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Será Que Comprei o Nobreak Errado?


lvrjo

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Bem pessoal,

Acabei de montar meu micro e estou muito satisfeito com ele, exceto por um "pequeno" detalhe: não posso jogar o Crysis! O jogo carrega normalmente, mas, após 1 ou 2 minutos, a luz do nobrek muda de cor e começa a piscar, emitindo um beep a cada 2 segundos (segundo o manual, é quando a bateria está sendo utilizada) e depois (uns 30 segundos) desliga tudo. Já rodei o Need For Speed Carbon e não ocorre nenhum problema.

Não creio que seja devido a superaquecimento, porque, nesse caso, acho que só o micro reiniciaria. Mas é o nobreak que está desligando! Então, deve ser sobrecarga gerada pela placa de vídeo. Detalhe: não faço overclock (não que eu saiba!). Será que o nobreak está subdimensionado ? Conheço quem usa um nobreak de 300VA pra uma configuração um pouco melhor que a minha e não tem problema.

Abaixo, a configuração do meu PC:

Mobo Asus P5K SE

2 x 2GB DDR2 800Mhz

Pl. Vídeo Foxconn GF 8800GT

HD Seagate SATA2 320GB

Monitor 22" LG W2252TQ

DVD-RW LG

Fonte Corsair HX 520W

Nobreak SMS Net Winner 700VA

Gabinete X-Game Clone

Obrigado!

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Meça a tensão que está chegando na sua tomada se não está caindo muito, mas duvido que seja isso.

Esse nobreak fornece pelo menos 350W e acredito q sua config não puxa tudo isso.

Agora notei uma coisa, esses nobreaks SMS tão tendo problemas com fontes com PFC ativo. você é a terceira pessoa que eu vejo reclama de problemas com nobreaks SMS e fontes com PFC ativo...

E um detalhe, nobreaks de 300VA não conheço, o menor que conheço é de 325VA e mesmo assim pode ser pouco pra muitas configurações. Seria pouco pra sua, mas como você tem uma 700VA... Sei não, tem algum lance errado com fontes de PFC ativo + alguns nobreaks SMS.

EDIT: De mais detalhes da sua configuração, qual processador??

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Para mim isso não é um nobreak, é um estabilizador com bateria. Será que ocorrem cortes na energia elétrica aí com tamanha frequencia que justifique o uso dele? Mesmo que a resposta seja sim, nota-se um grande paradoxo: Aquisição de fonte que suporta até 520W e de "estabilizador com bateria" que suporta no máximo 350W. Troque o nobreak por um bom filtro de linha e o problema está resolvido.

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O fato do nobreak suportar 350W, na verdade é 420W, eu usei FP = 0.5, mas na verdade eu deveria ter usado FP=0,6, os 520W só vão ser atingidos se a configuração dele demandar, o que não parece ser o caso ou no momento da partida da fonte, fora disso duvido que 520W seja drenados do "estabilizador com bateria".

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Eu não disse - nem mesmo insinuei - em momento algum que que a configuração dele vai demandar mais do que o nobreak suporta. 350W é o que ele suporta segundo as especificações dele citadas nos anúncios do ML. Mas não é possível deixar de notar o paradoxo. O fato da configuração não demandar tanto, na verdade, até aumenta tal paradoxo, que é a do sujeito comprar fontes superdimensionadas e uma porcariazinha dessa da SMS. Mas a causa do problema é aquela mesma que você citou, a de botar boas fontes com PFC ativo num estabilizador-com-bateria como esse. Portanto, um problema que persistiria mesmo que tal aparelho suportasse 1000W. Fonte de alta qualidade, com PFC ativo, só se for em nobreak de verdade, que são os nobreaks online, com onda senoidal. O problema maior do brasileiro é que, quando ele sai de um vício, cai em outro. Troca estabilizador por esses pseudo-nobreaks, como quem troca crack por cocaína, achando que não pode viver sem um vício e que o vício lhe faz bem, ou melhor, fará bem ao computador. Em doze anos de profissão eu ainda não conheci usuário doméstico que necessite de um nobreak. Nem mesmo bem próximo de áreas rurais.

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Se assim fosse, minha Zalman 460W com PFC Ativo não estaria funcionando bem no meu APC Backup ES 600VA - 360W.

O que eu quis dizer é que alguma peculiaridade nos SMS pode estar provocando incompatiblidade com fontes com PFC ativo, mas é apenas uma suspeita minha, talvez os casos que vi foram coicidência, defeito de um lote de nobreaks...

