Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD3650 - Tópico Central


Gynoug

Posts recomendados

Rapazes!!! Eu nem sabia que existia a Ati 3650 para agp! Utilizo uma Asus Silent ATi HD3650 de 1 gb Pci-Express neste pc da assinatura e não tive nenhum problema com a instalação do driver catalyst 9.11 em meu windows 7 64 bits! Está funcionando redondinho, inclusive em jogos que eu não conseguia rodar no meu antigo xp Sp3 tal como o burnout paradise e o RE5. Além dos jogos, a inteface aero fica magnífica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Venho agora com uma dúvida talvez boba, visto que a placa do título do tópico já está no lugar funcionando agora, mas é algo que me deixou com medo.

A historinha é a seguinte: removi o cooler de minha Powercolor HD3650 DDR2 1GB para fazer uma limpeza e aproveitar para aplicar um pouco de pasta térmica de melhor qualidade (de prata), mas levei um baita susto que me deixou ansioso por montar logo a placa e ver se estava funcionando... Assim que tirei o dissipador de cima da GPU, veio junto um pequeno chip com 8 "perninhas" (4 de cada lado) grudado nele apenas por pressão, mas sem estar preso a nada, e logo o retirei do dissipador. Não coloquei esse "chip" de volta em lugar nenhum, montei o dissipador com o cooler e a placa está aqui funcionando perfeitamente (e agora um pouco menos quente devido à pasta de prata).

Esse "chip" estava em um lugar do dissipador que fica sobre a GPU, mas não sobre o núcleo.

Alguém sabe de que se trata esse negócio? Mesmo funcionando, achei isso super estranho, estou sem entender até agora, chega a parecer algo que foi colocado por confusão na fábrica Oo...

Espero opiniões, agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso ae era um rastreador da ATI pra espionagem dos clientes... para dominar o mundo em poucos anos... Você descobriu e agora vão te caçar velho, te prepara!

HuehUheuh então man, brincadeiras a parte, nunca vi nada assim em placas na qual ja retirei o dissipador, o chipset da placa geralmente é muito bem fixo e logicamente não funcionaria sem, logo se está funcionando tranquilo, pode ficar despreocupado... Uma coisa que você pode fazer pra acabar de vez com a duvida é encaminhar essa duvida via e-mail diretamente ao suporte ATI!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Opa, valeu pelas opiniões, pessoal! Hoje lembrei que tinha postado essa bizarrice.

Dei risada das opiniões aqui, hhehehehe. Acho que praticamente "acertei na loteria" ao pegar uma placa que veio com uma coisa dessa, esse "chip" está lá guardado e não está fazendo falta alguma. Por ter 8 perninhas, pode ser alguma aranha que entrou no meu PC e se disfarçou quando percebeu que eu tinha achado-a... (_(

É isso aí, chegando em casa eu jogo fora esse chip, assim a ATI não me localiza pra me abduzir. Fora isso, plaquinha funcionando despreocupadamente enquanto não pula fora pra dar lugar a uma HD57xx (ou HD58xx, depende se eu der "sorte" assim numa loteria também).

Abraços, valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, sou mais um usuário feliz da Ati HD 3650. É uma plaquinha boa, não faz feio em filmes e jogos, manda imagem estendida da área de trabalho pra minha tv sem problemas e dá conta de edição de vídeo de uma forma bem maneira.

Mesmo assim, a gente fica sonhando o dia que vai poder dar um "descanso" à nossa velhinha de guerra, colocando no lugar uma das placas da série 5700 ou 5800. Vamos aguardar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal! Espero que tenha bastante paulistano de folga hoje no feriadão pra me dar uma ajuda extra aqui, hehehe, mas conto com TODOS como sempre, tudo é válido.

Bem, é o seguinte: possuo uma placa de vídeo ATI HD3650 como diz em minha assinatura. Esses dias, aconteceu o que detalho neste post > http://forum.clubedohardware.com.br/dica-aviso-suporte/737473 , em resumo, meu cooler Buffalo se soltou e caiu em cima da placa de vídeo, é o segundo post no tópico deste link.

Observação importante: tenho Windows XP SP3 e Windows 7 Ultimate 64bits instalados em minha máquina.

