Ir ao conteúdo

E se eu ligar algo de 200W num transformador de 100W, ou ao contrário

User Z

Posts recomendados

Postado

Se eu ligar algo de 200W num transformador de 100W a tensão que o transformador vai fornecer será metade?

Suponhamos que seja um transformador de 220 p/ 110V, com esse excesso de consumo (2x) a tensão da saida dele vai passar a ser 55V?

E, a tensão passaria de 110V se eu usar menos que os 100W? Por quê?

Vamos supor também que o transformador não queime, e aguente a sobrecarga...

valeu!!!

• Membro VIP
Postado

Tenta colocar 200 litros dágua numa caixa de 100 litros. Já previu que a caixa vai transbordar?

Os fios da bobina do seu trafo também não aguentam o excesso de corrente, que nada mais é do que um número excessivo de eletrons passando por um ''caminho estreito demais para eles''.

Postado

Hum... É verdade!

Mas e ao contrário: se eu usar só 10W do transformador de 100W... A tensão da saida não aumenta?

Pensei nisso porque num resistor ligado em série em um aparelho também pode reduzir a tensão, como um transformador de 220 p 110V, mas se o consumo do aparelho diminuisse a tensão nos polos aumentaria. No caso dos transformadores isso também ocorre?

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Precisa entender que o secundário reflete no primário e vice versa! Se a carga é 10% da nominal do secundário, no primário teremos uma corrente de 10% da corrente nominal primária.....mas veja que não estamos "mexendo" com a tensão(à grosso modo).....

Postado

Hããã, acho que tô entendendo...

valeu Soschip, valeu Meiraneto.

Quer dizer que se eu puser um resistor em série com a entrada do transformador, a tensão de saida do transformador não vai mudar. Só vai mudar se eu exigir uma corrente superior à que o resistor permite.? é assim que funciona?

Se for tô pensando em botar um resistor em série com o enrrolamento primário do transformador, mas só se isso não for mudar a tensão no secundário. É que o transf. tem uma resistência muito baixa...

• Membro VIP
Postado
Hããã, acho que tô entendendo...

valeu Soschip, valeu Meiraneto.

Quer dizer que se eu puser um resistor em série com a entrada do transformador, a tensão de saida do transformador não vai mudar. Só vai mudar se eu exigir uma corrente superior à que o resistor permite.? é assim que funciona?

Se for tô pensando em botar um resistor em série com o enrrolamento primário do transformador, mas só se isso não for mudar a tensão no secundário. É que o transf. tem uma resistência muito baixa...

Resistor x Corrente = Tensão de queda em cima do resistor, isso significará menor tensão em cima do primário do transformador, e consequentemente menor tensão e de modo proporcional, em seu secundário. Não tem nada a ver com a com a tensão oui corrente que o resistor permite ou não...

Nessa hora, sem demandar nenhuma corrente no secundário, nenhuma corrente no primário passaria (despresando as perdas) e nenhuma corrente pelo resistor , consequentemente nenhuma queda sobre ele. Toda tensão da rede estará sobre o primário e o secundário refletirá proporcionalmente essa tensão.

Na medida que se drenar alguma corrente no secundário, essa corrente, na proporção será demandada do primário também, e desse modo sobre o resistor haverá uma tensão, sendo que o primário ficará com (tensão da rede - tensão em cima do resistor),

E assim proporcionalmente... A tensão do secundário cairia na exata proporção que a tensão do primário e isso devido ao resistor, cuja tensão sobre o mesmo seria proporcional a corrente por dentro dele..

Meio confuso, não... Só não sei aonde você quer chegar colocando um resistor em série com um transformador.. Se é para conseguir uma tensão diferente, a solução é reduzir ou aumentar a bobina do secundário, ou fazer um transformador com diversas saídas, desse modo cada uma delas apresentaria uma tensão diferente, independentemente da corrente fornecida (mais ou menos independente)..

Abraço...

• Membro VIP
Postado

Vamos lembrar de uma fórmula simples:

Vp x Ip = Vs x Is >> potência primária = potência secundária(desprezadas as perdas)

Isolando Vs:

Vs = (Vp x Ip) / Is

Com a inserção do resistor em série, haverá uma queda na tensão que alimenta o trafo, calculada por:

Vtrafo = Vrede - Vr onde,

Vr = R x Ip

Mas não podemos esquecer que a corrente primária será afetada pelo variação da carga no secundário(corrente secundária).

PS.

Comecei o post antes do faller, mas terminei somente depois. Com o conteúdo postado por ele, ou fica claro agora ou arrebenta com tudo.....eheheh

Postado

O resultado é simples: a tensão no secundário vai cair, a corrente vai aumentar, o trafo vai esquentar, o verniz dos fios vai derreter, e o trafo vai entrar em curto, saindo uma fumacinha fedida e podendo levar junto o aparelho que estiver conectado. Simples, assim!

[]'s

• Membro VIP
Postado
O resultado é simples: a tensão no secundário vai cair, a corrente vai aumentar, o trafo vai esquentar, o verniz dos fios vai derreter, e o trafo vai entrar em curto, saindo uma fumacinha fedida e podendo levar junto o aparelho que estiver conectado. Simples, assim!

[]'s

Correção simples assim:

Tensão secundária cai, mas a corrente não vai aumentar!!!

Postado

Ahhh!

Valeu pessoal! então acho que o transformador deve tar queimado...

É que medi a resistência dele e deu 0,5 ohms (ele é de 500W), quando liguei o enrrolamento 1º na tomada, a luz caiu na hora, por um disjuntor de 10A.

Então quer dizer que sem nada ligado a ele (no 2º) a corrente no 1º deveria ser despresivel, independente da resistência dele? Acho que ele deve tar com algum curto dentro de 1 dos enrrolamentos. Né?

Postado
Correção simples assim:

Tensão secundária cai, mas a corrente não vai aumentar!!!

Se a potência na carga é fixa e a tensão cai, a corrente aumenta. Só não aumenta pro infinito, porque a limitação física do transformador, impede.

O trafo queima, porque excede os limites.

A lei de Ohm é clara:

I=P/E

Baixando E, a corrente tende ao infinito.

[]'s

• Membro VIP
Postado

Mas você esqueceu do primário! A tensão que alimenta o trafo caiu.....derrubando a tensão secundária e assim, também a corrente cairá, já que a carga é fixa!

Icarga = Vs / R. O que mostra que diminuindo Vs, a corrente cai.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo poderá ser reaberto e para isso, deverá entrar em contato com a moderação, solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...