O nobreak não precisa ser online pra usar em fontes com PFC ativo, não existe recomendação em local nenhum, nem nos sites dos fabricantes de fontes.

Em foruns gringos vejo muita gente usando UPS (nobreaks), inclusive MACs novos que possuem fontes com PFC ativo e sem problema, desde que a potência seja dimensionada corretamente.

Claro que um nobreak Online seria desejável, mas você já pesou o custo x benefício de se manter um? Não vale a pena na minha opinião. Primeiro são caros pra adquirir, consomem mais energia que um estabilizador ou um nobreak comum, possuem um desgaste mais rápido das baterias e geralmente usam vários bancos de bateria, o que eleva o custo da troca porque tem que trocar o conjunto todo. A manutençao de uma unidades dessa tb é mais caro, se você não souber consertar, não se surpreenda com o valor elevadíssimo de sua manutenção num laboratório especializado.

Um nobreak senoidal, sim, esse é desejável e não tão caro e dispendioso como um Online. Um Online só justifica pra aplicações de missão crítica. Pra um usuario doméstico é esbanjamento de dinheiro e zelo demais com algo que seria mais barato de trocar do que arrumar um nobreak online.

Sobre a necessidade do nobreak, isso vai de cidade pra cidade, estado pra estado e usuário pra usuário. Você não deve passar pelo menos uma vez pro semana por pequenos cortes no fornecimento de energia como eu. Eu só uso um nobreak por isso. Já cansei de estar nessa mesma situação aqui, digitando uma mensagem no forum e do nada a luz se cordar por alguns minutos e eu perder a mensagem toda. Canso de pegar PCs que não estão carregando o Windows e a pessoa dizer que isso aconteceu depois que faltou luz...

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Também tenho fonte com APFC e uso um "estabilizador com bateria" APC Backup ES 600VA sem problema algum. Só o fato de cair energia e eu não perder uma mídia ou um trabalho já vale o investimento que fiz nele de R$ 200,00.

Acredito que o nobreak do lvrjo esteja com problema. Mas no geral acho APC muito bom.

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Então pelo visto temos opinião bem parecida, embora você fique na defensiva achando que meu tópico foi em resposta à sua para contraditá-lo. Mas não é porque sua Zalman funciona aparentemente bem com seu pseudo-nobreak APC que a dele está funcionando. Também não é porque você tenha cortes constantes de energia que ele tem. Por isso mesmo eu comecei por perguntar: Será que ocorrem cortes na energia elétrica aí com tamanha frequencia que justifique o uso dele? A resposta para o seu caso é sim, a resposta para mais de 90% dos usuários de nobreaks seria não. Sim, já pesei o custo de nobreaks de verdade e não vejo necessidade nenhuma deles para usuários domésticos, nem nunca recomendei algum. Mas, ao contrário de você, em foruns gringos eu raramente vejo usuários usando nobreaks. Uma minoria. Eles não tem o vício ao qual me referi anteriormente. E, quando usam, a maioria deles usam nobreaks de verdade. Você deve saber que o termo UPS (nobreak em português) não é muito adequado nem próprio para tais estabilizadores com bateria que vemos por aqui. Esses não são nobreaks propriamente ditos, quando se leva a coisa ao pé da letra.

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Não, não estou na defensiva, só to querendo mostrar os fatos e tentando ajudar o cara resolver o problema dele que acredito que possa ser defeito tb e nada mais, afinal foi o que ele perguntou aqui, como resolver o problema do nobreak dele. Mas sou da opinião tb de que estabilizadores são inúteis e os mesmos vêm em nobreaks. Mas no meu caso eu prefiro conviver com essa desvantagem em detrimento de outra vantagem. Se quiserem me dar de presente um nobreak online eu aceito, com certeza! Um senoidal tb tá valendo! Um senoidal pelo menos está na minha "wishlist"!

Agora o que vejo lá fora é o não vício ou desconhecimento total de estabilizadores puros e não de nobreaks. Uma boa parte usam apenas "power strips" ou seja, apenas uma régua de extensão outra grande parte usam surge protectors, que são filtros protetores anti-surto e filtro de linha e outra parte menor usam nobreaks - UPS. Se você for no forum da APC vai ver muito gringo postando duvidas sobre nobreaks e nesse forum aqui tem um bocado de gente que os usa. Tem ate um topico que começaram a postar fotos dos seus nobreaks e protetores:

http://www.hardforum.com/showthread.php?t=1309354

E o contrário do que você fala, a maioria usa nobreaks comuns, senoidal por aproximação stand-by. Só da uma conferida no forum da APC e no que eu indiquei acima.

