Ir ao conteúdo

[Resolvido]Sensor a laser caseiro..Isso funciona?

patrickmaxxcc

Posts recomendados

Postado

Ha, ha, ha, ha....

Quando a gente pensa que já viu de tudo nesta vida, sempre aparece algo novo...

Falando sério agora... Bom...

Funcionar, funciona.

Na prática, o que você pode fazer é comprar um desses apontadores laser que são vendidos em camelôs:

apontador%20a%20lase.jpg

O laser deve incidir direto sobre a fotocélula. Você pode, inclusive, colocar o emissor e o receptor um ao lado do outro, aproveitando a mesma alimentação. O laser deve ser refletido nos espelhos, retornando para a fotocélula.

Só achei meio bizarro o fato do cara realizar a montagem num protoboard, colocando-o dentro da saboneteira... O ideal seria montar o circuito soldando os componentes numa placa universal, por exemplo:

imagem.php?tam=M&img=011647

Outra coisa!

Ligar o relé direto na saída do LM741 é complicado... Teria que utilizar um relé com uma corrente muito baixa na bobina. O ideal seria utilizar um transistor como driver pro relé.

• Coordenador
Postado

Em cabteixeira! no video o cara faz um jesto obseno no final! significando que o circuito dele não funcionou! hahaha!

Bruno.

Postado

Eu acho que o circuito dele realmente não funciona, pois:

1. Ele montou em protoboard, e aquilo só é bom pra protótipo mesmo. A montagem em protoboard dá mal contato com facilidade, principalmente se você ficar manuseando muito, transportando daqui pra lá...
  2. Ele usou um LM741, que é um amplificador operacional e funciona com fonte simétrica. Eu preferiria usar um comparador que utilize fonte comum;
  3. Ele jogou a saída do operacional pra comandar um relén direto. Eu preferiria usar um transistor como driver.

Na realidade o cara nem disponibilizou o esquema para a montagem...

Mas a ideia dele, de utilizar um apontador laser pra fazer um alarme é possível e viável. Basta melhorar a parte eletrônica.

• Membro VIP
Postado

...continuando a análise do cabteixeira...

4 - Pra que um regulador de 1A num circuito alimentado por bateria de 200mA/h (máx)

5 - Não vi um diodo de proteção para o CI, em paralelo com a bobina do relê, já que é ligado direto.

6- acho que LDR não é uma fotocélula, como diz o locutor (me corrijam se eu tiver errado)

http://pt.wikipedia.org/wiki/LDR

O circuito:

Estou vendo o LDR e um resistor no pino 2 mas não vejo a polarização do pino 3 (entrada não inversora, que deveria ter no mínimo 2 resistores, 1 ao +V e outro ao GND.

2008-07-13_091650.gif

Enfim, o elogio:

A qualidade do vídeo é excelente, mas aproveite apenas a ideia, que não é assim tão original.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!