Venho notando que, desde sexta à noite (logo após eu arranjar uma gambiarra para solução rápida do ocorrido com o cooler) a placa de vídeo vem perdendo desempenho... No sábado começou a aparecer uma linha horizontal tremida na reta de onde o cursor do mouse estivesse, fui jogar DiRT 2 no Windows 7 e o desempenho estava mais sofrível que o normal. Voltando ao Windows XP mais tarde, chegou a ocorrer um erro com o driver, que foi corrigido automaticamente (daí aparece aquele e-mail pra ser enviado à ATI, etc...).

No domingo, observei algo bem pior: ligando o PC, tanto em Windows XP como em Windows 7, nenhum sistema inicializava, e em Windows XP chegava a ficar parado em tela azul, onde a mensagem de erro dizia estar ocorrendo um erro ao carregar o ATI2VAG e dizia também "iniciando despejo de memória física". No Windows 7, ocorre outro erro com tela azul antes de terminar a inicialização também, porém não fica travado e o PC reinicia (a única diferença deve ser a "atitude" do W7).

Algumas vezes consegui entrar no Windows XP assim, ele se recuperou, mas no máximo umas 2 ou 3 vezes... Depois, só tela azul, tela azul, tela azul em ambos os sistemas. No XP que consegui entrar algumas vezes, mas no 7 sem chance.

Após retirar minha HD3650 e ligar o monitor no vídeo onboard da A780GM-A, tanto XP quanto 7 funcionam normalmente.

Então, pergunto-lhes: considerando o fato de o meu Evercool Buffalo ter caído em cima da placa, e também o fato de o driver não poder ser carregado em 2 sistemas operacionais... Será que aconteceu mesmo o pior com a minha placa de vídeo?

Pensava em trocá-la, botar uma HD5770 no lugar em breve, mas não estava nos planos fazer isso à força antes da hora :(.

Tenho medo de (na hora do medo e de gastar $$ no PC, me passa tudo pela cabeça) existir alguma possibilidade de minha A780GM-A ter o slot PCI-E meio "assassino" até, é descartável essa possibilidade? Só pra me tranquilizarem... Na hora do medo, penso até nessas coisas que podem ser meio ilógicas.

Abraços, pessoal! Aguardo opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, sinto em lhe dizer, mas com certeza tua placa de vídeo partiu desta para melhor. Se todos esses problemas começaram a acontecer após a queda do cooler em cima dela, certamente essa é a causa dos problemas.

Você não observou nenhum dano físico à placa?

Valeu pela triste sinceridade, RooT, sempre colaborando!

Olha amigo, retirei a placa do PC como disse... Olhei bastante em toda a superfície da parte superior dela e não consegui observar nada, nem riscos, mas dá medo pelo "soco" que ela levou ainda em funcionamento. A única coisa que achei estranha foi um capacitor torto, mas é na parte inferior da placa (o lado onde fica o cooler da PV) e sempre o vi assim, mesmo estranhando.

A origem pode ser a queda do cooler realmente? Mesmo que a placa tenha perdido desempenho aos poucos e não repentinamente? O Buffalo caiu sexta, minha placa ficou "mancando" no sábado, e domingo (talvez) é que se despediu.

Edit:

PS.: maior medo de ter danificado o slot PCI-E, mas a placa não se moveu no slot (pelo menos não se moveu a ponto de sair nem um pouco).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela triste sinceridade, RooT, sempre colaborando!

Olha amigo, retirei a placa do PC como disse... Olhei bastante em toda a superfície da parte superior dela e não consegui observar nada, nem riscos, mas dá medo pelo "soco" que ela levou ainda em funcionamento. A única coisa que achei estranha foi um capacitor torto, mas é na parte inferior da placa (o lado onde fica o cooler da PV) e sempre o vi assim, mesmo estranhando.

A origem pode ser a queda do cooler realmente? Mesmo que a placa tenha perdido desempenho aos poucos e não repentinamente? O Buffalo caiu sexta, minha placa ficou "mancando" no sábado, e domingo (talvez) é que se despediu.

