Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Tiago Warst

Takrono Casemod Project

Recommended Posts

takrono_casemodproject_logo1.gif

.Uma pequena (e chata) introdução

Há alguns anos atrás, mais de 4 com toda a certeza, eu tomei conhecimento sobre casemod. Gostei da ideia de modificar gabinete ao meu bel prazer. Algum tempo depois, comprei um VCD na banca que apresentava vídeo-aulas ensinando a como colocar uma janela de acrílico. Fiquei fascinado com a simplicidade e facilidade com que o "tutor" explicava e desde então venho sonhando com o dia que eu teria coragem pra fazer um trem desses.

.Objetivo do projeto

A ideia da criação vem da simples vontade de querer modificar o gabinete, mas não só isso. Veio também da necessidade de uma melhora na circulação de ar interna para uma queda da temperatura dos componentes.

.Hardware

Minha máquina vem melhorando aos poucos. E comecei a optar por configurações mais pesadas, mesmo que de "baixo custo".

Minha atual configuração conta com:

>> Asus M2N - VM - DVI (Placa Mãe)

>> Athlon 64 soquete AM2 6000+ DualCore (Processador*)

>> Markvision DDR2 800mhz 1024mb (Memória**)

>> Samsung HD161HJ 160Gb SATAII (HD)

>> Samsung SH-S203D SATA (Driver Óptico - DVDRW)

>> Samsung SyncMaster 732NW Plus (Monitor)

>> Evercool Buffalo (Cooler de CPU)

>> Extreme SuperFlower 450w Reais (Fonte de Alimentação)

>> Goldship EZ-2018 (Telcado)

>> Sony MSAC-US70 (Mouse)

>> Vcom/Wisecase RJA-702D (Gabinete***)

*Processador atual Athlon 64 soquete AM2 4400+ DualCore, substituição prevista para os próximos 7 dias.

**Pretendo substituir ela também. Pretendo adquirir um par Corsair de 2Gb (1Gb cada). Isso só depois de Outubro.

***Gabinete será "doado" ao meu afilhado. Provavel gabinete para substituição (antes do projeto ser terminado) é o Maxxtro Saturno.

.Detalhes

takrono_project_gabinetemodelo.gif

Bom, essa imagem acima é a do gabinete que pretendo modificar. Nessa imagem ele se encontra novo. O que tenho aqui está bem maltratado.

takrono_project_casemod_montagemtosca_01.gif

Essa outra imagem é uma montagem (muito porca) que fiz para dar uma ideia do que estou querendo. Bom... os desenhos a mão estão bem mais completos, mas a ideia central da montagem é só para dar uma noção do que estou querendo a princípio.

:69: Na frente haverá, na primeira baia, o driver óptico. Na segunda e terceira baia haverá um suporte pra fan e nela um fan de 80mm com neon vermelho, jogando o ar pra fora do gabinete. Em cima desse suporte e na frente do fan, ficará o logo TAKRONO, que pretendo fazer a partir da própria chapa do gabinete com uma micro retífica. Será pintada de vermelho e pretendo testar contornos com um marcador permanente (vulgarmente conhecido como canetinha de CD). Na quarta e última baia 5.25", instalarei uma gaveta para HD Sata.

:69: Na primeira baia 3.5" estarão os botões Reset, chaves liga/desliga para a iluminação interna e chaves liga/desliga para fans sobressalentes aos que eu disse e que possam aparecer no decorrer da realização do projeto. E se sobrar espaço, tento adaptar um espelho USB. Na segunda baia instalarei uma controladora de Fans, para os fans traseiros (serão 2 de 80mm, também com neon vermelho) e o frontal.

:69: A janela lateral será de acrílico transparente. Internamente ainda não sei de que cor pinto, mas receberá um neon coldcathod vermelho. E nessa mesma janela, um fan de 120mm será colocado, jogando o ar pra dentro.

:69: Na parte superior uma única alça dará acabamento.

:69: A pintura externa será feita por tinta automotiva em spray na cor preto fosco. Incluindo o plástico da parte frontal, que receberá um acabamento por massa de poliéster.

:69: O botão power receberá LEDs vermelhos que substituirão os LEDs de monitoramento de CPU (ligado/processando).

.Primeira conclusão

Vontade está sobrando. Está faltando material pra começar.

Vou deixar a pintura e acabamento por último.

Idéias e ajudas são sempre bem vindas!

*inicialmente postado no meu próprio fórum

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou legal o projeto, estou com a ideia de colocar acrilico na lateral de minha cpu, mais não quero uma simples janela, pretendo colocar acrilico em toda a lateral, qual a espessuta aconselhada? 3mm ou 4mm

Compartilhar este post

Link para o post
Ficou legal o projeto, estou com a ideia de colocar acrilico na lateral de minha cpu, mais não quero uma simples janela, pretendo colocar acrilico em toda a lateral, qual a espessuta aconselhada? 3mm ou 4mm

Eu estou com uma chapa de acrílico aqui de 40x40 e 3mm de espessura.

Bicho, ela não dá pra janela toda, mas faz um estrago no meu case, que nem vai receber uma janela tão grande assim.

3mm é um acrílico bem resitente e firme, acho que dá pra fazer toda a lateral toda com ele sim, cara! Estou achando que foi até burrice da minha parte, comprar essa espessura pro pedaço da janela. Como será apenas uma parte, a chapa de aço daria sustentação para um acrílico mais maleável.

Aproveitando... Umas atualizaçõeszinhas!

-Esqueci de colocar algumas imagens do case de perto.

Parte da frente. Está faltando uma parte da proteção.

*O buraco no canto inferior direito da imagem

Aquele botão central é que vai receber os LEDs.

takrono_casemodproject_frente001.JPG

Gabinete sem a parte da frente.

takrono_casemodproject_casesempartefrontal001.JPG

Parte de dentro do case. Não vou colocar as baias pra HD e estou indo agora "amputar" as baias 5.25". Deixando apenas a primeira (de cima pra baixo).

takrono_casemodproject_caseinterior002.JPG

takrono_casemodproject_caseinterior001.JPG

Mudanças no Hardware.

Comprei um Athlon 5600+ ao invés do 6000+.

Motivo: 60 reais de diferença. E as características (na minha visão de quase leigo) são muito parecidas. E não acho que 200mhtz valem R$60! (Nada que um futuro over não resolva).

Substituí o gabinete por um CoolerMaster Elite 331, e não pelo Maxxtro Saturno. Gostei mais desse Elite!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara estou com um desse desmontado na bancada, acabei de fazer dois "furinhos" de 12cm, na frente e atrás, ficou justissimo! vou pintar de preto o meu também, de fosco por dentro agora o resto não sei, queria black piano mas tenria q estar perfeita a superficie!

vou dar uma lixada e talvez aplicar um primer! pra NÃO sair a tinta só de passar a unha! q odio disso hehehe!

de resto ainda estou pensando, no q vou fazer na tampa lateral ...

muito bom vou acompanhar o projeto... vou tentar tirar foto do meu case!

achei legal a ideia de tirar aquelas baixas da hd vou ver se tiro algumas!

Compartilhar este post

Link para o post

acabei de fazer dois furos de 120mm e agora vou fazer o terceiro na tampa! tenho um gabinete igualzinho! chapa de metal bem resistente!

o botão se tirar a "cover" de plasctico ele fica cromado bem bonito até!

e outra pinta ele de preto fosco fica muito show!

vou aprender e coloco umas fotos aqui!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais