Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quando começo a jogar o PC desliga sozinho.


Dr. Host

Posts recomendados

Tem alguns topicos parecidos, mas n sei no meu caso ew algo mais especifico.

Montei um sistema com Q6600 "em stock", Asus Rampage, 4GB Corsair Dominator, 4850 em cross, Gabinete Collermaster CM690 e Fonte Corsair 520HX.

quando navego na net, vejo videos e etc nada acontece, mas quando rodo stalker o pc desliga sozinho e quando rodo Mass Effect ja no video de apresentação "no começo do jogo" ele ja desliga sozinho tb.

O sistema ta com vista instalado e com driver 8.8 da ati.

Alguem pode me dar uma luz ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguns topicos parecidos, mas n sei no meu caso ew algo mais especifico.

Montei um sistema com Q6600 "em stock", Asus Rampage, 4GB Corsair Dominator, 4850 em cross, Gabinete Collermaster CM690 e Fonte Corsair 520HX.

quando navego na net, vejo videos e etc nada acontece, mas quando rodo stalker o pc desliga sozinho e quando rodo Mass Effect ja no video de apresentação "no começo do jogo" ele ja desliga sozinho tb.

O sistema ta com vista instalado e com driver 8.8 da ati.

Alguem pode me dar uma luz ?

o seu caso tá parecendo Fonte ... talvez seja ela q. não ta aguentando

alimentar todo o sistema...

-eu recomendaria você. a monitorar as temperaturas e a s voltagens .

aguarde + Opinioes ,

boa sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Monitore a temperatura ao abrir um jogo, talvez algo tenha saído errado na instalação do cooler do processador e ele tá esquentando mais que devia e a placa-mãe tá desligando ele.

Verifique também os capacitores da sua placa-mãe, se estão em perfeito estado.

Teste outra fonte no sistema, não que a sua não aguente, mas pode ser que ela tenha vindo com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o seu caso tá parecendo Fonte ... talvez seja ela q. não ta aguentando

alimentar todo o sistema...

-eu recomendaria você. a monitorar as temperaturas e a s voltagens .

aguarde + Opinioes ,

boa sorte !

Chegando em casa posto os valores, mas acho q ta normal.

Monitore a temperatura ao abrir um jogo, talvez algo tenha saído errado na instalação do cooler do processador e ele tá esquentando mais que devia e a placa-mãe tá desligando ele.

Verifique também os capacitores da sua placa-mãe, se estão em perfeito estado.

Teste outra fonte no sistema, não que a sua não aguente, mas pode ser que ela tenha vindo com defeito.

No caso da fonte antes de usa-lo neste pc ja estava usando em outro ja fz uns 60dias, so q o sistema era bem mais fraco. então não pedia demais da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser uma duvida besta mas não custa perguntar.

Neste gabinete que estou usando a fonte fica na parte de baixo, como mostra a foto, no caso da fonte que estou usando em questao, esta da foto abaixo, a fan deve ficar direcionada pra baixo, onde tem a saida de ar do gabinete, ou a fan deve ficar direcionada pra cima ?

RC-690-7-a.jpg

17-139-001-05.jpg

não sei se a fonte esta esquentando demais porque a fan esta direcionada pra baixo, para a saida de ar, ou a fonte não esta aguentando o sistema todo mesmo.

Sobre os testes ainda não puder fazer porque ainda continuo viajando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ventoinha de 120mm é virada pra cima, nesse gabinete a fonte tem que ficar de cabeça pra baixo, senão ela vai superaquecer... de repente é isso, ela tá esquentando e desligando porque a entrada de ar tá tampada...

Supondo quando carrego os jogos como citei ele aumenta a rotaçao da fan e provavelmente vem a superaquecer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você instalou ela com a entrada de ar pra baixo? Se for já explica seu problema... Quando você carrega os jogos suas VGAs "ligam" e puxam a potência que precisam e daí a fonte esquenta, mas não consegue refrigerar e por proteção ela desliga. É uma boa hipótese, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você instalou ela com a entrada de ar pra baixo? Se for já explica seu problema... Quando você carrega os jogos suas VGAs "ligam" e puxam a potência que precisam e daí a fonte esquenta, mas não consegue refrigerar e por proteção ela desliga. É uma boa hipótese, hehe.

Sim.

Afinal, como no gabinete tinha uma saida de ar eu supus que a fan seria direcionada pra baixo. Mas fiquei encucado, porque o espaço para o ar dispersar ew uns 2cm, como você pode ver na foto abaixo.

RC-690-6-a.jpg

cm-690-2.jpg

Ah..esqueci.

Tem outro detalhe, virando ela o ar vai se jogado pra vga (sao 2) e o ar da vga vai de encontro a da fonte. Ou seja, agora não iria superaquecer a vga ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A ventoinha da fonte exaure o ar por baixo e libera pela lateral pro lado de fora do gabinete, então ela não vai jogar ar na VGA, e sim puxar. Eu achei que o fundo dele fosse fechado mas é furado, então não tá bloqueando totalmente o ar pra dentro.

