Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fiquei com uma dúvida com o que seria mais uma curiosidade:

Qual a corrente que passa num processador?

Pela lei de ohm, P=U*I (Potencia = tensão * corrente), e a corrente fica assim:

I = P/U

então a corrente de um A64 5000+ 65W 1.35V é:

I=65W/1.35V

I=48,148 A (Ampéres)

é isso? uma corrente tão alta num processadorzinho desses? e o que resta pra um de 145W?

I=145W/1.3V

I=111,5 A !!!

Se isso estiver certo é realmente muito perigoso usar phenoms em Mobos que não suportam isso. Imagina 111A !

Por favor me digam que estou errado.

Postado

Não sei o valor da corrente nem vou calcular, mas até onde sei o valor citado é muito maior que a dose letal para um ser humano...

[]'s

DT

Postado

Dick Trace

A "dose" letal pra um ser humano é menos de 1A

Correntes superiores a 100 mA (0.1A): São extremamente perigosas, podendo causar a morte da pessoa, por provocar fibrilação cardíaca

Correntes superiores a 200 mA (0.2A): Não causam fibrilação, porém dão origem a graves queimaduras e conduzem a parada cardíaca.

Postado
Dick Trace

Exatamente. Por isso acho difícil uma corrente de 111A (ou maior) num PC.

[]'s

DT

Postado

mas só porque ela é maior que a letal não pode ter? sua lógica não vai longe.

um chuveiro comum de 5400W tem uma corrente de 24,5A para 220V ou 50A para 110V e nem por isso deixam de usá-lo (e é muito mais fácil se matar num chuveiro que num processador)

Postado

um chuveiro comum de 5400W tem uma corrente de 24,5A para 220V ou 50A para 110V e nem por isso deixam de usá-lo (e é muito mais fácil se matar num chuveiro que num processador)

Realmente falei sem pensar. Se eu tivesse pensado mais 1 minuto teria lembrado que as raias de qualquer fonte para PC tem bem mais amperes que o valor letal, e que a redução em tensão causa aumento de corrente. Mas na hora me ocorreu que alguns técnicos e estusiastas estariam mortos se a corrente fosse muito alta. Mas seria interessante saber se existe algum caso de eletrocução num PC.

[]'s

DT

• Membro VIP
Postado
Dick Trace

A resistência do corpo humano é muito alta, os 1.3V do processador não vão matar nunca...

E também depende muito como a corrente é aplicada, fibrilação cardíaca é no coração, não é tão simples chegar la.

A corrente alternada é mais perigosa por outras propriedades, mas mesmo assim, prefiro 110V que limonada sem açucar (antes que alguem questione, falo com conhecimento de causa, várias vezes, apesar de geralmente evitar limonadas)...

Quanto a corrente contínua, tem aquele simpático experimento de feiras de ciências em que passam 10 mil volts por crianças para acender lâmpadas, levantar cabelos, etc e ninguém morre por causa disso.

E última curiosidade do post, sabiam que 75% das pessoas atingidas por raios sobrevivem?

E quanto aos processadores, não estou com as especifiações de potência do Phenom para ter certeza, mas as voltagens e correntes nele são bem mais complicadas que nos K-8.

Postado
Antes de falar dessas coisas de choque leia isso:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Choque_el%C3%A9trico

Viu ?

Até hoje nunca levei choque de uma fonte ATX, da minha fonte da minha pedaleira da minha guitarra, de uma pilha ou de uma bateria.

Nunca testei na lingua, e nem quero :P

Até onde sei eu não estava falando da tensão necessária e sim da corrente (o que é inofensivo ou não em relação a tensão não entra no que eu falei)

Mas é claro que eu já sabia que é "quase impossível" ser eletrocutado num PC com os 12V, a menos que leve os 220 no lombo por curto.

A resistência do corpo humano é muito alta, os 1.3V do processador não vão matar nunca...

E também depende muito como a corrente é aplicada, fibrilação cardíaca é no coração, não é tão simples chegar la.

A corrente alternada é mais perigosa por outras propriedades, mas mesmo assim, prefiro 110V que limonada sem açucar (antes que alguem questione, falo com conhecimento de causa, várias vezes, apesar de geralmente evitar limonadas)...