Edit:

PS.: maior medo de ter danificado o slot PCI-E, mas a placa não se moveu no slot (pelo menos não se moveu a ponto de sair nem um pouco).

Bem, é um caso meio estranho pois se a placa não sofreu nenhum dano físico é meio esquisito ela estar apresentando esses problemas. A não ser que alguma parte metálica do Buffalo tenha causado algum curto-circuito naqueles contatos que aparecem na superfície da placa de vídeo (na parte de trás).

Porém, se o sistema funciona normalmente sem a placa de vídeo, aí o caso já parece ser com ela mesmo.

Para tirar a contra-prova é bom você testar essa placa de vídeo em outro PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para desempatar amigo, acredito que o melhor a se fazer é testar a VGA em outro PC, se ela continuar dando problemas lá, infelizmente ela estragou mesmo com a pancada.

Inclusive, se não há dano físico (o que acho difícil pro peso de um buffalo!) pode ser que algumas trilhas da banda PCI-E tenham fritado com o deslocamento da VGA com o PC ligado, de repente você pode conseguir isolar algumas trilhas danificadas (com pencil trick ou adesivando os contatos com fita isolante) pra ver se a placa ainda consegue rodar sem erros, mas está me parecendo que o PCB fraturou mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado lord_paladin, e ao RooT novamente!

Uma pena não ter outro PC disponível para testes, nem mesmo algum amigo que possua uma máquina mais (relativamente) moderna como as nossas.

Mesmo com tudo o que vocês dizem, uma coisa acho estranho, talvez porque nunca passei por essa experiência antes: a placa ir "apagando" aos poucos, ela não morreu, ela "agonizou" até morrer.

Bem, de qualquer forma, esta dúvida sobre o funcionamento da minha HD3650 será resolvida pelo que eu já planejava fazer mesmo: colocar uma HD5770 no lugar. Acho que só por isso não fiquei maluco, pois é muito gasto seguido com esse PC.

É uma boa hipótese o Buffalo ter fechado um circuito que não devia ali em cima da HD3650.

Pois é lor_paladin, o Buffalo com certeza deu uma pancada ali que eu jamais daria com a raiva que fosse (não numa placa de vídeo -_- perigoso eu... (_().

O duro é saber quais trilhas isolar, mas observei bem nos contatos da HD3650 e não observei nenhum deles queimado, e conheço isso pois já tive uma memória queimada por acidente pelo meu pai (que fez o que o Buffalo tentou fazer, haha) quando tirou-a com o PC ligado, daí vi 2 ou 3 trilhas da memória queimadas... Seria exatamente assim, lor_paladin (ou quem mais quiser ajudar)??

Se a placa precisaria apresentar uma trilha VISIVELMENTE queimada, já fico mais tranquilo quanto ao slot PCI-E, pois assim imagino que não terá danificado-o também, já que deveria sofrer uma queima no mesmo lugar que a HD3650 (imagino... me corrijam se preciso!)...

Mas sei lá, se queimasse ao menos uma trilha do slot PCI-E, o slot todo não funcionaria (assim como não funcionou o slot da memória queimada antigamente) certo? E chegou a funcionar depois da pancada... Não sei se poderia ir "agonizando" por causa de trilhas queimadas, acho que pararia de funcionar de vez, cerrrrto?

Bem, a plaquinha já está engavetada lá em casa, mas qualquer coisa, me deem uma esperança. Muito obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi, como isso pode acontecer? Trilhas fritadas? :unsure:

Sim RooT, isso acontece (o que sei por experiência já vista, e que citei em meu post anterior) quando um módulo de memória RAM, por exemplo, é retirado do slot com o computador em pleno funcionamento. Chega a haver uma alteração na coloração dos contatos sim, que normalmente são dourados, e com esse tipo de acidente acaba ficando mais escuro. Chega a parecer que está sujo ou meio enferrujado!

Mas então, será que se tivesse queimado alguma trilha dos contatos da HD3650 com o slot PCI-E, uma dessas trilhas na placa não estaria nesse estado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas acho meio difícil isso acontecer com uma VGA, pois o PCI-E possui uma trava na parte final do slot e a placa é parafusada ou presa de alguma outra forma ao gabinete. Como ela iria se "mover" dentro do slot PCI-E?

