Ir ao conteúdo

Temperatura do Núcleo x Temperatura do Processador

andre.bera

Posts recomendados

Postado

Tenho um Q6600 GO e as temps são as seguintes jogando CRYSIS:

CPU: 46º C

CPU núcleo 1: 52

CPU núcleo 2: 51

CPU núcleo 3: 52

CPU núcleo 4: 56

Vide que a temp máxima recomendada pelo fabricante é 62ºc

• Core 2 Quad:

Modelo / Clock / Temp. Máx (º C)

Q6700 / 2,66 GHz / 71

Q6600 / 2,4 GHz / 62,2

Q6600 / 2,4 GHz / 62,2

Minha dúvida é a seguinte:

A TEMPERATURA MÁXIMA DESCRITA PELA INTEL (62,2ºc) REFERE-SE A CPU (46ºC) OU AOS núcleos DA CPU (~56ºC) ??

Postado
Refere-se a CPU como um todo. mas os núcleos nao podem passar de 72c

Como assim como um todo??

Essa informação referçe a uma das duas temps informadas, ou do núcleo ou do processador em si.

Dei uma lida em outros forum e eles afirmam que é a temp onde aparece CPU que não deve ultrapassar os 62.2

Referente a informação que os núcleos não podem passar de 72ºC , onde você leu sobre isso??

Postado

Minha dúvida é a seguinte:

A TEMPERATURA MÁXIMA DESCRITA PELA INTEL (62,2ºc) REFERE-SE A CPU (46ºC) OU AOS núcleos DA CPU (~56ºC) ??

Em primeiro lugar sua dúvida está extremamente mal formulada. Não existe temperatura da CPU e do núcleo da CPU. O núcleo não está na placa-mãe, nem no gabinete, nem no teto da casa. O núcleo é justamente a parte mais importante - o núcleo - do processador.

Num processador quad core Intel existem 2 tipos de sensores: O sensor todos, presente em cada núcleo, e o sensor TCase, que como o próprio nome indica, mede a temperatura do case, a chapinha do processador.

O primeiro mede com precisão a temperatura do processador, isto é, de seus núcleos. O segundo mede a temperatura da heatspreader (a capa).

A Intel divulga dois tipos de informação. A informação aberta se dirige aos leigos, que medem temperatura por Bios, Everest, Asus Probe... Indica a temperatura máxima da chapinha do processador. A informação fechada dirigida aos experts informa a temperatura máxima real, também conhecida como TJunction max, que é a temperatura real do processador, ou seja, dos núcleos dele. Essa é a que importa.

A chapinha do processador não esquenta por si mesma, é apenas um envoltório de metal. De modo que a temperatura dela na verdade não importa nem um pouco. Como ela serve de cooler passivo para o processador em si, que está por dentro dela, naturalmente que ela também esquenta e a Intel diz que o máximo para ela é 62º.

Se você quiser ser leigo, considere a temperatura Tcase (chapinha) e as informações do BIOS, que lê sensores na placa-mãe, ou de programas que lêem diretamente do BIOS ou também de sensores bastante imprecisos e pouco confiáveis da placa-mãe. Considere também a temperatura máxima indicada pela Intel ou em sites que simplesmente repetem aquelas especificações.

Se quer ser usuário avançado ou expert, instale aí o CoreTemp, se seu processador for AMD, ou o RealTemp, se for Intel, e considere a temperatura máxima real atingida após 2 horas de execução do Orthos ou do WPrime. Para seu QuadCore a temperatura máxima é 100º e a máxima aceitável para estabilidade e segurança é 71º.

Postado
tem que ver se ele está lendo as temps direito, o meu dá a tem da CPU, digamos como 30°C, e do core1 15°C, e do core2 10°C.

Na dúvida se guie pela temp. da CPU.

Cara,

Você mora no polo norte? Inocência sua achar que seu processador está rodando a 10º... A não ser que você use uma solução térmica com nitrogênio líquido, esta temperatura é menor que a ambiente para a maioria do Brasil. Mesmo no sul do país essa temperatura seria impossível.

Postado
Cara,

Você mora no polo norte? Inocência sua achar que seu processador está rodando a 10º... A não ser que você use uma solução térmica com nitrogênio líquido, esta temperatura é menor que a ambiente para a maioria do Brasil. Mesmo no sul do país essa temperatura seria impossível.

