Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

overclock = desempenho pior?!?!?!


gutopereira

Posts recomendados

Pessoal, eu usava um pentium IV 3,2Ghz em uma mobo ASUS P5VDC-X com uma 7600GT, e resolvi fazer um upgrade.

Comecei pela placa de video, comprei uma 9600GT e coloquei nesse PC, conclusão: meus FPS em Crysis dobrou de 11 para 21 FPS em High a 1680x1050...

Pensei: "caramba! não esperava tanto! ...a placa-mãe possui slot PCI-EX 4x e o processador é um pentium IV; deve estar um baita gargalo aqui e mesmo assim dobrou o desempenho!!!"

Depois eu peguei a ASUS P5KC (PCI-EX 16x) e um E2180, e pensei: "agora devo ganhar pelo menos mais uns 7-8 FPS e chegar proximo dos 30 FPS..."

Montei tudo e fui testar: fiz 22 FPS no high a 1680x1050.

Não entendi... porque não aumentou nada???

pensei: "deve ser porque o C2D tem o clock mais baixo do que o pentium IV..."

Fiz um over no processador 2,0@3,2Ghz (deixei no mesmo clock do pentium IV) e adivinhem? caiu para 18 FPS!!!

Entendi menos ainda...

Diminui um pouco o over para 2,0@2,86 e o desempenho aumentou um pouquinho(20 FPS) mas mesmo assim ficou abaixo do clock em stock!

A unica melhora que eu percebi com o over foi no loading do jogo que ficou bem mais rápido...

Alguem tem alguma explicação para isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma explicação exata ou que defina qual é o problema é complicado afirmar, mas, uma opinião de possibilidades é possível.

Quando li sua mensagem veio em mente dois "fatores": Temperatura alta ou fonte insuficiente, incapaz, verifique.

Qual fonte está usando? Modelo e wats.

Se o seu problema não estiver entre esses dois fatores, é mais um paradoxo da informática que fica sem explicação (opinião) já me deparei com vários, desse tipo, em alguns testes que já fiz e fiquei quase maluco por uma explicação plausível e não achei...

Espere por mais opiniões. Esse mundo da informática as vezes é completamente interessante e intrigante, pois, a lógica, obvia, pode ser deixada de escanteio e não faz gol olímpico :Dhehe.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando uma Huntkey 450W e a temperatura não passou de 56ºC!

Eu reparei que o loading ficou bem mais rápido, e testei tambem no aquamarck3 que tambem melhorou bem a pontuação, mas no Crysis(que é o que interessa) os FPS vão caindo a medida que eu vou aumentando o over...

Vou testar em outros jogos para ver se acontece o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estou usando uma Huntkey 450W e a temperatura não passou de 56ºC!

Eu reparei que o loading ficou bem mais rápido, e testei tambem no aquamarck3 que tambem melhorou bem a pontuação, mas no Crysis(que é o que interessa) os FPS vão caindo a medida que eu vou aumentando o over...

Vou testar em outros jogos para ver se acontece o mesmo.

Se atente que mesmo uma fonte sendo boa, não é sinal de perfeição, mesmo as boas também falham ou tem defeito, mas, se for só em um jogo a má performance, o problema está no jogo, ou melhor, na instalação ou "coisa" assim (opinião).

Veja essa questão da memória como fica no teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando você fez o over de 3,2Ghz, deixou o clock das memórias como?

Faça testes de benchmark, pode ser até aqueles do Everest, com vários clocks diferentes, aí você vai ver onde está o problema. Aparentemente é o clock das memórias que tá capando o desempenho aí. Agora tem uma coisa 1680x1050 em uma 9600GT só passa de 30FPS no medium.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Over alto demais faz ficar instável, e assim o processaodr "erra" os cálculos e fica mais lento.

você tem que checar a que frequencia a Memo ficou, e que temp está o proc.

além do que esse é um over bem grande hein, 1,2Ghz a mais é muita coisa, a média sem aumentar o Vcore é de 300-400Mhz a mais apenas.

baixe pra 2,5 - 2,3 e teste de novo, se houver ganho esté ai seu melhor over, se não... precisaremos mais informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Over alto demais faz ficar instável, e assim o processaodr "erra" os cálculos e fica mais lento.

você tem que checar a que frequencia a Memo ficou, e que temp está o proc.

além do que esse é um over bem grande hein, 1,2Ghz a mais é muita coisa, a média sem aumentar o Vcore é de 300-400Mhz a mais apenas.

baixe pra 2,5 - 2,3 e teste de novo, se houver ganho esté ai seu melhor over, se não... precisaremos mais informação.

Bom, não tenho um intel, mas pelo que ja vi em muito over, um 2180 roda 3.6Ghz fácil e ESTÁVEL, o que acontece é o que nosso raimarlunardi disse, over alto demais e começa a errar calculos, para solucionar isso tente aumentar o VCORE do processador, pois quanto maior a velocidade mais energia pede, se você não libera energia ao invés de melhorar irá piorar, uma Asus P5KC acredito que seja uma ótimo opção para tensão, olha no setup algo escrito VCORE e vai aumentando aos poucos, mas só aumente se você aumentar o clock, não deixa stock com vcore alto que você pode torrar seu processador.

