Ir ao conteúdo

Teste: Hyper TX2 vs Evercool Buffalo

Child of Sin

Posts recomendados

Postado

Bom galera, como prometí alguns dias atrás em um post, estou postando um rápido teste comparativo entre o Hyper TX2 e o Evercool Buffalo.

Espero que esse teste tire as dúvidas de muitas pessoas que optam por comprar um bom cooler de baixo custo, entre R$50 e R$100.

Só lembrando que quando realizei os testes, a minha configuração estava um pouco diferente, como citado durante o teste.

Primeiro vão algumas imagens e impressões sobre os 2 coolers:

hypertx2buffalojz3.th.jpg hypertx2buffalo2uw0.th.jpg hypertx2buffalo3ty1.th.jpg

Bom, de um modo geral os 2 coolers são muito bem construídos, e ambos possuem distintas especificações que os diferem.

O Hyper TX2 possui 3 Heat Pipes, base de cobre e fan de 100mm. O seu dissipador (constituído pelas aletas de aluminium) é um pouco menor em comparação com o Evercool Buffalo (sendo altura e profundidade iguais, apenas a largura que é menor) sendo constituído por aproximadamente 40 aletas um pouco mais grossas em relação as encontradas no dissipador do Buffalo. Um fato interessante do Hyper TX2 é a sua "asa traseira" que possibilita que parte do ar gerado pelo fan seja destinado a algum dissipador passivo da placa-mãe, como por exemplo o encontrado sobre os reguladores de tensão de alguns modelos de placa mãe. Seu fan pode ser trocado por qualquer outro fan de 92mm.

O Hyper TX 2 possui apenas 1 posição de montagem em soquetes AM2, que vai depender de como o suporte do cooler da placa mãe é montado. De um modo geral, visto na maioria das placas mãe AM2, O Hyper TX2 ficará com o fan direcionado para os soquetes de memória, e destinando a saída do ar quente ao fan traseiro do gabinete.

O Evercool Buffalo possui 2 Heat Pipes, base de cobre ligeiramente mais fina em relação ao Hyper TX2 (que em tese possibilita um contato mais próximo entre os Heat Pipes e o processador) e fan de 100mm. Seu dissipador é um pouco maior em comparação ao visto no Hyper TX2 (sendo altura e profundidade iguais, apenas a largura que é maior), sendo constituído por aproximadamente 60 aletas de alumínium bem finas (sendo necessário um certo cuidado ao manusear o cooler para não entortá-las). O seu fan pode ser trocado por qualquer outro de 92mm.

O Evercool Buffalo também possui apenas 1 posição de montagem em soquetes AM2, que vai depender de como o suporte do cooler da placa mãe é montado. De um modo geral, visto na maioria das placas mãe AM2, o Buffalo ficará com o fan direcionado para a parte de baixo do gabinete, sobre a placa de vídeo, e o ar gerado por ele será destinado a parte de cima de gabinete, sendo jogado para fora do mesmo através do fan da fonte.

Um fator muito analisado e levado em consideração na decisão de qual cooler comprar, é a qualidade de sua base.

Em ambos os coolers, a base é ligeiramente plana e com algumas deformações, como riscos (Hyper TX2) ou um acabamento "areioso" (Buffalo).

Ao efetuar o processo de polimento, notei que ambos não são 100% planos, possuindo as extremidades ligeiramente mais grossas que o centro da base, principalmente o Evercool Buffalo onde esse efeito é mais notado.

Efetuei o mesmo processo de polimento em ambos os coolers, com lixas de 1200mm e 2000mm, procurando obter uma maior igualdade entre os eixos da base.

Em um outro fator, o ruído gerado pelo cooler também é muito analisado.

Com o fan a 100% em ambos (ambos rodam no máximo a aproximadamente 1890 RPM) o Hyper TX2 se mostrou mais silencioso, quase inaudível com o gabinete fechado. Já o Buffalo, gera um ruído grave e um pouco alto, mas nada que incomode muito.

Vale salientar que, apesar de ambos os 2 cooler's possuírem conector de força de 3 pinos, a velocidade de rotação do fan pode ser controlada através de tensão, como a maioria das placas mãe faz hoje em dia.

