Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como comparar processadores de diferentes marcas?


tdtadeu

Posts recomendados

Olá a todos do Clube do Hardware.

Antes de mais nada, me chamo Thiago, e sou estudante (estou cursando Sistemas de Informação).

Já faz algum tempo que acompanho o trabalho da Equipe Clube do Hardware. Sempre que tenho alguma dúvida, seja na hora de comprar um PC novo, para me atualizar, ou até mesmo por pura curiosidade, eu venho aqui dar uma olhadinha (em especial, gosto muito da seção de Testes do site).

No geral, eu sempre me atentava mais aos gráficos gerados pelos programas de benchmark e às considerações feitas pelo autordo teste, que à metodologia adotada por ele.

Por conta de um trabalho para a faculdade, resolvi procurar saber mais sobre estes programas de benchmark, o que realmente são, como funcionam, como surgiram, aplicações, etc.

A partir daí comecei a reler os testes que havia lido ultimamente, mas desta vez prestando mais atenção à metodologia de teste (Em outras palavras, lendo com mais atenção a parte "Como Testamos"). Normalmente, quando comparamos duas placas de vídeo A e B, por exemplo, o que fazemos é, essencialmente, rodar os programas de benchmark em um PC com a placa de vídeo A, e rodar estes mesmos programas, no mesmo PC, mas desta vez com a placa de vídeo B. É fácil notar que a única coisa que muda de um teste para o outro é a placa de vídeo, pois o resto do PC continua o mesmo.

Porém o mesmo não se aplica a processadores. Sabemos que a arquitetura de um processador AMD é diferente de um processador Intel. Também sabemos que, por causa dessa diferença entre arquiteturas, a placa mãe usada por um processador Intel é diferente de uma placa mãe usada por um processador AMD (Uma forma simples de verificar isso é vendo o socket onde o processador se encaixa).

Então para manter equivalente a configuração dos PCs usados no teste, afim de testar qual processador é mais rápido, como é selecionada a placa mãe?