Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Pentium 4 HT!


Vinyborges

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá, pessoal...

Configuração:

  • Processador: Pentium 4 3.06 HT
  • Placa-mãe: Asus P4S800D-X
  • Mem. RAM: 2x 1Gb DDR 400 Kingston
  • Fonte: AVC 400W (real)
  • Placa de Video: GeForce XFX 7300GT 256/128 AGP

Log3.jpg

Log4.jpg

Log5.jpg

Processador (clock default):

-Uso DUTO + COOLER 80 mm, (veja fotos no link da assinatura)

-Temperatura idle: 37~38ºC

-Temperatura full: 49~50ºC

TemperaturaProcessador.jpg

Processador (overclock):

-Clock 3.4 GHz (alterado por bios, opção: Overclock Tuner)

-Uso DUTO + COOLER 80 mm, (veja fotos no link da assinatura)

-Temperatura idle: 40~41ºC

-Temperatura full: 51~52ºC

Meu Problema:

Com esse clock alterado, o Prime 2004 e o Everest 4.5 Ultimate (Teste de Estabilidade do Sistema) dá um erro após algum tempo de stress do processador, vejam as fotos:

Log.jpg

Log1.jpg

Penso que erros de overclock só deveriam ocorrer se uma temperatura maxima ou o limite maximo do clock fossem atigidos, o que não é o caso. O que significa esse erro?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O seu overclock esta instável, qual a tensão da memória e do processador setado na bios?

Olá Eduardo... :)

Minha bios não permite que eu gerencie as voltagens, apenas monitore.

Veja:

Log6.jpg

*Tô começando a notar que só você responde aos meus posts... uhaahhuauhauhauha Por que será isso? ;)

Abraçooo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Eduardo... :)

Minha bios não permite que eu gerencie as voltagens, apenas monitore.

Veja:

Log6.jpg

*Tô começando a notar que só você responde aos meus posts... uhaahhuauhauhauha Por que será isso? ;)

Abraçooo!

Então tente baixar 1 por 1Mhz pra ver se esse erro não aparece.

hehehe, é que você abre tópicos justamente nas áreas que eu participo mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então tente baixar 1 por 1Mhz pra ver se esse erro não aparece.

hehehe, é que você abre tópicos justamente nas áreas que eu participo mais...

hehehehehee ;)

Mas me diz uma coisa... E se eu não alterar nada, o que pode acontecer? Lemrando que o pc não está por enquanto com problema algum. Se não fosse os torture tests eu nem perceberia...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pode deixar esses vermelhinhos de lado e continue usando o pc.

Eu também estou com overclock aqui com 2.75Ghz em um Intel 2Ghz e nem passei o Orthos, não sei se ta instável, nem deu tempo pra passar, vou deixar assim até dar problema.

Fora os meus outros computadores que eu tive, que também não passava no orthos e tudo funcionava perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu também estou com overclock aqui com 2.75Ghz em um Intel 2Ghz e nem passei o Orthos, não sei se ta instável, nem deu tempo pra passar, vou deixar assim até dar problema.

Meu medo são esses "problemas"... Exatamente do que estamos falando? Do pc reiniciar ou dar tela azul ou do processador queimar? Alias, devido ao fato dos torture tests não terem "aprovado" o over, isso aumenta a chance de queima?

Eu sei que pelas otimas temperaturas e pela constante manutenção que faço, os riscos são diminuidos, mas tenho medo de perder meu processador devido a overclock. Até porque o over de 3.0 pra 3.4 é referente a 14%, o que não sei se é muitooo ou pouco... E então, 14% de over nesses Pentium 4 HT é muita coisa?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14% de overclock nesse processador é a mesma coisa que pegar um caminhão de carga cheio de ervilha dentro, e você pegar apenas 10 ervilhas.

Resumindo, é um overclock muito pequeno, se o seu overclock está aparentemente estável, rodando varias coisas que você usa, então fica tranquilo, Queimar não vai de maneira alguma.