Sim RooT, pode parecer que não dou o braço a torcer, mas eu já tinha pensado nisso também, hehe, principalmente quanto a trava no fim do slot (sobre o parafuso, nem pensei pois nem causa dúvidas, está lá bem preso!).

Fico mais tranquilo se os danos não se estenderam ao slot. Devo dar adeus mesmo à minha HD3650 engavetada como recordação... Isso porque eu pensava em vendê-la antes de comprar a HD5770 e já faz tempo, haha, mas deixo quieto, graças a Deus além de não me faltar comida, não me falta verba pra cobrir essas eventuais ocorrências.

Vamos ver... Então a HD5770 deverá funcionar tranquilamente no lugar da HD3650 pois é improvável o slot PCI-E ter sido danificado, pois se fosse, seria totalmente danificado e não parcialmente... CERTO?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mesmo com tudo o que vocês dizem, uma coisa acho estranho, talvez porque nunca passei por essa experiência antes: a placa ir "apagando" aos poucos, ela não morreu, ela "agonizou" até morrer.

Isso é mais comum do que você imagina :)
Mas sei lá, se queimasse ao menos uma trilha do slot PCI-E, o slot todo não funcionaria (assim como não funcionou o slot da memória queimada antigamente) certo? E chegou a funcionar depois da pancada... Não sei se poderia ir "agonizando" por causa de trilhas queimadas, acho que pararia de funcionar de vez, cerrrrto?
Não necessariamente, o PCI-E é bem diferente do slot de memórias, e sim, ele pode funcionar parcialmente danificado, pois o padrão PCI-E é compartimentado em grupos de trilhas que correspondem às velocidades da banda, como 1x, 4x, 8x, 16x. Se você der sorte de ter sofrido algum dano perto do final, por exemplo, sua placa ainda quem sabe poderia funcionar bem, mas a 8x.

E trilhas quando eu digo são vias do PCB também, não apenas os contatos com o slot.

Arruma pra gente uma foto de alta resolução da parte de trás do PCB, de repente vem alguma ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ver... Então a HD5770 deverá funcionar tranquilamente no lugar da HD3650 pois é improvável o slot PCI-E ter sido danificado, pois se fosse, seria totalmente danificado e não parcialmente... CERTO?

Abraços!

Exatamente, é muito pouco provável o slot PCI-E da mobo danificar-se dessa forma. Com certeza o problema aí foi na HD3650 mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa pessoal, não sabem o quanto fico grato pelas ideias, muitíssimo mesmo!

Realmente eu não tinha noção de como isso podia ser comum lord_paladin, hehe, mas tudo (ou quase tudo) deve ter sua primeira vez.

Você me deu uma enorme luz lord_paladin, dizendo que se o PCI-E queima em partes (não sabia disso, que ele podia queimar diferente dos slots de RAM!), me deu um gigantesco alívio, espero estar certo disso: utilizando o GPU-Z (sempre o utilizo para monitorar temperatura da GPU também), dizia que o slot é PCI-E 2.0 x16 como era de se esperar, e na frente dizia que a placa estava funcionando no modo PCI-E 2.0 x16, ou seja, a toda capacidade do slot. Isso já pode me tranquilizar então, imagino (mas aceitando que me corrijam, qualquer coisa :D).

Quando eu falava "trilhas, trilhas...", imaginei que podia não ser exatamente o que eu estava dizendo, mas achei que chamaria as trilhas do PCB de "circuitos" ou algo assim. Valeu pelo toque, vou aprendendo.

Vou ver se depois posto uma foto lá de casa sim!

Finalmente, como o RooT diz, problema na HD3650 mesmo, mas como o lord_paladin esclareceu para nós, amigo, é possível o slot PCI-E se danificar parcialmente sim, isso achei novidade!

Bem, de acordo com as informações do GPU-Z (durante os últimos suspiros da minha HD3650), dizendo que o slot é PCI-E 2.0 x16 e a placa estava a PCI-E 2.0 x16, posso tirar da cabeça a possibilidade de ter danificado o slot mesmo?

