Ir ao conteúdo

Ajuda com esquema

ral.mar

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

Ral, por estas imagens que vemos, não dá para identificar quais componentes estão involvidos... CI's, R's, C's, modelo do display..., pelo menos aqui para mim, tá impossivel...

este analisador de espectro é para audio ou frequencias mais altas? AM, FM, TV,....

Postado

Pode usar Leds, só precisa mudar o valor dos resistores.

O circuito usa um conjunto de filtros com AMPOPs multiplexados onde o sinal vai a um conjunto de AMPOPs que funcionam como comparadores, os quais você pode substituir por um LM3914 :)

Postado
Essa imagem tá difícil de ver os valores dos resistores, você tem uma outra com uma resolução melhor?

tente salva-la e veja com o visualisador de imagens de fax do Windows ,desculpe pela imagem mas só tenho esta

• Coordenador
Postado

Ral, farei isso tbem... e volto com palpites..., este CI LM3915 dará..., só que ele me parece um VU, aí você vai ter que usar um deles para cada fraquencia analisada..., e fazendo circuitos AmpOp, aplicado para cada freq. (Circiuto passa faixa), mas, afinal!, um analisador de espectro faz é isso...,

Volto com mais...

Postado
Ral, farei isso tbem... e volto com palpites..., este CI LM3915 dará..., só que ele me parece um VU, aí você vai ter que usar um deles para cada fraquencia analisada..., e fazendo circuitos AmpOp, aplicado para cada freq. (Circiuto passa faixa), mas, afinal!, um analisador de espectro faz é isso...,

Volto com mais...

Não precisa pois o circuito é multiplexado, não só na entrada do LM3915 como também na matrix de Leds com o 4017, por isso só um LM3915 já resolve.

• Coordenador
Postado

Alfredo, tive a impressão de que o LM3915 e LM3914 são para um VU's, deslocando os led's de acordo com a intencidade do sinal! e não com a frequencia!...,

Espero não ter atrapalhado o colega....

Abraços,

Bruno

Postado
Alfredo, tive a impressão de que o LM3915 e LM3914 são para um VU's, deslocando os led's de acordo com a intencidade do sinal! e não com a frequencia!...,

Espero não ter atrapalhado o colega....

Abraços,

Bruno

Sim, mas como o sinal passa por filtros (passa faixa) com AMPOP a cada posição do multiplex você tem um filtro diferente e consequentemente o valor do sinal em cada frequencia.

• Coordenador
Postado

OK alfredo! isso utilizando os circuitos das placas 1 e 2 mostrados no 1° post....Entendi!!!,

Como eu não consegui visualizar quase nada deles!, estava sugerindo um novo circuito!!!...

comesando do Zero!!!... beleza!

Postado

Tentei enviar um pdf para ca mas não consegui porém quem quiser é so passar o email que eu mando , a revista é meio antiga (Elektor de 1984) mas tem varios circuitos interesantes.

Postado

você pode usar um multiplex para endereçar cada coluna o LM3915 é muito caro!!!!!!

Você pode usar um multiplex para endereçar as colunas pois estas são no dominio do tempo e os níveis de sinal no dominio da frequência, o LM3915 é muito caro, e por não ser digital, apresenta níveis de tençao de comutação estre os níveism. chato!!!!!!

Postado

A ideia é modificar o circuito para usar uma matriz de Led no lugar do display, substituir o comparador do circuito original pelo LM3915 simplifica o trabalho. Como eu disse antes, se você analisar o circuito vai ver que o sinal que chega ao comparador passa por vários filtros, representando uma frequência em cada intervalo de tempo do multiplex.

A resolução não é importante uma vez que estamos falando de meia dúzia de Leds.

Usar um MCU ou DSP para fazer a FFT do sinal de aúdio para representar o sinal em uma matriz de Leds seria um desperdício, não só de dinheiro como tempo.

• 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!