O cara está aflando que as vezs os programas fazem a leitura errada e por isso se basear na temp da cep e não dos cores..

E ele deu um exemplo. não q os cores do processador dele ficam nessa temp

Postado

Olá a todos!

Venho dar a minha opinião pois tb ficava muito confuso e queria saber se a temperatura do meu processador (Q6600 G0) estava alta.

Cada programa informa uma temperatura diferente porque cada um utiliza uma Tjun diferente (desde 95ºC até 105ºC)! A informação da Tjun não é divulgada pela Intel! :mad: A propósito, em e-mail enviado para a Intel, eles responderam que nem o Everest, o Core Temp e nem o Real Temp eram programas "válidos" para se medir a temperatura do processador ou dos núcleos. Mas eu, particularmente, prefiro o Real Temp...

A propósito, em Idle não há motivos para os núcleos apresentarem temperaturas diferentes (ou pelo menos a diferença tinha q ser pequena, no máximo uns 2ºC?)...

Até mais!

Postado

tem que ser bobo pra achar que fica aquela temp. (a minha CPU já ficou com 14°C sim! tava 0°C aqui no RS, e tava parado no win baixando torrent com o Cool 'n' Quiet ativado, mas só de navegar na internet subia para ~20°C) quando a CPU tava a 15°C os core diziam -20°C e -15°C

Mas hj, ta uns 17~20°C e a CPU ta a 30°C (cool'n'quiet ativado) e os core estão 14 e 6, lol (estão errados, só pra garantir que entendam.)

eu até tirei uma SS, mas não lembro onde salvei depois de formatar.

Postado
Olá a todos!

Venho dar a minha opinião pois tb ficava muito confuso e queria saber se a temperatura do meu processador (Q6600 G0) estava alta.

Cada programa informa uma temperatura diferente porque cada um utiliza uma Tjun diferente (desde 95ºC até 105ºC)! A informação da Tjun não é divulgada pela Intel! :mad: A propósito, em e-mail enviado para a Intel, eles responderam que nem o Everest, o Core Temp e nem o Real Temp eram programas "válidos" para se medir a temperatura do processador ou dos núcleos. Mas eu, particularmente, prefiro o Real Temp...

A propósito, em Idle não há motivos para os núcleos apresentarem temperaturas diferentes (ou pelo menos a diferença tinha q ser pequena, no máximo uns 2ºC?)...

Até mais!

Então cara o certo é o TJ em 100 para os quads de 65W

Postado

Tinha esta mesma duvida, vejam a resposta da Intel sobre o assunto:

Prezado Sr. Hugo,

Obrigado por contatar o Suporte Técnico da Intel®.

Exatamente a temperatura do processador e somente uma e não nos núcleos, já que os núcleos estão no processador.

Para garantias, suporte técnico ou consultas de pré-vendas relacionadas aos produtos Intel® em caixa, por favor contate ao local de compra, ou ao número de telefone disponível no website abaixo:

http://www.intel.com/support/9089.htm#latinamerica

A Intel é sempre grata em atender-lhe.

Atenciosamente,

Moises B.

Suporte Técnico da Intel®

Intel® é uma marca registrada de Intel Corporation e seus subsidiários nos Estados Unidos e em outros países.

*Outros nomes e marcas são reconhecidas como propriedade de suas respectivas companhias.

A Intel mantém uma organizada base de dados na internet durante 24 horas por dia para acesso a informações, software, serviços e mais. Acesse estes recursos a qualquer hora em Espanhol em soporte.Intel.com, Português em suporte.Intel.com ou em Inglês em support.Intel.com

<===== Received from [email protected] on 2007-12-27-18.07.45.000000 ======>

Pelo que entendi devo desprezar as temperaturas dos núcleos? Portanto a temperatura do meu processador está normal?

De:[email protected]

Para:[email protected]

Cópia:

Data:Thu, 27 Dec 2007 15:22:09 GMT

Assunto:Suporte Técnico da Intel® - Informação geral

> Prezado Sr. Hugo,

>

> Obrigado por contatar o Suporte Técnico da Intel®.

>

> Como foi indicado anteriormente a temperatura do processador e somente uma e não individualmente pelos núcleos.

>

> Para garantias, suporte técnico ou consultas de pré-vendas relacionadas aos produtos Intel® em caixa, por favor contate ao local de compra, ou ao número de telefone disponível no website abaixo:

> http://www.intel.com/support/9089.htm#latinamerica

>

>

> A Intel é sempre grata em atender-lhe.

