Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consumo Do Modo Dormir no Windows Vista


claudiouberlandia

Posts recomendados

Tentei pesquisar em Varios sites de busca e na propria Microsoft, e não consegui achar em nenhum lugar o real consumo de 01 COMPUTADOR C/ WINDOWS VISTA, NA OPCAO DORMIR (sem opcao hibrido ou hibernar, pois nesse sao feitas copia do conteudo da memoria do disco rigido).

Mas tudo Bem, Como tenho curso tecnico de eletronica (a gente vê tambem eleticidade), resolvir fazer os testes por minha conta mesmo.

Minha maquina é um Core Duo E8400 com 2G de ram, placa-mãe intel dg35ec, HD 320 Seagate, fonte real 500W

Liguei um multiteste (amperimetro), entre meu estabilizador e a rede eletrica. Pois alem da CPU, Precisaria ver o consumo tambem dos estabilizador, pois nao poderia desligalo no modo dormir.

Liguei o computador normalmente e pois ele no modo dormir.

O Resultado foi o Seguinte:

O Amperimento acusava corrente de 0,04 e 0,05A, sendo:

220v * 0,04a = 8,8W (na maior parte do tempo, ele ficou nessa potencia)

220v * 0,05a = 11W

O calculo foi usado 220V, pois é a tensão da minha rede eletrica, onde foi feito a medicao.

Minha conclusao:

Se voce não tiver problema com rede eletrica.

Compensa deixar ele no modo dormir, quando tiver que afastar-se do computador, por não mais do que algumas horas. Visto que o Consumo eletrico é de 10W por Hora(media aproximada)

Caso voce se afaste, por muitas horas, o ideal é que voce desligue, pois apesar de muito baixo, ainda assim tem um consumo.

Convertendo isso em valores ( na minha regiao o KW custa em torno de R$ 0,70):

10 horas do computador ligado em modo dormir, consumiria 100W, ou R$ 0,07

100 horas do computador ligado em modo dormir, consumiria 1KW, ou R$ 0,70

Recomendacoes: Sempre que voce deixar o computador em modo dormir, salve seus arquivos, mas não precisa fechalos, desligue monitor, caixas de som e impressora, pois esses ligam intantaneamente e as vezes ficam ligadas a toa, gastando energia.

O Modo Dormir é uma Otima Opcao, para aqueles que usam programas ou estão fazendo trabalhos, pois voce volta aonde voce parou, nao precisa abrir novamente os mesmos e procurar aonde voce parou de revisar aquele documento.

____________________________________________________________

Antigamente usava a hibernacao, que era muito boa, mas alguns programas travavam nela, e como as maquinas novas tem muita memoria, a propria microsoft, desativou no default essa opcao no vista. Pois é preciso fazer a Copia DO conteudo da memoria em um arquivo no HD.

Pensemos o seguinte(fiz isso em uma maquina com 4gb de memoria): Toda vez que hiberna o windows tem que copiar o conteudo da memoria em um arquivo de 4gb e toda vez que liga o computador ele tem que voltar o conteudo desse mesmo arquivo para a memoria. Funciona, mas demora um tempo razoável para hibernar e reinicar a maquina.

Espero que tenha ajudado a decisão de algumas pessoas, sobre a escolha do modo dormir ou nao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 5 meses depois...

Olá galera, para ativar e dasativar a hibernarção em praticamentes todos os windows, basta seguir este procedimento de 1 minuto no máximo...

A hibernação fica indisponível quando você configura o valor Hibernar após para Nunca usando o item Opções de energia no Painel de Controle. Para tornar a hibernação indisponível, execute as seguintes etapas:

1. Clique em Iniciar e digite cmd na caixa Iniciar pesquisa.

2. Na lista de resultados da pesquisa, clique com o botão direito do mouse em Prompt de comando e em Executar como administrador.

3. Quando você for solicitado pelo Controle de Conta de Usuário, clique em Continuar.

4. No prompt de comando, digite powercfg.exe /hibernate off e pressione ENTER.

5. Digite exit e pressione ENTER.

Para fazer a hibernação disponível, execute as seguintes etapas:1. Clique em Iniciar e digite cmd na caixa Iniciar pesquisa.

2. Na lista de resultados da pesquisa, clique com o botão direito do mouse em Prompt de comando e em Executar como administrador.

3. Quando você for solicitado pelo Controle de Conta de Usuário, clique em Continuar.

4. No prompt de comando, digite powercfg.exe /hibernate on e pressione ENTER.

5. Digite exit e pressione ENTER para fechar a janela Prompt de comando.

Quando alguém perguntar vê se respondem para os que não sabem este simples procedimento...

Abraço a Todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!