Ir ao conteúdo

Diodo Zener, é assim mesmo?...

User Z

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal;

Hoje tô com uma dúvida quanto a um diodo zener.

Comprei aqui 4 diodos zener, desses meio transparentes, vermelhos por dentro, para 5,6V.

Mas pra minha surpresa os 4 diodos conduzem quase que como um diodo normal.

Ou seja: peguei uma fonte daquelas de 1,5-12V, e fui aumentando a tensão, mas a 1,5V (na verdade 2,1V) o diodo já conduzia quase 0,1A, como se fosse um resistor.

Os diodos zener são assim mesmo? pensava que eles só conduziriam a partir dos 5,6V, não é assim que funciona?

Tem um código escrito neles: 4734AP será que esse código é pra menos de 2V? alguém sabe até quantos Ah ele suporta?

Valeu!

Postado

O diodo zener, antes de mais nada, é um diodo!

Parece estranho dizer isso, mas essa é a realidade.

Mas pra minha surpresa os 4 diodos conduzem quase que como um diodo normal.

Ou seja: peguei uma fonte daquelas de 1,5-12V, e fui aumentando a tensão, mas a 1,5V (na verdade 2,1V) o diodo já conduzia quase 0,1A, como se fosse um resistor.

Se você polarizou o diodo zener diretamente, ele conduz como se fosse um diodo comum.

Os diodos zener são assim mesmo? pensava que eles só conduziriam a partir dos 5,6V, não é assim que funciona?

Se você polarizar ele INVERSAMENTE, ele só vai começar a conduzir na tensão de zener dele.

Lembrando que tem que limitar a corrente.

Postado

Ahh, então é só ao contrario que ele conduz a partir de tal tensão! :o

:D Nem testei o outro lado, achei que fosse como os outros diodos :D

Vou testar de novo... Valeu!!!!

Postado

Testei!!!

Melhorou bastante, mas não é um diodo muito ideal...

Ele conduz um pouquinho antes da tensão mínima. E depois que atinge os 5,6V ele só aumenta a condução, mas fica com uma resistência bem alta, só depois que passa dos 5.6V (perto dos 8V) que ele começa a conduzir como se não tivesse resistência.

no multimetro, ele conduziu apenas 0,03Ah a 6V, e a 7,5V:0,3Ah, 9V:0,8Ah, e daí em diante já conduziu quase c/ resistência despresivel.

Nem sei se vai dar pra fazer o que eu queria.

Eu ia ligar os polos de uma pilha (4 pilhas recarregaveis soldadas em série) ligados c/ um diodo desses pra que a tensão ficasse sempre mais ou menos a mesma, mesmo durante a recarga...

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...