Hum, se puder, tira a fonte do gabinete e faça o teste pra ver se é isso mesmo, se for instala ela invertida mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ventoinha da fonte exaure o ar por baixo e libera pela lateral pro lado de fora do gabinete, então ela não vai jogar ar na VGA, e sim puxar. Eu achei que o fundo dele fosse fechado mas é furado, então não tá bloqueando totalmente o ar pra dentro.

Hum, se puder, tira a fonte do gabinete e faça o teste pra ver se é isso mesmo, se for instala ela invertida mesmo.

Chegando em casa na terça ou quarta faço isto. grato por eqto ;)

Ah. alias to torcendo pra q seja so isto, porque o money acabou e n vou poder usar este cross estão cedo. :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa é... você ligou certinho as placas de vídeos com os plugs de alimentação? Tentou mudar de chicote usando os adaptadores de alimentação das VGAs? Talvez as linhas de +12V estejam mal distribuídas...
Tenho quase certeza que é a fonte, sistema muito pesado, mas faz assim, experimenta abrir o gabinete com um ventilador em cima do pc e ve se mesmo assim ira desligar, abraços

Ops.. Vi agora as respostas! (_(

AINDA n cheguei de viagem pra fazer os testes, mas assim q chegar no começo da semana q vem vejo certinho qto a fonte e as vgas.

valeu ai e desculpe a demora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ops.. Vi agora as respostas! (_(

AINDA n cheguei de viagem pra fazer os testes, mas assim q chegar no começo da semana q vem vejo certinho qto a fonte e as vgas.

valeu ai e desculpe a demora.

Outra coisa é... você ligou certinho as placas de vídeos com os plugs de alimentação? Tentou mudar de chicote usando os adaptadores de alimentação das VGAs? Talvez as linhas de +12V estejam mal distribuídas...
Tenho quase certeza que é a fonte, sistema muito pesado, mas faz assim, experimenta abrir o gabinete com um ventilador em cima do pc e ve se mesmo assim ira desligar, abraços

Bom... usando o everst estes sao os seguintes dados das temperaturas ..

--------[ Sensor ]------------------------------------------------------------------------------------------------------

Propriedades do sensor:
Tipo de sensor W83627DHG + W83791D + ADT7475 + ADP3228 (ISA 290h, SMB 2Ch/2Eh/20h)
Tipo de Sensor GPU Diode (ATI-Diode)
Nome da Placa Mãe Asus Maximus Extreme / Maximus Formula / Rampage Formula
Intrusão detectada no Chassis Não

Temperaturas:
Placa mãe 36 °C (97 °F)
Processador 40 °C (104 °F)
CPU 1 / Núcleo 1 56 °C (133 °F)
CPU 1 / Núcleo 2 54 °C (129 °F)
CPU 1 / Núcleo 3 51 °C (124 °F)
CPU 1 / Núcleo 4 52 °C (126 °F)
North Bridge 49 °C (120 °F)
South Bridge 43 °C (109 °F)
GPU1: GPU Diode (DispIO) 68 °C (154 °F)
GPU1: GPU Diode (MemIO) 75 °C (167 °F)
GPU1: GPU Diode (Shader) 72 °C (162 °F)
GPU2: GPU Diode (DispIO) 68 °C (154 °F)
GPU2: GPU Diode (MemIO) 70 °C (158 °F)
GPU2: GPU Diode (Shader) 70 °C (158 °F)
Seagate ST3250820AS 34 °C (93 °F)

Coolers:
Processador 1997 RPM
Chassis 1 3013 RPM
Chassis 2 1148 RPM
Chassis 3 1156 RPM
Alimentação 1214 RPM
GPU1 1393 RPM
GPU2 1499 RPM

Valores de voltagens:
Núcleo CPU 1.14 V
+3.3 V 3.25 V
+5 V 4.92 V
+12 V 11.93 V
No modo de espera +5 V 4.92 V
FSB VTT 1.23 V
Núcleo "North Bridge" 1.33 V
Núcleo "South Bridge" 1.07 V
"South Bridge" PLL 1.54 V
DIMM 1.94 V
DIMM VTT 0.96 V

Valores Atuais:
Processador 11.91 A

Estou usando 3 coolers. estão certas as temperaturas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso em IDLE ou tem jogo rodando? Vídeo tá alto pra caramba! Pode ser que esteja desligando por aquecimento mesmo.

Um problema do CF é justamente a dificuldade de controlar a rotação das ventoinhas, dê uma lida no tópico da HD4850, acho que lá ensina como controlar a velocidade das ventoinhas no CF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso em IDLE ou tem jogo rodando? Vídeo tá alto pra caramba! Pode ser que esteja desligando por aquecimento mesmo.

