Ir ao conteúdo

Positivo Mobo - HIGH-PERFORMANCE com uso inteligente

Leigo exigente

Posts recomendados

Postado

Comprei um Positivo Mobo porque achei mais bonito que o Asus Eee PC, esse foi o critério, confesso...

Já estava consciente da limitação de memória, por isso optei por usar Flash USB como “estoque”, e deixar o SSD só pro necessário.

Uso o bichinho da seguinte maneira: skype em conferência semanal com países da América Latina e Canadá, alguma coisa de áudio em MP3, planilhas-monstro, arquivos texto, PDFs e apresentações “normais”... minha filha brinca no Paint e minha esposa navega pelos sites de moda e cosméticos... tudo com muito Flash e ActiveX...

Tive 2 problemas iniciais (planilha-monstro não abriu, e conferência com “gagueira” em alguns momentos), que me levaram a uma empreitada em busca da “configuração ótima” da minha máquina, e agora que “cheguei lá” quero compartilhar com os demais proprietários que porventura estejam preocupados com avisos de “falta de memória virtual”...

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o Mobo é um super-portátil, que em hipótese alguma vai (ou tem a pretensão de) substituir notebooks mais parrudos (e grandalhões, pesadões, difíceis de carregar, chamativos para a bandidagem, etc., etc., etc.).

Deixei o Windows XP semi-nu (só o necessário, sem MovieMaker, Messeger, MSN Gaming Zone, temas de area de trabalho, e passei a rodar no modo “classic” mesmo, etc.), substituí o Adobe Acrobat pelo levíssimo e funcional PDF995, tirei o BROffice do HD e passei para um pendrive (aliás, já temos os de 16GB a menos de R$ 100,00 que somados aos R$ 999,00 em 10x sem juros da máquina, dão um toque interessante ao investimento; nele tenho ainda instalados uma bíblia e um dicionário michaelis, e zipados uma série de outros programas como anti-spywares, anti-rootkits, regcleaners, entre outros, os quais quando necessário instalo, executo, e em seguida desinstalo, sempre uma boa “limpeza” nos registros... aliás, limpeza é um detalhe importante, “Temporários de Internet” allways empty!!!), e no fim das contas, reparei que além do próprio XP e dos demais aplicativos estritamente necessários (pré-instalados de som, mouse pad, vídeo, wireless, rede), só precisava mesmo do Avast! Home (já que ando muito pela web lendo e-mails e notícias em sites de finanças, além das conferências já mencionadas), e do Skype.

Feito isso, estava com 1,2 dos 2,0 GB livres no SSD... legal né?

Mesmo assim, quando abri uma das minhas planilhas-monstro (monstro mesmo, cheia de macros e dados, fórmulas mirabolantes e etc.) fui surpreendido pela falta de memória virtual... pesquisando, descobri que minha lixeira ocupava 10% da memória (baixei pra 0%, já que se algo deve ir para o lixo, é porque não serve pra nada mesmo, então, SHIFT+Delete nele!!!), desliguei a atualização automática do XP, Firewall NUNCA, desativei o recurso de restauração do sistema, criei um arquivo de paginação (não tinha!!!) de 2 a 300 MB (já que eu tinha 1,2 sobrando, e usando pendrive de 16), verifiquei se realmente a hibernação estava desabilitada, e adotei algumas outras medidas simples, como por exemplo finalizar os provedores do Avast! quando estava off-line, desativar o gerenciador do monitor (tudo isso para liberar a RAM de processos “desnecessários” no momento), desativar wireless quando estiver ethernet e vice-versa, enfim, usar a máquina de forma econômica e inteligente.

Resultado: minha SSD diminuiu para 500MB disponíveis, porém... minha memória virtual subiu para quase 900MB e com o processador de 1GB trabalhando a 100%... A PLANILHA MOSTRO ABRIU (com algum custo, uns 2 minutos depois de chamada, mas até aí td bem... não tava com pressa mesmo (kkkk) , e vou ver no sábado que vem se a gagueira do Skype passou!!!.

