Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Auxílio para um novato em refrigeração/alimentação


Sac_CB

Posts recomendados

Olá pessoal,

andei lendo uma série de tópicos diversos sobre refrigeração, power supply, sobre minha mb, meu processador e diversos outros.

Comprei esse pc no shoptime, porque só lá eu poderia parcelar dentro do meu orçamento da época. A coisa barulhenta veio assim:

Gabinete ATX preto genérico

Fonte 450w genérica

Gigabyte ga-vm900m rev 2.0 (video onboard da VIA, coisa do capeta...)

Dual core e2140 1.60 GHz

1 GB ddr2 533 MHz genérica

HD 160 GB Samsung HD161HJ

O que acontece, como outros já apontaram em outros tópicos, é que a temperatura costuma subir muito, ficando acima do 50°C em idle e passando dos 60 e tanto °C por qualquer bobagem...

Imagino que a situação vá piorar muito, pois pretendo colocar uma VGA o quanto antes, que pode ser desde uma FX5200 que um camarada vai me emprestar até uma 7600 gt que eu estou tentando comprar, usada mas em bom estado.

Já deu pra perceber que eu to durão, sem $$ nenhuma (haha, ainda mais agora que tenho um filhote de um mês). Sei que deveria colocar uma fonte de potência real, marca confiável, mas não tenho mais de 100 reais pra dispor agora...

O que eu to pensando em fazer: colocar uns coolers, gastando não mais do que uns 50 reais, pra ver se pelo menos eu não torro meu pc.

Vi diversas recomendações da marca Akasa como barata e decente (a essa altura do campeonato, nem to ligando pro barulho), e anotei as seguintes recomendações que serviriam pro meu caso:

EXAUSTOR GABINETE AKASA AK-SB-BL

COOLER CHIPSET AKASA AK-210

Fan 120mm Coolermaster 90cf 19db

Finalmente, a questão: minha fonte baba-ovo vai aguentar isso tudo (c/ a VGA)?

São esses coolers mesmo a melhor opção pra minha máquina?

Eu to ferrado??

Já adianto que pretendo fazer todas as alterações em Novembro, porque vence a garantia e finalmente conhecerei minha máquina por dentro. Ao que me parece, não há espaço para um FAN frontal, mas vou postar duas fotos do PC pra ajudar nas pendengas:

5645542-40e.JPG

5645543-16f.JPG

Eu sei que pra muita gente deve ser bobagem, mas eu dependo muito dessa máquina tanto pra faculdade quanto pros meus breves momentos de descanso a sós, e não faço nem ideia de quando poderia comprar outra.

Valeu galera, abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo fontes genericas não são indicadas em nenhum caso, use-a por sua conta e risco.

Eu aconselharia você fazer um upgrade na BIOS da placa-mãe, pois isso pode ser bug da placa. Para ver se é algum tipo de bug abra a tampa lateral do gabinete e veja se as temperaturas diminuem e quanto diminuem. O seu PC fica em algum tipo de local fechado (hacks ou afins)?? Se sim esse é o problema. retire-o de lá que melhorará e muito a refrigeração.

Quanto ao up de BIOS leia este artigo: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/692

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo fontes genericas não são indicadas em nenhum caso, use-a por sua conta e risco.
É Pedro, eu ouvi muito isso... mas, assim como nos ramos de habitação, saúde e alimentação, no ramo de tecnologia a relação é inversamento proporcional: quanto menor a conta (bancária), maior o risco...
O seu PC fica em algum tipo de local fechado (hacks ou afins)?? Se sim esse é o problema. retire-o de lá que melhorará e muito a refrigeração.
O pc fica em cima duma escrivaninha, como na foto, com todas as entradas e saídas de ar desobstruídas.
Eu aconselharia você fazer um upgrade na BIOS da placa-mãe, pois isso pode ser bug da placa. Para ver se é algum tipo de bug abra a tampa lateral do gabinete e veja se as temperaturas diminuem e quanto diminuem.
Abrir mesmo eu pretendo fazer só em Novembro... se eu perco a garantio e faço besteira minha esposa me expulsa de casa! Mas o que me leva a crer que a solução está no sistema de refrigeração são outros tópicos neste e em outros fóruns, de gente com configurações muito semelhantes (ou até mesmo iguais) à minha, embora o gabinete seja diferente...

Agora, pra garantir eu atualizei a BIOS, porém sem mudanças. Aliás, vale dizer que o Everest Ultimate não consegue medir a temp nem reconhecer a rotação das FANS e que não há opção que eu tenha testado no Setup que alterasse isso... os valores que eu tenho são os que a BIOS me diz.

