Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD samsung HD501LJ só reconhece 131gb!!


newbiezera

Posts recomendados

Tenho uma Asus P5N-T Deluxe e ela nao reconhece os 500gb do meu hd samsung HD501LJ, na bios aparece somente 136gb. O hd esta sem jumper, baixei o ESTOOL do site da samsung, com ele tentei a opcao de restaurar o tamanho nativo mas também nao funcionou, dei erase na mbr e também nao adiantou. Continua marcando 131071mb quando na realidade teria que ser 476940mb, tentei mudar manualmente o tamanho pelo ESTOOL, sem sucesso. Dei bot com o cd do windows xp sp2 e reconhece apenas 126gb. Ja nao sei + o que fazer, por favor me ajudem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ESTool informa que a capacidade atual e nativa tem que valores?

Verifique se a sua placa-mãe está com o LBA de 48bits ativado na Bios.

Se nada funcionar, faça extamente como descrito no meu outro post:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2955197&postcount=13

Etiqueta branca. Já era de se esperar...

Com uma pequena diferença de preço você poderia ter comprado um HD nacional com 2 anos de garantia da Samsung Brasil e evitar essas problemas que está passando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Selecione a opção LARGE na Bios. Quem sabe é a Bios a culpada por a identificação errada do HD.

O Native Size deveria sinalizar os 500GB. Muito estranho...

Edit:

Tente forçar a utilização dos 500GB usando a ferramenta Target LBA do Estool. Selecione a opção e digite o número LBA que se encontra na etiqueta do HD (me parece que é 976773168), assim o HD irá ter de volta os 500GB. Abaixo a tela do Target LBA:

estool_img09.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O HD não tem sistema operacional nenhum, pois quando vou instalar o windows xp sp2 só reconhece 126gb. Esqueci de mensionar que a primeira vez que liguei o hd reconheceu os 500gb na placa-mãe, porém nao no xp sp2. Foi então que rodei o estool e la estava "NATIVE SIZE o correto que seria 476940mb", porém o TOTAL SIZE estava 131071mb. Foi ai que tentei restaurar native size e o resto das opções, agora o native size só fica com 131071mb.

Marcando na bios a opcao LARGE ela reconhece o hd com 128gb, com a opcao auto ela o reconhece a 138gb. No ESTOOL no low format tento colocar o tamanho correto 476940mb e mando processar ele vai formatando ate chegar em 131071mb após isso aparece ERROR: Sector ID NOT FOUND.

DUOLED, fiz o que voce postou no seu topico mas nao funcionou, nao me parece ser bad block pois como falei fiz o teste completo e nao reportou erros.

aqui a screen de como está

j0hsn6jw5whtr7hng597_thumb.jpg

ct666xksd76u6a9nu_thumb.jpg

essa segunda screen foi como falei setei la o tamanho correto e mandei processar quando foi passar dos 131mb apareceu o erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu havia postado uma mensagem aqui, perguntando exatamente isso, mas quando li que você havia dado boot com o CD de instalação do WinXP SP2, eu pensei que você o utilizava como sistema operacional e resolvi apagar a minha mensagem, mas como você agora está dizendo que não tem nenhum SO instalado, faz o seguinte:

Instale o WinXP, atualize com o pacote SP2 e veja se o seu HD é reconhecido corretamente.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que nao vai funcionar porque o windows ja é sp2 e nao reconhece, fiz um disco de boot do acronis e ele também nao reconhece o tamanho total do hd, enquanto a placa-mãe nao reconhecer creio que nao adianta.

DuoLed dexei as configs tdas auto na placa-mãe, inicializei o estool e ja fui direto na opcao set max adress e alterei o LBA para o que esta na etiqueta do HD q é 976773168 quando mando processar aparece a seguinte tela:

98ejk3okucjnm2uu0ent_thumb.jpg

com a opcao LARGE na placa-mãe obtenho o mesmo erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DuoLed dexei as configs tdas auto na placa-mãe, inicializei o estool e ja fui direto na opcao set max adress e alterei o LBA para o que esta na etiqueta do HD q é 976773168 quando mando processar aparece a seguinte tela:

Excelente notícia a sua mensagem!

Inicie normalmente o ES-Tool, selecione o HD e páre por aí.

O próximo passo é desconectar o cabo de energia do HD (isso mesmo, desconectar o cabo de energia com o computador ligado). Fique atento pois o cabo SATA deverá permanecer ligado. Desconecte o cabo de energia, aguarde cerca de 10s e volte a ligá-lo.

Depois do HD iniciar o motor (espere mais 10s após reconectar o cabo), digite o LBA e selecione Process.

