Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
mauriciov8

Rede wireless subnets diferentes > sem acesso à pastas compartilhadas

Recommended Posts

Olá, Pessoal

Estou com um pequeno problema e gostaria de ver se vocês me dão uma força aí... É o seguinte:

Tenho uma rede onde os computadores (todos ligados via cabo) acessam a internet com uma configuração de IP Estático através de um roteador. Essa configuração é a seguinte:

IP: 192.168.15.2 (por exemplo)

Subnet: 255.255.255.0

Gateway: 192.168.15.1 (IP do roteador)

DNS: 192.168.15.1 (IP do roteador)

Recentemente, inclui um roteador wireless nessa rede e quero que os laptops consigam a configuração de IP automaticamente via DHCP. As duas tentativas que fiz foram as seguintes:

1) Liguei a rede na porta 1 do roteador wireless e configurei manualmente nos laptops os ips, o gateway e o dns. Não resolveu meu problema pois a configuração teve q ser feita manualmente pois o DHCP não define o gateway e o DNS correto.

2) Liguei a rede na porta WAN do roteador wireless e configurei o WAN para IP Estático com a configuração:

IP: 192.168.15.30 (por exemplo)

Subnet: 255.255.255.0

Gateway: 192.168.15.1 (IP do roteador)

DNS: 192.168.15.1 (IP do roteador)

Isso fez com que a configuração de IP da LAN do roteador wireless tivessem que ser alterada já que o IP da LAN e o IP da WAN nao podem ficar no mesmo subnet. Assim, quando alterei o IP da LAN, consegui acesso à internet mas perdi acesso às pastas compartilhadas na rede. Os laptops passaram a ter o ip 192.168.16.x.

Alguém saberia me ajudar como posso configurar essa conexão de maneira que o DHCP funcione e eu não perca acesso às pastas compartilhadas?

Meu roteador sem fio é um D-Link DI-524.

Já resolvi esse problema numa outra rede porém o roteador sem fio era diferente. Era da marca Bright e nele tinha uma configuração na parte de DHCP onde eu especificava o gateway e o DNS padrão. No D-link não existe essa opção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estou me referindo ao primeiro roteador, o que recebe e distribui a internet.

É possível sim.. E tenho as seguintes opções:

Start IP Address: 192.168.15.

Number of Address:

DHCP Address Range: 192.168.15.60 to 192.168.15.64

Client Lease Time: minutes (0 means one day)

DNS 1: . . .

DNS 2: . . .

DNS 3: . . .

WINS: . . .

muito obrigado...

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Então você habilita o DHCP deste primeiro roteador e desabilita o DHCP do segundo roteador.

No segundo roteador deverá ser ligado ao primeiro por uma das portas LAN.

Faça esse teste.

Compartilhar este post

Link para o post

I ai senhores! Mauriciv8 e Xucrute

Beleza/

Tenho uma rede com a mesma caracteristica, o que fiz foi criar uma conexão no notebook como Windows Vista que receba o endereço IP automaticamente isso sem utilizar o dominio da rede. Com isso consegui ter acesso aos diretorios de rede, mas não enxergo perifericos compartilhados em rede Ex: (\\nome do computador\nome da impressora), como faço para que eu consiga instalar essa impressoar.

Compartilhar este post

Link para o post
Então você habilita o DHCP deste primeiro roteador e desabilita o DHCP do segundo roteador.

No segundo roteador deverá ser ligado ao primeiro por uma das portas LAN.

Faça esse teste.

Perfeito!! Funcionou...

Muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais