trabalha em linux e ainda tem uma potencia bem maior que esses APs vendidos por ai.

Postado

Através de suporte online com a GTS, fui orientado a colocar 3 Super AP conectados entre si por cabo. Isso possibilitaria 45 máquinas por AP e todas dentro da mesma rede. O que acham?

Postado

não tenho certeza, mais ouvi falar que simples APs nao conseguem colocar mais de 40 usuarios online ao mesmo tempo, pois nao tem um processamento dedicado a isso, tb tenho um projeto de uma rede wireless para aproximadamente 50 pontos e estou na duvida tb sobre qual equipamento comprar.

• Membro VIP
Postado

Quais aplicações serão utilizadas na rede?

A implantação de uma rede sem fio é varia com a aplicação desejada.

Por exemplo se a rede vai ter muito tráfego, redes sem fios comuns não suportam mais do que 20 usuários por AP, acima disso há degradação muito grande de performance.

Postado

Inicialmente será apenas compartilhamento de internet, mas temos projeto de instalar aplicações web com banco de dados no servidor (em php). Talvez servidor de arquivos também.

Postado

aqui vai uma informação do site da GTS:

Função AP Repeater (WDS):

Permite a interligação sem fio a até 6 Super APs, tornando- os como um único AP, criando um grande Hot Spot (área de acesso sem fio) permitindo que notebooks se movimentem ao longo da área coberta pelos 6 APs sem serem desconectados , semelhantemente ao que acontece nas rede celulares. Ideal para hotéis, aeroportos e outros ambientes de grande área onde seja disponibilizado o sinal wireless.

Este recurso só funciona entre Super AP, não sendo possível interligar AP de outras marcas ou mesmos outros modelos da GTS.

Postado

Mais essa:

Função AP Client:

Permite conectar-se ao sinal gerado por um AP de um provedor de internet e repassar o sinal para a rede cabeada, podendo ainda habilitar a função roteador , de modo a compartilhar pela rede cabeada o acesso à internet.

De igual modo é possível interligar redes de prédios/localidades diferentes, colocando um Super AP no modo AP Client e outro no modo AP , fazendo com que os dois façam a união entre as duas redes destas localidades, tornando-as uma única rede.

• Membro VIP
Postado

O WDS funciona, mas quando estão sendo repetidas por sem fio a queda de performance da ordem de metade para cada repetidor instalado.

Para fins práticos, para uma rede que funcione a 25 Mbit efetivos, com 1 repetidor instalado pode haver queda da performance da rede para meros 12,5 Mbit...

Para internet funciona bem APs suportando até 40 usuários, mas com roteadores limitando as conexões para dezenas. Se tentar executar algum outro tipo de aplicação, tipo servidor de arquivos não vai funcionar bem a solução.

Para soluções com muitos usuários e necessidade de alta performance, só 11n e ainda assim questionável pelo alto custo.

• Membro VIP
Postado

Olá amigo,

Assim como o dwatashi está falando, com tantos computadores e o grande fluxo de arquivos e etc, essa rede vai te dar um pouco de dor de cabeça principalmente com o compartilhamento de arquivos. As vezes em uma simples rede domestica já se tem problemas, por exemplo: as vezes um pc não exerga o outro, a conexao cai facilmente.

Pra essa quantidade de pcs acho que o melhor seria colocar cabos, sei que é incomodo, mas há uma estabilidade maior.

Falou

Postado

Ok pessoal, estou entendendo as colocações sobre estabilidade, taxa de transferência, etc...

Ainda assim gostaria de lançar esse questionamento: alguém já conseguiu um case de sucesso com 100% wireless?

• Membro VIP
Postado

Wireless para acesso à internet sim, como em shoppings por exemplo.

Agora para redes mistas, compartilhando arquivos, impressoras, etc, acho que apenas com redes 11n.

Para ter um parâmetro, em minha rede que é pequena 4 PCs, quando tento copiar ou mesmo enviar impressões maiores demora em média 5x mais tempo via wireless que com o cabo. (Se isto ocorre com redes pequenas, com redes grandes o comportamento é bem pior)

• Membro VIP
Postado

É isso aí, se você realmente quiser usar wireless tem que ser no padrão N, o problema é o preço

Postado

dwatashi, você poderia dizer quais as marcas e modelos de aparelhos que você está usando nessa sua pequena rede? Assim poderíamos discutir melhor sobre isso.

Quanto as redes 11N: alguém já montou ou experimentou uma?

Pessoal, estou insistindo nesse assunto pois acho que esse interesse é de todos. Redes wireless seriam uma mão na roda para nós técnicos. Não ter que instalar cabos, eletrodutos, etc... e poder mudar os layouts a qualquer momento... isso tudo é muito interessante.

Vamos explorar esse assunto...

• Membro VIP
Postado

No meu caso, utilizei WRT54G (Linksys) e Buffalo.

As placas todas são 11g para que a maior vazão seja possível.

Recentemente fiz um teste com o DIR-300 (Dlink com dd-wrt) e ele foi mais rápido que o WRT54g, mas comparando o WRT54g v6 que é "capado".

Quanto a 11n eu só fiz teste simples de vazão, pois peguei um roteador 11n e 1 placa 11n e comparando com 11g, a velocidade é 3 a 4x mais rápida.

Postado

Continuando então pessoal, no caso de uma rede N, qual roteador vocês acham que seria mais indicado?

Pesquisei os roteadores Linksys. O WRT300N e o WRT350N parecem bons e com recursos interessantes. Mas fico preocupado quanto ao suporte técnico. Alguém já teve experiência aqui no Brasil? O suporte é bom?

Quanto ao suporte da D-Link eu sei que é bom. Além disso, o modelo DIR-635 recebeu o prêmio Info 2007.

O que vocês acham?

Postado

Olha vou ser muito sincero...

Peloq eu eu to vendo a Dlink sai bem mais em conta, mais tome cuidado que o barato asveses sai caro!!

Dlink e uma marca boa sim, mais na minha opinião a Linksys e melhor!(minha opiniao)

Se eu fosse voce cataria Linksys!!!

Abraços

Postado

Mas vamos considerar:

No meu caso, vou precisar de 3 roteadores e 16 placas PCI.

Com Linksys: R$ 5.950,00

Com Dlink: R$ 3.675,00

Para quem não tem recursos sobrando.... será que é realmente necessário?

• mês depois...
Postado

Olá pessoal, resolvi acender este assunto. Depois de muita pesquisa, decidi por montar uma rede "N" com os seguintes equipamentos (todos D-Link):

Roteador DIR-635

Access Point DAP-1353

Placas PCI DWA-547

Adaptadores DWA-645 e DWA-140 para notebooks

Assim que montar esta rede (e testar), compartilho com vocês a experiência. Se alguém tiver algo a dizer... fala agora ou....

Abraços a todos!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!