Ir ao conteúdo

Processador com mancha e risquinho = defeito?

Shinra Inc.

Posts recomendados

Postado

Olá!

Pessoal, hoje chegou pelos correios o Intel Q9450 que eu encomendei. Ele é versão BOX, veio lacradinho na caixa original, com cooler novo (ainda com aquela pasta térmica pré-colocada), manualzinho lacrado, embalagem com pressão, tudo bonitinho. Apenas uma coisa me chamo a atenção. Em uma das bordas da parte de cima do processador (ele tem uma plaquinha metálica em cima, onde estão escritas suas especificações, sem die exposto) há uma pequena mancha, e um pequeno risco escuro embaixo.

Aí vão as fotos, não dá para ver muito bem mas acho que dá para ter uma ideia:

-> com indicações

dsc01060vk6.th.jpg"]dsc01060vk6.th.jpg

-> sem indicações

dsc01054zb4.th.jpg

(Na foto não dá para ver direito, mas pessoalmente é bem mais escuro, não é sombra não - colcoando na luz desaparece)

Não posso testar ainda o processador pois o restante das minhas peças não chegaram, mas tenho que liberar (ou não) o dinheiro para o vendedor no MercadoLivre.

Minha pergunta é: essa mancha+risquinho significam que o processador está estragado? Que é usado? É considerado algum defeito? Ou é só frescura minha?

• Membro VIP
Postado

Aparentemente, são pequenas marcas de fabricação que eu, pessoalmente, acho que não é nada que você deva se preocupar. Porém, se não estiver muito confiante, pode solicitar a troca da unidade.

Se puder verificar sem a parte inferior (onde ficam os contatos amarelos circulares) não possui avarias, daria mais alguma margem de segurança.

Postado

Concordo com o Silver, acho que não deve se preocupar isso e mais normal doque parece, eu mesmo ja vi ate um pouco mais "manchados" e eram novinos lacrados e funcionam até hoje muito bem.

• Membro VIP
Postado

Vocês já leram o manual que acompanha a box do processador? Eu já (ninguém lê o manual...) :lol:

Há uma parte onde diz que o usuário deve inspecionar visualmente o processador em busca de manchas, arranhões ou qualquer outra avaria e caso for encontrado algum desses problemas, é recomendado que o usuário TROQUE a unidade.

Isso são palavras da Intel, mas acho que um simples arranhão no encapsulamento metálico não representa nenhum problema sério além do estético. Para overclockers suicidas de plantão até seria um problema devido a irregularidade da superfície mas isso já é outra história.

Uma pergunta: Você tem certeza absoluta que o processador é novo? A caixa está selada? Ela é daquelas que possui proteção contra violação tipo caixa de remédios - uma vez aberta, ficam claros os sinais de que a caixa foi violada.

Essa marca é típica de processadores que já tiveram um cooler acoplado em cima.

Postado

Tenho certeza que o processador era BOX. A Caixa só rasgando para abrir, o plástico interno que reveste o processador e o cooler tem um negocinho que tem que arrebentar para abrir, o manual veio selado, o elastômero novinho no dissipador do cooler, etc...... todos os sinais de um produto BOX (só se for um refurbished...).

Minha única preocupação é se isso (a mancha) representa um defeito, algo que vá prejudicar a performance ou vida útil do processador. Estética não ligo, e não pretendo fazer OC. Já meti um silver não sei o que da akasa que deve ajudar na dissipação.

Ainda não tenho como testar pois estou esperando as memórias e a GPU da Pluginformática (ô lojinha demorada). Mas liguei o PC com as peças que tenho e ele faz o POST direitinho (fica gritando que não tem memória).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!