Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Particionar hd


manoel garcia

Posts recomendados

Tudo bem pessoal? Gostaria de saber como faço passo-a-passo para formatar e particionar o "enorme" HD de 40GB do meu computador. Uso o windows XP e gostaria de deixar uma partição para internet e outra para trabalhos sem uso da rede. Gostaria também de saber se fazendo isso será possível baixar um arquivo em uma partição e mandar para outra. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do Partition Magic é que ele funciona de dentro do windows...então se esse HD de 40 Gb é o que tem o sistema operacional e voce vai criar 2 partições nele, pode haver perda de dados.

O ideal é que voce colocasse ele como secundário numa outra máquina, assim poderia fazer backup dos dados importantes.

Caso ele não tenha nada de importante voce pode particioná-lo usando um disco de boot do windows ME (baixe em www.bootdisk.com), aí depois que deu o boot voce digita no prompt o comando FDISK.

Aí voce elimina as partições que tem, cria as que quiser, depois sai do FDISK, dá o boot de novo e usa o comando FORMAT C: para formatar a primeira partição, FORMAT D: para a segunda e assim por diante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem. O único problema do partition magic é que ele é pago, mas é um ótimo particionador. Eu não me arriscaria a usar o fdisk, que muitos nao consideram confiável. O P.M. não particiona no Windows. você só vai dar o comando e o particionamento é feito com o OS inoperante.

O espaço a ser particionado será o espaço livre, logo não haverá perda de dados. O cuidado que se deve tomar é no caso de o HD ficar com pouco espaço livre, pois cada partição deverá manter pelo menos 15% de espaço livre, para um bom funcionamento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera do forum, estou acssando pela primeira vez, e nem sei se minha duvida deve ser postada aqui, mas foi o único lugar que eu encontrei. se alguem puder me dizer se é aqui mesmo ou outro lugar por favor.

Bom a minha dúvida é a seguinte eu estou formatando uma máquina, porém eu troquei o hd desta máquina para sata, no setup do windows eu não estou conseguindo que este hd seja reconhecido como devo fazer, se alguém puder me explicar eu ficarei muito grato.

é aqui mesmo que se expõe as dúvidas? ou existe uma outra caixa de diálogo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tem o cd do windows, pode particionar por ele, faça uma copia de seus arquivos, de o boot pelo cd atraves do setup "first boot device" exclua a partiçao existente e divida o espaço em disco a seu gosto. como o hd é de 40 procure deixar pelo menos 15 gb em c: no espaço "nao particionado" crie a partiçao d: instale o S.O em c: apos instalado format a partiçao D. Boa sorte. quanto a transferencia de arquivos é simples você pode baixar seus programas para d: e instalar em c:

Acesse o Setup, e mude a configuração do sistema de RAID para IDE, F10 para sair e salvar as alteraçoes e seu hd sera reconhecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe uma versão, um disco para DOS do partition magic, realmente, só que é como o colega falou, é pago, a menos que opte pela versão "alternativa".

voce pode particionar pelo programa instalador do windows XP, só que se excluir as partições e criar outras perderá os dados, o que não ocorre com o partition magic.

Quanto ao fdisk não ser seguro, tenho 4 máquinas, com hd's que variam de 20gb a 120 gb (ide's), todos formatados com o fdisk. Pode ser que para HD's maiores o fdisk se perca, tanto que o meu hD de 320 IDE formatei com o instalador do windows XP mas para um HD de 40 Gb não vejo problema, tenho 2 HD's de 40 Gb formatados com o fdisk e funcionam perfeitamente até hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Então 'cabssa', não sei se entendi direito o que você quis dizer com "vantagem física", mas de qualquer forma vou responder.

Particionar um HD é útil quando se quer instalar 2 sistemas operacionais (windows xp e Ubuntu, por exemplo) no seu PC. Porque não dá pra instalar os dois na mesma partição! Outra utilidade é que, quando se tem 2 ou mais partições, pode-se deixar uma com o sistema operacional e as instalações dos programas e a(s) outra(s) com fotos, músicas, filmes, etc.. Pois quando o SO começar dar problema (e ele vai dar!), então só vai precisar formatar a partição que o SO está instalado, não precisando apagar o que está nas outras partições.

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então 'cabssa', não sei se entendi direito o que você quis dizer com "vantagem física", mas de qualquer forma vou responder.

Particionar um HD é útil quando se quer instalar 2 sistemas operacionais (windows xp e Ubuntu, por exemplo) no seu PC. Porque não dá pra instalar os dois na mesma partição! Outra utilidade é que, quando se tem 2 ou mais partições, pode-se deixar uma com o sistema operacional e as instalações dos programas e a(s) outra(s) com fotos, músicas, filmes, etc.. Pois quando o SO começar dar problema (e ele vai dar!), então só vai precisar formatar a partição que o SO está instalado, não precisando apagar o que está nas outras partições.

Espero ter ajudado!

Sim F.Freitas isso é vantajoso, mas eu gostaria de saber se além dessas vantagens práticas, se existem vantagens para a saúde e vida útil do HD. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo 'cabssa', foi mal não ter entendido sua pergunta anteriormente! É o seguinte, eu estou terminando o curso de Engenharia Elétrica e já estudei o funcionamento de um HD. Apesar de não ter sido um estudo muito profundo, pelo o que eu vi não creio que o particionamento do HD traga algum benefício a ele. Também não faz mal algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!