Bom, é isso, espero ter ajudado.

Aliás, estou muito satisfeito com a compra, o tom perolado da tampa chama a atenção por onde passa, em matéria de visual, Mobo nota 10, e de acordo com a minha necessidade, acho que esse troço vai dar certo...

Postado

Caramba, que gerra em.

Mais é isso ai, mobo não foca performace, mais da pra melhorar.

Mais uma coisa pelos programas que voce usa sera que não seria melhor usar uma distro de lixux não?

• Membro VIP
Postado

Caso eu tivesse um Mobo e quisesse meter o XP, faria a mesma coisa: dava uma enxugada nos recursos dele com o NLite, faria upgrade com um cartão SDHC. Por fim experimentava desativar o swap.

Ou jogava uma distro Linux leve nele: um Puppy ou um Fluxbuntu.

Postado
Caso eu tivesse um Mobo e quisesse meter o XP, faria a mesma coisa: dava uma enxugada nos recursos dele com o NLite, faria upgrade para 1Gb de RAM e um cartão SDHC. Por fim experimentava desativar o swap.

Ou jogava uma distro Linux leve nele: um Puppy ou um Fluxbuntu.

A ideia é boa mesmo Icefly, aliás foi a primeira coisa em que pensei... só que o cara é todo "soldado na placa", ou seja "upgrade: no way" !!!, daí, como não tinha jeito de meter um pente de 1GB, parti para a ignorância mesmo (kkkk)... sobre o distro Linux, por ser máquina Positivo (declaradamente contra o Linux), será que roda legal?

Postado
Caramba, que gerra em.

Mais uma coisa pelos programas que voce usa sera que não seria melhor usar uma distro de lixux não?

Pois é G48R13L, o problema é que a imprensa veiculou a um tempo um comentário do Presa da Positivo onde ele declarava que não topava Linux nos super portáteis... daí fiquei cabreiro: vai que o negócio não roda legal? Mas valeu a dica!

• Membro VIP
Postado

Putzz... esqueci deste detalhe de que processador, memória e o hd são soldados no Mobo.... tava com o EEE na cabeça.

Mas pelo menos dá prá colocar mais um cartão SDHC nele.

Postado

Ainda acho o eepc, mesmo o de 7'', mais negócio do que o MOBO. Pesos e tamanhos e preços similares, mas a possibilidade do eeepc conta e muito.

• Membro VIP
Postado

Sim, o EEE oferece muito mais desempenho em cpu que o Mobo e pode passar por upgrade de memória também.

O Mobo deveria ter pelo menos um SSD de 4Gb e 1Gb de memória.

• 5 semanas depois...
Postado
Comprei um Positivo Mobo porque achei mais bonito que o Asus Eee PC, esse foi o critério, confesso...

Já estava consciente da limitação de memória, por isso optei por usar Flash USB como “estoque”, e deixar o SSD só pro necessário.

Uso o bichinho da seguinte maneira: skype em conferência semanal com países da América Latina e Canadá, alguma coisa de áudio em MP3, planilhas-monstro, arquivos texto, PDFs e apresentações “normais”... minha filha brinca no Paint e minha esposa navega pelos sites de moda e cosméticos... tudo com muito Flash e ActiveX...

Tive 2 problemas iniciais (planilha-monstro não abriu, e conferência com “gagueira” em alguns momentos), que me levaram a uma empreitada em busca da “configuração ótima” da minha máquina, e agora que “cheguei lá” quero compartilhar com os demais proprietários que porventura estejam preocupados com avisos de “falta de memória virtual”...

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o Mobo é um super-portátil, que em hipótese alguma vai (ou tem a pretensão de) substituir notebooks mais parrudos (e grandalhões, pesadões, difíceis de carregar, chamativos para a bandidagem, etc., etc., etc.).

