Ir ao conteúdo

Problemas com a fonte

ivy.cardoso

Posts recomendados

Postado

Gente, é o seguinte, estou com umm problemão e não consigo resolver. Comprei meu PC e meu estabilizador (TS Shara Verti 300VA plus) em fevereiro. Aí em março fui ligar e deu um estouro, levei na garantia e havia queimado a fonte. Me disseram que foi a umidade, pois moro na praia, e trocaram. Aí abril, um mês depois, fui ligar e de novo um estouro, queimou a fonte, levei na garantia e nem umido estava o PC...Maio e junho a mesma coisa...Agora, segunda passada foi pior...A fonte não queimou, ela explodiu e se fez em mil pedaços. Perdí a paciência, aí mandaram eu investigar tudo: tomada, estabilizador e tensão. A tomada está ok, aterramento, tudo. Aqui onde eu moro tem muita ocilação na energia elétrica, mas achei que o estabilizador era justamente para proteger o PC das ocilações, quedas de energia, etc...Só que, enquanto a fonte explode, o estabilizador não queima nem o fusível. Não é estranho?? Acontece sempre quando eu vou ligar o PC. Desligo ele a noite e está ok, de manhã ligo o estabilizador e "bum", queima a fonte!!!! Levei o estabilizador para testes e disseram estar ok...Mas a minha dúvida é: Se ele está ok, não era para ele proteger o PC, a fonte??? Então, para que ele serve afinal...Me ajudem, pois não sei mais o que fazer!!! Ah, a fonte é WSNG-500-P4V (acho que são 200w reais), e meu pc é Dual core 1.6 ghz, HD 160 gb, Memória 1 gb, placa de video off GeForce 7200 256mb, expansível 512mb, gravador de DVD LG, placa mãe Gigabyte.:confused:

Obrigada!

• Membro VIP
Postado

Proteger a fonte é a última coisa que você deve esperar de um estabilizador. Você já tem prova disso dai. Livre-se dessa antiguidade. A melhor solução sempre recomendo, é a adoção de uma boa fonte para seu PC. As fontes modernas, com PFC ativo, podem operar desde 90 Volts AC até 270 Volts AC sem nem ter que mudar chave alguma. Você imagina que a tensão ai na sua casa vai variar mais do que isso dai??? Impossível. Queimaria tudo o que está ligado na tomada, menos uma boa fonte com PFC ativo.

De nada adianta um bom aterramento se você não tem nenhuma proteção. Estabilizadores, principalmente aqueles mais antigos, não tem proteção elétrica nenhuma. O que vem da rede passa direto para seu PC.

Uma boa régua de proteção contra surtos faria um trabalho muito melhor que qualquer estabilizador. Procure pela internet o porque de não se usar estabilizadores. Vais achar muito material. Inclusive esse depoimento datado de ontem de um colega aqui do fórum de eletrônica. Veja ai: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2941154&postcount=786

Aproveite e dê uma olhada no tópico inteiro, clicando no canto superior direito quando estiver nesse link.

Abraço...

Postado

São dois os problemas existentes. A fonte modelo WSNG-500-P4V é uma fonte bastante simples de 220W, com corrente de 12A nos 12V, portanto destinada a computadores mais antigos, e não a configuração atual, mesmo que modesta, com uma placa de vídeo Geforce 7200. Acho inadmissível fonte com menos de 18A numa máquina moderna, ainda que básica. Segundo, a obsessão que brasileiro tem de socar um estabilizador em seus computadores. Estabilizador é coisa própria para ser utilizada em televisores e geladeiras antigas, dos anos 60 e 70, e não em computadores. O que é recomendado pro caso: Jogar fora esse estabilizador e adquirir uma fonte decente a partir de 300W. Não precisa ser boa nem cara, mas que seja média, decente.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!