Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com refrigeração


karioca_br

Posts recomendados

Seguinte, tenho uma máquina relativamente "forte"...

Moro em local quente, e tenho notado as temperaturas um pouco altas...nada extremas, porém altas, e gostaria de dar uma melhorada na temperatura geral do PC.

Fans atuais:

- Original do gabinete, uma Cooler Master de 120mm na traseira jogando o ar quente p/ fora

- 120mm da fonte

- Cooler box do processador

- 80 mm q eu tinha aqui em casa e coloquei na frente do gabinete jogando ar p/ dentro

- duto lateral direcionado p/ processador

Minha config:

O.S.: Windows Vista

Processador: Intel Core 2 Quad q9450

MoBo: Intel DX48BT2

Ram: 4x1GB kingston DDR3 1333mHz

VGA: MSI n9800 GX2

HD1: 160GB Seagate Barracuda SATA II

HD2: 120GB Seagate Barracuda SATA I

HD3: 250GB Seagate Barracuda SATA II

HD4: 500Gb Seagate Barracuda SATA II

Fonte: Amptec eXtream 850 Watts reais

Gabinete: Cooler Master mod. Elite

---x---

O que pretendo fazer p/ melhorar a refrigeração:

Estou caçando um bom cooler do dissipador da MoBo, mas ainda não achei..

Pensando cortar meu gabinete e colocar uma Fan de 120mm Cooler Master na parte superior, jogando o ar quente p/ fora...só não o fiz ainda por falta de tempo :(

Trocar a Fan frontal de 80mm por uma Cooler Master de 120mm

Trocar o Cooler box do processador por um do tipo torre, mas meu medo esta sendo pelo meu gabinete ser estreito e a torre acabar ficando apertada/não cabendo e/ou não conseguir tb um bom resfriamento dos dissipadores da MoBo :seila:

Alguem pode me dar uma ajuda de como melhorar a refrigeração do meu PC?!

Poderiam indicar sites de onde adquirir as peças?!

Abraços:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte, tenho uma máquina relativamente "forte"...

Moro em local quente, e tenho notado as temperaturas um pouco altas...nada extremas, porém altas, e gostaria de dar uma melhorada na temperatura geral do PC.

Fans atuais:

- Original do gabinete, uma Cooler Master de 120mm na traseira jogando o ar quente p/ fora

- 120mm da fonte

- Cooler box do processador

- 80 mm q eu tinha aqui em casa e coloquei na frente do gabinete jogando ar p/ dentro

- duto lateral direcionado p/ processador

Minha config:

O.S.: Windows Vista

Processador: Intel Core 2 Quad q9450

MoBo: Intel DX48BT2

Ram: 4x1GB kingston DDR3 1333mHz

VGA: MSI n9800 GX2

HD1: 160GB Seagate Barracuda SATA II

HD2: 120GB Seagate Barracuda SATA I

HD3: 250GB Seagate Barracuda SATA II

HD4: 500Gb Seagate Barracuda SATA II

Fonte: Amptec eXtream 850 Watts reais

Gabinete: Cooler Master mod. Elite

---x---

O que pretendo fazer p/ melhorar a refrigeração:

Estou caçando um bom cooler do dissipador da MoBo, mas ainda não achei..

Pensando cortar meu gabinete e colocar uma Fan de 120mm Cooler Master na parte superior, jogando o ar quente p/ fora...só não o fiz ainda por falta de tempo :(

Trocar a Fan frontal de 80mm por uma Cooler Master de 120mm

Trocar o Cooler box do processador por um do tipo torre, mas meu medo esta sendo pelo meu gabinete ser estreito e a torre acabar ficando apertada/não cabendo e/ou não conseguir tb um bom resfriamento dos dissipadores da MoBo :seila:

Alguem pode me dar uma ajuda de como melhorar a refrigeração do meu PC?!

Poderiam indicar sites de onde adquirir as peças?!

Abraços:cool:

Fala amigo, bom respondendo sua questão, da uma olhada nesse tópico e ve se esse cooler te interessa, barato e bastante eficiente iCEAGE 120 PLUS Review (ótimo C/B) - Tópico Oficial difícil mesmo é você encontra-lo para comprar :eek:! Como todos sabemos quando o produto é bom acaba logo. Agora se dinheiro não for problema para você, pega logo um Thermalright Ultra-120 Extreme - Review, bem reparando na sua placa virifiquei mesmo que ela possui muitos dissipadores ao redor do Processador! Mais mesmo assim da uma olhada no primeiro tópico que tem umas dicas otimas do PistolãoBR la! Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dimensões:

Gabinete:

(W)203 x (H)413 x (W)486 mm

Thermalright Ultra-120 Extreme:

L63.44 x W132 x H160.5 mm (heatsink only)

É, acho q vai caber

---x---

Minha dúvida ainda fica sobre componentes próximos...será q esse cooler conseguiria dar uma aliviada nas temperaturas?!

Será q cooler do estilo box não ajudariam a refrigerar melhor os componentes próximos?!

Abraços:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, a minha placa-mãe é uma Intel DX48BT2

intel-board.jpg

Por isso estou catando cooler do tipo Box...