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Não é tão comum nobreaks lá fora serem estabilizados, como ocorre aqui. Sei que alguns baratos são, como os da APC. Também considere que se o tópico lá no HardForum é sobre nobreaks, vai juntar pessoas que usam nobreaks. Me parece que dá apenas ilusão de que é de uso comum por lá. O problema não está no uso do nobreak em si, enquanto proteção para corte de energia, mas do uso ilusório, quando a luz nunca cai, mas o sujeito usa e crê que está protegendo seu caro equipamento contra mil males. E muitas vezes está aumentando a probabilidade de mil problemas, como é o caso desse usuário aí. Basta retirar o nobreak que o problema dele estará resolvido. Eu já tive um APC 600BR e posso dizer que não me deixou nenhuma saudade.

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Todos os APC, todos os Belkin, Todos Tripp Lite, todos são estabilizados infelizmente. Me indica um nobreak sem estabilizador que quero importar um. Só ver no site de cada um desses e de vários outros fabricantes de UPS. Alguns até tem um meio estabilizador, "boost only AVR" ou ambos boost e trim AVR.

Concordo contigo que a maioria lá fora não usa nobreak e que nao ajudam proteger de tudo, mas eles apresentam uma vantagem desconhecida de muitos que explico:

Fontes chaveadas por natureza causam um fenômeno chamado em inglês de "inrush current" ou corrente de pico. Essa corrente de pico acontece toda vez que os capacitores da fonte se esvaziam e se enchem ou seja, toda vez que a fonte é energizada. Esse pico é tão alto que pode ultrapassar os 100A no primário da fonte, dê uma olhada nas especificações das fontes que você vai ver isso lá, Maximum Inrush Current. Os engenheiros sabem disso e por isso colocam logo na entrada da fonte um Termistor NTC ou semelhante, o que esse termistor faz? Enquanto frio, ele limita a corrente da fonte num nivel máximo possível pra que a fonte consiga ligar sem esse pico chegar no fusivel, ponte retificadora, capacitores... Se assim não fosse, o fusivel no minimo estouraria e mesmo assim por alguns milesimos de segundo esse pico passaria o fusivel o que seria o suficiente pra no minimo diminuir a vida util dos componentes de entrada da fonte. Então, esse termistor assim que começa a receber energia em cima de si, se aquece rapidamente e abaixa a resistência, deixando toda corrente fluir. Num evento de queda de força com retorno poucos milisegundos ou segundos depois, o termistor NTC simplesmente não vai ter tempo pra se resfriar e voltar ao seu estado de resitência máxima, permitindo toda essa corrente chegar em todo ou quase todo primário da fonte causando no mínimo redução de vida util. O simples cair e retornar da energia faz com que os capacitores se recarreguem, ja q fontes ATX estão sempre ligadas fornecendo a tensão 5Volts stand-by. Esse cair e voltar repentino, comum em muitos lugares, é o suficiente pra ir detonando a vida de uma fonte ou dependendo das circustâncias de estado da onda senoidal e o momento que ela retornou, a fonte vai se queimar no momento do retorno da luz quando ela rapidamente retornar.

Claro que a impedância da linha elétrica em si, dos filtros de entrada e tudo mais, reduzem esse pico, mas ele ainda é muito mais alto do que o normal. E isso é a causa de muitas fontes se queimarem com retorno da energia já relatado por muita gente, não só pelo fato da tensão já voltar um pouco mais elevada, mas pela corrente inrush da fonte ainda quente e agora sem a proteção do NTC. Se souber inglês aqui explica isso:

http://www.innovolt.com/white_papers/surgespaper06.pdf

Onde entra o nobreak nesse história? Simplesmente permitir você desligar a máquina adequadamente e aguardar pelo menos 1 minuto antes de religar a fonte.

Agora as desvantagens do nobreak barato:

1 - A maioria possui onda senoidal por aproximação. Esse tipo de onda não é muito ideal pra alimentar as fontes por periodos prolongados e nem pra deixar alimentado componentes que estejam puxando pouca energia da bateria porque o sistema de PWM do nobreak passa a trabalhar num ciclo de pulso tal que provoca uma elevação da tensão contínua (VDC) nos capacitores de entrada da fonte, detalhes sobre isso:

http://forum.clubedohardware.com.br/showthread.php?t=544906&highlight=capacitores

E tem a desvantagem da estabilização desnecessária e o consumo um pouco maior de energia caso você tivesse usando apenas um filtro.

