Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ingressar no mercado de trabalho?


j_m0774

Posts recomendados

Boa tarde a todos...

Preciso de um auxílio de alguém mais experiente em relação ao mercado de trabalho na área de auxiliar de montagem e manutenção.

Concluí um curso de Hardware e Redes a pouco tempo e tenho também um curso de Informática Industrial, mas até então não consegui ingressar nesse ramo.

Procuro sempre pesquisar na net sobre o assunto, ler reportagens etc.

O que falta na verdade?

Será que outros cursos poderiam incrementar a minha carreira e propiciar um ingresso nessa área? Se sim, quais cursos seriam aconselháveis de se fazer?

Tenho a pretensão de fazer Tecnólogo em Tecnologia da Informação...mas pra área que pretendo, seria indicável?

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro jm,

infelizmente se você for esperar por uma vaga de emprego, ficará muito tempo fora do mercado. Vagas de emprego estão cada vez mais escassas.

O que existe sobrando são posto de trabalho. Veja o exemplo da explosão da venda de computadores. Para um técnico com perfil empreendedor, não faltarão clientes.

O problema é que grande parte apenas deseja saber o quanto cobrar. Nem pensam estudar "o como cobrar".

Veja no link abaixo como é o mercado potencial em Mogi das Cruzes. O resto é com você.

Mercado potencial para Consultoria Doméstica em Informática

bração,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Quemel,

Obrigado pela dica. Realmente, os postos de trabalho são numerosos.

Mas, na sua opinião, mais cursos incrementariam a minha carreira ou não fariam tanto diferença?

Ah, quero parabenizá-lo pelo blog, creio que será mais um material disponível para que eu amplie meus conhecimentos na área.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Quemel,

Obrigado pela dica. Realmente, os postos de trabalho são numerosos.

Mas, na sua opinião, mais cursos incrementariam a minha carreira ou não fariam tanto diferença?

Ah, quero parabenizá-lo pelo blog, creio que será mais um material disponível para que eu amplie meus conhecimentos na área.

Abraço.

Caro j_m0774,

qualquer conhecimento que agregue valor ao seu desenvolvimento é válido.

Veja que já discuti em outros posts a diferença entre profissão, ocupação e até carreira profissional. Vou reproduzir aqui uma resposta que dei na seção Byte Papo de meu blog e veja que qualque semelhança com sua dúvida não terá sido mera coincidência:

Boa tarde. Quemel, moro em uma cidade (Araripina-PE) no interior do pernambuco com aproximadamente 84 mil habitantes, 58 na zona urbana e 26 na zona rural e distritos, com pelo menos 5 cidades muito próximas num raio de 30km sendo que 3 delas incluindo a minha formam o polo gesseiro do Araripe onde encontram-se 3 minas, 128 escritórios de gesseiros e 78 fábricas segundo o senso do IBGE. Trabalho no ramo da informática a 8 anos como técnico em informática e 3 como programador em PHP/MySQL.

Aqui na minha cidade tem apenas 1 loja de informática que atende toda essa região, tenho planos de montar uma empresa de manutenção de computadores e notebooks mas gostaria que você me desse algumas dicas de como começar o meu negócio. Já que tenho planos de montar uma loja vou abrir uma empresa, sendo que no inicio pretendo trabalhar apenas com serviços. Tenho um ponto central e próprio onde não pago aluguel e tenho alguns contratos de manutenção para serem assinados logo que a empresa estiver aberta, vi alguns de seus post no Baboo e Clube do Hardware, e gostaria de saber como você faria se estivesse no meu lugar, e se você conhece algum fornecedor que eu possa utilizar. O nome da empresa será InfoMarq (http://www.infomarq.com.br).

Atenciosamente,

Marcos Nunes Moreira, Araripina-PE

Caro Marcos,

recebo todos os dias pedidos de “dicas, técnicas e truques” de como conquistar em 24 horas o que levei mais de 10 anos para sistematizar. A maioria quer apenas uma planilha mágica em excel que ensine a “quanto cobrar”. Aprenderem a como cobrar, nem pensar.

Você pelo menos demonstra ter um nível acima da média porque já deu um primeiro passo para ter sucesso em seu empreendimento: compor um plano de negócios. Com os dados que você forneceu já dá para ter uma ideia do tamanho do seu mercado e quem é ele.

A única dica que posso lhe dar é: FAÇA UM PLANO DE NEGÓCIOS, pois se sua empresa não for viável economicamente, ela quebrará apenas no papel. Tive muitos empreendimentos, mas graças ao Plano de Negócios (PN) só sairam do papel aqueles que se mostraram lucrativos.

Brincadeiras à parte, há outras dicas que a princípio ninguém dará valor por não ter um resultado prático no curto prazo, mas vamos lá:

1. ESTUDE SOBRE ECONOMIA DE SERVIÇOS. O tema é tão novo que no Brasil há escassa literatura sobre o assunto, a maior parte é estrangeira. Veja um exemplo recente de um grande hipermercado que resolveu vender serviços nas gôndolas. O resultado não poderia ter sido pior. Vender produtos é super-fácil. Deu defeito, troca-se. E serviços? Coisa totalmente diferente. Mas ainda sim as empresas pensam que o vendem e de forma competente.

2. ESTUDE SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E A PSICOLOGIA DO CLIENTE. Se aquele vendedor, vulgo consultor técnico soubesse manejar esse saber, não desprezaria aquele adolescente (cliente-usuário) que fica fazendo várias perguntas sobre aquele PC de R$ 10 mil e sendo observado de longe pelo pai (cliente-pagante) que precisa ligar para a mãe (cliente-decisor) e autorizar a compra.

3. ESTUDE SOBRE INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS. Saber coletar, analisar, produzir informação e transformá-la em conhecimento é a forma mais segura de você não depender da “gurulância de auto-ajuda”. Identificar uma oportunidade é muito diferente de ter uma boa ideia e não saber implementá-la.

Como você poderá concluir, não tenho todas as respostas que você precisa, pois temos experiências diferentes, mas uma única coisa posso lhe afirmar: teremos pouco espaço no futuro para pessoas sem estudos, seja em quaisquer níveis.

Ah, gosto muito de comprar na Bytebrasília, uma revenda no centro-oeste que na maior parte das vezes, tem os melhores preços e os melhores prazos.

bração,

LHQuemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!