Abraços:cool:

Dei uma vasculhada no forum e fiquei na dúvida, na ordem de preferência, respectivamente, dentre os seguintes coolers do tipo Box

- Thermaltake BigTyphoon VX

- Cooler Master Geminii (não sei se caberia no gabinete)

- Thermalright SI-128

- Thermaltake MaxOrb EX

Tb utilizaria a pasta térmica Freezer, isso se eu achar em algum lugar p/ vender

E tb ta complicado de achar os coolers CoolerMaster R4-L2R-20CK-GP 120mm:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom qualquer um desses lhe serviria bem. Para conferir testes, verifique esse tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/reviews-avaliacoes-coolers/565375. Já que a sua placa-mãe tem muitos dissipadores em volta, realmente um Cooler horizontal (tipo BOX) lhe serviriam melhor.

P.S: A disputa entre o Big Typhon e o e o Gemini II é bruta, difícil escolha (ainda mais com o Gemini com dois fans de 120mm...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje comprei a pasta térmica Freezer...achei no Waz p/ vender :lol:

Só estão faltando os coolers do gabinete e o cooler do CPU

Ainda não decidi entre o Gemin II e o Big Typhoon

Gostei muito do Gemin II, mas acho q vai acabar ficando apertado ou nã cabendo no meu gabinete :(

O Big Thypoon to catando nos sites e vendo se acho preços melhores, já q a própria ThermalTake aqui do RJ ta vendendo a 300 reais :zoio:

Os coolers da cooler master p/ gabinete não to encontrando em lugar nenhum :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, sobre o 120 Ultra, acho que não vai caber não.. Já teve gente dizendo que com um gabinete de 22,5 cm de largura ele ficou a um fio de cabelo do fan lateral... Se você o colocasse obviamente ia ter que tirar o duto, e mesmo assim sei lá.. hehe, tenta montar uma caixa de papelão com as dimensões dele.

Eu to usando o Zalman 9700, que não é torre, é tunel de vento. Excelente. Gostei mesmo. Nos reviews que vi ele perde para o Ice Age e o 120 Ultra apenas...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro Borges, eu tinha postado aqui, mas aparentemente deu erro. Realmente o Zalman é mais caro do que devia. Porém acho que ele é uma boa opção para gabinetes um pouco menores (como o meu). E acho que o 120 Ultra tambem um pouco caro se comparando com o ice age plus, que tem um Custo/Beneficio excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

E a luta p/ melhorar a temperatura continua...

Já comprei a pasta térmica da OCZ, acabaram de chegar meus 5 coolers CoolerMaster R4-L2R-20CK-GP 120mm. :lol:

Agora só ta faltando o cooler do processador, q estou na dúvida entre o Big Thypoon e o Gemini II. Provavelmente será o Thypoon pelo tamanho e por uns Reviews q vi pela net

E um cooler de 40mm p/ o dissipador da placa-mãe, mas todos os sites q olhei esta em falta

Alguem indica algum site q tenha em estoque um bom cooler de 40mm?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Atualizando o tópico

Big Thypoon e FAN's Cooler Master instalados...

Só ta faltando colocar o superior p/ exaustão. Só não fiz ainda, porque meu gabinete é td preso por rebite e ainda não tive saco de tirar todos os hardwares p/ poder meter a furadeira nos rebites e furar a tampa superior.

---x---

Agora uma dúvida...

Minha VGA (9800GX2) trabalha em alta temperatura(IDLE = 75ºC / FULL = 88/92ºC). É ela q acaba fazendo com que meu gabinete vire uma estufa :bravo:

No início do tópico, eu comentei q colocaria um fan lateral p/ resfriar a VGA, porém... :roll:

A exaustão da VGA é pela lateral, na direção daqueles furinhos inferiores da tampa lateral do gabinete.

Se eu colocar o FAN p/ ventilar, vai acabar tendo "choque" entre o ar q entra no gabinete e o ar q sai da VGA

Por esse motivo, acabei colocando o FAN como exaustor, p/ retirar o ar q sai da VGA.

Ai surgem 2 "problemas"

1-A VGA acaba não sendo resfriada, mas pelo menos, a temperatura interna do gabinete diminui

2-O ar q sai do pela lateral do gabinete acaba sendo puxado pelo cooler do processador

Fiz uma gambiarra em papelão p/ redirecionar o fluxo de ar quente q sai do gabinete...

Ta feio demais o papelão colado com durex do lado de fora do gabinete, mas até arrumar uma solução "limpa", vai ficar assim...

Alguem tem alguma sugestão?!?!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa VGA trabalha quente mesmo. Imagine duas 9800GTX ensanduichadas, com um espaço de alguns centimetros para o ar passar... Para as placas "Performance" a temperatura não deve passar dos 80°C (por comodidade, porque elas aguentam bem mais), já nas high-end (seu caso) elas devem ficar abaixo dos 90°C (elas aguentam muita temperatura também).

Pra esfiar um monstrinho desse eficientemente só com um WC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, a 9800GX2 funciona como um sanduiche com um Cooler no meio, você deve colocar esse fan ventilando, para a placa de video absorver todo esse ar frio e esfria-la, jogando o ar quente para fora pelo exaustor dela. Coloque o fan entre o processador e a placa de video, desse modo, pelo menos na teoria, o ar iria entrar em equilibrio térmico, esfriando ambos, o CPU e a VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo, também moro em lugar muito quente.Resolvi os problemas constantes de minha maquina colocando ar condicionado no quarto para

baixar a temperatura.Para melhorar tirei a lateral do gabinete.Se seu quarto não for muito grande, vai gastar R$1000,00 com o equipamento, esse valor

é relativamente baixo, considerando uma possível pane do seu pc.Espero

ter ajudado. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!