Testes

Para fazer os testes, apliquei apenas uma pequena gota de Artic Silver 5 no Heatplate do processador, aguardei 1 semana para cobrir o tempo de cura, e só então realizei os testes. Rodei o teste Blend do Prime95 por aproximadamente 20min com o Everest monitorando as temperaturas a cada instante, gerando assim valores de temperaturas mínima, máxima e average.

O meu gabinete é composto por 2 Fans ventiladores de 80mm frontais a 2000 RPM, 1 Fan superior exaustor de 80mm a 2000 RPM, 1 Fan exaustor traseiro de 120mm a 1700 RPM. Para controlar a velocidade dos fans, uso um controlador Zalman ZM-MFC1. Notem nas imagens dos testes que utiliso velocidades diferentes dos fans com o PC em Iddle e Full.

No meu gabinete existe um sensor de temperatura interna do mesmo, localizado nas baias de CD/DVD que faz a medição da temperatura e a mostra em um visor localizado na frente dele.

Ambos os cooler's estavam rodando em sua velocidade máxima, de aproximadamente 1890 RPM para ambos.

Vamos agora aos testes:

Prestem bastante atenção a cada detalhe das imagens, como valores de Vcore, velocidade de fans, etc.

Configuração usada:

AMD Athlon X2 6000+ @3,2Ghz - Vcore stock - TDP 125W (C'nQ desabilitado) + Pasta Térmica Artic Silver 5

M2N-E SLI

2x 1gb DDR2 Kingston

ECS 8800GT Dual-Turbo 512MB

Seventeam 550W P-AG

COOLERMASTER HYPER TX2

hypertx22rc3.th.jpg

Iddle com temperatura interna do gabinete em 25ºC no momento do início do teste:

hypertx225cambienteiddlis7.th.jpg

Full load rodando teste Blend do Prime95 por 20 minutos, temperatura interna do gabinete a 26,7ºC no momento em que tirei a Screenshot:

hypertx2267cambientefulhf1.th.jpg

De acordo com as screens, podemos notar que em iddle, os cores ficam em média a 33,5ºC, sendo assim a diferença para a temperatura ambiente de 25ºC seria de aproximadamente 8,5ºC.

Já com os 2 cores em full load, a temperatura média deles fica em 47,5ºC, média de 14ºC acima da temperatura em iddle e média de 20,8ºC acima da temperatura ambiente de 26,7ºC.

EVERCOOL BUFFALO

evercoolbufalo4lk9.th.jpg

Iddle com temperatura interna do gabinete em 24,3ºC no momento do início do teste:

evercoolbuffalo243cambiwz3.th.jpg

Full load rodando teste Blend do Prime95 por 20 minutos, temperatura interna do gabinete a 25,3ºC no momento em que tirei a Screenshot:

evercoolbuffalo253cambixj2.th.jpg

De acordo com as screens, podemos notar que em iddle, os cores ficam em média a 30ºC, sendo assim a diferença para a temperatura ambiente de 24,7 seria de aproximadamente 5,7ºC.

Já com os 2 cores em full load, a temperatura média deles fica em 43,5ºC, média de 13,5ºC acima da temperatura em iddle e média de 18,2ºC acima da temperatura ambiente.

CONCLUSÕES

Bem, como vocês podem ver, realmente o Evercool Buffalo é um pouco melhor quando comparado com o CoolerMaster Hyper TX2. O Evercool Buffalo, com o sistema em Iddle, é cerca de 3ºC mais frio que o Hyper TX2; e com o sistema em Full Load, cerca de 2,6ºC.

Eu diria que de um modo geral, o Evercool Buffalo mantem a temperatura do processador em média de 2ºC a 5ºC abaixo quando comparado com o CoolerMaster Hyper TX2. Ambos os 2 coolers possuem distintas especificações que fazem deles ótimas opções de baixo custo.

Eu diria que a compra depende muito mais do gosto e necessidades do usuário do que com relação ao potencial de refrigeração, já que neste quesito ambos são parecidos:

* a posição de montagem dos 2 é diferente;

* o Hyper TX2 acompanha os retentores tanto para soquetes Intel LGA 775 como para AMD 754/939/AM2, já o Buffalo não;

* o Hyper TX2 ajuda de certa forma a refrigerar a placa mãe, já o Buffalo não;

* o Buffalo possui um desempenho de refrigeração do processador levemente melhor que o Hyper TX2, sendo de 2ºC a 5ºC mais frio;

* o Buffalo é vendido em média a R$ 55,00 já o Hyper TX2 a R$ 75,00.