Com precauções no seu uso, ainda prefiro mantê-lo no meu caso.

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Bem, vou tentar responder a todos:

Meça a tensão que está chegando na sua tomada se não está caindo muito, mas duvido que seja isso.

Esse nobreak fornece pelo menos 350W e acredito q sua config não puxa tudo isso.

Agora notei uma coisa, esses nobreaks SMS tão tendo problemas com fontes com PFC ativo. você é a terceira pessoa que eu vejo reclama de problemas com nobreaks SMS e fontes com PFC ativo...

E um detalhe, nobreaks de 300VA não conheço, o menor que conheço é de 325VA e mesmo assim pode ser pouco pra muitas configurações. Seria pouco pra sua, mas como você tem uma 700VA... Sei não, tem algum lance errado com fontes de PFC ativo + alguns nobreaks SMS.

EDIT: De mais detalhes da sua configuração, qual processador??

Não acredito que seja devido à variação excessiva da tensão na rede, do contrário o desligamento do nobreak não aconteceria somente quando jogo o Crysis;

Quanto ao processador (esqueci de informar), é o Core 2 Duo E8400

Para mim isso não é um nobreak, é um estabilizador com bateria. Será que ocorrem cortes na energia elétrica aí com tamanha frequencia que justifique o uso dele? Mesmo que a resposta seja sim, nota-se um grande paradoxo: Aquisição de fonte que suporta até 520W e de "estabilizador com bateria" que suporta no máximo 350W. Troque o nobreak por um bom filtro de linha e o problema está resolvido.

Não, não há cortes de energia com tanta frequência, aqui. Na verdade, segui orientações dadas em outro fórum, depois que informei a fonte que havia comprado e perguntei se havia problema se continuasse usando meu estabilizador antigo. Até então, como leigo que sou, desconhecia a não necessidade de um estabilizador. Então, o que me indicaram foi um filtro de linha ou um nobreak. Achei que o nobreak seria mais útil porque, apesar de não serem tão frequentes as quedas de energia por aqui, quando acontecem causam um bocado de aborrecimento.

Como eu não tinha mais recursos pra comprar um nobreak mais potente e por conhecer quem use um de 300VA (pelo menos foi o que me informaram) sem problemas e, ainda, não querendo por em risco o investimento que fiz na fonte, resolvi comprar esse SMS.

Caso não seja incompatibilidade do nobreak com a fonte, ou seja, se for defeito do dito cujo, não sei como farei para comprovar o mal-funcionamento do aparelho, junto à assistência técnica, uma vez que ele só deixa de funcionar quando rodo o Crysis (teria que lever o PC)!

Caso seja pura e simplesmente incompatibilidade entre os dois, então talvez seja melhor eu desconectar o micro do nobreak sempre que for jogar o Crysis, já que para as demais utilizações, não ocorre nenhum problema. Assim eu não perderia por completo a grana que botei nele...

Também tenho fonte com APFC e uso um "estabilizador com bateria" APC Backup ES 600VA sem problema algum. Só o fato de cair energia e eu não perder uma mídia ou um trabalho já vale o investimento que fiz nele de R$ 200,00.

Acredito que o nobreak do lvrjo esteja com problema. Mas no geral acho APC muito bom.

Essa foi uma das razões de eu ter comprado um.

Obrigado a todos!

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Tente reduzir a carga nas saidas do nobreak, desliga tudo e deixe só o essencial, em seguida baixe o brilho e contraste do monitor o maximo que der sem deixar a visao desconfortavel, desligue algum ventilador do gabinente que não seja necessário por alguns minutos. Refaça o teste com o jogo e veja de o nobreak se desliga, se ele não se desligar, provavelmente ele não está aguentando sua configuração.

Confirmei no site da SMS e ele realmente fornece apenas 350W...

O que é melhor pra você, ai você decide a vantagem maior do nobreak e o nao desligamento repentino do PC e o seu filtro de linha + proteção anti-surto básica que você encontra em filtros de linha dedicado, então a escolha é sua, mas vamos tentar isolar os problemas primeiro antes de decidir alguma coisa.

EDITADO:

Fiz um calculo aproximado aqui e sua configuração no pico consome por volta de 270W, só o gabinete. então colocamos mais 60W do monitor + 10W do modem + 40W considerado perdas com eficiência, sua demanda passa dos 350W do nobreak.

Faça um teste com o monitor desconectado do nobreak, só pra gente ter uma ideia.

