Ir ao conteúdo

HD IDE em placa mãe SATA

user1000br

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, minha placa mãe antiga faleceu a pouco tempo, tive de comprar uma placa nova e reaproveitar as peças que foram possíveis.

Aí apareceu um problema ,minha nova placa tinha 4 entradas SATA e apenas 1 IDE, sendo que eu usava 3 HDS-IDE e um Gravador de DVD, também IDE. Aí expliquei ao vendedor a situação e no outro dia comprei um tal adaptador IDE-SATA pra usar meus HDS-IDE nessa placa nova, já que a única entrada IDE seria usada por um HD e o DVD e o os outros 2 HDS precisariam

de um adaptador para cada, para serem usados em entradas SATA.

Estou desconfiando que o cara me vendeu um adaptador que faz o contrário do que eu queria, vou mandar aqui o link do produto para vocês analisarem,

http://www.solucoesasp.com.br/ecommerce_site/index.php?zt=1&pg=t1_ex_prod&codprd=16554&cdg=162&affiliate=P10

caso eu esteja errado se puderem mandar para mim um link(com foto) do produto correto que atende as minhas exigências, agradeço.

Será que estou esquecendo alguma configuração?, já mexi na bios e verifiquei os cabos, pode ser culpa dos jumpers?. O tal adaptador ou conversor acende a luz e tudo e não reconhece nada na bios.

Está é minha placa mãe,agradeço se puderem ajudar

GA-945GCM-S2C

http://www.gigabytebr.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=80&Itemid=192

Postado

Esse conversos é o contrario do que voce quer....ele permite quese ligue HD's Sata em interfaces IDE, voce quer exatamente o contrario.

Tem umas placas PCI que voce liga e elas tem uma porta IDE, dá para ligar mais um HD IDE (não é 2 como as IDE das MB). Mas aí voce liga os 2 HD's na IDE da MB mais um nessa placa PCI e o gravador voce pode comprar um SATA.

Postado

rickg valeu pela resposta mas, os slots PCI aqui não são suficientes e comprar os 2 conversores que eu quero sairia mais de 100 reais para reaproveitar HDs velhos(de 3 a 5 anos) que deve dá problema no futuro.

Eu acabei resolvendo gastar mais um pouco e comprar um HD-SATA 2 de uns 250 ou 300 GB assim que for possível , só vou usar o HD IDE que tem o windows,a minha pergunta agora é dá para transferir os arquivos dos HD IDE,um HD por vez, para o HD SATA numa boa? ou existe algum problema?.

E o Windows XP e minha placa-mãe vai reconhecer esse HD? Como nunca fiz isso antes achei melhor perguntar aqui antes de comprar e jogar mais dinheiro fora, se também puderem me indicar uma marca boa de hd,agradeço.

• Membro VIP
Postado

hehe... fica tranquilo, hd SATA-300 qualquer placa-mãe nova reconhece, e o XP tb. Talvez você tenha de instalar o driver sata raid na inicialização, se seu XP for velho - arrume um atualizado e use seu serial, melhor... elimina este problema, ademais que sua placa-mãe usa ICH7, bastante comum... e um HD de 320 Gb está por menos de 200 reais... não vale a pena manter IDE...

Postado

Claudio, obrigado pelas informações, já comprei por 140 R$ um HD SATA II da Samsung de 250 GB, infelizmente não tinha o de 320 GB mas, já vai servir para cumprir minha missão e ainda ganhei um espaço a mais para novos arquivos. O HD no começo só reconheceu metade do tamanho mas, com sua dica e a ajuda dos tópicos fixos do fórum resolvi o problema.

com certeza o custo benefício foi melhor, agora tenho peça novas e tenho tudo adaptado aos pcs atuais, DDR2, PCI-Express e agora HD SATA. Ironicamente na informática o que é mais velho custa mais caro, manter o IDE poderia ser uma boa dor-de-cabeça no futuro.

Obrigado a todos e fiquem a vontade para fechar o tópico, pois o problema está resolvido.

Postado

Caso Resolvido

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso o mesmo deverá enviar MP a um Moderador e solicitar o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...