Ir ao conteúdo

nVidia vs. ATI no Folding@Home

Gabriel Torres

Posts recomendados

• Administrador
Postado

Eu recebi a mensagem abaixo da nVidia então resolvi postar aqui pois o teste parece ser interessante. Eu mesmo fiz teste similar e vou postar em breve no Clube do Hardware.

---

Theo Blogs on Folding@home

Theo Valich is a long time tech writer who has worked at powerhouse publications like Tom's Hardware and The Inquirer. Now he is blogging about chips and has a story about Folding@home<http://www.nvidia.com/object/io_1219747545128.html>. Theo has taken a $50 GeForce card and compared its folding performance to a $500 Radeon card<http://theovalich.wordpress.com/2008/10/24/why-nvidia-destroys-ati-in-folding-at-hom/>.

However, ATI's Radeon 4800 series has one field where the card is losing against 5-10x cheaper cards: Folding@Home. The 10x argument lies in comparison between current ATI's flagship, the Radeon 4870X2 and NVIDIA's GeForce 9600GSO. This $50 card can easily out-fold ATI Radeon 4870X2, which retails for more than 500 USD/450EUR in respective markets. In the past weeks, I've conducted a series of tests with various graphics cards (all that I own or could put my hands on), and the

results were quite depressing if you own an ATI card.

The Folding@home project is the latest example in the expanding list of non-gaming applications for graphics processing units. More and more examples of computing problems that benefit from NVIDIA CUDA technology and the massively parallel processing power of NVIDIA GPUs are appearing on a daily basis. As Theo's story illustrates, 'just graphics' is not enough anymore.

Postado

Não era de se esparar outra coisa já que as placas nVidia estão bem mais populares mais aqui tem algo interessante, a relação entre os processadores ativos e os TFLOPs gerados

ATI - 3032/334 = 9,077

nVidia - 11370/1251 = 9,088

ou seja em MÉDIA cada processador ATI gera aproximadamente a mesma capacidade computacional que cada processador nVidia

• Membro VIP
Postado
Então, xita, no caso a 4850 x 9800 gtx, seria então melhor pegar uma 9800 do que uma 4850?

Pelo desempenho no folding a GTX, pelo desempenho em jogos a 4850.

E vai que isso é driver e mais pra frente as ATI passam a pontuar absurdamente ? (isso é só uma ideia).

Esse artigo do Gabriel é bem interessante para analisar performance e performance/watt:

http://www.hardwaresecrets.com/article/640

Postado

Como explicar uma 4870 e seus 1.2TFlops ficar tão abaixo de uma GTX 260 e seus 0.725TFlops??? Pra mim o que está acontecendo é o seguinte, primeiro a ATI se concentrou em fazer o hardware (e que hardware!) agora o negócio é trabalhar o software(drives) a fim de extrair todo desempenho dessas belezinhas,e o que devemos ver em seguida é um distanciamento maior entre o desempenho da 4870 e da GTX 260 e seu hardware limitado.

• Administrador
Postado

A "potência" computacional não quer dizer nada. As placas da ATI em teoria possuem uma maior potência computacional (maior número de TeraFLOPS) mas o problema é que a pontuação que elas recebem não reflete esse maior poder computacional. O mesmo ocorre com o Playstation 3.

De acordo com um leitor do Hardware Secrets, isso ocorre porque o cliente GPU não reconhece todas as unidades de processamento das placas ATI e isso será corrigido no futuro.

Teremos de aguardar.

No momento as placas nVidia estão gerando mais pontos.

Abraços,

Gabriel.

• Membro VIP
Postado

Huuumm, será que o cliente só reconhece 160 SPs na ATI ?

Faz sentido já que esses 800 são um meio um pouco fantasioso de se contar.

Interessante, e brochante.

Postado
Huuumm, será que o cliente só reconhece 160 SPs na ATI ?

Faz sentido já que esses 800 são um meio um pouco fantasioso de se contar.

Interessante, e brochante.

Nem me diz... quando eu coloquei a 4870x2 pra folda eu fiquei de cara afuuu com o desempenho... no maximo 3000 por dia... enquanto q a gtx280 do gabriel faz mais de 9000 por dia...

eu liguei para o suporte da amd pra questionar sobre isso, e eles nem sabiam o que era folding home.... fala sério...

but o futuro a Deus pertence hehehehe

vamos aguardar...

• Membro VIP
Postado

Se reconhecer os 2 chips fica bom, mas aí entra que os shaders das nVidia trabalham com clocks beeem altos, isso também explica o desempenho melhor.

Postado
Se reconhecer os 2 chips fica bom, mas aí entra que os shaders das nVidia trabalham com clocks beeem altos, isso também explica o desempenho melhor.
pois... não está reconhecendo nem todos os SP quanto mais os dois chips... o folding vai terminar e não resolveram esse problema... agora interessante como a nVidia tá usando esse fato pra marketing! Aposto que o folding foi desenvolvido junto com a nVidia pra reconhecer um número limitado de SP.
  • Membro VIP
Postado
pois... não está reconhecendo nem todos os SP quanto mais os dois chips... o folding vai terminar e não resolveram esse problema... agora interessante como a nVidia tá usando esse fato pra marketing! Aposto que o folding foi desenvolvido junto com a nVidia pra reconhecer um número limitado de SP.

