Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em E2160 + GA-G31M-S2L


AlexandreCosta

Posts recomendados

Meu over está da seguinte forma:

Placa mãe GA-G31M-S2L

Pentium dual-core E2160 @2,83ghz (315x9)

Memoria 1gb(um pente) ddr2 Kingston 667 @ 840mhz

Vcore 1,3125

Temperatura do processador: idle 37º full 54º

Quando eu coloco o processador a 2,9ghz o pc trava na hora de carregar o Windows, se eu colocar a 3ghz o pc nem liga. Tentei aumentar o vcore para 1,38 e mesmo assim não deu boot. Gostaria de deixar ele a 3,2ghz

Minha duvida é: Será que a memoria por ser ddr2 667mhz está limitando o over? A tensão dela é de 1,8 ,se eu aumentar a tensão sera que dará certo? ou o over na memo está no limite? E se for preciso aumentar a tensão até quando é "seguro" 1,9 , 2,0 ou 2,1?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava dando uma olhada no site do ML, lá tem umas memorias de 2gb ddr2 800mhz Markvison bem baratas, será que elas aguentam o over desse processador a uns 3,2ghz?

Essa minha memoria por ser ddr2 667 aguenta over de aproximadamente quanto? Já vi alguns com over dando 900mhz , mas será que é seguro?

E quanto ao vcore do processador boto quanto?

Eu sei que cada caso é um caso, e não existem valores exatos, mas gostaria de ter uma apenas uma ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Não pegue memórias Markvision, pois elas são campeãs de incompatibilidade lá na área de memórias.

2- Pra você ter evolução aí, era bom você ter memórias de 1066Mhz, quanto você pode gastar com memórias?

3- atingir clock de 900Mhz com memórias de 667Mhz não tem problema algum, desde que o seu gabinete seja bem ventilado.

4- você colocando o Multiplicador para 8, colocando o fsb para 400Mhz, você terá 3.2Ghz com memórias a 800Mhz, já tantasse essas opções? Se não tente, pois o desempenho com 400 de fsb é muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava pensando em gastar até uns 200 reais. Mas independente de preço quais memorias ddr2 1066Mhz seriam bom p over?

4- você colocando o Multiplicador para 8, colocando o fsb para 400Mhz, você terá 3.2Ghz com memórias a 800Mhz, já tentasse essas opções? Se não tente, pois o desempenho com 400 de fsb é muito bom.

Tentei fazer o que foi dito acima só que as memorias não ficam a 800Mhz e sim a 1066Mhz (2,66*400). O menor multiplicador da memoria nessa placa mãe é 2,66

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava pensando em gastar até uns 200 reais. Mas independente de preço quais memorias ddr2 1066Mhz seriam bom p over?

4- você colocando o Multiplicador para 8, colocando o fsb para 400Mhz, você terá 3.2Ghz com memórias a 800Mhz, já tentasse essas opções? Se não tente, pois o desempenho com 400 de fsb é muito bom.

Tentei fazer o que foi dito acima só que as memorias não ficam a 800Mhz e sim a 1066Mhz (2,66*400). O menor multiplicador da memoria nessa placa mãe é 2,66

Que pena que tenha só esse divisor, tentasse atualizar a bios para a última versão disponível no site pra ver se a opção de outros divisores não aparece?

Essas seriam ótimas memórias pra você, e são baratas.

http://www.pluginformatica.com/loja/produto-10-5384-memoria_gskill_4gb2_x_2gb_240pin_ddr2_sdram_ddr21066_pc2_8500_dual_channel__f28500cl5d4gbpk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei a BIOS para a F7, mas as opções de multiplicadores da memória não mudaram. Tentei chegar nos 3ghz novamente mas não conseguir. Fiz o seguinte:

340x9 = 3060mhz vcore 1,35

memoria 907mhz vcore 2,0

Acho q o over na memoria está no limite. No momento estou usando a configuração da assinatura com vcore 1,3125 e e memorias a 1,8. Acho que para conseguir um over maior terei que pegar memorias ddr2 1066

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem diferença alguma, as modificações que foram feitas na bios f5, f6, estão na bios F7.

Ele tem o multiplicador 2 porque tem outro processador, aí o processador libera o multiplicador diferente pra você.

EDIT: tenta talvez colocar multiplicador 8,5 ou 8X pra ver se o multiplicador 2 não aparece, se aparecer aí é só aumentar o fsb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ALEX

os meus overs só funcionam se eu aumentar a tensão das memos...

na parte da bios que fala sobre a memória eu tive que colocar em +0.2

achei que as minhas memos (que são 1.8) ficariam em 2.0 mas pelo jeito, conforme alguns programas de monitoramento, elas ficaram em 2.02 e com pico de 2.03

não sei se é prejudicial mas acabei comprando dissipadores de cobre para ver se ao menos baixava a temperatura das memos (até porque elas estão rodando a 700 e o valor original era de 533) vamos ver até quando aguenta

e aquele programa easy tuner 5??? você não tentou fazer um over por ele? só para testar???

os meus overs eu sempre fiz de início por esse programa... se ficava tudo tranquilo daí eu setava direto na bios...

sempre usei ele para tirar uma febre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Atualizando as informações: Recentemente adquiri um kit Patriot Viper 2x2gb ddr2 1066mhz, e finalmente consegui atingir os 3,0 ghz. Conclui que o que tava limitando o over era a memo que já tava no limite (667@840) , a situação agora está assim:

Processador: 340 x 9 = 3,06 ghz

Memórias: 340 x 2,66 = 904mhz

Vcore: 1,33

Temperaturas: ildle: 38~39 full: 62~64

Nessas condições o over está estavel, pode até ser que dê para baixar o Vcore, pois setei passei de 1,3 para 1,33 direto.

Tentei colocar a 3,2 ghz, mas acho que o cooler não ta dando conta. Primeiro coloquei o Vcore a 1,34 daí quando apareceu a tela de carregamento do Windows deu tela azul.

Depois setei o vCore a 1,36 daí o windows iniciou normalmente rodei o teste de estabilidade do Everest e com menos de 1 minuto deu tela azul.

Então setei o Vcore para 1,39 e rodei novamente o teste do everest e desta vez com quase 2 minutos deu tela azul. Fiquei preocupado com as temperaturas, assim que iniciou o windows a temperatura do processador estava a 50º e com menos de 2 minutos do teste do everest a temperatura chegou aos 66°

Uma dúvida que tenho, é que quando seto determinado valor na Bios para o Vcore, quando vou verificar no Everest e no CPUZ o Vcore fica sempre 0,02~0,03 menor. Por exemplo quando eu seto um Vcore de 1,33 na Bios no Everest e no CPUZ aparace 1,30 e 1,296 respectivamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Bom eu tenho uma configuração semelhante.

Estou fazendo o meu rodar há algum tempo em 2.6 com 1.20 de Vcore. Eu ainda não testei subir para 2.7 ou descer mais ainda o Vcore, mas o PC tá estável e rodando bem com 2 x 1GB Corsair XMS2 de 800MHZ que tão rodando a 867 (não sei se devo subir o clock das memos).

Como moro no NE em Idle ele fica entre 45~55 e quando usa fica em uma média de 60 graus.

Para rodar a 3.0 acho que eu teria que trocar as memos e colocar um zallman no processador, mas vou ver se este final de semana faço o teste a 2.7 e a 2.8 com o Vcore sem alteração. Se der bronca subo para 1.25 e vejo se roda.

Não sei se te ajuda mas ta ai como no meu tá rodando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...