Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É melhor dois fans de 80 ou um de 120 na parte traseira?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Uma boa FAN de 120mm substitui as duas de 80mm, e quanto ao ruido isso depende do RPM, CFM, dB, no caso de exaustão não se faz necessário mais que 1500 RPM's e para ventilação 2500~3000 RPM's, acima o ruido começa a ser bem irritante, uma FAN tem com base de eficiência CFM(fluxo de ar medido em pés cúbicos por minuto)x dB(ruido)+ o RPM, aqui um bom review de um FAN com ótimo custo/benefício.

t+

http://forum.clubedohardware.com.br/review-fan-coolermaster/554073

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente fan essa do review, realmente tem um ótimo custo/benefício. Mas e se a fan de 120mm tivesse o mesmo CFM que as duas de 80mm, o que seria melhor? (desconsiderando o ruido)

Estou insistindo nisso porque tenho uma gabinete com a seguinte disposição:

Um cooler de 120mm na frente puxando ar para dentro do gabinte, dois na lateral, um 80mm na altura do processador e um de 120mm um pouco abaixo, ambos jogando ar para dentro do gabinete. E ainda na parte traseira tem espaço para dois de 80mm, um na altura do processador e outro abaixo.

No começo usava dois de 80mm na parte traseira, só que resolvi fazer um teste e retirei o que estava na altura do processador e percebi que a temperatura do processador melhorou, então deixei só o que fica um mais abaixo. Lembrando que minha fonte tem uma fan de 120mm que tambem ajuda como exaustor.

Eu acho que a fan traseira que estava na altura do processador meio que anulava a fan lateral de 80mm que jogava ar em cima do processador que tambem estava na mesma altura.

--

Meu gabinete é deste:

clone15077hb7.jpg

clone15077hb7.901b3bc98c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é muito importante que sue gabinete tenha fan de 120mm atras, por 2 motivos principais:

1º porque não importa quão bom os 2 fans de 80mm são, um de 120mm sempre pode não só ventilar mais, como também fazer menos barulho e ainda, por ter pás maiores ele pode chupar melhor o ar de dentro do gabinete.

2º se o seu gabinete suporta um fan de 120mm na traseira, isso faz dele grosso o suficiente para receber coolers de processador e placas de vídeo que são altos, já que do painel traseiro da placa mãe até a chapa lateral, tem pelo menos 120mm de espaço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!