São 160 SPs por núcleo ;)

Ah o Folding não acaba tão cedo, pode ficar tranquilo.

A ATI é parceira do projeto faz bastante tempo, e os desenvolvedores do projeto dificilmente direcionariam o projeto para as nVidia.

São chips diferentes, só isso.

Postado
São 160 SPs por núcleo ;)

Ah o Folding não acaba tão cedo, pode ficar tranquilo.

A ATI é parceira do projeto faz bastante tempo, e os desenvolvedores do projeto dificilmente direcionariam o projeto para as nVidia.

São chips diferentes, só isso.

Que vai demorar isso é verdade... mas o eu andei lendo que o cuda tem uma programação que tira vantagem no folding....

A ATI vai demorar como sempre pra lançar um driver que tire proveito do projeto mesmo sendo parceira a algum tempo como disse o xita....

E realmente a nvidia ja esta se aproveitando disso como markenting.... pela popularidade do folding....

O que resta é aguardar...

Postado

O autor do artigo "theovalich", se baseou na contagem PPD "pontos por dia", aí me deparei com uma dúvida: como é calculado o sistema de pontuação do Folding?

• Membro VIP
Postado
O autor do artigo "theovalich", se baseou na contagem PPD "pontos por dia", aí me deparei com uma dúvida: como é calculado o sistema de pontuação do Folding?

Eles usam uma máquina padrão, ela resolve o projeto X em Y dias, aí eles atribuem 110 pontos para cada dia de cálculo nesta máquina.

Eu acho que apaguei ou movi a mensagem sobre isso para algum canto obscuro.. :wacko:

• 2 semanas depois...
Postado

Ae galera, sexta eu falei com um atendente da AMD/ATI, questionei sobre o stream e seu desempenho nas HD 4870X2 e 4850X2, e o atendente me passou o seguinte:

" No momento não temos uma posição sobre o stream funcionar em multi-GPU, pelo que sei alguns programas necessitam que seja desabilitado o Crossfire e isso não sera possivel por enquanto"

Eu perguntei tb sobre o sideport:

"Não sei lhe informar quando sera habilitado esta opção"

E eu que tava pensando que poderia utilizar 2 instancias gpu no fonding... vou te que fica atras das GTX 280 ainda.... tomara que não... aguardando ansiosamente o lançamento do Catalyst 8.12

• Membro VIP
Postado

Ma que, um 0800 que não vai estar enviando você para você estar recebendo uma posição de quem pode estar chefiando ?? :D

Legal, parece que explicam bem.

15 dias para um novo driver ^_^

Postado
Ma que, um 0800 que não vai estar enviando você para você estar recebendo uma posição de quem pode estar chefiando ?? :D

Legal, parece que explicam bem.

15 dias para um novo driver ^_^

ahuhuahuahua

pior que eu ja fui atendente do terra... eu chutava o balde...

toda a galera falava bunitinho e tal

eu sempre atendi um pouco mais "em casa"

hehe

e o suporte deles é bom cara... atende de cara uma pessoa que te responde tudo!!! sem ficar de muita frescura... mas o carinha que me falou é conhecido meu do terra por isso que ficou mais fácil :) "jeitinho brasileiro de conseguir algo"

Postado
ahuhuahuahua

pior que eu ja fui atendente do terra... eu chutava o balde...

toda a galera falava bunitinho e tal

eu sempre atendi um pouco mais "em casa"

hehe

e o suporte deles é bom cara... atende de cara uma pessoa que te responde tudo!!! sem ficar de muita frescura... mas o carinha que me falou é conhecido meu do terra por isso que ficou mais fácil :) "jeitinho brasileiro de conseguir algo"

Bom quando você pega algum atendente que sabe alguma coisa é bom, ja cansei de brigar com os caras

E um dia que eu queria q eles liberassem as minhas portas, nossa 2 horas no telefone para tentar explicar para a atendente o que era uma porta do protocolo TCP/IP. MEu deus, este dia quase matei a moça. Tinham bloqueado todaas só deixando 3 abertas msn, internet e pop

Meu sonho: você´s fazem trafficshapping? Sim, senhor se você aumentar seu trafego nós o limitamos, a uma taxa irrisória - Sr. mas eu tenho um contrato de 12 mega você´s poderiam limitar para pelo menos 2mega, alguma taxa condizente e não 20kb/s - Desculpe-me mas não podemos - esta mensagem esta sendo gravada qual o nº do protocolo? - XXXXXX - e entraria no juizado contra estes sem vergonha

• 5 meses depois...
Postado

isso me soa como uma boa noticia

significa que as placas da ati ainda vão melhorar muito futuramente com atualizaçao de drivers

ou eu estou errado?

• Membro VIP
Postado
isso me soa como uma boa noticia

significa que as placas da ati ainda vão melhorar muito futuramente com atualizaçao de drivers

ou eu estou errado?

Só o futuro nos dirá.. :(

• 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!