Um problema do CF é justamente a dificuldade de controlar a rotação das ventoinhas, dê uma lida no tópico da HD4850, acho que lá ensina como controlar a velocidade das ventoinhas no CF.

ta em idle ! :(

To com tres coolers aqui e ta alto assim. n da pra entender :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A propósito, com uma placa só o PC funciona legal em jogos? Tenta tirar uma placa e ver temps idle e em jogos da que sobrou.

Fiz o esquema do criar 2 perfis e aumentando a rotacao da fan.

carreguei o jogo mass effect e desligou a pc do mesmo jeito. amanha cedo faço o test com 1 vga.

Ah.. ta louco .. o barrulho da fan em 65% ew muito alto.. :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o esquema do criar 2 perfis e aumentando a rotacao da fan.

carreguei o jogo mass effect e desligou a pc do mesmo jeito. amanha cedo faço o test com 1 vga.

Ah.. ta louco .. o barrulho da fan em 65% ew muito alto.. :/

Cara, se você descobrir o problema, me avise!

Tenho um COre 2 duo e8400

2GB DDR2 1066

Placa-mãe ASUS P5B Premium Vista Edition

Geforce 9600GT XXX Edition

Sabe como faço pra jogar? Diminuo o core clock da placa.

O Shader e as memos, consigo deixar em stock.

Minha VGA fica em 60 graus quando está em idle, então imagine só quando está em full. :wacko:

Tenho uma Coolermaster 600Watts Reais e a refrigeração do gabinete está perfeita.

Quase comprei um cooler da Zalman Vf-1000. Ainda não sei o que fazer, mas acho que vou ter que comprar.

A propósito, procure no google a respeito dessa HD 4850 e verás que o cooler dela não dá conta de resfriá-la.

PS: SE CONSEGUIR RESOLVE, ME AVISE:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

dfg, provavelmente o cooler da tua placa tá com problemas, eu te recomendaria o Accelero S1 ou S2, e instalar o turbo module ou uma boa fan de 120mm sobre ele. Com esse combo consigo deixar minha 9600GT (com clock iguais as da XXX a 38ºC idle / 45ºC load com temp ambiente de 30ºC). A 9600GT XXX não tem problema "de fábrica" de refrigeração como a HD4850...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dor de cabeça!!

Deixei a fonte pra fora do gabinete, testei cada uma com o driver mais recente da ati, crie o profile com a fan em 65%, executei o mass effect e mesmo assim testando cada uma o PC desligou. não sei mais o que fazer.

Qto a temp. sao estas. (em idle com 1 vga)


--------[ Sensor ]------------------------------------------------------------------------------------------------------

Propriedades do sensor:
Tipo de sensor W83627DHG + W83791D + ADT7475 + ADP3228 (ISA 290h, SMB 2Ch/2Eh/20h)
Tipo de Sensor GPU Diode (ATI-Diode)
Nome da Placa Mãe Asus Maximus Extreme / Maximus Formula / Rampage Formula
Intrusão detectada no Chassis Não

Temperaturas:
Placa mãe 34 °C (93 °F)
Processador 51 °C (124 °F)
CPU 1 / Núcleo 1 68 °C (154 °F)
CPU 1 / Núcleo 2 66 °C (151 °F)
CPU 1 / Núcleo 3 63 °C (145 °F)
CPU 1 / Núcleo 4 63 °C (145 °F)
North Bridge 42 °C (108 °F)
South Bridge 40 °C (104 °F)
GPU Diode (DispIO) 52 °C (126 °F)
GPU Diode (MemIO) 58 °C (136 °F)
GPU Diode (Shader) 56 °C (133 °F)
Seagate ST3250820AS 35 °C (95 °F)

Coolers:
Processador 1997 RPM
Chassis 1 2909 RPM
Chassis 2 1148 RPM
Alimentação 1233 RPM
GPU 2915 RPM

Valores de voltagens:
Núcleo CPU 1.30 V
+3.3 V 3.26 V
+5 V 4.94 V
+12 V 11.93 V
No modo de espera +5 V 4.95 V
FSB VTT 1.23 V
Núcleo "North Bridge" 1.34 V
Núcleo "South Bridge" 1.07 V
"South Bridge" PLL 1.54 V
DIMM 1.94 V
DIMM VTT 0.96 V

Valores Atuais:
Processador 17.34 A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dfg, provavelmente o cooler da tua placa tá com problemas, eu te recomendaria o Accelero S1 ou S2, e instalar o turbo module ou uma boa fan de 120mm sobre ele. Com esse combo consigo deixar minha 9600GT (com clock iguais as da XXX a 38ºC idle / 45ºC load com temp ambiente de 30ºC). A 9600GT XXX não tem problema "de fábrica" de refrigeração como a HD4850...

Sabe me dizer onde comprar esse accelero?

No mercadolivre acabou e não conheço muitos outros lugares pra comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!