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Tente reduzir a carga nas saidas do nobreak, desliga tudo e deixe só o essencial, em seguida baixe o brilho e contraste do monitor o maximo que der sem deixar a visao desconfortavel, desligue algum ventilador do gabinente que não seja necessário por alguns minutos. Refaça o teste com o jogo e veja de o nobreak se desliga, se ele não se desligar, provavelmente ele não está aguentando sua configuração.

Confirmei no site da SMS e ele realmente fornece apenas 350W...

O que é melhor pra você, ai você decide a vantagem maior do nobreak e o nao desligamento repentino do PC e o seu filtro de linha + proteção anti-surto básica que você encontra em filtros de linha dedicado, então a escolha é sua, mas vamos tentar isolar os problemas primeiro antes de decidir alguma coisa.

EDITADO:

Fiz um calculo aproximado aqui e sua configuração no pico consome por volta de 270W, só o gabinete. então colocamos mais 60W do monitor + 10W do modem + 40W considerado perdas com eficiência, sua demanda passa dos 350W do nobreak.

Faça um teste com o monitor desconectado do nobreak, só pra gente ter uma ideia.

Legal! Farei como você sugere e depois postarei, assim que tiver um tempinho.

Valeu mesmo!

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Ok, _rau_, fiz o teste e o resultado foi o seguinte:

Carreguei o Crysis, com o som (Edifier e3100 - 2.1 - 28W RMS) e o modem desligados, além de reduzir o brilho do monitor para 40 (uso em 100). O jogo rodou normalmente. Então, aumentei o brilho para 70 e o nobreak começou a dar o sinal de bateria sendo usada. Diminuí pra 40, mas não resolveu. Daí, desliguei o monitor e a luz do nobreak voltou a ficar verde. Então, voltei a ligar o monitor e mantive o contraste nos 40 e liguei o som em volume baixo; continuou rodando normal, até que disparei uns tiros e o nobreak voltou a reclamar. Como não adiantou desligar o Edifier, desliguei o monitor de novo e o nobreak recuperou. Também testei ligando o modem e logo a luz laranja acendeu juntamente com os beeps de alerta.

Então, creio que não há mais dúvida: o nobreak não aquenta muita coisa mesmo (quase nada)!

Como investi uma grana nesse nobreak e ele funciona normalmente com as demais aplicações e considero que usar o micro sem preocupação com quedas de energia é de grande importância, pretendo continuar com ele (a menos que apareça alguém interessado em comprá-lo, aí procuraria um mais potente), já que jogo muito pouco.

Claro que gostaria de poder usar o computador sem restrições, mas jogos não são primordiais pra mim (além do quê, não acontece com todos os jogos). Pretendo mesmo trabalhar com tratamento de imagem. Agora, se eu não puder fazer isso, aí sim terei que lançá-lo a prejuízo!

Disso tudo fica uma lição: não serei mais enganado por números, sem saber o que eles realmente significam. Me iludi pelos 700VA, acreditando que corresponderiam a uma potência de pelo menos uns 500W!

Infelizmente, ficarei com o equipamente sendo subutilizado, de certo modo. Pelo menos por algum tempo! Mas, como disse, numa função que não é primordial para mim.

Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas e, principalmente, pelo interesse!

Obrigado a todos do fórum!

E se alguém mais tiver alguma dica, acompanharei com atenção!

Um abraço!

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  • Membro VIP
Então, creio que não há mais dúvida: o nobreak não aquenta muita coisa mesmo (quase nada)!

Como alternativa viável, coloque somente seu PC no no-break, mais nada.

Ao faltar energia você perde o vídeo, correto, mas pode desligar seu PC no botão da fonte.. Isso é somente uma alternativa para conseguir usar seu no-break...). O correto, e agora você sabe, é dimensioná-lo de modo correto...

Abraço...

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Como alternativa viável, coloque somente seu PC no no-break, mais nada.

Ao faltar energia você perde o vídeo, correto, mas pode desligar seu PC no botão da fonte.. Isso é somente uma alternativa para conseguir usar seu no-break...). O correto, e agora você sabe, é dimensioná-lo de modo correto...

Abraço...

Olá, faller!

Estive lendo (ainda que rapidamente) alguns de seus artigos (posts) sobre a (in)utilidade dos estabilizadores. Parabéns, você demonstrou que além de entender do assunto, está preocupado com o desperdício de dinheiro e energia elétrica! Por isso, fico muito satisfeito que você também esteja tentando me ajudar.

Assim sendo, quero aproveitar a oportunidade e esclarecer algumas dúvidas que ainda permanecem:

1) Acho uma boa ideia ligar apenas o PC no estabilizador, porém (não poderei consultar os manuais, neste momento), como faço pra ligar os que só aceitam tensão de 110V (aqui, a rede é 220V)?