Quanto a corrente contínua, tem aquele simpático experimento de feiras de ciências em que passam 10 mil volts por crianças para acender lâmpadas, levantar cabelos, etc e ninguém morre por causa disso.

E última curiosidade do post, sabiam que 75% das pessoas atingidas por raios sobrevivem?

E quanto aos processadores, não estou com as especifiações de potência do Phenom para ter certeza, mas as voltagens e correntes nele são bem mais complicadas que nos K-8.

eu sei que a resistencia varia de 1000 Ohm a 100.000Ohm (por tabelas, na prática dificilmente passa de 10k) e 1.3V não é nada mesmo e eu estava falando da Corrente (A).

"75% das pessoas atingidas por raios sobrevivem?" mas com queimaduras elétricas, uma das piores.,

110V é mais perigoso por causa da alta corrente.

"10 mil volts por crianças para acender lâmpadas, " Que lampada é essa que acende com menos de 0.1 A e 10.000V???

• Membro VIP
Postado

eu sei que a resistencia varia de 1000 Ohm a 100.000Ohm

Em teoria a resistência da pela seca é 4MOhm/não sei o que, a pela quase nunca esta seca e ninguem fala qual é a porcaria que divide os Ohm, só dificulta discussões como essas...

"75% das pessoas atingidas por raios sobrevivem?" mas com queimaduras elétricas, uma das piores.,

Ainda assim, 1 milhão de volts.

110V é mais perigoso por causa da alta corrente.

corrente = tensão * resistência, se for alternada muda um pouco, mas deixa pra la, não sou eletricista, impedância já é demais pra mim.

Que lampada é essa que acende com menos de 0.1 A e 10.000V???

0.1A * 10.000V = 1.000W

R.: Qualquer uma?

Geralmente usam fluorescentes, a corrente não passa realmente pelos contatos da lâmpada, apenas excita o gás, mas falando sério, tudo que é feira de ciências tem isso, você nunca viu?

Postado

EduardoS

convido-o a ler qualquer dia a NBR5410 que trata inclusive de aterramentro e resistencia do corpo. No curso de eletrotécnico que fiz, fiz eu trabalho sobre isso e lá na NBR5410 diz que o corpo úmido tem resistencia de ~1.000Ohm e totalmente seco de ~100.000Ohm, nem nunca ouvi dizer que o corpo humano tinha mais que isso (e nem tem)

P=U.I

Para conservar a potencia de um equipamento (motor por ex) a corrente tem que ser mair com 110V do que com 200V, é simples.

Sobre as pessoas que sobrevivem, eu queria dizer que a queimadura elétrica é das piores que há, amputação não é incomum em casos assim. E sobrevivem porque a corrente não passou por orgão vitais, se passa já era.

e essas lampadas, descobri o que acontece, parece plausível.

Postado
corrente = tensão * resistência, se for alternada muda um pouco, mas deixa pra la, não sou eletricista, impedância já é demais pra mim.

U=r*i, na verdade... i=U/r ou U*c. Pra alternada, como temos apenas resistências não precisa de muita festa não: usa-se o valor eficaz mesmo, ou o valor máximo (para choques o máximo é mais útil em correntes baixas, em correntes altas eu confiaria mais no eficaz) e mantém-se as fórmulas.

Explicando de forma mais formal (tá errado mas é mais bonito...), resistores não variam seu estado com o passar do tempo, então você tem sempre regime permanente senoidal e pode usar fasores, que no caso serão sempre reais, adotando a fonte como fase inicial 0.

0.1A * 10.000V = 1.000W

R.: Qualquer uma?

Dá pra usar sem reator :)... Bom, na verdade, a tendência é que se a tensão for mantida por longos períodos a lâmpada exploda :(.

Geralmente usam fluorescentes, a corrente não passa realmente pelos contatos da lâmpada, apenas excita o gás, mas falando sério, tudo que é feira de ciências tem isso, você nunca viu?

Ao que eu saiba existe uma boa corrente que passa pelo gás durante a fase de operação final... no início, o gás não-ionizado não conduz, mas no final, trata-se de algo similar a uma lâmpada de raios catódicos.

Na realidade a corrente é maior que isso...