Espero ter ajudado. Abraços, boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não tenho um intel, mas pelo que ja vi em muito over, um 2180 roda 3.6Ghz fácil e ESTÁVEL, o que acontece é o que nosso raimarlunardi disse, over alto demais e começa a errar calculos, para solucionar isso tente aumentar o VCORE do processador, pois quanto maior a velocidade mais energia pede, se você não libera energia ao invés de melhorar irá piorar, uma Asus P5KC acredito que seja uma ótimo opção para tensão, olha no setup algo escrito VCORE e vai aumentando aos poucos, mas só aumente se você aumentar o clock, não deixa stock com vcore alto que você pode torrar seu processador.

Espero ter ajudado. Abraços, boa sorte.

Eu deixei as opções de tensão no automatico! Com o clock em stock o vcore fica em 1,264v e a 2,0@3,26Ghz ele fica em 1.336v...

Não acredito que seja a tensão!

o que eu acho estranho é que no benchmarck do aquamarck vou aumentando a pontuação a medida que aumento o over, em stock fiz 96.000pts, com 2,0@2,46Ghz fiz 108.000pts, e com 2,0@3,26Ghz fiz 129.000pts...

Testei no GRID tambem, e com ele aconteceu o mesmo que com Crysis, mas com uma perda menor: em stock ele fica com 41 FPS; em 2,0@2,46Ghz ele fica com 40 FPS; e em 2,0@3,26Ghz ele fica com 38 FPS!

Postei umas fotos das opções de overclock da BIOS da minha placa-mãe.

o que eu posso deixar no automatico, e o que eu tenho que deixar num valor certo?

Por exemplo, me falaram que é bom deixar o barramento do PCI-EX em 100Mhz...

Quanto a memoria, a frequencia dela(DRAM Frequency) vai depender do "FSB Strab to North Bridge". Deixando o "FSB S.N.B." em 200Mhz o maximo que eu consigo no FSB frequency é 220, ao aumentar para 266Mhz eu já consigo chegar a 270 de FSB, aumentando para 333Mhz eu chego aos 320 de FSB(o que dá os 3,26Ghz no clock), porém eu vejo que a medida que eu vou aumentando o "Strab to North Bridge" a frequencia da memoria vai caindo chegando a ficar trabalhando a 501Mhz em dual channel...

Isto esta certo???

Eu posso mudar o DRAM Timing control para tentar aumentar essa frequencia das memorias?

post-139769-13884947511085_thumb.jpg

post-139769-13884947511481_thumb.jpg

post-139769-1388494751184_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Timings de memória seria as latencias dela, você não consegue uma frequencia mais alta diminuindo a latência, quanto menor a latência mais rápido seria a leitura ou escrita da memória, mas para você poder aumentar a frequencia da memória você tem uma opção chamada DRAM FREQUENCY, você tem que aumentar ai, em DRAM COMMAND RATE deixa 1n o mais conhecido é 1T seria o modo que as latências trabalham a 1t ou 2t (1t é mais rápido), eu acho que você deveria fazer tudo manual, tem a opção de clock de processador, memória, tensão e pcie.

Aconselham você deixar o pci-e a 100Mhz porque quando você aumenta o clock do processador, automaticamente o pci-e aumenta junto o que acontece é que você pode estragar sua placa de vídeo ou hd que também aumenta, então trava o PCI-E em 100Mhz, tente colocar o DRAM FREQUENCY a 400Mhz que seria os 800Mhz DDR das suas memórias, e através do FSB FREQUENCY que é o fsb do processador 266Mhz e no CPU RATIO "12x", que o clock do processador ficaria 266x12=3192Mhz, fazendo isso você terá que aumentar a tensão do processador la embaixo em CPU VOLTAGE se o default é 1,264 você vai aumentando devagar até ver a estabilidade amigo, overclock é um processado que exige calma, paciencia e tempo hehehe.

Resumindo:

Ai overclock tuner: Manual

CPU Ratio Setting: É o multiplicador do FSB que irá gerar o clock do processador, tente colocar em 12x

FSB S.N.B: 266

FSB FREQUENCY: 266

PCIE FREQUENCY: 100

DRAM FREQUENCY: 400 real que irá ser 800Mhz ddr

DRAM COMMAND RATE: 1T OU 1N

DRAM TIMING CONTROL: AUTO (é a latencia de memória, depois de um over estável que você vai mexer aqui)

DRAM STATIC READ CONTROL: AUTO

DRAM DYNAMIC WRITE CONTROL: AUTO

ADJUST CHA SKEW SUPPORT: AUTO

ADJUST CHB SKEW SUPPORT: AUTO

TRANSATION BOOSTER: DISABLE (se tiver, mas não deixa auto)

CPU SPREAD SPECTRUM: DISABLE

PCIE SPREAD SPECTRUM: DISABLE

CPU VOLTAGE: comece com 1,3v e vai subindo aos poucos, coloque 1,3 e teste, se reiniciar, travar, ou obtiver desempenho baixo aumente mais um pouco coisa de 0,01v

CPU PLL VOLTAGE: AUTO

Amigo, eu vi suas fotos e li seus problemas, não garanto que o que eu escrevi ai em cima irá te ajudar, pois para qualquer pessoa te ajudar precisaria estar com a máquina na frente para poder fazer, tente fazer isso, caso a máquina não ligar ou não der boot no windows, tire a bateria da placa-mãe aguarde alguns minutinhos e volte que irá voltar tudo PADRÃO.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!