2) Posso fazer uma estensão da única tomada que existe aqui com fio terra, já que os ostros equipamentos têm 3 pinos?

3) Esse "Nobreak" que possuo (SMS Net Winner 700VA) trará os mesmos malefícios que os estabilizadores, no que se refere ao retardo na correção de uma queda de energia, por exemplo, já que minha fonte (Corsair HX 520W) tem PFC ativo?

4) Meu monitor (LG W2252TQ), caso seja de tensão automática, pode ser ligado diretamente à tomada da rede como uma televisão, sem risco?

Acredito que, por hora, é só!

Muito obrigado!

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Olá, faller!

Estive lendo (ainda que rapidamente) alguns de seus artigos (posts) sobre a (in)utilidade dos estabilizadores. Parabéns, você demonstrou que além de entender do assunto, está preocupado com o desperdício de dinheiro e energia elétrica! Por isso, fico muito satisfeito que você também esteja tentando me ajudar.

Assim sendo, quero aproveitar a oportunidade e esclarecer algumas dúvidas que ainda permanecem:

1) Acho uma boa ideia ligar apenas o PC no estabilizador, porém (não poderei consultar os manuais, neste momento), como faço pra ligar os que só aceitam tensão de 110V (aqui, a rede é 220V)?

2) Posso fazer uma estensão da única tomada que existe aqui com fio terra, já que os ostros equipamentos têm 3 pinos?

3) Esse "Nobreak" que possuo (SMS Net Winner 700VA) trará os mesmos malefícios que os estabilizadores, no que se refere ao retardo na correção de uma queda de energia, por exemplo, já que minha fonte (Corsair HX 520W) tem PFC ativo?

4) Meu monitor (LG W2252TQ), caso seja de tensão automática, pode ser ligado diretamente à tomada da rede como uma televisão, sem risco?

Acredito que, por hora, é só!

Muito obrigado!

Primeiramente, realmente seu nobreak não está aguentando fornecer a potencia demanda pelos seus equipamentos e fica claro com um sistema de som de 280W RMS e provavemente você deve jogar com ele bem alto, ai o nobreak nao vai aguentar mesmo.

Sobre o brilho do monitor eu não recomendo deixa-lo em 100%. O brilho do LCD além de ser muito mais intenso do que de um CRT em 100%, força muito as vistas e desgasta desnecessariamente a lampada + inversor. Reduza pra um valor mais confortavel pra você - só uma dica...

Sobre as perguntas:

1 - O que aceita somente 110V, deixa no estabilizador mesmo ou no nobreak. Eu nao gastaria dinheiro num transformador ja tendo um estabilizador. A nao ser que o consumo dos equipamentos em 110V seja muito baixo, ai compraria pequenos transformadores, só pra eles. Mas tendo um estabilizador, use-e como transformador e nada mais, ainda mais se os equipamentos possuirem 3 pinos na tomada, dessa forma você vai dar continuidade ao fio terra, coisa que poucos transformadores dedicados fazem.

2 - Pra que seria essa extensão? Você até pode fazer, respeitando as polaridades Neutro/Fase/Terra.

3 - Sim porque o mesmo é um estabilizador + bateria, mas dos malefícios os menores em vista do beneficio de manter a maquina ligada em cortes de luz + filtro + proteção antisurto - mesmo que basicas no seu modelo. O filtro de linha (ruidos) pelo menos é melhor nos nobreaks SMS do que nos estabilizadores deles.

4- Qualquer monitor já a anos trabalha de 100-240V, quando a isso você pode ligar ele direto na tomada aqui e no Japão, mas não recomendo ligar direto porque você estaria trocando uma proteção anti-surto e filtor de linha + bateria do nobreak por nada ao ligar direto na tomada. Ligue qualquer coisa pelo menos num bom filtro de linha.

De nada!

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  • Membro VIP
Olá, faller!

Estive lendo (ainda que rapidamente) alguns de seus artigos (posts) sobre a (in)utilidade dos estabilizadores. Parabéns, você demonstrou que além de entender do assunto, está preocupado com o desperdício de dinheiro e energia elétrica! Por isso, fico muito satisfeito que você também esteja tentando me ajudar.

Assim sendo, quero aproveitar a oportunidade e esclarecer algumas dúvidas que ainda permanecem:

1) Acho uma boa ideia ligar apenas o PC no estabilizador, porém (não poderei consultar os manuais, neste momento), como faço pra ligar os que só aceitam tensão de 110V (aqui, a rede é 220V)?