Desse modo, a escolha da compra fica muito mais a gosto do usuário, levando-se em conta suas espectativas e necessidades de adquirir um novo cooler.

Eu escolhi o Hyper TX2, pois a placa mãe atual que possuo (M3N HT Deluxe Mem/Pipe) possui dissipadores de calor nas bobinas de ferrite e mosfets localizadas logo atrás do soquete do processador, assim o Hyper TX2 auxilia na refrigeração desses componentes:

boardxk9.th.jpg

Então é isso, espero que gostem desse review e, de agora em diante, consigam decidir mais facilmente qual desses 2 cooler's é o melhor para cada um vocês.

Postado

Interessante.. é bom ver testes feitos por membros, pessoas comuns com suas máquinas mundanas e em condições reais. E não se basear apenas naqueles feitos em equipamentos de teste, em salas com a temperatura ambiente baixíssima, tudo ideal para o cooler ter um bom desempenho hehe.

Mas o Everest é confiável para medir a temperatura ?

E você instalou os coolers em direções diferentes, um na vertical e outro na horizontal ? Não dava pra fazer o teste com os dois na mesma posição ?

Postado
Interessante.. é bom ver testes feitos por membros, pessoas comuns com suas máquinas mundanas e em condições reais. E não se basear apenas naqueles feitos em equipamentos de teste, em salas com a temperatura ambiente baixíssima, tudo ideal para o cooler ter um bom desempenho hehe.

Mas o Everest é confiável para medir a temperatura ?

E você instalou os coolers em direções diferentes, um na vertical e outro na horizontal ? Não dava pra fazer o teste com os dois na mesma posição ?

Sim, pelo menos aqui o Everest é confiável sim.

Não, pois cada cooler possui apenas 1 modo de encaixe, e não é possível nem inverter as presilhas e muito menos o suporte do soquete da placa mãe.

Mas acredito que apesar da diferença de montagem, isso não gera qualquer tipo de diferença de temperatura.

Postado

Excelente review Child of Sin muito bem detalhado. Para a surpresa de muitos o Buffalo ganha do HyperTX2!

uma sugestão para melhorar ainda mais o review:

- aumenta o clock do processador para 3,4ghz ou 3,5ghz para ver como o buffalo e o hypertx2 trabalham com um vcore maior.

• Membro VIP
Postado

Ótimo teste. Concordo com você dependendo da necessidade de cada um cada Cooler se encaixa melhor. Também fui com o TX2 devido a flexibilidade de Sockets, da forma como é instalado e da parte de desvio de ar para os reguladores de tensão. Ótimo Cooler.

abraço

P.S: O TX2 pode ser encontrado mais barato que R$75,00, é só dar uma pesquisada.

Postado
P.S: O TX2 pode ser encontrado mais barato que R$75,00, é só dar uma pesquisada.

Verdade, Pedro. Eu paguei R$66,00 na coyote e ainda tá o mesmo preço.

http://www.e-coyote.com.br/produtos/detalhes/cooler-coolermaster-hyper-tx2-1

e tem outros lugares:

http://www.evomaster.com.br/produto.php?cod=215

http://www.justshop.com.br/product_info.php?products_id=182&osCsid=uudcrbhvk3gc5e63eqec8s1706

PESQUISEM!!!!!!!!!!!!!

Postado

excelente review, tenho um buffalo e ele funciona muito bem, como minha mobo não possui dissipadores no circuito de alimentação não preciso da peça plástica pra fazer isso, uma dica pra quem precisa disso e possui um buffalo (ou qualquer outro) é fazer essa peça com cartolina, no tópico do pistolaobr ensina como fazer

Postado

cara parabens, me ajudou muito, to tenho uma duvida o bufalo da pra instalar outra FUN no lugar da que vem ?? ou ate mesmo adicionar outra atrás ??

Postado
cara parabens, me ajudou muito, to tenho uma duvida o bufalo da pra instalar outra FUN no lugar da que vem ?? ou ate mesmo adicionar outra atrás ??