Deixei o Windows XP semi-nu (só o necessário, sem MovieMaker, Messeger, MSN Gaming Zone, temas de area de trabalho, e passei a rodar no modo “classic” mesmo, etc.), substituí o Adobe Acrobat pelo levíssimo e funcional PDF995, tirei o BROffice do HD e passei para um pendrive (aliás, já temos os de 16GB a menos de R$ 100,00 que somados aos R$ 999,00 em 10x sem juros da máquina, dão um toque interessante ao investimento; nele tenho ainda instalados uma bíblia e um dicionário michaelis, e zipados uma série de outros programas como anti-spywares, anti-rootkits, regcleaners, entre outros, os quais quando necessário instalo, executo, e em seguida desinstalo, sempre uma boa “limpeza” nos registros... aliás, limpeza é um detalhe importante, “Temporários de Internet” allways empty!!!), e no fim das contas, reparei que além do próprio XP e dos demais aplicativos estritamente necessários (pré-instalados de som, mouse pad, vídeo, wireless, rede), só precisava mesmo do Avast! Home (já que ando muito pela web lendo e-mails e notícias em sites de finanças, além das conferências já mencionadas), e do Skype.

Feito isso, estava com 1,2 dos 2,0 GB livres no SSD... legal né?

Mesmo assim, quando abri uma das minhas planilhas-monstro (monstro mesmo, cheia de macros e dados, fórmulas mirabolantes e etc.) fui surpreendido pela falta de memória virtual... pesquisando, descobri que minha lixeira ocupava 10% da memória (baixei pra 0%, já que se algo deve ir para o lixo, é porque não serve pra nada mesmo, então, SHIFT+Delete nele!!!), desliguei a atualização automática do XP, Firewall NUNCA, desativei o recurso de restauração do sistema, criei um arquivo de paginação (não tinha!!!) de 2 a 300 MB (já que eu tinha 1,2 sobrando, e usando pendrive de 16), verifiquei se realmente a hibernação estava desabilitada, e adotei algumas outras medidas simples, como por exemplo finalizar os provedores do Avast! quando estava off-line, desativar o gerenciador do monitor (tudo isso para liberar a RAM de processos “desnecessários” no momento), desativar wireless quando estiver ethernet e vice-versa, enfim, usar a máquina de forma econômica e inteligente.

Resultado: minha SSD diminuiu para 500MB disponíveis, porém... minha memória virtual subiu para quase 900MB e com o processador de 1GB trabalhando a 100%... A PLANILHA MOSTRO ABRIU (com algum custo, uns 2 minutos depois de chamada, mas até aí td bem... não tava com pressa mesmo (kkkk) , e vou ver no sábado que vem se a gagueira do Skype passou!!!.

Bom, é isso, espero ter ajudado.

Aliás, estou muito satisfeito com a compra, o tom perolado da tampa chama a atenção por onde passa, em matéria de visual, Mobo nota 10, e de acordo com a minha necessidade, acho que esse troço vai dar certo...

Muito interessante o seu post. Eu também adquiri um Positivo Mobo há pouco tempo (praticamente 10 dias) e estou tentando ajustá-lo.

Retirei BrOffice, Adobe Reader, todos os programas do Windows que podem ser excluídos pelo Painel de Controle (Jogos, Windows Messenger, Windows Media Player 9, etc.) e... estou com pouco mais de 300 MB livres :zoio:

Qual é atualmente a configuração que você usa, para ficar com 500 MB? Aliás, como chegou a 1,2 GB? :huh:

Estou com um cartão SD de 1 GB e um pendrive de 1 GB com os programas que utilizarei, mesmo anti-vírus.

No SSD de 2 GB do Mobo estão apenas o Windows, os aplicativos da placa-mãe e as atualizações do SO (aliás, não deu nem para instalar o SP3... :().

Abraços!

Postado

Olha velho, ate respeito seu uso e a sua opiniao..

Mas gastar 1.000 reais e ter que fazer tudo isso aí pra ele abrir uma planilha de excel? nem morto...isso é frustrante..

Mas como falei, respeito seu uso..

Abrass

• 4 meses depois...
Postado

Olá, pessoal.