Use um transformador, ou autotransformador. Isso dai não é muito caro e é usado desde lá na usina até lá no poste da sua rua. Transformar tensão AC é tarefa de um transformador...

2) Posso fazer uma estensão da única tomada que existe aqui com fio terra, já que os ostros equipamentos têm 3 pinos?

Pode e deve. Derive dessa tomada, através de um bom supressor de surtos/filtro de linha tantas quantas tomadas protegidas e filtradas você necessite. nela ligue tudo o que tiver que ser ligado em 220 Volts, inclusive o transformador.

3) Esse "Nobreak" que possuo (SMS Net Winner 700VA) trará os mesmos malefícios que os estabilizadores, no que se refere ao retardo na correção de uma queda de energia, por exemplo, já que minha fonte (Corsair HX 520W) tem PFC ativo?

Sim, é inevitável. Mas a sua fonte é muito boa, um verdadeiro primor de fonte, das melhores do mercado. ela aguentará inclusive um estabilizador..

Veja ai o teste de desempenho dessa dupla, a HX520 e a HX620. O site SPCR (Silent PC Review) colocou a fonte trabalhando até os 80 VAC de entrada e ela nem abriu o bico, nem deixou de fornecer a potência de 470 Watts que era exigida, mesmo sendo alimentada com 80VAC numa rede de 127 VAC (queda de 47 Volts, ou 37% de queda) . Veja ai que não se justifica a colocação de estabilizador nem que a vaca tussa. Me diga o que mais ai na sua casa opera de modo tranqüilo e abaixo de mau tempo mesmo que a tensão caia para 80 Volts na entrada...

CorsairHX520_HX620.jpg

4) Meu monitor (LG W2252TQ), caso seja de tensão automática, pode ser ligado diretamente à tomada da rede como uma televisão, sem risco?

Por que um televisor poderia e um monitor não??? ou uma TV de plasma ou LCD pode e um PC não, uma printer não??

Pesquise no mundo inteiro e você não verá essa praga de estabilizador em parte nenhuma...

Não precisa acreditar em mim. Acredite em você mesmo, pesquise. Me mostre uma, somente umazinha, indicação de uso de um no-break por um fabricante qualquer de qualquer coisa de eletrônica. Veja ai, tirado de um manual de como ligar um LCD...

Veja se você vê ai um estabilizador??

Ligarnatomada.jpg

Abraço...

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Primeiramente, realmente seu nobreak não está aguentando fornecer a potencia demanda pelos seus equipamentos e fica claro com um sistema de som de 280W RMS e provavemente você deve jogar com ele bem alto, ai o nobreak nao vai aguentar mesmo.

Na verdade, não uso o som alto não. E quando fiz o teste e o nobreak reclamou, estava com pouco mais de 1/3 do volume.

Sobre o brilho do monitor eu não recomendo deixa-lo em 100%. O brilho do LCD além de ser muito mais intenso do que de um CRT em 100%, força muito as vistas e desgasta desnecessariamente a lampada + inversor. Reduza pra um valor mais confortavel pra você - só uma dica...

Diminuí pra 80. Menos que isso, não acho legal. As imagens perdem vida!

Sobre as perguntas:

1 - O que aceita somente 110V, deixa no estabilizador mesmo ou no nobreak. Eu nao gastaria dinheiro num transformador ja tendo um estabilizador. A nao ser que o consumo dos equipamentos em 110V seja muito baixo, ai compraria pequenos transformadores, só pra eles. Mas tendo um estabilizador, use-e como transformador e nada mais, ainda mais se os equipamentos possuirem 3 pinos na tomada, dessa forma você vai dar continuidade ao fio terra, coisa que poucos transformadores dedicados fazem.

beleza!

2 - Pra que seria essa extensão? Você até pode fazer, respeitando as polaridades Neutro/Fase/Terra.

Seria pra ligar o estabilizador e, nele, os demais periféricos.

3 - Sim porque o mesmo é um estabilizador + bateria, mas dos malefícios os menores em vista do beneficio de manter a maquina ligada em cortes de luz + filtro + proteção antisurto - mesmo que basicas no seu modelo. O filtro de linha (ruidos) pelo menos é melhor nos nobreaks SMS do que nos estabilizadores deles.

Menos mal!

