Ir ao conteúdo

Como funciona um orelhão.

ory

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, gostaria de saber se alguem poderia me dizer como funciona um orelhão...  Não precisa ser um explicação detalhada!  :;):

OBRIGADO!!

Postado

Amigo, até onde eu conheço, o orelhão funciona como um telefone comum...ou seja a linha dele é uma linha igual a que você tem na sua casa, liberado para fazer ligação para qualquer lugar. Esta linha é ligado ao aparelho telefonico do orelhão que faz o controle e so libera a ligação se você tiver colocado um cartão com creditos ou ele identificar que você fez uma ligação a cobrar. De acordo com o tipo de pulso que você esta usando(local, DDR, DDI) ele vai fazendo o debito no seu cartão..... Não sei se é isto que queria saber ,, mas se não for posta ai novamente....

Abraços. :-BEER

Postado

bom .. pra explicar e para tu entender,, a linha do orelhão é completamente diferente da linha residêncial

só tem uma comparação pois ela é uma linha de telefone, mais fora isso ela tem suas vantagens..

a vantagem é que .. um orelhão para você ligar, você precisaria de um cartão com unidades, fora isso, não funciona .. ou poderia ligar a cobrar também .. o orelhão atende chamadas telefonicas normais, menos chamadas a cobrar, a linha do orelhão é tipo uma linha não privada ...

Abraços !!!

Postado

Como a linha do orelhão é completamente diferente da residencial? Essa informação não bate nem mesmo com a sua descrição. A diferença como já foi dita aqui esta em não existir controle de conta. A linha é igual o que faz o diferencial é o aparelho.

Postado

Pelo que sei a linha telefonica é linha telefonica, a diferença é somente o aparelho e o controle da central.

Numa linha normal, os computadores da central medem seu tempo de conversação de acordo com o horario e distância e fica registrado na sua conta.

Num orelhão, o computador da central também controla seu tempo de conversação, mas o controle é feito por um sinal que é emitido na central e chega ao orelhão que desconta de seu cartão ( os famosos pulsos ), além disso a central pode bloquear ligações DDI, DDD ou qualquer coisa que queira que o orelhão não faça ( mas como você pode perceber é a central que bloqueia )

No final o orelhão é um aparelho meio burro, tem um displayzinho informado algumas coisa e tem um circuito que queima seus créditos no cartão de acordo com as ordens da central.

• 2 semanas depois...
Postado

não é igual não...

você já experimentou ligar ela num tel normal?

de tempo em tempo ele fica fazendo um "barulho" estranho, tipo usando as unidades, são esses "barulhos" que fazem o apelho "queimarem" as unidades do cartão telefonico...

dependendo de onde você liga a freqüência do "barulho" é maior e assim vai usando suas unidades...

Postado

é, a  linha do orelhão é diferente da residencial como já dissereram é a central q comtrola ela e ela manda impulsos eletricos q fazem keimar as unidades do cartão coisa q não acontece na linha reridencial.

Postado

:ui:  :bravo:

A linha é quase a mesma . quem controla se a ligação vai ser completada ou não é o  aparelho ( o orelhão) a medida que a central telefonica inverte a polaridade da linha e queima uma unidade do credito ou ficha (se ainda existir).

é tanto que se você pegar um aparelho comun e ligar na linha vai falar normalmente.

A unica diferença é que em alguns casos quando a distancia do orelhão até uma central telefonica ou DG é muito grande são ultilizados centrais de Radio freqüência uma especie de Celular da Telemar. mas mesmo assim sai um fio que vai para o orelhão como se fosse uma linha convencional.

• Membro VIP
Postado

Algumas mensagens fugiram do assunto do tópico e citaram até práticas ilegais. Apaguei/Editei tais mensagens pra não bloquear o tópico pois a pergunta é absolutamente técnica e não necessita disto. Peço aos membros que colaborem respondendo objetivamente ao tópico sem fugir do assunto muito menos citar práticas ilegais. O tópico está aberto novamente...