Você quem sabe se quiser deixar assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14% de overclock nesse processador é a mesma coisa que pegar um caminhão de carga cheio de ervilha dentro, e você pegar apenas 10 ervilhas.

Nossa, você é realmente otimo com analogias... ;)

heheheheheehehehehe

Resumindo, é um overclock muito pequeno, se o seu overclock está aparentemente estável, rodando varias coisas que você usa, então fica tranquilo, Queimar não vai de maneira alguma.

Ah! Então beleza! Eu estava meio que preocupado com isso... :)

Você quem sabe se quiser deixar assim.

Acho que vou deixar assim... Tá legal, tá um clock suficiente pra mim, mas se você estivesse no meu lugar e tivesse a segurança do Asus C.P.R.¹ (CPU Parameter Recall), aumentaria o clock pra quanto?

Obs¹.: Se não me engano, essa ferramenta, Asus C.P.R., faz com que qualquer alteração perigosa de tensão e clock para o CPU e memorias sejam desfeitas, voltando assim as configs da bios pra default. Na pratica, se você altera o clock pra 6.5 GHz ou algo absurdo assim (com riscos de superaquecimento ou dano) a propria placa-mãe reinicia o sistema e aplica default.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viny, como está, beleza!

Estou pensando em fazer um over aqui também. Meu esquentado aqui está suando para rodar alguns jogos (Assassin's Creed por exemplo)... como a minha mobo também oferece as opções de over pela Bios estou pensando em deixar ele como 3.2, ou no máximo 3.4... talvez de uma mão para quando eu estiver gravando DVD, ouvindo música e jogando ao mesmo tempo, hehe... Caso faça o over posto o resultado aqui também.

Valeu! :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Viny, como está, beleza!

Estou pensando em fazer um over aqui também. Meu esquentado aqui está suando para rodar alguns jogos (Assassin's Creed por exemplo)... como a minha mobo também oferece as opções de over pela Bios estou pensando em deixar ele como 3.2, ou no máximo 3.4... talvez de uma mão para quando eu estiver gravando DVD, ouvindo música e jogando ao mesmo tempo, hehe... Caso faça o over posto o resultado aqui também.

Valeu!

Ah! tenha certeza que melhora... aumentei aqui 400 MHz, o que é quase a velocidade de um antigo K6-II que eu tinha (500 MHz, hehehehehe). É claro que dava pra subir mais com o over, mas acho desnecessario, e como pra subir com o over eu tb subo com o FSB, tenho medo de forçar muito as memorias. Tô feliz com 3.4 GHz e com minhas DDR a 453MHz...

Posta aqui depois o seu over... Vamo discutir melhor isso... ;)

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! tenha certeza que melhora... aumentei aqui 400 MHz, o que é quase a velocidade de um antigo K6-II que eu tinha (500 MHz, hehehehehe). É claro que dava pra subir mais com o over, mas acho desnecessario, e como pra subir com o over eu tb subo com o FSB, tenho medo de forçar muito as memorias. Tô feliz com 3.4 GHz e com minhas DDR a 453MHz...

Posta aqui depois o seu over... Vamo discutir melhor isso... ;)

Abraço!

Pode deixar, postarei!

Ainda tenho que ver como faço para subir apenas o processador... é que vi na placa a opção para subir em porcentagem, ou seja, seto 10% e ela faz over em tudo. Quero fazer apenas no processador, visto que de resto não estou com dificuldades, além de ter um ou outro componente ainda na garantia (pv, por exemplo). Vou ver isso hoje a noite e se der certo amanhã mesmo informo o resultado.

Valeu! :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fiz um over pela bios da P5N-E SLI, aumentei 10%, sendo que agora ele identifica o processador trabalhando a 3.30Ghz.

