Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Lucas Scoppio

Como procurar datasheets?

Recommended Posts

Seguinte, estou precisando de vários componentes específicos, porém tenho pouca experiência com eletrônica (4 anos e meio de curso técnico integral) e CI's "maravilhosos" sempre estão "ocultos" nos sites de busca na internet (all datasheet, datasheet catalog, etc)

Coisas que preciso são amplificadores operacionais com o - em gnd/0v, lcd's matriciais, conversores digital -> analógico... a maioria eu até encontrei, o maior problema mesmo é com componentes "simples" como amp-op (ainda preciso do nome desse que funciona com 0/10V, não tenho fonte chaveada), contadores, decodificadores/codificadores pois tem nomes "genéricos" e o que eu "preciso encontrar" está jogado diretamente dentro do datasheet.

Alguém aqui pode me ajudar a "aprender a revirar" sites usando corretamente o sistema de busca e palavras chaves? obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lucas:

Eu, quando estou procurando algo na internet, utilizo o Google mesmo. A dica, neste caso, é sempre procurar com os termos em inglês (é mais fácil conseguir conteúdo neste idioma).

Assim, pra procurar um amplificador operacional, eu procuro por "Operational Amplifier". Acrescente as outras características específicas, tipo "Single supply" (não necessita de fonte simétrica), "smith trigger", "comparator", etc...

Geralmente o google já retorna vários resultados, inclusive com o link direto pros datasheets.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nada melhor que as informações dadas pelo próprio fabricante do componente.

Nos sites dos fabricantes, alguns incluem até um método de filtragem do tipo de componente que você quer.

E no caso dos datasheets, melhor mesmo pegar no próprio fabricante, ou então, nos sites de arquivos quando os mesmos são descontinuados.

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu procuro no google e em revistas de eletrônica como a Elektor, na edição de verão (dez/jan) eles publicam mais de 100 projetos, é uma boa oportunidade para conhecer componentes novos.

Quanto ao AMPOP, faça um divisor por 2, entre o vcc e o terra e use como referência, funciona com todos. Tenho o livro "Amplificadores Operacionais e Filtros Ativos" do Antônio Pertence Junior e é O LIVRO de AMPOPs :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ei, AlfredoNick. Esse livro aí é bom? Eu não manjo lhufas de operacional, e preciso aprender. Qual é a editora?

Obrigado.

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É bom sim, tem toda a teoria com exemplos e experiências com AMPOPs.

A editora é a Bookman e o ISBN é 85-363-0190-2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×