Depois de alguns meses de testes, acho que consegui encontrar uma boa configuração para o Positivo Mobo :D .

Primeiro, já adianto que desisti do sistema de recuperação do Mobo: tentei com diversos pen drives (de tamanhos variados), em sistemas com Win XP Home SP 2 e SP 3, e nunca consegui ir adiante de uma tela de erro (sorry, no screenshots :wacko: ).

[OFF] Quanto ao sistema de recuperação, ponto para o Asus Eee PC.

Como lhes disse no post anterior, o meu problema principal era não conseguir espaço para instalar o SP 3.

Então, por etapas, o que eu fiz:

Conversando com um amigo da área de TI, ele sugeriu esquecer o disco de recuperação da Positivo e instalar o Win XP diretamente.

Fiz isso com uma licença que tinha do XP Pro SP 3. Meu receio era não caber tudo no SSD (afinal, 2 Gb), mas, para a minha surpresa, não apenas funcionou como o espaço livre ficou muito próximo daquilo que o Mobo tem quando é ligado pela primeira vez (claro, há de se considerar que o SP 2 é menor, mas o Mobo vem com outros programas pré-instalados).

Como já postaram em outros tópicos deste fórum, o Mobo é uma "adaptação" do espanhol Airis Kira. Então, como o hardware não é reconhecido e instalado pelo Windows (ao menos, comigo não foi), a solução foi baixar todos os drivers do modelo equivalente ao Mobo no site da Airis.

O modelo no qual o Mobo foi baseado é o Kira Series (Pantalla 7"). Então, salvei todos os drivers listados antes de instalar o Windows no Mobo. Se não me engano, a própria Airis recomenda que sejam instalados na mesma ordem em que aparecem na página. Existindo ou não tal recomendação, fiz naquela ordem e não tive problemas -_- .

Uma vez instalados o Windows e todos os drivers, acredito que o espaço livre tenha ficado em 650 ~ 700mb.

Após, tirei os programas e atalhos do Windows que não uso (por exemplo, Jogos, Internet Explorer e Outlook Express).

Por conta das características técnicas do Mobo, achei por bem não instalar programas no SSD. Resolvi utilizar uma solução que oferecesse programas instalados em pendrive.

Pesquisando na Internet, uma opção que me pareceu bastante razoável foi a Portable Apps. Basicamente, é um agregador de programas compactos ("portáteis") para uso em escritório, com imagens, sons, etc.

Há a possibilidade de se baixar apenas o menu e depois instalar programa por programa; também pode-se baixar duas suítes. À base da preguiça, baixei a mais completa ;) .

Estou usando essa suíte há alguns meses, tanto para fins pessoais quanto profissionais, e não tenho do que reclamar: por exemplo, há versões do Firefox (3.0.5) e do OpenOffice (3.0), que se não funcionam da maneira mais rápida, também não são de uma lerdeza insuportável.

Com isso, hoje, tenho ~670mb livre (que, dependendo da atividade, uso para criar um arquivo de paginação), todas as atualizalções necessárias do Windows instaladas (inclusive o SP 3 que eu tanto briguei :P) e um netbook que serve para as atividades que preciso, além de navegar na Internet.

Em complementação ao que o colega escreveu no "post que deu origem à série", espero que esta minha mensagem também possa ajudá-los.

Abraços!

[Edição em tempo]: a Positivo disponibiliza para o Mobo um programa a ser utilizado para remover arquivos utilizados na instalação de updates da Microsoft, quando ativada a opção de atualizações automáticas.

• mês depois...
Postado
Caramba, que gerra em.

Eu estou com um MOBO com o Linux Metasys, baseado no KDE (eu acho), e está simplesmente uma M*.

Os drivers nao rodam direito e o MOBO trava direto.

Esse meu MOBO já veio com esse linux, pois foi uma premiação da Secretaria de Educação de MG. A Positivo já veio aqui em casa e estou aguardando uma resposta para o meu problema.

Em resumo: NÃO PONHAM LINUX NO MOBO

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!