Atenciosamente,

Fernando Pinheiro

• 4 anos depois...
Postado

Cartões telefônicos.

Bom, vou tentar resumir o máximo. O cartão telefônico funciona no principio básico da indutância (ver qualquer curso básico de eletrônica pra entender melhor).

Sensor do telefone e cartão.

Funcionam como indutor e induzido. Cada 2pares de pontos (I~I) onde os extremos dos "I"s são cada ponto e o "~" é a substancia que serve como "ponte" indutora.

Cada 2pares de pontos do cartão se interligam por uma substancia (não sei qual é a usada) que é indutiva, e possui uma característica particular, ela se oxida com uma carga eletrostática direcionada, já os sensores dos telefones são formandos por uma espécie de detectores de variação indutiva, pode se dizer assim, e geradores de cargas eletrostática. Assim os pontos (I~I) do cartão estão ligados por um material indutivo, quando o cartão e colocado no telefone esses pontos acionam também os pontos do sensor do telefone, pois essa substancia serve como uma espécie de ”ponte” para exitar por indução os pontos do sensor telefônico (não a contato direto) e assim detectar que há uma unidade presente! Essa informação e levada para a área lógica do telefone que é vista no visor como uma unidade.

Quando uma unidade e quebrada.

A central manda um pulso invertido, alternado numa freqüência de 12 Hz, esse sinal e detectado pela parte lógica do telefone e é convertido em uma carga eletrostática de maior intensidade e direcionada para um dos 2pares de pontos do cartão, essa carga e absorvida pela substância do cartão que a faz praticamente oxidar quase que por total (*mais as vezes sobram pequenas quantidades) isso acontece a cada queda de unidade, de 2 em 2pares de pontos (I~I) e a localização no cartão em que vai haver o próximo “bombardeio” eletrostático e aleatória! Sendo que a unidade lógica do telefone deve detectar que teve uma queda de unidade após cada pulso invertido, caso contrario a ligação e interrompida.

Tudo isso acontece por indução, não há um contato direto entre os pontos do cartão com os pontos dos sensores, eles fica apenas próximos um dos outros. (principio básico de um capacitor)

A tinta do cartão telefônico Server apenas para proteger a substancia que faz a ponte indutora.

Muitas substancias na natureza são indutoras de campos, metais, semimetais, o carbono na forma de grafite, etc. Mais nem todas se oxidam com uma carga eletrostática direcionada. Um exemplo é se você colar um pedaço de papel alumínio ou qualquer outro metal no cartão, o telefone vai detectar unidades a mais, isso é lógico pois vai fechar várias duplas de pares de pontos formando assim suas consecutivas "pontes" mais o alumínio não vai se oxidar com a descarga eletrostática, logo não vai haver uma queda de unidade, o processador lógico do telefone vai detectar isso, então a ligação deve se interrompida.

*Quando o pulso eletrostático não consegue oxidar por total a substancia, sobra uma pequena quantidade. Antes bastava esfregar um objeto metálico para espalhar melhor o que sobrou da substancia e redefinir a “ponte” entre os pares de pontos do cartão, assim eram criadas novas unidades. Mais parece que as operadoras já corrigiram isso.

* Uma unidade tem mais ou menos esse Formato no cartão telefônico I~I.

• 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...
Postado

olá amigos entrando nesse assunto. so queria tirar uma duvida procurei mais nao encotrei, queria saber se alguem pode me ajudar com uma duvida, na minha localidade nao tem rede para telefone fixos, mais tem orelhões com cobertura de outras localidade eu queria saber se com esse mesmo sinal é possivel eu receber em minha casa tendo um plano residêncial. pesquisei mais nao achei, so queria se alguem soubesse me falar se é possivel. nao quero pegar esse sinal sem pagar quero um plano pra mim como residencial so estou querendo usar o mesmo sinal que eles enviam para o orelhão. se isso é realmente for possivel?:)

• 3 meses depois...
Postado

Opa, já que estamos falando de orelhao, se alguem puder me explicar como faz para descobrir serial de um orelhao, estou precisando..

Obrigadoo !

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!