>

> Atenciosamente,

>

> Moises B.

> Suporte Técnico da Intel®

>

> Intel® é uma marca registrada de Intel Corporation e seus subsidiários nos Estados Unidos e em outros países.

>

> *Outros nomes e marcas são reconhecidas como propriedade de suas respectivas companhias.

>

> A Intel mantém uma organizada base de dados na internet durante 24 horas por dia para acesso a informações, software, serviços e mais. Acesse estes recursos a qualquer hora em Espanhol em soporte.Intel.com, Português em suporte.Intel.com ou em Inglês em support.Intel.com

Postado

olá westfall !

Onde você viu que pros quads de 65nm a Tj era de 100ºC? :confused: você sabe a Tj dos quads de 45nm?

Desde já agradeço... :D

Postado

A temperatura do Q6600 G0 é 71ºC, com algumas placas da intel pode chegar a 75ºC.

Resposta da Intel

Prezado Sr. Carlos,

Obrigada por contatar o Suporte Técnico da Intel®.

Em geral a temperatura máxima suportada desse processador é de 71 graus centígrados, mas pode variar de acordo com a integração do sistema.

Por exemplo, se o processador está montado numa placa mãe Intel® que o suporte, pode alcançar até 75 graus centígrados.

Se o processador está montado numa placa mãe de outro fabricante que o suporte pode alcançar até 65 graus centígrados, ou não, verifique com o fabricante.

Para garantias, suporte técnico ou consultas de pré-vendas relacionadas aos produtos Intel® em caixa, por favor contate ao local de compra, ou ao número de telefone disponível no website abaixo:

http://www.intel.com/support/9089.htm#latinamerica

A Intel é sempre grata em atendê-lo.

Atenciosamente,

Wendy Ch.

Suporte técnico da Intel®.

Postado

Eu to achando que a Intel não sabe mais o que fala. Cada hora aparece uma temp. máx para os processadores. :confused:

Valeu pelo post Carlos :)

Postado

Ultimamente eu tenho me preocupado um pouco com a temperatura do meu processador, agora que eu instalei Assassin's Creed, a temperatura tem subido mais do que costumava subir.

Lendo esse tópico que eu conheci o RealTemp, ae eu acabei de baixar pra comparar ele ao Everest que foi o que eu sempre usei. Mas eu notei uma coisa muito esquisita! A temperatura que o RealTemp indica dos núcleos é 10ºC a mais do que a temperatura que o Everest mostra.

Aqui tem um printscreen:

http://img255.imageshack.us/img255/2678/toscorz9.jpg

Alguém sabe o que significa isso e em qual temperatura eu deveria confiar?

Valeu !

Postado

Olá thiago_rn.

Vou tentar explicar a diferença de leitura dos programas. Espero ser o mais claro possível. :)

As diferenças entre esses dois programas são devidas a vários fatores. O primerio é a diferença entre os valores da "temperatura de junção" que eles consideram. A Intel, infezlimente, não divulga esse parâmetro que é essencial para se medir corretamente a temperatura do processsador :mad:.

O Everest considera, no meu caso um Q6600 (mas provavelmente no seu E7200 também), uma Tj de 100ºC, enquanto o Real Temp considera 95ºC. Isso acareta uma diferença de 5ºC entre as leituras dos dois programas.

No Real Temp há a necessidade de se fazer um "ajuste" para se deixar as temperaturas dos dois núcleos iguais quando eles estão em idle, devido ao fato do Real Temp levar em consideração que a Intel não faz nenhum tipo de calibração individual nos diodos dos núcleos. Para mim não faz nenhum sentido os núcleos do processador terem temperaturas diferentes quando ambos não estão executando alguma tarefa. No meu quad, a diferença entre o núcleo mais aquecido e o mais "frio" era de 10ºC !!!

A Intel em comunicado disse que os diodos de leitura só lêem a temperatura correta após uma certa temperatura (~50ºC).

Já o Everest não traz nenhuma opção de ajuste para esse problema da dif. de temp. entre os núcleos.

Dizer qual dos programas lê corretamente a temperatura é muito difícil....

Espero ter ajudado

Até mais!

Postado
Olá thiago_rn.