Sim, você pode trocar o fan do buffalo por qualquer outro de 92mm, desde que as laterais do fan sejam "abertas"...tipo o caminho que o parafuso percorre não deve ser fechado entre os 2 lados, entendeu? Mas não recomendo a troca, a não ser por causa de quebra ou queima do fan que acompanha o Buffalo, pois ele é muito bom.

Quanto a usar outra fan em conjunto, fiz uns testes rápidos usando ou fan na parte de trás do Buffalo, puxando o ar quente do dissipador, mas não notei diferenças na temperatura, até porque apesar das aletas, o ar percorre muito bem o seu camninho e sai quase que todo pela parte de trás do dissipador mesmo se um fan adicional.

• Membro VIP
Postado

Excelente tópico Child. É incrível como sempre surgem tópicos aqui perguntando sobre esses dois coolers, vai ajudar muito. Parabéns pela iniciativa. :D

A minha preferência é para o Hyper TX2 que apesar de ser um pouco mais caro tem a vantagem de ser compatível tanto com sockets AMD quanto com LGA 775.

Abraços.

• Membro VIP
Postado

Muito bom o teste, já cansei de ver pessoas tecendo comentários infundados como "Hyper TX2 é muito melhor por ter mais heatpipes"! Taí a prova, ele perdeu ainda, mas por margem mínima... nunca testei na mesma config como você fez, mas sempre tive a impressão que refrigeravam a mesmíssima coisa.

Para ficar completo amigo, só faltou dizer que pasta térmica você usou e pela posicão que você pos o TX2, o que na sua mobo ele tava refrigerando, pelo que vi ali são os mosfets, e comparar também o quanto aquela canaleta ajuda a resfriar essa parte, e comparar com o Buffalo, que não joga ar ali.

Outra coisa, o Buffalo versão Intel pode ser usado para os dois processadores se você tiver uma presilha AMD sobrando. Como? As 4 hastes de retenção Intel podem ser desparafusadas e você pega a presilha do seu cooler box velho e passa entre o pino, pronto, serve pro AM2. Senão me engano tá inclusive na caixinha dele desenhado, mas de qualquer forma, a presilha AMD com alavanca você já precisa ter.

Postado

Eu tenho uma configuração parecida com a sua, mas meu gabinete e um Elegance da Goldship, ele tem 5 coolers + o da fonte e do processado um Hyper TX2 (Sendo 2 frontais (Vent.)+ 1 superior(Exaust.) + 1 lateral esquerda (Vent.), 80mm + 1 traseiro (Exaust.) de 120mm + um de 120mm(Exaust.) na fonte extream 450real, a duvida e se essa e a posição certa dos coolers, pois mesmo com temperatura ambiente etre 27º e 29º, a temperatura interna e de 30º, placa mãe 38º e Processador 48º.

Postado
Muito bom o teste, já cansei de ver pessoas tecendo comentários infundados como "Hyper TX2 é muito melhor por ter mais heatpipes"! Taí a prova, ele perdeu ainda, mas por margem mínima... nunca testei na mesma config como você fez, mas sempre tive a impressão que refrigeravam a mesmíssima coisa.

Para ficar completo amigo, só faltou dizer que pasta térmica você usou e pela posicão que você pos o TX2, o que na sua mobo ele tava refrigerando, pelo que vi ali são os mosfets, e comparar também o quanto aquela canaleta ajuda a resfriar essa parte, e comparar com o Buffalo, que não joga ar ali.

Outra coisa, o Buffalo versão Intel pode ser usado para os dois processadores se você tiver uma presilha AMD sobrando. Como? As 4 hastes de retenção Intel podem ser desparafusadas e você pega a presilha do seu cooler box velho e passa entre o pino, pronto, serve pro AM2. Senão me engano tá inclusive na caixinha dele desenhado, mas de qualquer forma, a presilha AMD com alavanca você já precisa ter.

Opa bem lembrado, a pasta térmica que utilizei foi a Artic Silver 5, já atualizei o tópico lá.

Quanto a refrigeração dos mosfets, eu não tinha como adquirir valores, já que a M2N-E SLI não possui sensores de temperaturas nos mesmos. Mas a quantidade de vento que é direcionada pela aquela "aba" é considerável.