Você fala porque o consumo é maior que o TDP ou porque a tensão é menor que a nominal e a regulação aumenta a corrente?

convido-o a ler qualquer dia a NBR5410 que trata inclusive de aterramentro e resistencia do corpo. No curso de eletrotécnico que fiz, fiz eu trabalho sobre isso e lá na NBR5410 diz que o corpo úmido tem resistencia de ~1.000Ohm e totalmente seco de ~100.000Ohm, nem nunca ouvi dizer que o corpo humano tinha mais que isso (e nem tem)

Ler NBR por diversão é sacanagem... Mas a verdade é que, com uma variação dessas, eles estão garantindo: não tem muito diferente disso mesmo. De qualquer modo, MOhm/sei lá pode dar qualquer coisa.

Para conservar a potencia de um equipamento (motor por ex) a corrente tem que ser mair com 110V do que com 200V, é simples.

O ser humano não tem regulação PWM :). Falando sério, não é fácil achar bipolos de potência constante em relação a tensão e corrente. No caso, consideramos o corpo humano como um resistor linear. Aplicando a Lei de Ohm é fácil perceber que maiores tensões equivalem a maiores correntes.

Não sei se essa é uma boa aproximação. Acho que deve ser razoável, para os nossos objetivos. Quem sabe, só analizando a resistência de um porco.

Sobre as pessoas que sobrevivem, eu queria dizer que a queimadura elétrica é das piores que há, amputação não é incomum em casos assim. E sobrevivem porque a corrente não passou por orgão vitais, se passa já era.

Não precisa nem passar diretamente por orgão vitais. A razão pela qual o raio às vezes não mata é o curtíssimo período de tempo em que ele ocorre.

Mas enfia o dedo em um fio de 180 kV para ver o estrago que algumas centenas de milhares de Volts fazem... aliás, alta tensão em tempos razoáveis nem é muito perigosa, é basicamente letal. Se o pessoal não respeitasse, como fazem com produtos explosivos, muita gente (mais ainda) já teria morrido em empresas de transmissão e distribuição por aí. Mesmo porque atualmente quase tudo é manipulado energizado...

Postado

Tenho duas hipoteses do caso das crianças:

Uma corrente fraca fornecida pelo gerador para passar pelas crianças.

ou

Soma das resistencias dos corpos das crianças devido a associação em série de resistores (crianças de mãos dadas)

Vamos ver.

Cem crianças com 1000 ohm cada uma e a lampada também conta e vou colocar 0 ohm (só exemplo).

1000x100= 100000 ohm

10000/100000 = 0,1A

DDP em cada corpo:

0,1*1000= 100V em cada uma (desprezando a lampada.)

Ou seja, cada criança com 100V e passando 0,1A desprezando a lampada.

Que lampada é essa que acende com menos de 0.1 A e 10.000V???

Minha lampada acende com 40W em AC.

Até onde sei eu não estava falando da tensão necessária e sim da corrente (o que é inofensivo ou não em relação a tensão não entra no que eu falei)

Mas é claro que eu já sabia que é "quase impossível" ser eletrocutado num PC com os 12V, a menos que leve os 220 no lombo por curto.

entendi...

Mas não foi legal falar do choque com o processador.

Aí deu a entender isso.

Meu pai já teve um amigo morto com 220V.

Essa tensão é bem perigosa, e ele levou por um tempo suficiente para matar.

Postado

Mas o que mata não é a tensão, mas sim a corrente (mas não estou me referindo ao caso de uma CPU).

Creio que a maioria dos casos de choques do dia a dia, a corrente "entra" pelas mãos e "sai" pelos pés (passando pelo tórax). Logo o coração será afetado em muitos casos se a pessoa não se soltar a tempo. Pelo menos eu já ouvi falar de vários casos de morte por parada cardíaca.

O Tesla fazia isso com milhões de volts de corrente alternada, mas que eu saiba a frequência da eletricidade tem que ser muito alta para que ela não atravesse a pele e seja conduzida apenas pelo exterior do corpo e por isso não mate (segundo o próprio Tesla, num documentário que eu assisti a algum tempo atrás). Se não me engano se a frequência não for alta o bastante a pessoa se ferra com corrente contínua ou alternada (se a corrente for alta o bastante).

E eu mesmo já levei choque de dezenas de milhares de volts (com baixa corrente e frequência "normal"), e garanto para você que não é inofensivo. O choque me jogou para trás.

[]'s

DT

Postado
Mas o que mata não é a tensão, mas sim a corrente (mas não estou me referindo ao caso de uma CPU).