Vou tentar explicar a diferença de leitura dos programas. Espero ser o mais claro possível. :)

As diferenças entre esses dois programas são devidas a vários fatores. O primerio é a diferença entre os valores da "temperatura de junção" que eles consideram. A Intel, infezlimente, não divulga esse parâmetro que é essencial para se medir corretamente a temperatura do processsador :mad:.

O Everest considera, no meu caso um Q6600 (mas provavelmente no seu E7200 também), uma Tj de 100ºC, enquanto o Real Temp considera 95ºC. Isso acareta uma diferença de 5ºC entre as leituras dos dois programas.

No Real Temp há a necessidade de se fazer um "ajuste" para se deixar as temperaturas dos dois núcleos iguais quando eles estão em idle, devido ao fato do Real Temp levar em consideração que a Intel não faz nenhum tipo de calibração individual nos diodos dos núcleos. Para mim não faz nenhum sentido os núcleos do processador terem temperaturas diferentes quando ambos não estão executando alguma tarefa. No meu quad, a diferença entre o núcleo mais aquecido e o mais "frio" era de 10ºC !!!

A Intel em comunicado disse que os diodos de leitura só lêem a temperatura correta após uma certa temperatura (~50ºC).

Já o Everest não traz nenhuma opção de ajuste para esse problema da dif. de temp. entre os núcleos.

Dizer qual dos programas lê corretamente a temperatura é muito difícil....

Espero ter ajudado

Até mais!

Nossa, então é mais difícil do que eu imaginei...

Mas você ajudou sim, muito obrigado! Vou ficar me baseando pelos dois, mas já que a temperatura que o processador tá chegando, em ambos, ainda está longe do limite, eu não tenho muito com o que me preocupar.

Valeu !

Postado

É o assunto causou polêmica.

porém muitas opiniões se contradizeram.

Vou mandar um email para a microsoft mais detalhado.

Eu acredito sim que são 5 sensores diferentes.

Postado

Caras, estive lendo esse topico e achei enteressante.

Passei a usar o Real Temp,mas, tenho uma duvida.

A minha temperatura nesse momento é de 29 ou 30 graus em cada um dos dois cores.

Tenho um E2140. Essa temperatura bate ou há erro ai?

Lembrando que só estou vendo um video e navegando na net e o dia não esta quente.

Muito o brigado.

Postado
Caras, estive lendo esse topico e achei enteressante.

Passei a usar o Real Temp,mas, tenho uma duvida.

A minha temperatura nesse momento é de 29 ou 30 graus em cada um dos dois cores.

Tenho um E2140. Essa temperatura bate ou há erro ai?

Lembrando que só estou vendo um video e navegando na net e o dia não esta quente.

Muito o brigado.

Temperatura boa e normal. 30 graus pra um processador é bem frio. O meu aqui por exemplo com a temperatura ambiente de 27 graus tá com 41 graus de temperatura (considerando a do núcleo 2 que é a maior temperatura).

Postado

A temperatura está normal. Hoje o meu Q6600 está ~31ºC (SP, capital).

Quando está quente ele chega a uns 35ºC e quando está frio a uns 26ºC.

Postado

Gostaria de saber também se esse programa (Real Temp) é realmente confiavel

pois a temperatura que ele informa dos núcleos é menor que a da chapinha do processador!

E mais outra coisa. Já que estamos falando de temperatura, se eu colocar o meu sistema (que esta em um de duas baias) em um gabinete de 4 baias homologado pela intel a temperatura baixa ainda mais?

Postado

Como você está vendo q a temperatura do processador está maior q a dos núcleos? É através de programas (everest, core temp...) ou medida direta (Term. IR)?

Quanto ao gabiente, é aconselhavél você colocar um cooler frontal (de preferência um de 120mm, se for possível) e um traseiro para retirar o ar quente (tb de 120mm). Outra coisa que ajuda muito é um cooler lateral com um duto direto para o processador.

Postado

O temperatura que vejo que esta maior é dada pelo Everest.

Há uma diferença constante de 7 graus nas medidas.

Ex.: Everest - 37 Real Temp - 30.

Essa temperatura é assim: Everest: CPU Real Temp: Núcleos

E tem outra coisa.

No everest a temperatura que mostra para os cores é mais alta que a mostrada para os cores no Real Temp

Ex.: Everest - 44 Real temp - 29

Essa temperatura é assim: Everest: Núcleos Real Temp: núcleos

Quanto ao gabinete, eu tenho um cooler traseiro nele,mas, queria trocar

o gabinete.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!