Comprar e instalar esses coolers pode ser algo benéfico pro meu pc ou eu corro o risco de jogar dinheiro fora, o que vocês acham?

Obrigado pela ajuda!

OPA! Percebi uma coisa que possivelmente seja óbvia, mas que não tenho como ter certeza sem abrir o gabinete. No setup diz que a SYS FAN está parada... como eu nem sei se há uma Sys FAN... eu vejo e ouço a do proc. e a da fonte, mas não tenho como saber se há mais uma parada lá dentro, não facilmente pelo menos.

Será que essa opção té em 0 porque nunca tive essa FAN? O som que o pc faz hj em dia é igual ao que fazia há um ano atrás, possivelmente ainda pior...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

põe o gravador de dvd na primeira baia e nas três restantes coloca uma baia fan pra colocar um fan de 120mm. coloca um fan na parte de trás e se puder corta a grade, pois ela diminui o fluxo de ar. usa um adaptador de 3/4 pinos e liga os dois fan no mesmo molex da fonte. Agora não sei se ela vai aguentar quando colocar a vga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Comprar e instalar esses Coolers pode ser algo benéfico pro meu pc ou eu corro o risco de jogar dinheiro fora, o que vocês acham?

Como o seu gabinete não possui fans ainda a instalação de alguns (na parte de tras retirando ar e na frente colocando) ajudaria um pouco. Aqui caiu uns 5-10°C as temperaturas depois da instalação de 4 fans de 80mm. Não é 100% de certeza que diminuirá a temperatura, mas a probabilidade é grande.

OPA! Percebi uma coisa que possivelmente seja óbvia, mas que não tenho como ter certeza sem abrir o gabinete. No setup diz que a SYS FAN está parada... como eu nem sei se há uma Sys FAN... eu vejo e ouço a do proc. e a da fonte, mas não tenho como saber se há mais uma parada lá dentro, não facilmente pelo menos.

Será que essa opção té em 0 porque nunca tive essa FAN? O som que o pc faz hj em dia é igual ao que fazia há um ano atrás, possivelmente ainda pior...

Quando indica isso provavelmente você não tem uma Sys Fan. A maior parte das placas-mãe tem opções para a instalação de fans adicionais. Esse Sys fan seria um desses "opicionais".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, então vamos lá:

vou fazer uma loucura e comprar a fonte tbém... mas vai ter q ser via Mercado Pago, pra poder parcelar no Hipercard, hehehehe...

Coolermaster Extreme 460W Reais, tá com preço muito pouco acima das recomendadas na faixa dos 350w reais, R$ 134,90...

Quanto aos coolers: 2 fans de 120mm + 1 pro chipset (este último eu vi como recomendação pra GA-VM900m em dois tópicos). Os fans eu pego iguais pra dar o 0 o CFM, certo? Corto a grade de trás, instalo uma baia Fan na frente.

Um exaustor PCI não valeria mais a pena do que um fan traseiro? Teria o mesmo resultado?

Ah, e uma pergunta inocente: pra colocar como exaustor/ventilador é só escolher o lado do FAN, é isso?

Valeu o apoio aí galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um fan normal vale mais a pena que um exaustor PCI, ventila mais. Quanto aos fans, se você comprar 2 iguais seria o ideal, assim a mesma quantidade de ar que entra sairá.

Qualquer fan funciona tanto como ventilador como exaustor, é só inverter os lados, há uma marcação indicando o fluxo de ar no proprio fan.

Quanto a fonte, vá na área de fontes aqui do forum e pergunte/pesquise sobre essa fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, é isso, fecharei o pedido amanhã ou segunda...

Só mais uma dúvida: vocês conhecem técnicas para instalar o FAn nas baias frontais sem utilizar o adaptador lá? Tá mais de 20 reais, muito caro pra uma pecinha tão boba... li que algumas pessoas utilizam braçadeiras, de que tipo seriam, e dispostas de que forma? Se forem de metal não podem aumentar o ruído?

Abraço

Esqueci do que se tratavam estas Abraçadeiras... são aquelas de plástico, duh... comprei 20 por 1 real, os coolers Case Fan Cooler Master R4-L2r-20ck-Gp devem chegar em breve... Ainda vou adicionar um cooler pro chipset, provavelmente um Akasa Ak-210 mesmo.

Ah, e já instalei a Coolermaster extreme power plus 460 w, nossa, meus ouvidos agradecem...

Valeu a ajuda, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!