Leia o link que eu passei lá em um dos primeiros posts.

Postado
Leia o link que eu passei lá em um dos primeiros posts.

Releia o seu link. Eis a primeira frase:

Costuma-se associar o "estrago" que o choque pode causar com o nível de tensão, porém o correto é que depende da intensidade da corrente elétrica que atravessa o corpo da pessoa durante o choque e do caminho da corrente elétrica pelo corpo

[]'s

DT

• Membro VIP
Postado
U=r*i, na verdade... i=U/r ou U*c. Pra alternada, como temos apenas resistências não precisa de muita festa não: usa-se o valor eficaz mesmo, ou o valor máximo (para choques o máximo é mais útil em correntes baixas, em correntes altas eu confiaria mais no eficaz) e mantém-se as fórmulas.

O corpo humano se comporta da mesma forma que um resistor?

Ao que eu saiba existe uma boa corrente que passa pelo gás durante a fase de operação final... no início, o gás não-ionizado não conduz, mas no final, trata-se de algo similar a uma lâmpada de raios catódicos.

Ok, falei que não passa pelos contatos da lampada ;) Não ligaram ela na tomada.

Você fala porque o consumo é maior que o TDP ou porque a tensão é menor que a nominal e a regulação aumenta a corrente?

Falo porque mudaram tudo, colocaram mais de um plano de energia e não me liberaram a droga do manual.

Não precisa nem passar diretamente por orgão vitais. A razão pela qual o raio às vezes não mata é o curtíssimo período de tempo em que ele ocorre.

EduardoS

Qual a resistência da ponta do indicador a ponta do mindinho da mesma mão? E da outra mão? Em alguém com 25% de gordura? 10%? Em que níveis de tecido existem que resistências? Se passar 1 A de uma mão a outra qual porcentagem disso vai passar pelo coração e quanto vai passar por volta dele?

Tenho duas hipoteses do caso das crianças:

Uma corrente fraca fornecida pelo gerador para passar pelas crianças.

ou

Soma das resistencias dos corpos das crianças devido a associação em série de resistores (crianças de mãos dadas)

Se são 10 000V a corrente vai depender da resitência, que discutimos la em cima, e geralmente começam com apenas uma criança, adicionam mais quando querem mostrar a transmissão da corrente.

E a corrente é tensão dividida pela resistência, quer dizer, se a resistência não mudar para aumentar a corrente é preciso aumentar a tensão.

Creio que a maioria dos casos de choques do dia a dia, a corrente "entra" pelas mãos e "sai" pelos pés (passando pelo tórax). Logo o coração será afetado em muitos casos se a pessoa não se soltar a tempo. Pelo menos eu já ouvi falar de vários casos de morte por parada cardíaca.

E de fato existem muitas mortes assim.

E eu mesmo já levei choque de dezenas de milhares de volts (com baixa corrente e frequência "normal"), e garanto para você que não é inofensivo. O choque me jogou para trás.

Isso ta ficando interessante, uns morrem com 220V, ou só sentem dor com milhares e alguns sobrevivem a raios, além dos tasers e seus 50 000V não letais (em 99.7% dos casos), não sou engenheiro dessa área, mas sei de diversos mitos que existem sobre o assunto, é mais complexo do que parece.

Como o choque ocorre é um item tão importante quanto a tensão ou corrente, ou mesmo o formato da onda, já passei por algumas situações (não perguntem porque) interessantes:

- Uma bateria de 9V em qualquer lugar da pele não incomoda, na realidade nem da para sentir, na lingua é bem incômodo, talvez mais pelo ácido da saliva que pelo choque em si;

- 100V com corrente contínua nem da para sentir;

- 110V da tomada no meu caso não foi mais incômodo que a bateria na lingua;

- Eletricidade estática dói, mas não é muita energia não;

- 50mA com uma onda quadrada (1MHz) me deixaram de joelhos... Mas também depende do ponto de contato, em alguns lugares 20mA já é insuportável...

Thiago, seus colegas da faculdade já fizeram com você aquelas brincadeiras super-ditáticas comuns entre engenheiros eletricistas?

Postado
Se são 10 000V a corrente vai depender da resitência, que discutimos la em cima, e geralmente começam com apenas uma criança, adicionam mais quando querem mostrar a transmissão da corrente.