Não tive tempo de fazer muitos testes... apenas testei o Assassin's Creed em duas cenas idênticas (a primeira direto no save, sem mexer o personagem) e em ambos os casos tive melhoria de 2~3 (ficava pulando) fps.

Quando der tempo testo outros jogos.

Ah, qual programa estão usando para verificar a estabilidade do sistema depois do over?

Valeu! :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, você pode usar o teste de estabilidade do Everest ou ainda o Prime 2004, que é leve é muito eficiente!

Abraço!

Obrigado pelas dicas Viny. Irei testar. Mas de qualquer forma já joguei algumas horas com o over e está tudo estável pelo que parece. Zerei o Assassin's Creed e agora (além do Guitar Hero) estou jogando o Half-Life 2: EP2, que é relativamente leve (bem programado) e neste caso não sei o quanto está fazendo diferença o over (estou jogando com tudo no máximo com fps na casa dos 55~60, com quedas para 45~50 em alguns momentos).

Qualquer novidade retorno aqui.

Valeu! :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha um p4 P4 524 HT LGA775 3000Mhz consegui **-lo a 3700 MHz, tive que baixar as memórias para DDR333MHz e folgar um pouco as latências, usava numa GA 8i865GME-775 chipset 865+P.A.T. sem controle de tensão.

Esse seu erro pode se dar devido a frequência alta das memórias, fiz isso num sempron 2400+, pus uma kvr400 da kingston de 512MB pra 440MHZ, de início fica ótimo, mas quando começa a exigir mais dá máquina, é um Bsod atrás do outro, além de erros de memória não pode ser 'read'. Tenta acertar essa frequência das memos.

Tenta aí, dps posta os results ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu medo são esses "problemas"... Exatamente do que estamos falando? Do pc reiniciar ou dar tela azul ou do processador queimar? Alias, devido ao fato dos torture tests não terem "aprovado" o over, isso aumenta a chance de queima?

Eu sei que pelas otimas temperaturas e pela constante manutenção que faço, os riscos são diminuidos, mas tenho medo de perder meu processador devido a overclock. Até porque o over de 3.0 pra 3.4 é referente a 14%, o que não sei se é muitooo ou pouco... E então, 14% de over nesses Pentium 4 HT é muita coisa?

Abraço!

Ah, e quanto a problemas, o máximo que pode haver é comprometimento das memórias devido a alta frequência, o cpu não. teria que ser um over bem grotesco tipo 35% com cooler a ar.

_o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fiz um over pela bios da P5N-E SLI, aumentei 10%, sendo que agora ele identifica o processador trabalhando a 3.30Ghz.

Não tive tempo de fazer muitos testes... apenas testei o Assassin's Creed em duas cenas idênticas (a primeira direto no save, sem mexer o personagem) e em ambos os casos tive melhoria de 2~3 (ficava pulando) fps.

Quando der tempo testo outros jogos.

Ah, qual programa estão usando para verificar a estabilidade do sistema depois do over?

Valeu! :cool:

everest ultimate vem com benchmarks e teste de estabilidade. flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí pessoal !!! puxando um pouco a atenção de vocês ... estou com um problema parecido com o do amigo viniborges... tenho um pentium 4 northwood de 2.8ghz 512kb de cache... tava fazendo uns overs nela mas começou a dar pau ... se botar o fsb dela a 150 nem carrega o windows .... o max q consegui foi de 3.02 há um tempo atras (mas foi só uma vez,em seguida reduzi) dai minha dúvida pessoal: como faço um over que dê pra notar a diferença sem q começe a dar pau ????

na primeira fto tava stock, no segundo tava só pra dizer q tinha feito... o resto foi tentativas....

OBS: tava querendo principalmente fazer o over na memória

pois se você olhar +embaixo vai tar ddr 266,depois ddr270 e por ai vai ....

post-337294-13884948545781_thumb.jpg

post-337294-13884948546173_thumb.jpg

post-337294-13884948546487_thumb.jpg

post-337294-13884948546701_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!