Com relação a usar a presilha de um cooler Stock AM2 no Buffalo, eu não sei se realmente dá certo. Pelo que pude observar aqui, a presilha do Buffalo possui uma curvadora maior, isso provavelmente por conta diferença de espaço entre a base e a superfície de contato com a presilha ser menor no Buffalo do que em relação com os Stock AM2. Pode até funcionar, mas acredito que a presilha do Stock AM2 não dará pressão suficiente no Buffalo.

Eu tenho uma configuração parecida com a sua, mas meu gabinete e um Elegance da Goldship, ele tem 5 coolers + o da fonte e do processado um Hyper TX2 (Sendo 2 frontais (Vent.)+ 1 superior(Exaust.) + 1 lateral esquerda (Vent.), 80mm + 1 traseiro (Exaust.) de 120mm + um de 120mm(Exaust.) na fonte extream 450real, a duvida e se essa e a posição certa dos coolers, pois mesmo com temperatura ambiente etre 27º e 29º, a temperatura interna e de 30º, placa mãe 38º e Processador 48º.

Olha que coincidéncia, o meu gabinete também é um Goldship Ellegance, muito bonito por sinal.

A minha configuração dos fan's está praticamente igual a sua, com apenas uma importante diferença: eu retirei o fan lateral (vent) ao instalar o Hyper TX-2. Fiz isso pois como ele ventila diretamente sobre o Hyper-TX2, além de jogar o ar quente do dissipador dentro do gabinete, acaba "retornado" parte desse ar diretamente sobre o dissipador e isso dificulta a refrigeração dos Heatpipes.

Verifique também qual o valor do Vcore do processador e qual a rotação que o Hyper TX-2 está operando.

Postado

aqui em manaus achei o Hyper TX-2 por 100 conto, sera q compessa comprar aqui ou pedir de fora e pagar um pouco menos mas ter de esperar????

• Membro VIP
Postado

Uai... depende de você, hehe, é urgente? Então compra aí mesmo, mas se puder esperar, porque não economizar?

E se comprar de um site bom, talvez ache também uma boa pasta térmica pra comprar junto por um preço bom, caso ainda não tenha uma pasta.

• 2 semanas depois...
Postado

Cara, seu tópico me ajudou muito... Tava querendo compra o Buffalor mas meio desconfiado por ser mais barato, mas vi que ele pode até me ajudar, visto que não joga o ar quente para a memória... minha memória está ficando hiperquente porque além do aquecimento normal dela, ainda recebe o ar quente do CPU, visto que meu cooler atual é um "meia boca"!

• 2 semanas depois...
Postado

Como você fez pra controlar a velocidade do tx2 ? porque ele nao tem 4 pinos pra liga na placa-mãe certo ?

Que controlador zalman esta a usar ? Meu tx2 roda a 2070 RPM o que é um absurdo pro meu fraco x2 4200 stock ...

800 rpm dava conta ;/

Postado

Olá amigos,

Estou montando uma máquina e já comprei o processador Intel Q9550(box) e para este o cooler Zalman CNPS 9700NT, pois me indicaram como a melhor opção.

Faço então a pergunta de carona neste tópico, esquecendo o "preço", teria feito melhor opção se escolhesse entre esses modelos deste tópico? :unsure:

• Membro VIP
Postado

O 9700NT é pouco melhor que esses, mas com certeza você pagou muito mais. Pelo preço que você deve ter pago nele um iCE AGE ou um Hyper 212 seriam escolhas bemmm melhores (ambos entorno de R$120,00).

• mês depois...
Postado

Meus caros.. Gostaria de fazer uma pergunta com relação ao Evercool Buffalo..

No caso dos processadores INTEL, em que direção fica o fluxo do vento? Quero dizer o seguinte, o FAN fica virado pra placa de video e o vento vai pra fonte? ou eu posso gira-lo para que o FAN fique virado pra frente do gabinete e o vento vá em direção ao fan traseiro que tem em meu gabinete?

A instalação nos INTEL pode ser feita em qualquer direção?

ps.: Desculpem o topico um pouco velho, mas a pergunta é pertinente pois creio que fará diferença na decisão de comprar o buffalo ou o tx2. Estou inclinado a comprar o buffalo por ser mais barato e também porque não preciso de ventilar dissipadores (com a peça plastica do tx2) pois minha placa mãe é uma GA-EP35-DS3R e não tem dissipadores passivos alem dos dissipadores das pontes norte e sul).

Espero que possam me ajudar..

Um abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!