Isso eu sei.

Apenas quis fazer uma suposição.

Então deve ser que é pouca corrente do gerador passando mesmo...

Não essa suposição.

Mas as resistências das crianças vão se somando...

Mas o que mata não é a tensão, mas sim a corrente (mas não estou me referindo ao caso de uma CPU).Leia o link que eu passei lá em um dos primeiros posts.
Releia o seu link. Eis a primeira frase:

Acho que o fato de pensar meu leva no mesmo fato de você pensar.

Mas a tensão que determina a corrente que vai passar.

E a corrente que determina o nível de choque.

Acho que isso que está colidindo.

O corpo humano se comporta da mesma forma que um resistor?

Não digo da mesma forma.

Mas o corpo humano é um resistor.

Abraço.

Postado

"Qual a resistência da ponta do indicador a ponta do mindinho da mesma mão? E da outra mão? Em alguém com 25% de gordura? 10%? Em que níveis de tecido existem que resistências? Se passar 1 A de uma mão a outra qual porcentagem disso vai passar pelo coração e quanto vai passar por volta dele?"

Isso varia é claro, mas está entre 1000 e 100.000 Ohms

Se 1 A entrar em uma mão e sair pela outra, você está morto!

Porcentagem??? O sangue é que vai ser o condutor nesse caso, e por onde ele passa pra chegar ao outro lado do corpo?

• Membro VIP
Postado

O sangue e as células podem conduzir com mais facilidade, íon é o que não falta, mas qual será a tensão ou corrente necessária para que a eletricidade passe da pele para o interior ?

Voluntários ? :D

Ok, falei que não passa pelos contatos da lampada ;) Não ligaram ela na tomada.

Arrá, anda vendo o programa da Eliana ! uahuahahahuahuaha

Eles fizeram esse demonstrativo com ela, ela segurou uma lâmpada dessas de 40W (bastão) e ao aproximá-la de um aparelho gerou um raio que acendia a lâmpada da ponta até onde ela estava segurando.

Voltando ao começo do tópico..

A corrente é maior porque o TDP anunciado é a quantidade de calor dissipada e não o consumo certo, ou errado ?

Sobre ser perigoso tanta corrente numa placa-mãe, agora entende porque o VRM para um phenom deve ser bem dimensionado ou então a placa-mãe queima ?

Postado

Quanto ao experimento de feiras de ciências com as criancinhas, o que ocorre é que normalmente elas não estão submetidas a dois pontos com grande diferença de potencial, ou seja, a queda de tensão dos milhares de volts está em outros "componentes" do circuito, e não nas crianças.

Mesmo que elas estivessem sujeitas a tal tensão, a corrente que o gerador PODE fornecer é MUITO BAIXA, então não há perigo.

Mas aí vem a tal da lei de ohm: se V=RI, eu coloco uma tensão alta, a resistência do corpo das crianças é baixa, tem como não circular uma corrente alta ? Como a fonte é incapaz de suprir a alta corrente, a tensão cai, forçadamente, e assim é respeitada a equaçã. Agora se a fonte fosse capaz de manter a tensão para maiores correntes, ou, neste caso, se ela fosse capaz de fornecer algo na casa de dezenas de miliamperes (digamos, uns 50mA), aí sim haveria um grande risco envolvido !

Postado
Nunca testei na lingua, e nem quero :P

Eu já

Num dia de muita distraçao coloquei o fio da net da boca, pra poder fechar a porta e trancar ao mesmo tempo. Resultado: um choquinho nada agradavel, isso porque era fio de telefone... (e eu tava descalço)

Ainda bem q isso nao foi no dia q caiu um raio no poste aqui de frente, e a energia q queimou o pc veio pela linha do tel (queimou modem e placa-mãe), porque se fosse... Bom, outra pessoa q iria ter de contar isso :D

Postado

"e a energia q queimou o pc veio pela linha do tel"

espero que você saiba que o raio não "entrou" pelo telefone. Isso foi só indução do raio.

Se o raio tivesse passado mesmo pelo telefone, ele teria vaporizado ele e seu PC, sua casa iriam arder em chamas.

Se não me engano, muitas vezes quando dá um raio e a energia cai, o raio nem tocou nos cabos, só na indução (a atmosfera em si trabalha como um capacitor gigante)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...