Ir ao conteúdo

Melhor "forma de onda" para recarregar bateria

Lucas1989

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, estava procurando no fórum formas de recarregar uma bateria automotiva e encontrei algumas interessantes, uma delas usando um diodo e uma lâmpada (que sinceramente eu acho muito simples e até perigosa) e outra usando um LM317 para gerar 13,4V e 1,5A (limitados pelo LM317).

Fiquei em dúvida, entretanto, porque no caso do carregador com lâmpada a forma de onda é a parte positiva de uma senóide e no caso do carregador com o LM317 a forma de onda é uma "reta", já que a tensão é contínua.

Então, gostaria de saber qual a melhor forma de se carregar uma bateria automotiva de chumbo-ácido.

Obrigado desde já pela ajuda.

• Coordenador
Postado

Lucas, não conheço o sistema de carga de automoveis!, porém sei que não possuem capacitores nas saidas do alternador!..., estes (alternadores), possuem diodos, de forma a retificar a tensão produzidas por eles..., agora!, se não há capacitores? a tensão é contínua mas "pulsante"..., o sistema da "lâmpada em série com um diodo", produz uma tensão continua porém pulsante!... (não é a mesma dos carros?), só muda a frequencia..., a mais confiável?, sem duvida, é com o ci, que você pode controlar a corrente de saida!, poupando a bateria de sobrecargas..., mas que, os circuitos com lâmpada e diodo em série, funcionam?, eu já comprovei!...

Postado

Olá pessoal, achei interessante esse tipo de carregador, seria possível alguém de vocês postarem esse circuito com lampada e diodo? Achei interessante e estou precisando para recarregar baterias do trator e colheitadeira (12v 150A), que ficam muito tempo paradas e por isso vão perdendo a carga gradualmente. Deve ser bem prático, mas é eficaz? Obrigado.

• Membro VIP
Postado
Olá pessoal, achei interessante esse tipo de carregador, seria possível alguém de vocês postarem esse circuito com lampada e diodo? Achei interessante e estou precisando para recarregar baterias do trator e colheitadeira (12v 150A), que ficam muito tempo paradas e por isso vão perdendo a carga gradualmente. Deve ser bem prático, mas é eficaz? Obrigado.

Sim é eficaz, embora não seja nada eficiente. Há um bom dispêndio de energia, comparado aquela energia que entra na bateria. Também há que pensar que para bem carregar uma bateria de 150 Amperes hora não basta uma corrente de 1 ou 2 Amperes , que é o que se consegue com esse tipo de carregador. Tem também algumas restrições para seu uso. Veja que se você pode levar um belo e perigoso choque ao tocar um dos polos da bateria sob carga, uma vez que você está levando o fio fase para junto da bateria, ora direto, ora via lâmpada, via retificador, ou coisa que o valha, mas sempre será o fio fase, pronto para lhe dar um choque..

Cuidado você, com os animais e crianças..

Abraço...

Postado

Juntando o que os amigos disseram, então pode-se ver que a melhor forma (aparentemente) de se recarregar a bateria é através da corrente pulsante (usa-se uma ponte ou só um diodo?), mas com a possibilidade de regular a corrente.

Como a minha intenção é recarregar uma bateria de carro de no máximo 65Ah o ideal seria recarregar com 6,5A ou eu posso recarregar com qualquer corrente menor que 6,5A?

Seria possível então juntar o circuito do LM317 com algum que possa transformar a corrente contínua em corrente alternada?

Abraços.

Ninguém sabe me ajudar?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!