Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como comparar processadores de diferentes marcas?


tdtadeu

Posts recomendados

Olá a todos do Clube do Hardware.

Antes de mais nada, me chamo Thiago, e sou estudante (estou cursando Sistemas de Informação).

Já faz algum tempo que acompanho o trabalho da Equipe Clube do Hardware. Sempre que tenho alguma dúvida, seja na hora de comprar um PC novo, para me atualizar, ou até mesmo por pura curiosidade, eu venho aqui dar uma olhadinha (em especial, gosto muito da seção de Testes do site).

No geral, eu sempre me atentava mais aos gráficos gerados pelos programas de benchmark e às considerações feitas pelo autordo teste, que à metodologia adotada por ele.

Por conta de um trabalho para a faculdade, resolvi procurar saber mais sobre estes programas de benchmark, o que realmente são, como funcionam, como surgiram, aplicações, etc.

A partir daí comecei a reler os testes que havia lido ultimamente, mas desta vez prestando mais atenção à metodologia de teste (Em outras palavras, lendo com mais atenção a parte "Como Testamos"). Normalmente, quando comparamos duas placas de vídeo A e B, por exemplo, o que fazemos é, essencialmente, rodar os programas de benchmark em um PC com a placa de vídeo A, e rodar estes mesmos programas, no mesmo PC, mas desta vez com a placa de vídeo B. É fácil notar que a única coisa que muda de um teste para o outro é a placa de vídeo, pois o resto do PC continua o mesmo.

Porém o mesmo não se aplica a processadores. Sabemos que a arquitetura de um processador AMD é diferente de um processador Intel. Também sabemos que, por causa dessa diferença entre arquiteturas, a placa mãe usada por um processador Intel é diferente de uma placa mãe usada por um processador AMD (Uma forma simples de verificar isso é vendo o socket onde o processador se encaixa).

Então para manter equivalente a configuração dos PCs usados no teste, afim de testar qual processador é mais rápido, como é selecionada a placa mãe?

Este teste, por exemplo, mostra uma comparação entre processadores Intel e AMD, e na parte "Como Testamos" podemos notar que as únicas coisas que mudam são o processador (pois é este equipamento que será comparado com os demais) e a placa mãe (por causa das diferentes arquiteturas). Mas o que garante que uma placa mãe é equivalente à outra?

Para comparar os processadores, o mesmo artigo diz que eles foram selecionados com base no preço lá nos EUA. O mesmo se aplica às placas mãe?

Enfim, eu dei uma procurada aqui no fórum para saber se esta dúvida já não havia sido sanada antes, mas não achei nenhum tópico "compatível".

Agradeço a todos a atenção :D.

Abraços,

Thiago.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

São duas possíveis escolhas:

1- Usar a placa-mãe mais bambam do mercado para assim diminuir ao máximos quaisquer interferentes nos testes.

2- Usar uma placa-mãe que provavelmente será utilizada junto com o processador pela maioria das pessoas.

Não faz muito sentido usar uma placa-mãe super topo de linha com um processador bem básico, mesmo para testes de overclock da placa-mãe, assim como serão poucas as pessoas a utilizarem um processador topo d elinha com uma placa-mãe super básica.

Este site adota uma metodologia próxima à segunda opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola XITA.

Agradeço a resposta, e peço desculpas pelo título do tópico que estava incorreto (Eu devo ter lido alguma regra sobre titulos de tópicos em algum outro forum e confundi com este).

Mas ainda tenho algumas dúvidas:

- "(...) Usar uma placa-mãe que provavelmente será utilizada junto com o processador pela maioria das pessoas."

Mas como isso é definido? Há algum site que mede a "popularidade" das placas? Ou é questão de verificar a configuração da placa e cruzar com a configuração do processador?

Se é a segunda opção (O que para mim faz mais sentido), como isso é feito, de fato? Escolhe-se uma placa mãe que suporta todos os recursos do processador, e etc?

Enfim, este tipo de informação mais técnica que eu estou buscando, mas até agora não obtive exito. Eu continuo minha pesquisa fora do CdH, mas se alguém daqui pudesse me dar uma luz seria muito bacana.

Abraços,

Thiago.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola novamente XITA.

É, digamos que eu também não expliquei direito o que eu queria... :P

O teste que eu citei na minha primeira mensagem compara processadores de marcas diferentes (Intel e AMD);

2 processadores Intel usam a mesma placa mãe, mas os outros 2 processadores da AMD usam uma placa mãe diferente;

Mas só por uma questão didática, digamos que este teste compare apenas 2 processadores, um Intel e um AMD;

Dado que o intuito do teste seria verificar qual dos dois é o melhor, como podemos ter certeza de que os resultados obtidos nos programas de benchmark mostram, unicamente, a diferença entre os dois processadores? Isto é, como podemos ter certeza de que as diferenças entre as duas placas-mãe não interferiram nos resultados obtidos?

Se o teste compara 2 processadores, a ideia é pegar placas-mãe equivalentes para ambos processadores, certo?

Dito isso, vem a pergunta principal: O que é levado em conta na hora de selecionar as placas-mãe usadas no teste? Comparação de preços (duas placas-mãe de preço igual)? Foco de mercado (duas placas-mãe com mesmo foco no mercado)?

Enfim, como escolher duas placas-mãe tão diferentes, mas que ainda assim, sejam equivalentes, de modo a testar (quase que) somente o processador?

Agradeço a atenção

Abraços,

Thiago.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas ainda tenho algumas dúvidas:

- "(...) Usar uma placa-mãe que provavelmente será utilizada junto com o processador pela maioria das pessoas."

Mas como isso é definido? Há algum site que mede a "popularidade" das placas? Ou é questão de verificar a configuração da placa e cruzar com a configuração do processador?

Se é a segunda opção (O que para mim faz mais sentido), como isso é feito, de fato? Escolhe-se uma placa mãe que suporta todos os recursos do processador, e etc?

Enfim, este tipo de informação mais técnica que eu estou buscando, mas até agora não obtive exito. Eu continuo minha pesquisa fora do CdH, mas se alguém daqui pudesse me dar uma luz seria muito bacana.

Normalmente os fabricantes organizam seus produtos em faixas mercadológicas. Placas-mãe não são exceção. Então, teoricamente, é perfeitamente possível determinar quais placas-mãe estão dentro da mesma faixa mercadológica do processador em questão, e a partir daí escolher a mais conveniente e utilizada (algo que pode ser percebido facilmente se você trabalha tem contato com a área de vendas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!