Após o procedimento, faça uma formatação de baixo nível para certificar a ausência de erros e por fim faça uma formatação da MBR. Todos esses procedimentos é com o próprio ES-Tool.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

iniciei o estool, ele scaneou os controladores sata, selecionei o hd e foi para o menu das opções do estool. Retirei apenas o cabo de energia esperei 30s liguei novamente o cabo, esperei +10s. Fui la e setei lba e selecionei proccess. Aparece o mesmo erro, to setup again repower the drive. apos este erro fiz novamente a mesma coisa, dou enter em process e da o mesmo erro =\.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou praticamente perdendo as esperanças já. Coloquei o HD em outra placa-mãe e mesma coisa, nao reconhece o tamanho certo e também o ESTOOL nao da jeito. Uma coisa que vi tambem testando, é que quando deixo na placa-mãe em modo LARGE e desabilito o LBA 48bit eu consigo fazer o processo do SET MAX ADRESS com o tamanho da LBA certo e sem aquela de rancar o cabo de energia e tal. porém, fica com um tamanho de 80e poucos gigas e se tento ir la em LOW FORMAT tako a lba correta e mando processar trava a maquina.

Esse ESTOOL deve ter muito bug pra HDs recentes ja que me parece que ele é de 2002 ai quebra as pernas X|.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou praticamente perdendo as esperanças já. Coloquei o HD em outra placa-mãe e mesma coisa, nao reconhece o tamanho certo e também o ESTOOL nao da jeito. Uma coisa que vi tambem testando, é que quando deixo na placa-mãe em modo LARGE e desabilito o LBA 48bit eu consigo fazer o processo do SET MAX ADRESS com o tamanho da LBA certo e sem aquela de rancar o cabo de energia e tal. porém, fica com um tamanho de 80e poucos gigas e se tento ir la em LOW FORMAT tako a lba correta e mando processar trava a maquina.

Esse ESTOOL deve ter muito bug pra HDs recentes ja que me parece que ele é de 2002 ai quebra as pernas X|.

você tem certeza que o XP que você está usando é o SP2? Tem certeza que ele não é daqueles SP1 (beeeeem antigo) modificados e atualizados para SP2? É que ser for um SP1 atualizado para SP2 tá explicado a zica que você está enfrentando, pois a atualização só atualiza os arquivos de instalação e não o programa de instalação, para atualizar o programa de instalação tem que mudar o arquivo de boot do CD também só que ninguém (ou quase ninguém) faz isso. Agora uma coisa é que só os XP SP1 muito antigos tem essa zica com o instlador, pois eu tenho um XP SP1 que reconheceu meu HD de 500Gb na boa.

Bom... a questão do XP ser realmente SP1 ou SP2 vale ser verificada, talvez até trocando de disco, mas não é a única...

Porque você não particiona o seu HD? Cria uma partição de uns 20Gb + ou - e instala o XP nela, deixando todo o resto não particionado, quando o Windows carregar você vai no gerenciador de disco e cria a partição com o tamanho restante (com o windows carregado ele vai reconhecer o tamanho total do disco ignorando a BIOS). você pode usar essa partição maior para instalar os jogos e mudar o caminho da pasta Meus documentos para que ela fique nessa partição. É esse o esquema que uso no meu micro. A vantagem disso é que tem menos problema de desfragmentação na partição aonde está instalado o Windows melhorando a performance do sistema operacional.

Me desculpe a franqueza mas esses discos samsung são uma porcaria, depois que tive um que queimou dentro do prazo de garantia e tive que entrar na justiça para ter meu dinheiro de volta (ganhei a causa... levei para casa o valor do disco e mais um troco de indenização), nunca mais confiei nos HDs samsung... então verifique se o seu HD não veio com defeito, mas se eu fosse você trocava por um Seagate ou Maxtor.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que nao vai funcionar porque o windows ja é sp2 e nao reconhece
Essa sua frase é muito relativa, você só vai saber se vai resolver ou não, depois que instalar o WinXP e fizer a atualização com o SP2.

Na maioria dos casos, o WinXP não reconhece o tamanho total do HD logo no início da instalação, mas depois que você faz a atualização para SP2 o problema é resolvido, não custa nada tentar.

Bom, taí a minha dica, se quiser seguir beleza e qualquer dúvida, dá uma olhada nesse link:

http://forum.clubedohardware.com.br/hds-mais-137/300915

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Criei o C: com 25gb e deixei o resto sem particionar, instalei o win xp SP2, e la ele reconhece apenas 103gb de espaço nao particionado. SAMSUNG NUNCA MAIS! se fosse um placa-mãe antiga, mas *** P5N-T DELUXE ai é ****, coloquei um Seagate 500gb SATA 2 16mb e reconheceu na hora 500gb la na bios e no sistema operacional. Vou trocar essa ***** X|.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!