Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD3650 - Tópico Central


Gynoug

Posts recomendados

Bom dia pessoal

Sou novo aqui, depois de muito olhar na internet, acabei tendo que recorrer ao referido fórum para sanar uma dúvida que tenho.

Minha GeForce Nvidia 8500 GT depois de uns 4 anos de uso, começou a travar tudo após instalação de seus drivers, de modo que dei a tal placa para um amigo.

Passei a usar o vídeo onboard, com cabo VGA, antes era DVI, não me acostumei ao padrão VGA que usei por anos além de ter muita interferência.

Motivo pelo qual procurei a placa de vídeo (nova) mais barata da internet, acabei por comprar uma Ati Radeon 3650, de 256 MB, DDR2, no dia de ontem, 28/02, estava no mercado livre por R$ 59,99 + R$ 11,00 de frete.

A dúvida é a seguinte, pelo que ví na internet o chip da placa é uma coisa, e a empresa que a coloca no mercado é outra. Ou seja, o mesmo hardware pode ser vendido por empresas diferentes que apenas colocam seus adesivos nas mesmas e ou alteram sua estrutura para DDR3, 512 etc.

Fiquei encucado porque no youtube por exemplo tem dessa placa, só que ela é DDR3 e ou tem 512 ou 1GB de memória de modo que não entendi a especificação técnica da minha, por ela ser uma DDR2 de 256MB. Ela não acompanha driver de instalação, devo eu baixar o catalyst quando ela chegar?

Sentirei muita diferença devido a diferença na quanditade de memória de vídeo, que antes era de 512MB e agora nessa é de 256MB?

Vou trocar de PC no final do ano, esse aqui é um AMD Athlon 64 X2, 4000+, 2.10 GHz, Dois pentes de memória de 1GB cada, DDR2, FSB 800 (dual channel), HD Sata de 250GB, Placa mãe Gigabyte GA-MA69VM-S2, Placa de captura de TV Encore e fonte (o pc está fechado, não tenho como olhar a fonte nesse momento mas é boa).

A referida placa pode ser encontrada na thurbovariedades (mesmo vendedor do mercado livre) e as especificações desta placa desconhecida é a seguinte:

Graphic Processor - ATI RADEON HD3650

Core Clock Speed - 725 MHZ

Memory Clock Speed - 800 MHZ

Memory - 256 MB

Memory Tech - DDR2 SDRAM

Memory DataWidth - 128-BIT

Form Factor - PLUG-IN CARD

Max Screen Resolution - 2560 X 1600

API Supported - OPENGL 2.0, DIRECTX 10.1

Shader Model - 4.0

Interfaces - HDMI, DISPLAYPORT (DP), DVI

Compatible Slots - PCI EXPRESS 2.0 16x

Peço desculpas pelo enorme texto, me considero parte do referido forum a partir de agora de modo que pretendo não apenas perguntar mas também contribuir ajudando aqueles que possuem dúvidas como eu no momento e agradeço aqueles que puderem me ajudar indicando drivers para a referida placa, informando se a mesma é conhecida (se não é falsificada) e se sua configuração é legal para uma placa que pretendo usar apenas até o final do ano (uso cotidiano, jogando raramente apenas Age of empires III, Need for Speed Undercover, SimCity, ver TV, filmes, navegar, dentre outras coisas leves.

No aguardo

Abraços

Há alguns minutos fiz abertura de tópico ao qual faço indagações acerca de uma determinada placa, sou novo no forum, vejo que Diegao67 fez uma edição em meu comentário às 08:35hs de hoje.

Informo que não encontrei respostas para minhas perguntas no link por ele anexado em meu tópico, tal link versa apenas sobre testes.

Aqueles que puderem ajudar a sanar minhas dúvidas sobre a placa mencionada em tópico anterior serei grato.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá colega Rafa Castanheira.

Primeiramente, seja bem-vindo ao fórum.

Na edição que você comenta que fiz, apenas retirei o nome da 8500GT, para que os colegas que lerem sua pergunta, respondam apenas baseados na quantidade de memória e não nas diferenças entre as VGAs, pois esse tópico visa a discussão apenas sobre a Radeon HD3650, não a discussão entre a placa X e a placa Y. Se começarmos a discutir outras placas de vídeo aqui, vira confusão e muita discussão por fanboys das marcas. O tópico que lhe sugeri, trata de relação entre placas de vídeo. Lá, poderá pesquisar e verificar pela relação (muitas vezes não direta entre as placas) se a HD3650 é mais rápida ou a 8500GT.

Lhe convido a ler as regras gerais, locais e também os tópicos destacados do setor, que por muitas vezes nos ajudam a tirar diversas dúvidas, falo por experiência própria. ;)

Quanto as suas dúvidas...