Uma coisa que talvez indicou a morte lenta da HD3650 foi que, além da queda no desempenho, a temperatura da GPU no GPU-Z estava meio baixa, mesmo rodando o Folding@Home GPU client, com uso de 100% da GPU (que aliás eu deixava quase sempre rodando, não sei se pode ter contribuído para um cansaço da placa :confused:), a temperatura não passava dos 50°, sendo que o normal era a GPU ficar em torno de 70° nessas condições.

Bem chego a nem saber se a culpa foi da pancada do Buffalo ou uso excessivo do F@H, mas não há dúvida de que já era a HD3650.

Valeu pessoal, opinem/corrijam mais qualquer coisa neste caso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bem, de acordo com as informações do GPU-Z (durante os últimos suspiros da minha HD3650), dizendo que o slot é PCI-E 2.0 x16 e a placa estava a PCI-E 2.0 x16, posso tirar da cabeça a possibilidade de ter danificado o slot mesmo?

Acredito que sim, o slot está ok.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, fico até meio comovido com o "falecimento" de uma brava guerreira...

A Asus HD 3650 que tenho é minha primeira placa da Ati. Fica posicionada em um slot Pci-Exp X16 entre uma placa de captura pinnacle pci 500 e um exaustor evercool, para auxiliar na dissipação do calor ambiente gerado pela placa que só possui um bruta dissipador.

Há uns meses atrás, tive a oportunidade de comprar uma bisnaguinha de pasta termica Thermalfusion 400 que, ao passar no chipset gráfico e em algumas outras áreas de contato com o dissipador, fez a temperatura da placa cair em cerca de 10 graus! Um ótimo resultado, pois o que estava lá me pareceu ser algo como um tipo de adesivo térmico, que não proporcionava tanta eficiência para o dissipador.

Mesmo possuindo 1 gb da já ultrapassada ddr2, trabalha muito bem em conjunto com minhas memorias ddr3 em 1600 e com meu core 2 duo E8500. É uma grande companheira nas horas de lazer, seja para jogos ou filmes que jogo através de cabo video composto na minha tv tubão 29, para ver confortavelmente no meu quarto.

Uma salva de tiros à companheira guerreira falecida... que descanse em paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu então, lord_paladin! Não queria ter que trocar de placa-mãe DE NOVO.

Obrigado pela solidariedade, NilsiMinerim, hehe!

A minha placa (cuja marca nem me importei em saber quando comprei, mas ACHO que é PowerColor) possuía um cooler padrão normal apenas sobre a GPU mesmo, se estendendo um pouco sem tocar em mais nada na placa, com o adesivo contendo a letra "R" protegendo o centro do fan, mas tem um detalhe parecido com o seu, amigo: fazia menos de 2 meses que tirei isso pra aplicar um pouco da pasta térmica Artic Silver 5 que tenho... O resultado foi uns 7° a menos em média na GPU!

Antes tinha essa fita térmica também, coisinha bem estranha cuja eficiência não gosto também, ainda mais depois de aplicar a AS5.

Nem cheguei a aproveitar a saída para TV da minha plaquinha pois, entre minha TV de 20" e meu monitor wide screen 19", é bem melhor ver tudo no monitor com faixas pretas bem menores ^_^.

Mas sinceramente, NilsiMinerim, seu PC corresponderia a uma placa de vídeo melhor pois, cá entre nós, esse negócio de GDDR2 já era... Estou confiante na HD5770 ainda mais com os comentários do pessoal dizendo que tem rendimento parecido com a HD4870. É só olhar a taxa de transferência dessas e comparar com a HD3650 que, como você sabe, sofre um pouco com muitos jogos de hoje em dia mesmo com configurações de gráficos no médio. Foi boa enquanto durou, mas agora será melhor.

Hoje, só compraria outra HD3650 se estivesse montando um PC sem vídeo onboard pra quebrar o galho, e tivesse menos de 250 reais no bolso!

Ela vai descansar, mas estava na hora, hehe, no meu caso (como já planejava em trocá-la) é como a morte de alguém com 90 anos de idade: o que podia se esperar?

Rumo às GDDR5 (mesmo que 128 bits) e DirectX 11!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!