Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura do Núcleo x Temperatura do Processador


andre.bera

Posts recomendados

A diferença é constante mesmo (ela se deve a Tj.). Você "calibrou" o Real Temp? (os núcleos tem que estar a mesma temperatura em Idle).

Não necessariamente.

Nem mesmo processadores Dual Core possuem a mesmíssima temperatura para os 2 núcleos, imagine então um Quad.

"Calibrar" programa que faz leitura de sensor?? Essa é nova pra mim...:rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Child of Sin.

No site do real temp descreve um procedimento para se "calibrar" o programa...não sou eu quem estou falando!

Até é interessante ler, mas está em inglês (lógico!). Quanto de ler a temperatura correta, ai vai de cada um confiar mais em um programa no que em outro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Child of Sin.

No site do real temp descreve um procedimento para se "calibrar" o programa...não sou eu quem estou falando!

Até é interessante ler, mas está em inglês (lógico!). Quanto de ler a temperatura correta, ai vai de cada um confiar mais em um programa no que em outro...

Pois é, depois que escrevi o post fui pesquisar sobre esse programa, e ele realmente dá opção de "calibrar" a temperatura em iddle.

Só não sei dizer ao certo se é correto fazer isso, já que não lí o tutorial sobre o procedimento e como a tal calibração é feita.

Isso porque, no meu caso que possuo um Dual Core, o Windows por sí só mesmo em repouso, faz pequenos acessos a 1 núcleo e o outro fica completamente parado, por isso 1 núcleo fica uns 3ºC acima do outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...
Cara,

Você mora no polo norte? Inocência sua achar que seu processador está rodando a 10º... A não ser que você use uma solução térmica com nitrogênio líquido, esta temperatura é menor que a ambiente para a maioria do Brasil. Mesmo no sul do país essa temperatura seria impossível.

Eu aposto que consigo aqui no Sul fazer o processador rodar a 10ºC!

Deixa bater o inverno que vou largar o pc na rua durante a madrugada e com o gabinete fechado pra dificultar! ehaueaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aposto que consigo aqui no Sul fazer o processador rodar a 10ºC!

Deixa bater o inverno que vou largar o pc na rua durante a madrugada e com o gabinete fechado pra dificultar! ehaueaha

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Nossa eu estava lendo tão sério de repente aparece isso, rachei de rir aqui.

O meu computador já rodo a 10ºC, inverno no japão não precisa de cooler.

Quando se usa a palavra "impossível" tem que tomar cuidado com a convicção.

Claro, que eu entendo o que você quis dizer, não sou nenhum "tapado", talvez

seja rs, mais entendemos você !

Só pra não fugir do tópico um jeito legal de se verificar se o programa está medindo

corretamente, se referindo á, igual a Bios, que na minha opnião é o mais correto.

É configurar na BIOS para ser alertado quando estiver em "X" graus, ou seja,

Você deixa "Setado" por exemplo, em 45ºC, se quando apitar o programa em questão

estiver marcando o mesmo valor, este programa tende a ser mais confiavel.

Claro, dai rode algum programa de "stress", quando "bipar", você saberá quanto está a

temperatura na bios assim podendo comparar com o programa em questão.

PS: Está dica eu li faz alguns meses aqui mesmo no CDH, não me lembro o nome do user,

poriso não cito os credito. Obrigado !

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Nossa eu estava lendo tão sério de repente aparece isso, rachei de rir aqui.

O meu computador já rodo a 10ºC, inverno no japão não precisa de cooler.

Quando se usa a palavra "impossível" tem que tomar cuidado com a convicção.

Claro, que eu entendo o que você quis dizer, não sou nenhum "tapado", talvez

seja rs, mais entendemos você !

Só pra não fugir do tópico um jeito legal de se verificar se o programa está medindo

corretamente, se referindo á, igual a Bios, que na minha opnião é o mais correto.

É configurar na BIOS para ser alertado quando estiver em "X" graus, ou seja,

Você deixa "Setado" por exemplo, em 45ºC, se quando apitar o programa em questão

estiver marcando o mesmo valor, este programa tende a ser mais confiavel.

Claro, dai rode algum programa de "stress", quando "bipar", você saberá quanto está a

temperatura na bios assim podendo comparar com o programa em questão.

PS: Está dica eu li faz alguns meses aqui mesmo no CDH, não me lembro o nome do user,

poriso não cito os credito. Obrigado !

Abraço.

Exatamente o que eu faço.E ate hj tem batido certo com a tem da CPU no everest!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em primeiro lugar sua dúvida está extremamente mal formulada. Não existe temperatura da CPU e do núcleo da CPU. O núcleo não está na placa-mãe, nem no gabinete, nem no teto da casa. O núcleo é justamente a parte mais importante - o núcleo - do processador.

Num processador quad core Intel existem 2 tipos de sensores: O sensor todos, presente em cada núcleo, e o sensor TCase, que como o próprio nome indica, mede a temperatura do case, a chapinha do processador.

O primeiro mede com precisão a temperatura do processador, isto é, de seus núcleos. O segundo mede a temperatura da heatspreader (a capa).

A Intel divulga dois tipos de informação. A informação aberta se dirige aos leigos, que medem temperatura por Bios, Everest, Asus Probe... Indica a temperatura máxima da chapinha do processador. A informação fechada dirigida aos experts informa a temperatura máxima real, também conhecida como TJunction max, que é a temperatura real do processador, ou seja, dos núcleos dele. Essa é a que importa.

A chapinha do processador não esquenta por si mesma, é apenas um envoltório de metal. De modo que a temperatura dela na verdade não importa nem um pouco. Como ela serve de cooler passivo para o processador em si, que está por dentro dela, naturalmente que ela também esquenta e a Intel diz que o máximo para ela é 62º.

Se você quiser ser leigo, considere a temperatura Tcase (chapinha) e as informações do BIOS, que lê sensores na placa-mãe, ou de programas que lêem diretamente do BIOS ou também de sensores bastante imprecisos e pouco confiáveis da placa-mãe. Considere também a temperatura máxima indicada pela Intel ou em sites que simplesmente repetem aquelas especificações.

Se quer ser usuário avançado ou expert, instale aí o CoreTemp, se seu processador for AMD, ou o RealTemp, se for Intel, e considere a temperatura máxima real atingida após 2 horas de execução do Orthos ou do WPrime. Para seu QuadCore a temperatura máxima é 100º e a máxima aceitável para estabilidade e segurança é 71º.

Ola amigo, tenho um processador intel core 2 quad q8400, a as temperaturas dos núcleos em testes com o pc a todo vapor, chegam a faixa de 82ºc, sera que um cooler melhor ajuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Então pelo que entendi o que vale é a temperatura dos núcleos?

eu tenho um athlon II x4 630 , era bem esquentadinho com o cooler padrão da amd , quando eu encodava video com o handbrake o "processador chegava a 72º e os núcleos a 61º

Print%2520full%2520em%252009-12-2012.JPG

É perceptivel tb que meu chipset esquentava muito , dai depois disso eu coloquei um cooler da akasa no chipset e um cooler ice cube 3 no processador , e o resultado foi o abaixo.

Capturar.PNG

Lembrando que o handbrake utiliza os 4 núcleos a 100%.

A dúvida que ficou é , eu li em algum site não me lembro qual a temperatura do meu processador é de 55º à 71º , isso seria os núcleos ou a "chapinha" , e afinal de contas é 55 ou 71 o limite desse processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!