Sua primeira suposição está correta. Na linha gamer, a Nvidia e a AMD apenas fabricam os chips e os vendem a outras empresas que montam as placas.

Pela quantidade de memória, vai depender do jogo que você estiver jogando a perca ou não de performance. Para saber se o jogo vai rodar com determinada configuração, favor consulte / poste em http://forum.clubedohardware.com.br/saiba-se-jogo/260744.

Como eu disse anteriormente, várias empresas compram os chips da AMD e montam suas placas. Sendo assim, você encontrará diversos modelos diferentes. Dê uma olhada na tabela comparativa dos chips AMD/Ati: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tabela-Comparativa-dos-Chips-da-AMD-ATI/520. A sua tendo a configuração lá citada, não se trataria de uma placa "capada" e dificilmente se trataria de uma placa falsificada. Quando a placa chegar, baixe o driver mais indicado em: http://support.amd.com/us/gpudownload/Pages/index.aspx

Quando for comprar um PC novo, poste no setor de "Micro para jogos”: https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/93-montagem-e-upgrade-de-computadores-de-mesa/. Com certeza os colegas lá lhe indicarão as melhores peças no custo x benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Diego

Obrigado por responder minhas indagações e desculpe por minha ignorância no assunto, é que não venho acompanhando muito assuntos relacionados a hardware, fui pêgo desprevinido com a queima de minha placa anterior.

Dei uma olhada no link enviado por você https://www.clubedohardware.com.br/ar...da-AMD-ATI/520 e lá a Radeon HD 3650 possui 725 MHz de clock, 1 GHz para a DDR2 de clock da memória e uma memória de 128 bits.

Ou seja

Graphic Processor - ATI RADEON HD3650

Core Clock Speed - 725 MHZ

Memory Clock Speed - 800 MHZ

Memory - 256 MB

Memory Tech - DDR2 SDRAM

Memory DataWidth - 128-BIT

Form Factor - PLUG-IN CARD

Max Screen Resolution - 2560 X 1600

API Supported - OPENGL 2.0, DIRECTX 10.1

Shader Model - 4.0

Interfaces - HDMI, DISPLAYPORT (DP), DVI

Compatible Slots - PCI EXPRESS 2.0 16x

No link que me passou consta ela com 1 GHz DDR2 ao passo que a minha é 800 MHz.

Se os dados não baterem ela é falsificada?

O que significa o termo capada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rafa, podemos imaginar duas situações quanto a memória da sua VGA:

1ª Se ela for realmente DDR2, ela é capada, pois deveria ter o clock de 1.000MHz ao invés dos 800MHz informados;

2ª O vendedor cometeu um erro de digitação na hora de inserir o tipo de memória no anúncio da VGA, e ao invés de DDR3, digitou DDR2. Sendo que as memórias DDR, DDR2, DDR3, (a DDR4 eu não me lembro), transferem 2 dados por pulso de clock (DDR5 transfere 4 dados por pulso de clock). Com isso, 800MHz x 2 dados = 1600MHz efetivos. Não sei se consegui ser claro aqui, se não fui, me avise que tento explicar novamente.

Não, se as especificações não baterem não quer dizer que a VGA é falsificada, apenas que é overclocada (quando acima das especificações) ou capada (quando abaixo das especificações padrão).

Como acabei de citar acima, "capar" uma VGA é quando o fabricante reduz alguma especificação dela, por usar componentes mais baratos e de menor qualidade, que conseguem atingir clocks menores que os padrões. Vide 1ª situação que citei lá em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Queria saber, primeiramente jogo muito cs 1.6 amo, e jogova com uma geforce 512 mb, e o FPS no jogo cs chegava a 800 sem entrar nos servers quando entrava abaixava pra 250 FPS jogava legal gostava dessa placa, mais como o modo que eu jogo precisa mais um pouco de fps pra fica ótimo, resolvi compra outra placa, e meti a cara numa ati hd 3650 1 GB agp 8x ddr2, comprei abaixei os drivers pelo site e tudo, instalei e etc, fui la configurei a placa pra bons desempenho desliguei o vsync tudo que eu fazia no painel de controle da geforce eu fiz no da ATi, entri no jogo e o ESPANTO ! FPS 400 :o sem entrar nos server, quando eu entrava abaixava pra menos que 100 no maximo 100,

não tava entendendo, pensei vou vê melhor né deve ser alguma coisa sem config

desinstalei os drivers, instalei novamenta entrava no jogo mesma coisa, olha que a geforce era 512 MB, e a hd 3650 de 1 GB que no caso devia ser melhor, to desesperado querendo jogar meu cs 1.6 dinovu, me ajudem vocês devem ter a solução que eu nao sei pra essa placa ficar melhor, que devia né, valeu PELA ATENÇÃO :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!