4- Qualquer monitor já a anos trabalha de 100-240V, quando a isso você pode ligar ele direto na tomada aqui e no Japão, mas não recomendo ligar direto porque você estaria trocando uma proteção anti-surto e filtor de linha + bateria do nobreak por nada ao ligar direto na tomada. Ligue qualquer coisa pelo menos num bom filtro de linha.

Neste caso, eu teria que mantê-lo no nobreak, o que continuaria limitando o uso com o Crysis.

De nada!

Não precisa acreditar em mim. Acredite em você mesmo, pesquise. Me mostre uma, somente umazinha, indicação de uso de um no-break por um fabricante qualquer de qualquer coisa de eletrônica. Veja ai, tirado de um manual de como ligar um LCD...

Veja se você vê ai um estabilizador??

É que todo mundo, pelo menos aqui no Brasil, sempre viu um computador ligado a um estabilizador. Fica difícil, da noite pro dia, desmistificar isso. Eu, particularmente, me convenci na primeira leitura de um tópico seu, mas... É como um vício! :)

Ligarnatomada.jpg

Abraço...

Mais uma coisa: tem algum problema se eu ligar o nobreak e o estabilizador (para os periféricos que são 110V) em uma régua (filtro de linha)? Alguma sugestão de filtro de linha (marca/modelo)?

No meu uso o APC Backup ES 600VA e fica tudo normal, com Crysis e tudo mais. Com o power chute (software de monitoramento) está tudo OK...

É, essa coisa de o nobreak que comprei não segurar a configuração do meu micro ainda me deixa intrigado. Fico pensando se ele pode estar com algum tipo de defeito que o esteja limitando. Vou testá-lo num outro PC que tem uma configuração um pouco maior que a minha (e que usa um de 300VA, sem problema) e ver como se comporta.

Obrigado a todos!

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Mais uma coisa: tem algum problema se eu ligar o nobreak e o estabilizador (para os periféricos que são 110V) em uma régua (filtro de linha)? Alguma sugestão de filtro de linha (marca/modelo)?

Nenhum problema e altamente recomendado. Um bom protetor contra surtos é a primeira coisa que deve ser ligada na tomada da parede. Todos os seus equipamentos restantes, ligados nessa régua de proteção.

Para 220 Volts:

Um barato e de bom tamanho: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO5TFAX

Um melhor um pouco mas bem mais caro: Computer Protector Pró, da Clamper.

Veja no site www.clamper.com.br

ComputerProtectorPr.jpg

Abraço...

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Você pode ligar qualquer coisa num filtro de linha, não tem problema, mas lembre-se que o filtro não converte nada pra 110V, então liguei no filtro só o que for capaz de operar em 220V. Pra 220V, um modelo fácil de achar, barato e de qualidade mais ou menos, porque é difícil achar modelos bons com preço bom, tem o Clone F5F - www.atera.com.br Tem tb um SMS de 139 reais vendendo numa loja que agora fico te devendo, vi num outro topico de outro forum, vou ver se acho e posto aqui depois.

Pois é, não podemos descartar um possivel defeito, mas que nobreak de 300VA é esse q você ta falando? Não é um estabilizador não? O nobreak tem mais proteções contra sobre-carga do que o estabilizador e provavelmente esse estabilizador está trabalhando com sobre-carga, mas mesmo assim não se desliga.

EDITADO:

Eu e o faller sempre quase postando junto... :D Eu tava digitando a msg, em resposta à msg acima da dele, mas ele postou primeiro... :)

EDITADO 2:

Olha a o filtro SMS que falei:

http://www.dvdnow.com.br/descricao.asp?codigo=fp8t

1- Características aplicáveis ao filtro para rede elétrica:

- Chave liga/desliga embutida evitando desligamento acidental e com indicação luminosa;

- Porta fusível externo com uma unidade reserva;

- Tomadas de saída padrão NEMA 5/15;

- Proteção contra surtos (modo comum e diferencial);

- Filtro contra interferências EMI/RFI nas tomadas elétricas;

- Gabinete plástico de alto impacto;

- Cabo de força padrão NEMA 5/15.

2- Características aplicáveis ao protetor telefônico:

- Acompanha cabo telefônico padrão RJ-11;

- Proteção contra surtos na linha telefônica (modo comum e diferencial). Em conformidade com a norma K20 da UIT - União Internacional de Telecomunicações.

3- Características aplicáveis ao protetor para TV a cabo ou convencional:

- Acompanha cabo de antena com conectores tipo F com impedância de 75W;

- Proteção contra surtos e descargas atmosféricas na linha de antena;

- Pode ser utilizado para antena convencional ou TV a cabo que opere abaixo de 27VDC (a tomada verde).

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